Ensinamentos dos Presidentes
Preparar-nos para a Segunda Vinda de Jesus Cristo


Capítulo 24

Preparar-nos para a Segunda Vinda de Jesus Cristo

Ao aguardarmos a volta do Salvador para reinar na Terra, devemos preparar-nos individualmente, como família e como povo.

Da Vida de Wilford Woodruff

Num discurso na conferência geral de abril de 1950, o élder Richard L. Evans, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “Lembro-me de ter ouvido uma frase atribuída, se não me falha a memória, ao Presidente Wilford Woodruff. Alguns irmãos de sua época consultaram-no (…) para saber quando achava que chegaria o fim — quando aconteceria a vinda do Mestre. Estas não são as palavras exatas, mas creio que transmitem o espírito de sua resposta: ‘Devo viver como se fosse ocorrer amanhã, mas continuo a plantar cerejeiras!’”1

Embora essas talvez não tenham sido as palavras exatas do Presidente Woodruff, refletem seus sentimentos em relação à Segunda Vinda de Jesus Cristo. Ele reconheceu: “Não creio que alguém saiba a hora da vinda do Filho do Homem. (…) Não precisamos tentar adivinhar quando se anunciará esse evento”.2 Contudo, ele aguardava ansiosamente o momento em que o Salvador regressaria para reinar na Terra. Com o testemunho de que a Igreja se estabelecera nos últimos dias, ensinou os santos com grande urgência, exortando-os a prepararem-se para a Segunda Vinda do Salvador. “Todos os sinais tanto nos céus como na Terra indicam a vinda do Senhor Jesus Cristo”, afirmou ele. “Quando minha mente, sob a influência do Espírito de Deus, abre-se a ponto de compreender essas coisas, muitas vezes fico maravilhado e pergunto-me — não apenas em relação ao mundo, mas também a nós mesmos — por que não estamos mais ansiosos e diligentes ao preparar a nós mesmos e nossa família para os acontecimentos que estão às portas, pois ainda que passem o céu e a Terra, nem um jota ou um til da palavra do Senhor deixará de cumprir-se.”3

Ensinamentos de Wilford Woodruff

Estamos nos últimos dias e devemos atentar para os sinais da Segunda Vinda do Salvador.

Digo aos santos dos últimos dias, como élder em Israel e como apóstolo do Senhor Jesus Cristo, que estamos aproximando-nos de alguns dos mais terríveis juízos já enviados por Deus sobre o mundo. Observem os sinais dos tempos que anunciam a vinda do Filho do Homem. Começam a manifestar-se tanto nos céus como na Terra. (…) Estamos cada vez mais perto dessas coisas. Tudo o que os santos dos últimos dias precisam fazer é permanecer serenos, vigilantes e prudentes perante o Senhor, atentar para os sinais dos tempos e ser fiéis e leais; e, quando chegar a hora, compreenderão muitas coisas que não entendem hoje. (…) Estamos na última dispensação e na plenitude dos tempos. É um dia grandioso, e os olhos de todo o céu estão sobre nós — os olhos do próprio Deus e de todos os patriarcas e profetas. Estão velando por nós com profundo interesse por nosso bem-estar; e nossos profetas que foram mortos e selaram seu testemunho com o próprio sangue estão diante de Deus, intercedendo por seus irmãos. Portanto, sejamos fiéis e deixemos tais acontecimentos nas mãos de Deus, e Ele cuidará de nós se cumprirmos nosso dever.4

O Senhor Jesus Cristo voltará em breve para reinar na Terra. O mundo pode dizer que Ele retarda Sua vinda até o fim da Terra. Porém, eles não conhecem nem os pensamentos nem os caminhos do Senhor. O Senhor não adiará Sua vinda por causa da descrença deles, e os sinais tanto no céu como na Terra indicam que o tempo está próximo. Os ramos da figueira estão tornando-se tenros à vista de todas as nações da Terra [ver Joseph Smith — Mateus 1:38–40] e, se elas tivessem o Espírito de Deus, veriam e compreenderiam isso.5

Imagem
Second coming of Christ

“O Senhor Jesus Cristo voltará em breve para reinar na Terra. (...) O Senhor não retardará Sua vinda.”

Podemos aprender acerca dos sinais da Segunda Vinda estudando as escrituras.

Se o mundo desejar saber o que vai acontecer, que leia a Bíblia, o Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios; que examine [as] revelações de João. Assim como Deus vive, essas revelações se cumprirão. Nenhuma delas deixará de realizar-se. E a mão de Deus está começando a manifestar-se na Terra. Seu juízo está às portas; calamidades sobrevirão sobre as nações da Terra; mas nós mesmos devemos estar preparados para permanecer em lugares santos enquanto os juízos de Deus se manifestarem na Terra.6

Aprendemos no capítulo 24 de Mateus que Jesus, em certa ocasião, ensinou a Seus discípulos muitas coisas relativas a Seu evangelho, o templo, os judeus, Sua Segunda Vinda e o fim do mundo; e eles perguntaram-Lhe: “Mestre, quais serão os sinais dessas coisas?” O Salvador respondeu, mas de modo bastante sucinto. Enquanto estamos neste assunto, desejaria ler uma parte da palavra do Senhor para nós que esclarece esse tema de modo mais completo do que o Salvador o explicou a Seus discípulos no passado. O trecho da palavra do Senhor que lerei é uma revelação concedida aos santos dos últimos dias em 7 de março de 1831. [Depois de dizer isso, o élder Woodruff leu a revelação que agora constitui a seção 45 de Doutrina e Convênios.] (…)

Estamos vivendo no final dos tempos e é verdade que há muitos acontecimentos importantes e grandiosos prestes a acontecer nestes últimos dias. E uma coisa é certa: embora não tenha revelado o dia nem a hora em que o Filho do Homem virá, o Senhor indicou a geração, e os sinais preditos desse evento glorioso já começaram a aparecer no céu e na Terra e continuarão até que tudo esteja consumado. Se nós, como santos dos últimos dias, quisermos algo para motivar-nos, leiamos a Bíblia, o Livro de Mórmon e o livro de Doutrina e Convênios; eles contêm o bastante para edificar-nos e instruir-nos nas coisas de Deus. Entesourem as revelações de Deus e o evangelho de Cristo nelas contido.7

Encontramos numerosas profecias relativas a Sua vinda, como: “Depressa venho”, “Hei de vir à hora em que não penseis”, “Minha vinda está às portas”, “Virei como um ladrão na noite”, “Virei num dia em que não me esperais” e “Bendito é aquele que espera a vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. Digo que ao longo das escrituras — o Velho e o Novo Testamentos, o Livro de Mórmon e o livro de Doutrina e Convênios — a segunda vinda do Senhor é citada com freqüência; e o Senhor teria prometido essas coisas sem a intenção de cumpri-las? Não, não o fez, e elas se realizarão.8

Como o povo do convênio do Senhor, somos responsáveis por preparar o caminho para Sua Segunda Vinda.

Quem está aguardando esses acontecimentos e quem na Terra está preparando-se para o cumprimento da palavra do Senhor pela boca dos profetas, patriarcas e apóstolos nos últimos seis mil anos? Que eu saiba, ninguém, [exceto] os santos dos últimos dias, e acho até mesmo que não estejamos tão vigilantes quanto deveríamos, e definitivamente não estamos preparados o bastante para os eventos prodigiosos que se abaterão sobre a Terra numa sucessão veloz nestes últimos dias. Quem o Senhor pode esperar que se prepare para Sua segunda vinda senão Seus santos? Ninguém.9

O Senhor tem uma obra extraordinária a realizar no futuro e está preparando um povo para fazê-lo antes de Sua vinda. A pergunta que posso fazer, irmãos e irmãs, é: estamos preparados em nosso coração? Temos plena consciência dessas coisas? Como povo, nos damos conta de nossas responsabilidades perante o Senhor? O Senhor levantou um reino de sacerdotes aqui nos últimos dias para estabelecer Sua Igreja e reino e preparar o caminho para a Segunda Vinda do Filho do Homem, e o Deus do céu colocou nas mãos de Seus servos as chaves do reino e disse: “Tudo o que decretei a estes meus servos será cumprido, pois lhes será dado poder para selar tanto na Terra como nos céus, para o dia em que a ira do Deus Todo-Poderoso se derramar sobre o mundo”. [Ver D&C 1:7–9.]

Acho que, muitas vezes, nós, como élderes de Israel e santos dos últimos dias, não compreendemos plenamente nossa posição diante do Senhor. O trabalho exigido de nós é grandioso e sublime; é a obra do Deus Todo-Poderoso. Somos responsáveis por apresentar o evangelho de Cristo a todas as nações da Terra. (…) Somos responsáveis por tudo isso e por construir templos para o Deus Altíssimo, onde podemos entrar e realizar ordenanças para a salvação de nossos mortos. (…)

(…) Quanto o Senhor tem suplicado às nações da Terra para dar-lhes glória celeste, honra, imortalidade e vida eterna? Tem-no feito nos últimos seis mil anos. Tem levantado servos de tempos em tempos e conclamado os habitantes do mundo a prepararem-se para o temível dia de Seu segundo advento e vinda, que está às portas. Chama-os em alta voz hoje e, como venho dizendo a meus irmãos recentemente, agora Ele quer saber se os santos dos últimos dias estão dispostos a trabalhar com Ele ou não. É o dia da decisão.10

Antes da vinda de Cristo, é necessário preparar um povo pela santificação diante do Senhor. É preciso construir templos; é preciso edificar Sião; deve existir um local seguro para o povo de Deus enquanto Seus juízos se derramarão sobre a Terra, pois eles visitarão o mundo, não há dúvidas; as revelações estão cheias de promessas no tocante a isso e, como o Senhor declarou, não deixará de cumprir Sua palavra.11

Acho que não nos damos conta da magnitude desta obra. É-nos difícil compreender a responsabilidade que temos para com Deus, o céu, os mortos, bem como para com as pessoas a nossa volta.

Quando olho essas coisas, olho também o que está a nossa frente. Todas as organizações estabelecidas nesta Igreja desde o início são auxílios e governos e ajudam-nos a realizar esta obra admirável. Os olhos do céu estão sobre nós. O Filho de Deus e todos os profetas e patriarcas que já viveram na Terra estão velando por esta obra gloriosa — esta organização magnífica que se está preparando para a vinda do Filho do Homem.12

Precisamos preparar-nos individualmente para a Segunda Vinda de Jesus Cristo.

Estamos vivendo numa era crucial. As profecias relativas a nossa época estão cumprindo-se diante de nossos olhos; estamos preparados para confrontá-las?13

O Salvador (…) comparou o reino de Deus a dez virgens que levaram sua lâmpada e foram ao encontro do esposo. [Ver Mateus 25:1.] “E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo,disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.” [Mateus 25:2–12] As pessoas que têm azeite na lâmpada são as que vivem sua religião, pagam o dízimo, saldam suas dívidas, guardam os mandamentos de Deus e não blasfemam contra Seu nome; homens e mulheres que andam na luz do Senhor; homens e mulheres que não vendem sua primogenitura por um guisado de lentilhas ou por um pouco de ouro e prata; são aqueles que serão valentes no testemunho de Jesus Cristo.

é assim que me sinto hoje. Sinto a necessidade de advertir meus irmãos e irmãs, os santos dos últimos dias, para que vivam sua religião e preparem sua lâmpada, pois assim como vive o Senhor, Sua vontade será cumprida. A vinda de Jesus está próxima, às portas. (…) Os justos não podem salvar os iníquos. Precisamos, cada um de nós, viver em retidão, ou seja, guardar os mandamentos de Deus.14

A parábola das dez virgens tem por objetivo representar a segunda vinda do Filho do homem, a vinda do Noivo para receber a noiva, a Igreja, a esposa do Cordeiro, nos últimos dias; e o Salvador tinha razão ao dizer, com referência aos membros da Igreja, que cinco deles eram prudentes e cinco, loucos; pois quando o Senhor do céu vier em poder e grande glória para recompensar todo homem segundo as obras praticadas no corpo mortal, se Ele encontrar metade dos que professam ser membros de Sua Igreja preparados para a salvação, creio que isso refletirá a realidade que vejo atualmente, ao levarmos em conta o curso que muitos estão seguindo.15

A palavra do Senhor para mim é que chegou a hora de Sião erguer-se e deixar brilhar sua luz; e o testemunho do Espírito de Deus para mim é que este reino inteiro, este grandioso reino de sacerdotes (…) que possuem a autoridade de Deus, cumpriu plenamente parte da parábola das dez virgens. Como assim? Enquanto o Esposo não vem, pestanejamos e cochilamos; como Igreja e reino, estamos adormecidos, e a palavra do Senhor para mim é que já dormimos o bastante. Temos o privilégio agora de erguer-nos e preparar nossa lâmpada e abastecê-la com azeite. Essa é a palavra do Senhor para mim.16

A pergunta que faço agora é: como podemos conservar azeite em nossa lâmpada? Guardando os mandamentos de Deus, lembrando nossas orações, fazendo o que nos é ensinado pelas revelações de Jesus Cristo e auxiliando de outras formas na edificação de Sião. Ao trabalharmos para o reino de Deus, teremos óleo em nossa lâmpada, nossa luz resplandecerá e sentiremos o testemunho do Espírito de Deus. Por outro lado, se fixarmos nosso coração nas coisas do mundo e aspirarmos às honras dos homens, andaremos nas trevas e não na luz. Se não valorizarmos nosso sacerdócio e o trabalho respectivo, a edificação do reino de Deus, a construção de templos, a redenção de nossos mortos e a obra grandiosa que nos foi ordenada pelo Deus de Israel — se não considerarmos essas coisas mais valiosas para nós do que as coisas do mundo, não nos restará azeite na lâmpada, não teremos luz e não estaremos presentes às bodas do Cordeiro.17

Imagem
Woman with lamp

“Ao trabalharmos para o reino de Deus, teremos óleo em nossa lâmpada, nossa luz resplandecerá e sentiremos o testemunho do Espírito de Deus.”

Quem estará preparado para a vinda do Messias? [Aqueles] que desfrutarem a companhia do Espírito Santo e viverem sob a inspiração do Todo-Poderoso, que habitarem em Jesus Cristo e apresentarem frutos à honra e glória de Deus. Nenhum outro povo estará pronto.18

Oro para que vivamos de maneira a não estarmos entre as virgens loucas, mas a compreendermos os sinais dos tempos, cumprirmos nossos deveres, mantermos nossa integridade, vencermos o mundo e estarmos preparados para receber o Redentor quando Ele vier, com alegria e não com pesar e vergonha.19

Confiem em Deus. Cumpram seus deveres. Lembrem-se de orar. Tenham fé no Senhor e trabalhem para a edificação de Sião. Tudo terminará bem. O Senhor visitará Seu povo e abreviará Sua obra em retidão, do contrário nenhuma carne se salvaria. [Ver D&C 84:97; Mateus 24:22.] Digo-lhes que estejam atentos aos sinais dos tempos e preparem-se para o que está para vir.20

Sugestões para Estudo e Ensino

Reflita sobre estas idéias ao estudar o capítulo ou preparar-se para ensinar. Há recursos adicionais nas páginas v–ix.

  • Leia o primeiro parágrafo da página 254. Que lições aprendemos com a declaração atribuída pelo élder Evans ao Presidente Woodruff?

  • Como podemos aprender sobre os sinais da Segunda Vinda do Salvador? (Ver as páginas 256–257.)

  • Quais são os propósitos dos sinais da Segunda Vinda? (Ver as páginas 255–256; ver também D&C 45:34–39.) Que evidências temos de que alguns desses sinais se estão cumprindo? Como podemos permanecer “serenos, vigilantes e prudentes perante o Senhor”, mesmo quando alguns desses sinais incluem tragédias?

  • Estude os ensinamentos do Presidente Woodruff sobre o papel da Igreja na preparação do caminho para a Segunda Vinda. (Páginas 257–258) Como podemos participar desta obra?

  • Por que devemos preocupar-nos com nosso próprio grau de preparação, em vez de inquietar-nos acerca do momento exato da Segunda Vinda? De que forma podemos ajudar nossa família a preparar-se? Como podemos “permanecer em lugares santos enquanto os juízos de Deus se manifestarem na Terra”? (Página 256)

  • Na parábola das dez virgens, as virgens loucas e as virgens prudentes representam quem? E o Esposo? O que representam as bodas? E o azeite da lâmpada? Ao nos preparar para a Segunda Vinda, o que podemos fazer para “conservar o azeite em nossa lâmpada”? (Ver as páginas 258; 260–261, 262 ver também D&C 45:56–57.)

Escrituras Relacionadas: D&C 45:15–75; Joseph Smith — Mateus 1:21–55

Notas

  1. Conference Report, abril de 1950, p. 105.

  2. Deseret Weekly, 11 de outubro de 1890, p. 517.

  3. Deseret News: Semi-Weekly, 4 de fevereiro de 1873, p. 2.

  4. The Discourses of Wilford Woodruff, sel. G. Homer Durham (1946), pp. 211–212.

  5. Deseret News: Semi-Weekly, 20 de maio de 1873, p. 1.

  6. Millennial Star, 30 de maio de 1895, p. 355.

  7. Deseret News: Semi-Weekly, 4 de fevereiro de 1873, p. 2.

  8. Deseret News: Semi-Weekly, 2 de maio de 1876, p. 4.

  9. Deseret News: Semi-Weekly, 4 de fevereiro de 1873, p. 2.

  10. Deseret News: Semi-Weekly, 29 de fevereiro de 1876, p. 1.

  11. Deseret News: Semi-Weekly, 2 de maio de 1876, p. 4.

  12. Deseret Weekly, 24 de fevereiro de 1894, p. 286.

  13. Deseret News, 16 de dezembro de 1857, p. 325.

  14. Deseret News: Semi-Weekly, 6 de julho de 1880, p. 1.

  15. Deseret News: Semi-Weekly, 29 de fevereiro de 1876, p. 1.

  16. Deseret News: Semi-Weekly, 28 de dezembro de 1875, p. 1.

  17. The Discourses of Wilford Woodruff, pp. 124–125.

  18. Deseret News: Semi-Weekly, 4 de fevereiro de 1873, p. 2.

  19. Deseret News, 21 de março de 1855, p. 11.

  20. The Discourses of Wilford Woodruff, p. 252.