Ensinamentos dos Presidentes
Encontrar Descanso em Cristo


Capítulo 48

Encontrar Descanso em Cristo

Aqueles que recebem o testemunho de Jesus Cristo encontram descanso e paz para sua alma.

Da Vida de Joseph F. Smith

OPresidente Joseph F. Smith morreu no dia 19 de novembro de 1918, tendo servido como Presidente da Igreja desde 1901.Vigoroso, firme e sincero no trabalho do Senhor, ele dedicou a vida ao ensinamento das verdades do evangelho de Jesus Cristo. Foi um pregador da retidão, um profeta de Deus, que admoestou os santos, dizendo: “Sigam-me como eu sigo nosso líder, o Redentor do mundo”.1

Imagem
President Joseph F. Smith

Presidente Joseph F. Smith, 1838–1918. Ele ensinou “De acordo com sua fidelidade, sua lealdade, seu progresso no conhecimento de Deus, vocês desfrutarão a genuína e pura felicidade, porque é o evangelho que nos proporciona a verdadeira felicidade”. (Millennial Star, 30 de maio de 1907, p.349.)

O Presidente Heber J. Grant, que sucedeu Joseph F. Smith como Presidente da Igreja, disse na cerimônia realizada ao lado da sepultura:“Estive com ele por trinta e seis anos, primeiro quando ele era conselheiro, depois quando ele foi Presidente da Igreja. Durante todos esses anos, nunca tive conhecimento de nada em sua vida, quer por palavra ou ação, que não fosse digno de um verdadeiro homem. Eu posso dizer com toda a sinceridade: ‘Ele foi o tipo de homem que eu gostaria de ser’. Aqui ao lado de sua sepultura, desejo mais do que posso expressar o poder e a capacidade de ser tão bondoso, atencioso e disposto a perdoar, tão corajoso e nobre e verdadeiro e de realmente seguir seus passos. É tudo o que eu gostaria de alcançar.

(…) Pois nenhum homem que já viveu teve um testemunho mais vigoroso do Deus vivo e de nosso Redentor do que Joseph F. Smith. Desde minha tenra infância, ele emocionou todo o meu ser com o testemunho que prestava a todos com quem convivia, prestando testemunho de que sabia que Deus vive e que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, o Redentor do mundo. O próprio espírito de inspiração que estava nesse homem encontrou refúgio em meu coração e no de muitas outras pessoas. Amei Joseph F. Smith como nunca amei outro homem que já conheci. Que Deus abençoe sua memória”.2 O testemunho a seguir foi tirado de um discurso que o Presidente Smith proferiu em Provo, Utah, no dia 13 de janeiro de 1907.3

Ensinamentos de Joseph F. Smith

Entramos no descanso do Senhor quando entregamos nossa alma a Ele e a Seu evangelho.

Desejo ler os escritos de Morôni, onde ele cita os ensinamentos de seu pai, Mórmon.

“E agora eu, Morôni, escrevo algumas das palavras ditas por meu pai, Mórmon, a respeito da fé, esperança e caridade (…)

Portanto falarei a vós que sois da igreja, que sois os pacíficos seguidores de Cristo e que haveis recebido esperança suficiente para entrardes no descanso do Senhor de agora em diante, até que descanseis com ele no céu.” [Morôni 7:1, 3]

(…) O que significa entrar no descanso do Senhor? Falando por mim mesmo, significa que por meio do amor de Deus eu fui conquistado por Ele,de modo que possa sentir descanso em Cristo e não mais me sinta perturbado por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente; e possa fundamentar-me no conhecimento e testemunho de Jesus Cristo, de modo que nenhum poder seja capaz de desviar-me do caminho estreito e apertado que conduz de volta à presença de Deus, para desfrutar a exaltação em Seu glorioso reino; para que deste momento em diante eu possa desfrutar esse descanso até que descanse com Ele no céu.

Desejo gravar esse conceito em sua mente, pois quero que compreendam que esse é o significado que se pretendia transmitir com as palavras “entrar no descanso do Senhor”. Quero assegurar-lhes que aquele que não estiver firmemente fundamentado na doutrina de Cristo, que não tiver entregado toda a sua alma ao Senhor e ao evangelho que Ele ensinou ao mundo, ainda não entrou nesse descanso. Ele ainda está em alto mar, por assim dizer, vagando, instável, sem firmeza, carente da fé inabalável, pronto para ser subjugado pela astúcia daqueles que enganam fraudulosamente e desencaminham as pessoas para o erro e as trevas. Por outro lado, aquele que recebeu o testemunho de Jesus Cristo no coração e entregou tudo o que tinha ao reino de Deus e à vontade do Pai, esse está firme. Seu coração está seguro; sua mente, decidida; as dúvidas se dissiparam; os temores foram removidos; ele sabe em quem confiar; ele está firmemente determinado em seus propósitos e na decisão de que ele e sua casa servirão a Deus, guardarão Seus mandamentos e caminharão, até onde é possível um ser humano caminhar, em pureza de vida, com honra, fidelidade e retidão perante o Senhor.

Agradeço a Deus que esse espírito e sentimento de intranqüilidade tenham sido removidos de meus pensamentos e de minha mente em relação ao trabalho do qual participamos; e que o Senhor me tenha concedido uma certeza acima de todas as coisas em relação a essas coisas. Regozijo-me no evangelho; regozijo-me no testemunho do Espírito de Deus em meu coração;regozijo-me no testemunho do Profeta Joseph Smith; regozijo-me em todo princípio do evangelho de Jesus Cristo que sei, até onde chega meu conhecimento. Não posso pedir, não desejo pedir nada mais além dos princípios de vida e salvação revelados nesse grande plano de redenção restaurado na Terra nestes últimos dias. (…)

Esforçamo-nos para seguir o alto padrão moral estabelecido por nosso Salvador.

(…) Se nosso coração estiver firme na devida intenção de servir a Deus e guardar Seus mandamentos, quais serão os frutos disso? Quais serão os resultados? (…) Os homens ficarão plenos do espírito do perdão, da caridade, da misericórdia, do amor não fingido. Não procurarão motivos para irarem-se uns contra os outros; nem se aproveitarão dos fracos, dos incautos ou dos ignorantes; mas considerarão os direitos dos ignorantes, dos fracos, daqueles que dependem deles e estão à sua mercê, como a si mesmos; considerarão a liberdade de seu semelhante tão sagrada quanto a sua própria; valorizarão a virtude, a honra e a integridade de seus semelhantes e irmãos da mesma forma que valorizam e estimam e consideram sagradas essas coisas em sua própria vida.

Não podemos alcançar de uma vez esse elevado padrão mortal de perfeição que foi promulgado por Ele. E embora estejamos cônscios do fato de que não podemos alcançar essa perfeição no momento, e não podemos alcançar o todo como deveríamos, o padrão está ali diante de nossos olhos. Ansiamos pelo dia em que alcancemos esse glorioso e exaltado padrão estabelecido para nós pelo exemplo, vida e missão de nosso Senhor Jesus Cristo. Embora não consigamos viver à altura desse padrão perfeito que Deus nos manifestou por meio de Jesus Cristo, iremos arrepender-nos de nossas falhas e renovar nossa determinação e redobrar nossa diligência no dia seguinte. Sim, nesse momento, iremos redobrar nossa diligência, procurar vencer nossas fraquezas e aproximar-nos do exemplo que nos foi dado pelo filho de Deus.

Este é o evangelho de Jesus Cristo e sua doutrina é verdadeira. Aquele que obedecer a ele, que entrar no espírito do evangelho e valorizar o espírito do evangelho em seu coração; que tiver o desejo em sua alma e procurar fazer com que esse desejo se torne o mais importante de todos, progredirá da fé para a fé, da esperança para o conhecimento, do entendimento para a sabedoria e o poder, e por fim para a exaltação e glória no reino de nosso Deus; e não há nenhum poder abaixo do reino celestial que possa impedir seu progresso, se ele apenas se esforçar para cumprir as leis e mandamentos de Deus. (…)

(…) Quando tomamos a decisão, como fez Josué no passado, de que serviremos a Deus hoje, e que deste dia em diante nós O serviremos e guardaremos Seus mandamentos, então estaremos começando a ser capazes de separar as trevas da luz, o bom do mal, o certo do errado, o que é puro do que é impuro; e a partir desse momento seu desejo pelo que é bom irá se tornar cada vez mais forte, e você se tornará mais capaz de fazer o bem e de cumprir os propósitos de Deus, de vencer suas próprias fraquezas, na proporção em que for diligente em repudiar o mal e escolher o bem, desejando o bem e rejeitando o mal, e afastando-se do mundo e dos apetites da natureza humana decaída, ajudando a fazer as coisas destinadas a exaltar a humanidade, exaltar as aspirações do homem, exaltar seus propósitos e aumentar sua caridade, seu amor e seu perdão. Então serão capazes de discernir a luz, como o profeta disse; serão capazes de fazê-lo tão claramente e sem erro como discernem a luz do dia da escuridão da noite. [Ver Morôni 7:14–15.]

Crescemos de graça em graça até recebermos a plenitude e nos tornarmos co-herdeiros com Jesus Cristo.

Deixem-me ler o seguinte para vocês:

“Em verdade assim diz o Senhor: Acontecerá que toda alma que abandonar seus pecados e vier a mim e invocar meu nome e obedecer a minha voz e guardar meus mandamentos verá minha face e saberá que eu sou.” [D&C 93:1]

Essa é a palavra do Senhor. Não é fácil para um homem ver a face de Deus e saber que Ele é, se não abandonar o pecado, não achegar-se a Deus, não invocar Seu nome, não obedecer à voz de Deus e não guardar Seus mandamentos. Será que Ele verá a face de Deus e saberá que Ele é? Não, não existe essa promessa, mas, sim,o contrário.É o que “se achega a Ele”,que “abandona seus pecados”; que “invoca Seu nome”; que “obedece a Sua voz”; que “guarda os Seus mandamentos” que recebe essa promessa. É ele que “verá a Sua face”, declara Deus, e é ele que “saberá quem Ele é”, não apenas “saberá quem Ele é”, mas saberá que “Ele é a luz verdadeira que ilumina todo homem que vem ao mundo”. [Ver D&C 93:2.]

Que promessa gloriosa foi feita aos filhos de Deus. (…) Se Jesus Cristo, o Unigênito do Pai na carne, não recebeu a plenitude no princípio, sendo portanto chamado de Filho, mas continuou a receber graça sobre graça, acrescentando graça sobre graça até receber a plenitude, e é evidente que aquele que segue Seus passos, que obedece a Seus preceitos e aceita Seu plano para a vida e salvação,poderá receber graça sobre graça,continuando de graça em graça; progredindo da imperfeição para a perfeição, recebendo um pouco aqui e um pouco ali, até que receba a plenitude como o Filho de Deus a recebeu; e assim se torne como Cristo, o Filho de Deus, um herdeiro de Deus e co-herdeiro com Jesus Cristo. [Ver D&C 93:11–14.] Sinto-me incapaz de expressar o que penso e sinto queimar em minha alma, que foi despertada por essa palavra de Cristo, essa gloriosa oportunidade que me foi concedida pela obediência aos mandamentos de Deus, pelo cumprimento da palavra do Senhor, a gloriosa oportunidade de vir a possuir, em algum momento no futuro, a plenitude da glória de Deus, a plenitude do conhecimento da verdade, a plenitude do poder, a plenitude da sabedoria, de possuir poder, domínio e glória como o Pai.

Isso não lhes dá algo porque viver e pelo que esperar? Não é um prêmio inestimável que lhes foi oferecido, por meio de sua obediência, sua fidelidade, sua aceitação da luz, caminhando na luz como Cristo está na luz; para que tenham um bom relacionamento com ele, e para que o sangue de Jesus Cristo os limpe de todos os pecados? Agradeço a meu Deus por esse santo evangelho; agradeço a Ele por esse objetivo e essa esperança que inspirou em minha alma o desejo de tornar-me digno de meu Pai e de meu Deus; digno de habitar com Ele, digno da exaltação em Seu reino e de desfrutar Sua presença e Seu favor pelas incontáveis eras da eternidade.

Sei que é o evangelho de Jesus Cristo que me possibilitará alcançar essa exaltação, e não existe outro meio dado pelo qual o homem possa ser salvo; não existe outro plano revelado no mundo pelo qual o homem possa ser exaltado e retornar novamente à presença de Deus. Não existe nenhum outro meio. (…)

Será que todas as coisas foram reveladas? Não. Deus ainda tem outras coisas para revelar a Seus filhos? Sim, muitas coisas; mas não estamos ainda preparados para receber uma luz maior do que a que já recebemos; porque para quem muito é dado muito é exigido; e muito já nos foi dado, e Deus exige mais de nós hoje do que temos oferecido a Ele. Não andamos na luz como Ele está na luz; não obedecemos à verdade conforme Ele exige que a obedeçamos. Cedemos a nossas próprias fraquezas; cedemos às tentações que nos acometem, a nossos próprios apetites, nosso próprio egoísmo e nossos próprios desejos humanos em vez de erguer-nos acima das fraquezas da mortalidade e dizer em nossa alma:“Quanto a mim, servirei a meu Deus, guardarei Seus mandamentos e permanecerei sem culpa perante Ele”. Não fazemos isso; embora os santos dos últimos dias sejam o melhor povo de todo o mundo. Estamos vivendo mais próximos desse padrão do que qualquer povo no mundo de hoje,a despeito de todas as nossas fraquezas e imperfeições.

Toda paz e alegria são possíveis por meio do evangelho de Jesus Cristo.

Que o Senhor os abençoe. Que a paz esteja com vocês, meus irmãos e irmãs.Tenham fé no evangelho em seu coração.Aprendam que essa religião que lhes foi concedida por intermédio do Profeta Joseph Smith é a religião de Deus, é a lei de Deus e são as exigências que Deus faz a Seus filhos que vivem sobre a Terra, e que isso é mais importante que todas as outras coisas. Está acima do ego; acima do mundo; está acima do ouro e prata, casas e terras; está acima da própria vida mortal, porque nela não apenas garantimos nossa pessoa e nossos direitos e privilégios, mas garantimos o dom da vida eterna, que é a maior dádiva de Deus.

Não existe nada que se compare ao evangelho. É a maior coisa do mundo,a maior coisa da Terra,é a coisa mais importante para nós em todo esse mundo, é a verdade de Deus, a religião de Jesus Cristo, a doutrina da redenção e salvação do pecado, de nossas próprias fraquezas e de uma perfeita e profunda união do espírito, do trabalho, do conhecimento, do poder e sabedoria de Deus, que é Aquele que nos concede todas as coisas boas. Que a paz esteja com vocês, e que as bênçãos de saúde e amor sejam abundantes em sua vida, em todos os meios de vida, em todo cargo que ocupem, de modo que mantenham o temor a Deus diante de seus olhos o tempo todo.

Mas não quero que pensem por um momento sequer que a religião de Jesus Cristo é cansativa ou pesada demais para vocês. Não é. Deus disse:“Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. [Mateus 11:30] É redenção do pecado. O escravo não é o que foi redimido e libertado do cativeiro do pecado, mas é aquele que permanece em dívida e prisioneiro do pecado. Ele é o escravo; ele é o cativo; ele é aquele que necessita de nossa piedade, nossa compaixão e nossa comiseração. Ele é aquele que devemos procurar elevar acima das cadeias da escravidão e do pecado, para que esteja livre do pecado e da transgressão.

Jesus Cristo, o Filho de Deus, é capaz e foi capaz enquanto vivia na carne, e é capaz hoje, de desfrutar tudo que é possível a uma pessoa justa desfrutar; e não existe nada que seja bom que Ele não seja capaz de desfrutar. O mesmo é possível para os santos dos últimos dias.“Oh”, diz alguém,“se eu vivesse sua religião como você está dizendo, eu não teria mais nenhuma diversão, todos os meus prazeres seriam eliminados”. Oh, seu tolo. Posso desfrutar todo prazer legítimo e justo que todo homem na Terra pode desfrutar; e se eu for mais fiel do que meu irmão no cumprimento dos mandamentos de Deus, poderei desfrutar mais do que será possível a ele. Na proporção de sua fidelidade, sua lealdade, seu progresso no conhecimento de Deus, você será capaz de desfrutar felicidade pura e limpa, porque é o evangelho que proporciona a verdadeira alegria e a verdadeira liberdade, livrando-nos dos laços da iniqüidade e do fel da amargura.

Deus nos ajude a ver a verdade e a luz como ao meio-dia, e a discerni-la tão claramente como podemos discernir a luz do dia da escuridão da noite, é minha oração, em nome de Jesus.Amém.

Sugestões para Estudo

  • O que significa “entrar no descanso do Senhor”? Como podemos conseguir esse descanso?

  • Como podemos entregar toda nossa alma ao Senhor e a Seu evangelho?

  • O que podemos fazer para alcançar melhor o “padrão exaltado” que foi estabelecido para nós pelo Salvador?

  • O que significa crescer “de graça em graça”? O que podemos fazer para assegurar que continuaremos a crescer dessa forma até receber a plenitude?

  • Que promessas gloriosas foram feitas para aqueles que se tornarem semelhantes ao Salvador?

  • À medida que sua fé em Jesus Cristo cresce, como foi que Ele aliviou seus fardos e lhes concedeu descanso? (Ver também Mateus 11:28–30.)

  • Que experiências lhes ajudaram a compreender que toda paz e alegria podem ser encontradas por intermédio do evangelho de Jesus Cristo?

  • De que maneira o estudo do evangelho de Jesus Cristo, conforme ensinado pelo Presidente Joseph F. Smith os ajudou a aprender mais a respeito de Deus? A sentir a verdadeira felicidade e paz? A tornarem-se mais semelhantes ao Salvador?

Notas

  1. Conference Report, abril de 1915, p. 5.

  2. Citado em Preston Nibley, The Presidents of the Church (Os Presidentes da Igreja), 1947, pp. 260–261.

  3. “At Rest in Christ”, Millennial Star, 30 de maio de 1907, pp. 337–349; parágrafos alterados.