Ensinamentos dos Presidentes
Seguir o Profeta Vivo


Capítulo 19

Seguir o Profeta Vivo

Ao obedecermos à palavra do Senhor revelada ao profeta vivo, encontraremos segurança e felicidade neste mundo e exaltação no mundo vindouro.

Da Vida de Wilford Woodruff

O élder Wilford Woodruff estava em casa numa tarde quando recebeu a notícia de que o Presidente Brigham Young queria vê-lo no escritório do historiador da Igreja. Ao ouvir tal convite do Presidente da Igreja, o élder Woodruff “dirigiu-se imediatamente ao escritório”1, onde estava servindo na época como assistente do historiador da Igreja. Posteriormente, escreveu em seu diário:

“O Presidente Young perguntou-me quando entrei: ‘Tens uma parelha [de cavalos]?’ Respondi que tinha dois pequenos pôneis. Ele perguntou se eu abriria mão deles. Hesitei por alguns instantes e disse: ‘Sim, senhor, farei tudo o que me for pedido’. Em seguida, ele anunciou: ‘Tenho uma excelente parelha de cavalos que gostaria de ceder-te, uma vez que estás trabalhando aqui’. Fui pego de surpresa. Era algo totalmente inesperado para mim. Aceitei os cavalos e senti-me grato, embora talvez não o tenha manifestado expressamente naquela ocasião.”2

Quando o élder Woodruff concordou em desfazer-se de seus pôneis, simplesmente escolheu seguir as ordens do Presidente Young; não esperava uma recompensa por isso. No entanto, conhecia bem as bênçãos resultantes da obediência ao profeta vivo. Alguns meses antes, declarara: “O Senhor abrirá a mente do irmão Brigham e o levará a abordar muitos princípios relativos à salvação deste povo, e não podemos fechar a mente e dizer que só iremos até certo ponto e não mais; não podemos fazer isso sem pôr em perigo nossa situação perante Deus”.3

Essa afirmativa deixa transparecer a lealdade inabalável que ele demonstrou aos presidentes da Igreja enquanto serviu no Quórum dos Doze Apóstolos. Quando ele próprio se tornou Presidente da Igreja, testificou de seu chamado divino e garantiu aos santos que sempre seriam guiados por um profeta vivo. Ensinou:

“Quando o Senhor entregou as chaves do reino de Deus, as chaves do Sacerdócio de Melquisedeque e do apostolado e selou-as sobre a cabeça de Joseph Smith, assim o fez para que permanecessem aqui na Terra até a vinda do Filho do Homem. Brigham Young disse bem: ‘As chaves do reino de Deus estão aqui’. Elas permaneceram com ele até o dia de sua morte. Então, foram para a cabeça de outro homem: o Presidente John Taylor. Ele foi o portador dessas chaves até a hora de sua morte. Em seguida, elas passaram, pela seqüência ou segundo a providência de Deus, para Wilford Woodruff.

Digo aos santos dos últimos dias que as chaves do reino de Deus estão aqui e aqui permanecerão até a vinda do Filho do Homem. Que toda Israel compreenda isso. Talvez elas não fiquem sobre minha cabeça por muito mais tempo, mas então passarão para outro apóstolo e depois outro, e assim continuará a acontecer até a vinda do Senhor Jesus Cristo nas nuvens do céu.”4

Ensinamentos de Wilford Woodruff

Desde os dias de Adão, o Senhor levantou profetas para governar Sua Igreja e advertir os habitantes da Terra.

Deus vem conduzindo esta Igreja desde o princípio por meio de profetas e homens inspirados. Ele guiará esta Igreja até o fim.5

Deus nunca teve uma igreja ou povo em qualquer época do mundo que não fosse governado e controlado por revelação. Os oráculos vivos de Deus estavam no meio deles — os portadores das chaves do reino — e tinham que receber revelações que os auxiliassem em seu trabalho.6

O Senhor nunca enviou juízos sobre qualquer geração da qual tenhamos conhecimento antes de levantar profetas e homens inspirados para advertir os habitantes da Terra. Este é o método que o Senhor utilizou para interagir com todos os homens desde os dias do Pai Adão até a época atual.7

Por meio de profetas vivos, o Senhor revela Sua vontade para a Igreja e conduz-nos no caminho da vida eterna.

O Senhor ensinou-nos (…) que não importa se Ele fala do céu com Sua própria voz, pelo ministério de anjos ou pela boca de Seus servos quando inspirados pelo Espírito Santo: é a mesma mente e vontade de Deus. [Ver D&C 1:38.]8

A lei de Deus está na boca dos homens chamados para guiar-nos.9

Mesmo que tivéssemos diante de nós todas as revelações que Deus já concedeu ao homem; mesmo que tivéssemos o Livro de Enoque, as placas não traduzidas perante nós no idioma inglês, os registros de João, o Revelador, que foram selados e todas as demais revelações, e mesmo que eles formassem uma pilha de mais de 30 metros de altura, a Igreja e o reino de Deus não poderiam crescer, nesta e em nenhuma outra época do mundo, sem os oráculos vivos de Deus.10

Temos revelações em nosso meio. É verdade que os líderes desta Igreja desde a morte do Profeta Joseph Smith não [publicaram] muitas revelações. Joseph Smith trouxe à luz o Livro de Doutrina e Convênios e trata-se de um grandioso volume de revelações — um dos registros mais gloriosos jamais concedidos por Deus ao homem na Terra. Porém, quero dizer que o irmão Brigham Young não vivia sem revelação. Recebia revelações continuamente. Não podia trabalhar sem elas, não podia pregar ou fazer a vontade do Senhor sem elas; e tampouco pode fazê-lo qualquer homem que ocupar essa posição. O Senhor não permitiria que nenhum homem estivesse à frente desta Igreja sem ser governado e controlado por revelação. Somos instrumentos frágeis — fracos vermes do pó — mas Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir os sábios e edificar Sião. E concede-nos revelações e dá-nos a conhecer Sua mente e vontade.11

Há uma diferença entre nós e o mundo; temos um canal para receber luz, conhecimento e bênçãos. (…) Poderíamos colocar os homens mais inteligentes, talentosos e instruídos que o mundo é capaz de produzir para governar a Igreja de Deus, mas eles nunca conseguiriam superar nossos líderes. Sua sabedoria se transformaria em loucura. Por quê? Porque não são chamados para liderar. Se um homem sem nenhuma instrução formal for chamado pelo Senhor para guiar a Igreja e reino de Deus, Ele lhe dará o poder para fazê-lo. Aprendemos isso dia após dia e somos aconselhados a ser mais unidos, para que nosso coração se torne o coração de um só homem, para que nossas orações e obras estejam voltadas para um só propósito ao aplicarmos os conselhos de nosso líder.

O Senhor guiará [o Presidente da Igreja] na direção que Ele desejar. Sabemos que Deus está com ele e dirige-o continuamente. (…) Cabe [ao profeta] dizer-nos o que é certo e o que é errado em muitas coisas, pois esta é sua posição e chamado. (…) Existe um canal perfeito entre o Senhor e ele, por meio do qual ele adquire sabedoria, que em seguida transmite ao povo. Sabemos disso. Temos que aprender a pôr esse conhecimento em prática.12

O Senhor jamais permitirá que eu ou qualquer outro homem que presidir esta Igreja os desvie do caminho verdadeiro. Isso não faz parte do plano. Não é a intenção de Deus. Se eu tentasse fazê-lo, o Senhor me destituiria.13

Espero que todos nós sigamos o curso traçado para nós pelos servos do Senhor, pois se assim procedermos sei que estaremos em segurança neste mundo e garantiremos nossa felicidade e exaltação no mundo vindouro. (…) Se formos fiéis, eles nos guiarão no caminho da vida e, caso tenhamos fé para acreditar em suas instruções e nos ensinamentos do Espírito Santo por intermédio deles, sempre estaremos no caminho seguro e teremos certeza de nosso galardão.14

Apoiamos o profeta vivo e outros líderes da Igreja orando por eles e seguindo seus conselhos.

Eu e outros homens, os apóstolos, e todos os que são chamados para oficiar em nome do Senhor precisamos da fé e das orações dos santos dos últimos dias.15

Enquanto viver, quero ser fiel e leal a meu Deus e aos santos. Uma das maiores bênçãos de Deus para mim é o fato de eu e meus conselheiros estarmos no coração dos santos dos últimos dias, e sinto-me profundamente honrado e pequeno diante do Senhor por causa disso. Sabemos que vocês oram por nós. Sabemos que nos respeitam. E contamos com isso. (…) O Senhor “escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; (…) e as que não são, para aniquilar as que são”. [Ver I Coríntios 1:27–28.] Temos consciência de nossas fraquezas. Gostaria de ser um homem melhor do que sou. Obviamente, procuro fazer o melhor que posso mesmo com minhas debilidades. E desejo seguir o mesmo curso. Mas dependo do Senhor e das orações dos santos, assim como meus irmãos.16

Espero que meus irmãos e irmãs sintam no coração o desejo de apoiar a Presidência desta Igreja por meio de sua fé, obras e orações e que não permitam que eles carreguem todo o fardo sozinhos enquanto o restante de nós se esquiva de suas obrigações. Caso façamos isso, não somos dignos, não estamos à altura de nossa posição como élderes de Israel e pais e mães em Israel. Que cada um faça sua parte do trabalho. Se corrigirmos nossas próprias tolices e colocarmos em ordem nossa própria casa e fizermos o que é certo, então faremos algo de bom e ajudaremos a aliviar a carga dos líderes. (…) é doloroso para o [presidente da Igreja] ver as pessoas imprudentemente seguirem seu próprio caminho, que leva à destruição, quando não estão dispostas a acatar os conselhos dele e as doutrinas que ele ensina. Entretanto, quando ele vê o povo disposto a obedecer a conselhos saudáveis e a empenhar-se para santificar-se diante do Senhor, sente-se fortalecido e apoiado.17

Imagem
Congregation sustaining general authority

Quando levantamos a mão num voto de apoio, comprometemo-nos a “apoiar a presidência desta Igreja por meio de sua fé, obras e orações”.

Não devemos tratar com leviandade os conselhos do presidente da Igreja.

Quando o Senhor inspira homens e os envia a qualquer geração, considera essa geração responsável pela maneira como recebe o testemunho de Seus servos.18

é preciso que todos os membros da Igreja exerçam suas faculdades de raciocínio e reflexão e compreendam plenamente por que devem seguir o curso apontado por Deus. O Pai Celestial deseja obediência inteligente por parte dos santos. Concedeu-nos o arbítrio para pensarmos e agirmos por nós mesmos, de nossa própria vontade, a fim de alcançarmos um testemunho por nós mesmos no tocante à veracidade dos princípios ensinados por Ele e então permanecermos firmes e inabaláveis na prática de tudo o que for necessário para a salvação.19

Temos o privilégio de viver de modo a contarmos com o Espírito de Deus para testificar da veracidade de qualquer revelação que sair de Deus pela boca de Seu profeta que guia Seu povo. E toda vez que o profeta à frente da Igreja apresenta uma doutrina ou preceito ou declara: “assim diz o Senhor”, sempre tive por princípio aceitar essa verdade mesmo que ela se oponha a minhas tradições e opiniões, pois estou convencido de que o Senhor revelaria a verdade a Seu profeta a quem chamou para guiar Sua Igreja antes de fazê-lo a mim. E a palavra do Senhor por meio do profeta é a lei suprema para mim.20

Quero dizer a meus irmãos e irmãs que [o presidente da Igreja] é nosso líder e nosso legislador na Igreja e reino de Deus. Ele foi chamado para este ofício; é sua prerrogativa dizer a este povo o que fazer e é nosso dever obedecer aos conselhos dados por ele hoje às irmãs e irmãos. Nós, como povo, não devemos tratar esses conselhos com leviandade, pois digo-lhes em nome do Senhor — e tenho observado isso desde a época em que me tornei membro desta Igreja — que não existe homem algum que prospere ao propor-se a desobedecer aos conselhos dos líderes legalmente autorizados. Nenhum homem que agir assim jamais prosperará.21

Aprendemos que desde a antigüidade [os pastores] sempre vão à frente do rebanho e preparam o caminho, a fim de inteirarem-se de qualquer possível perigo a tempo de salvar as ovelhas. Se [as ovelhas] correrem à frente do pastor, os lobos conseguem alcançá-las e matá-las, e quando os homens deste reino tentam correr na frente de seus líderes ou atravessar-lhes o caminho em qualquer aspecto, no momento em que fazem isso correm o risco de tornarem-se presa fácil para os lobos.

Este é um assunto no qual já meditei muito e no qual já adquiri algum conhecimento útil ao longo de minha experiência ao observar o comportamento humano. E nunca em minha vida presenciei exceções à seguinte realidade: quando os homens agem contra os conselhos de seus líderes, (…) sempre acabam por envolver-se em problemas sérios e sofrem grandes perdas.

Sejam quais forem os conhecimentos que alcancei lendo ou estudando as artes e ciências dos homens, todos os princípios que assimilei em minhas pesquisas científicas, se o profeta de Deus me disser que determinado princípio ou teoria que eu porventura houver aprendido não é verdadeiro, pouco importam minhas idéias anteriores, considero meu dever abandonar esse princípio ou teoria e seguir meu líder do sacerdócio. (…)

Presenciei nos dias de Joseph homens criarem princípios e lerem-nos e ensinarem-nos, bem como defenderem teorias quando o profeta dizia: “não é certo fazer isso, essas idéias não são verdadeiras”. Ainda assim, esses homens discutiam, mantinham sua posição e defendiam por escrito suas teorias quando eram condenados pelo Profeta e diziam: “Não temos fé em tua teoria nem no sistema que apresentas”.

No momento em que um homem age dessa forma, opõe-se ao servo de Deus que foi chamado para mostrar o caminho da vida e salvação. Trata-se de algo de que os élderes devem abster-se totalmente. A verdade é que há inúmeras coisas ensinadas na edificação deste reino que nos parecem estranhas, contrárias a nossas tradições e que são concebidas para testar os homens. O irmão Joseph usou vários métodos para pôr à prova a integridade dos homens e ensinou muitas coisas que, devido às tradições anteriores, exigiam fé e um testemunho do Senhor antes de serem aceitas por muitos dos santos. (…)

No tocante a opor-se a qualquer homem designado para guiar-nos, digo que nunca devemos fazê-lo, a despeito de nossos sentimentos e opiniões no assunto, sejam quais forem nossas tradições e nosso grau de instrução.

Se Deus tiver algo a revelar, Ele o fará ao homem que está à frente da Igreja. (…) Não há outro plano, outro sistema para agir e governar os homens neste reino, apenas o estabelecido pelas revelações de Deus na ordem de Sua Igreja e reino, a saber: o líder dirige, aconselha e governa em todas as dispensações nas quais a vontade de Deus é revelada ao homem.22

Sugestões para Estudo e Ensino

Reflita sobre estas idéias ao estudar o capítulo ou preparar-se para ensinar. Há recursos adicionais nas páginas v–ix.

  • Que princípios podemos aprender com a história da página 199?

  • Quais são as responsabilidades dos profetas? (Ver as páginas 201–203.) Como o presidente atual da Igreja cumpre essas responsabilidades?

  • Examine por inteiro o terceiro parágrafo da página 202. Por que é mais importante ser guiado por um profeta vivo do que ter os registros de profetas antigos?

  • Estude o segundo parágrafo da página 203. Como essa certeza ajuda você?

  • O que podemos fazer para apoiar e suster o presidente da Igreja? (Ver as páginas 203–205.) Pondere o que você faz pessoalmente para apoiar o profeta vivo.

  • Que conselhos você recebeu do presidente atual da Igreja? O que você fez para seguir esses conselhos? Que bênçãos você recebeu como resultado de sua obediência?

  • Que advertências o Presidente Woodruff fez para as pessoas que rejeitam ou ignoram as palavras do profeta vivo? (Ver as páginas 205–207.)

  • Leia o segundo parágrafo completo da página 204. O que você aprendeu com a expressão “obediência inteligente”?

  • Como podemos ensinar nossos filhos a apoiarem o Presidente da Igreja?

Escrituras Relacionadas: Amós 3:7; Mateus 10:41; I Tessalonicenses 5:25; Mosias 2:7–9; D&C 21:4–7; 28:6–7; 43:1–3; 107:22

Notas

  1. Diário de Wilford Woodruff, 26 de agosto de 1857, Arquivos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

  2. Diário de Wilford Woodruff, 26 de agosto de 1857.

  3. Deseret News, 27 de maio de 1857, p. 91; de um discurso proferido em 9 de abril de 1857.

  4. Millennial Star, 2 de setembro de 1889, p. 547.

  5. Deseret Weekly, 5 de setembro de 1891, p. 324.

  6. The Discourses of Wilford Woodruff, sel. G. Homer Durham (1946), pp. 53–54.

  7. The Discourses of Wilford Woodruff, p. 223.

  8. Deseret News: Semi-Weekly, 26 de março de 1878, p. 1.

  9. The Discourses of Wilford Woodruff, p. 56.

  10. The Discourses of Wilford Woodruff, p. 53.

  11. Millennial Star, 5 de março de 1896, p. 148.

  12. Deseret News, 16 de dezembro de 1857, pp. 324–325.

  13. The Discourses of Wilford Woodruff, p. 212.

  14. Deseret News, 27 de maio de 1857, p. 91.

  15. Millennial Star, 2 de setembro de 1889, pp. 547–548.

  16. Deseret Weekly, 5 de setembro de 1891, p. 324.

  17. Deseret News, 21 de março de 1855, p. 11.

  18. Deseret News, 1o de julho de 1863, p. 1.

  19. “An Epistle to the Members of The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints”, Millennial Star, 14 de novembro de 1887, p. 724.

  20. Diário de Wilford Woodruff, 27 de janeiro de 1860.

  21. Deseret News: Semi-Weekly, 20 de setembro de 1870, p. 2.

  22. Deseret News, 27 de maio de 1857, p. 91.