Ensinamentos dos Presidentes
Integridade: Viver Nossa Religião com Todo o Coração


Capítulo 47

Integridade: Viver Nossa Religião com Todo o Coração

Aqueles que mantiverem sua integridade colocando diariamente as coisas de Deus em primeiro lugar e suportando as provações receberão a vida eterna.

Da Vida de Joseph F. Smith

No dia 10 de novembro de 1918, no 17º aniversário do dia em que ele foi apoiado como Presidente da Igreja, Joseph F. Smith reuniu sua família e falou de sua vida e do que havia aprendido. Todos compareceram em jejum e em espírito de oração. O Presidente Smith disse:“Se existe algo na Terra que procurei fazer mais do que qualquer outra foi cumprir minha palavra, minhas promessas, manter minha integridade e cumprir o meu dever”.1

Esse foi seu último conselho formal. Nove dias depois, em 19 de novembro de 1918, o Presidente Joseph Smith faleceu. Uma epidemia de gripe impediu que fosse realizada uma cerimônia fúnebre pública formal. Em homenagem a esse grande líder, todas as assembléias públicas, entretenimentos e reuniões oficiais foram suspensos. Os teatros e muitas empresas comerciais locais fecharam. Milhares de cidadãos de Salt Lake City, membros e nãomembros da Igreja, encheram as ruas para honrar Joseph F. Smith quando o cortejo fúnebre seguia para a rua South Temple, até o Cemitério de Salt Lake City. Quando a procissão passou pela Catedral Católica de Madeleine, os sinos da catedral tocaram em homenagem àquele venerável líder que havia influenciado a vida de tantas pessoas.

O Presidente Joseph F. Smith amava o que era certo. Ele era um campeão pela causa da verdade; ele viveu plenamente os princípios que pregava; e foi respeitado e reverenciado por tal integridade.

Ensinamentos de Joseph F. Smith

Manifestamos nossa integridade colocando diariamente as coisas de Deus em primeiro lugar.

A religião que abracei não é uma religião de domingo; não é uma simples declaração de crenças. (…) É a coisa mais importante do mundo para nós, e suas conseqüências neste mundo e no mundo vindouro dependem de nossa integridade para com a verdade e nossa perseverança em cumprir seus preceitos,nossa obediência a seus princípios e suas exigências.2

Sempre foi uma alegria para mim ter o privilégio de reunir-me com homens e mulheres que abraçaram a verdade e que são fiéis a ela em sua vida diária, porque, afinal de contas, determinamos o padrão de nossa integridade e de nossa fidelidade à verdade por meio de nossas ações diárias. A árvore é conhecida pelos seus frutos,e não colhemos uvas de espinheiros nem figos de cardos. Quando encontrarem um grupo de pessoas, uma comunidade ou todo um povo que tenham abraçado o evangelho de Jesus Cristo e que vivam de acordo com sua profissão de fé, que sejam fiéis a seus convênios e leais em todos os aspectos a sua fé, verão homens e mulheres que estarão dando frutos bons e dignos em todos os sentidos.3

É nosso dever cumprir nossas obrigações e viver nossa religião em determinado dia da mesma forma que em qualquer outro. Sirvamos ao Senhor em retidão o dia inteiro, em todos os dias, e Ele será nosso Pai e Amigo, e nossos inimigos não terão poder sobre nós.4

Todos precisamos de amor em nossa alma, o tempo todo: Primeiro, amor a Deus, nosso Pai Celestial, que nos concede tudo que há de bom — um amor que abranja toda nossa alma, nossos pensamentos, nosso coração, nossa mente, nossas forças, a ponto de que voluntariamente, se Ele assim o exigir, entreguemos nossa vida, bem como nosso tempo, talentos e recursos neste mundo para o serviço do Deus vivo que nos deu tudo que temos. (…) [Devemos] ter esse amor em nosso coração, a ponto de amarmos Deus mais do que nossos negócios, nosso dinheiro ou prazeres terrenos; ou seja, que tenhamos mais prazer na adoração e amor a Deus do que em todas as outras coisas do mundo.5

Em toda parte os homens ouvem falar de sucesso como se o sucesso fosse definido por uma palavra, e como se a mais alta ambição dos homens e mulheres fosse o progresso de alguma ambição mundana. (…) Afinal de contas, o sucesso precisa ser determinado mais pelas necessidades eternas (bem como pelas necessidades atuais) do homem, do que pelos padrões temporários que os homens constroem em busca de objetivos populares da época em que vivem. Certamente nada é mais fatal para nosso bem-estar do que a noção de que nosso bem-estar presente e eterno se encontra na riqueza e nas honras do mundo.

Esta grande verdade declarada pelo Salvador parece muito geral para que seja esquecida por esta geração: De nada vale um homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma. [Ver Mateus 16:26.] O padrão do sucesso conforme declarado pela palavra de Deus é a salvação da alma.6

A essência da verdadeira condição de membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é esta: Que cada um de nós, independentemente de qualquer outra pessoa no mundo, vivamos nossa religião e cumpramos nosso dever, não importa o que as outras pessoas façam.Tal como Josué se expressou no passado:“Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.[Josué 24:15] (…) A verdadeira medida de nossa situação na Igreja é fazermos o certo, não importa quem mais o faça ou não. Portanto, procuremos conseguir esse espírito e vivamos de acordo com esse princípio.7

O primeiro e mais elevado padrão do viver correto está na responsabilidade individual que faz com que os homens se mantenham bons por causa da verdade. Não é difícil aos homens que são leais a si mesmos serem leais ao próximo. Os homens que honram a Deus em sua vida particular não precisam ser contidos pela opinião pública, que pode ser não apenas indiferente, mas claramente errada. É por meio das responsabilidades individuais que os homens sentem que são capazes de colocar-se do lado certo de todas as questões públicas. Aqueles que negligenciam sua vida interior dependem da opinião pública para guiar seus passos, a qual pode conduzi-los a todo tipo de incoerências.8

Os frutos do Espírito de Deus, os frutos do espírito da verdadeira religião, são paz e amor, virtude e honestidade, e integridade e fidelidade a toda virtude conhecida na lei de Deus.9

Nosso dever é permanecer firmes no caminho que o Senhor Todo-Poderoso determinou para seguirmos. Guardem a fé; honrem o nome de Deus em seu coração, reverenciem e amem o nome Daquele cujo sangue foi derramado para a remissão dos pecados do mundo; honrem e dediquem a mais alta estima por Ele a quem Deus chamou em sua infância para estabelecer os alicerces deste grande trabalho dos últimos dias.10

Nossa integridade será provada e testada.

Minha infância e juventude foram passadas caminhando com o povo de Deus, sofrendo com eles e regozijando-me com eles. Por toda a vida identifiquei-me com esse povo, e no nome de Deus e com Sua ajuda assim o farei até o fim. Não tenho outros com quem me associar ou com quem viver. Nesse sentido, sou como Pedro quando o Salvador, vendo as pessoas afastarem-se Dele, perguntou: Quereis vós também retirar-vos? Respondeulhe, pois, Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. [Ver João 6:67–68.] Não temos outra coisa a fazer senão seguir pelo caminho estreito que nos conduz de volta a Deus, nosso Pai. Esse é o caminho que Ele indicou que devemos trilhar, e é nosso dever seguir em frente; não podemos desviar-nos, não podemos afastar-nos; não existem atalhos, é um “expresso direto” e seu destino já está traçado e determinado.

Teremos que enfrentar a oposição, quando ela surgir, e lutar contra ela com as armas da verdade que Deus colocou em nossas mãos. E precisamos despertar nossa mente para o fato de que este mundo, com todos os seus prazeres, é como refugo comparado à excelência do conhecimento de Deus. Ele pretende provar-nos e testar-nos, e tem o direito de fazê-lo, mesmo até a morte, se necessário, e apenas aqueles que perseverarem até o fim, que não recuarem, mas que mantiverem sua integridade com o risco e sacrifício de perderem tudo o que possuem, se necessário, alcançarão a vida eterna e serão dignos da recompensa reservada aos fiéis.11

Tenho orado constantemente, não para que seja poupado das provações, mas para que receba sabedoria e bom senso, paciência e perseverança para que suporte as provações que tiver de enfrentar. Embora eu não possa verdadeiramente dizer que minha fé no evangelho de Cristo foi colocada à prova, posso dizer verdadeiramente que fui provado de muitas maneiras. Minha paciência foi colocada à prova, meu amor foi colocado à prova, minha integridade foi colocada à prova.12 Creio que [nossos antepassados pioneiros] edificaram mais do que imaginam. Creio que foram conduzidos pelo poder de Deus, passo a passo,e aprenderam preceito sobre preceito,linha sobre linha. Desse modo, Ele provou sua integridade e sua devoção. Ele provou-os até à morte;sim,e até além da morte;porque a morte teria sido agradável para muitos,teria sido um descanso pacífico e feliz, comparada ao trabalho e esforços que tiveram de suportar.13

Muitos homens deram a vida em obediência, segundo ele acreditava, aos mandamentos de Deus. Nenhum dos antigos discípulos que foram escolhidos por Jesus Cristo escaparam do martírio, com exceção de Judas e João. Judas traiu o Senhor, depois tirou a própria vida; e João recebeu a promessa do Senhor de que viveria até que Ele voltasse à Terra. Todos os outros foram mortos, alguns crucificados, alguns foram arrastados pelas ruas de Roma, outros foram lançados de pináculos e apedrejados até a morte. Para quê? Para obedecer à lei de Deus e prestar testemunho daquilo que sabiam ser verdadeiro. O mesmo pode acontecer hoje. Mas que o espírito deste evangelho esteja tão imbuído em minha alma a ponto que mesmo que eu venha a passar por pobreza, tribulações, perseguições ou morte, que eu e minha casa sirvamos a Deus e cumpramos Suas leis.14

Mostramos nossa integridade servindo ao Senhor, não importa o que aconteça.

O Senhor disse ao jovem rico que amava o mundo que se ele desejasse ser perfeito deveria vender tudo o que tinha e dar aos pobres. Então o Senhor disse:“Vem, e segue-me”. [Mateus 19:21] Essa pode ser uma maneira bem simples de expressar-se,mas existe muita verdade nisso, há um princípio essencial envolvido.Trata-se de colocar aquilo que é sagrado e divino, aquilo que é de Deus, que proporciona paz e felicidade à alma dos homens antes de nossas riquezas, antes de todas as nossas honras e posses terrenas. O Senhor Todo-Poderoso exige isso de todo santo dos últimos dias;e todo homem e mulher que aceitar o evangelho precisa sentir em seu coração hoje em sua alma sempre que “tudo o que o Senhor exigir de mim, eu farei”, ou darei, não importa o que for.15

Se Ele exigir que eu doe tudo o que possuo para Ele, desejo sentir que isso será feito com alegria e disposição, tal como Jó e também Abraão sentiram quando o Senhor exigiu que demonstrassem sua fé. De Abraão foi exigido que oferecesse seu filho, um filho da promessa. Será que ele parou para argumentar ou discutir com o Todo-Poderoso? Não. Sem reclamar ou murmurar, ele foi fazer o que lhe fora ordenado. Pode ser que tenha sentido algo em particular; sem dúvida foi provado até a alma; seus sentimentos mais profundos foram colocados à prova, mas apesar de tudo ele se mostrou determinado a cumprir o mandamento do TodoPoderoso. Abraão, porém, não executou o mandamento, pois o Senhor, vendo sua integridade e disposição, impediu-o de fazê-lo. [Ver Gênesis 22:1–18.]

Imagem
Beehive House

A Beehive House, em Salt Lake City, onde o Presidente Smith morou por muitos anos. Ele morreu nesta casa no dia 19 de novembro de 1918.

Mas quantos de nós teriam a mesma confiança que Abraão tinha no Senhor? Suponham que fôssemos ordenados a oferecer nosso primogênito, ou qualquer de nossos entes queridos, ou nossas riquezas, será que suportaríamos tudo sem reclamar? (…) Podemos esperar alcançar a exaltação celestial se tivermos alguma coisa, algo que separamos, em que colocamos nosso coração e nossos sentimentos mais profundos? Perguntem-se: Será que sou digno de receber a exaltação no reino celestial de Deus?16

Jó foi um homem justo, perfeito em todos os aspectos. Não havia ninguém como ele em toda a Terra. (…) Ele não amaldiçoou os sabeus por roubarem seu gado, nem os fogos do céu por consumirem seus rebanhos, nem os ventos do céu por destruírem sua casa e seus filhos. Ele não blasfemou nem praguejou nem negou o Senhor por causa disso. Mas disse:“O Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor”. [Jó 1:21]

(…) Eis um exemplo do princípio que deve fundamentar toda a fé, esperança, caridade, amor, trabalho e desejo de toda a humanidade: Servir a Deus não importa o que aconteça. Embora sejamos aprisionados, embora soframos perseguições, embora enfrentemos a pobreza, embora Deus nos prove até o fundo de nossa alma e submeta nossa integridade aos mais difíceis testes, devemos dizer como Jó:“Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor”. [Jó 1:21] Portanto, magnifiquem a Deus, amem a Deus de todo o coração, poder, mente e força; e amem a seu próximo como a si mesmos; para que quando surgirem provações consigam suportá-las sem reclamar, esperando que Deus cumpra Seus propósitos. Então veremos que não há amor como aquele que Deus tem por Seus filhos que sofrem; não existe misericórdia tão ampla, nem propósito tão grandioso e nobre quanto o de Deus em relação a Seus filhos. Se assim fizermos, aprenderemos essas coisas no final e agradecermos a Deus de todo o nosso coração.17

Sugestões para Estudo

  • O que é integridade? De que maneira “determinamos o padrão de nossa integridade (…) por meio de nossas ações diárias”? Que situações em sua vida diária fazem com que tenham de escolher se colocarão as coisas de Deus em primeiro lugar?

  • Como podemos desenvolver a capacidade de ter “mais prazer na adoração e amor a Deus” do que no amor aos negócios, ao dinheiro ou outros prazeres terrenos? Quando vocês foram provados em relação a colocar “o que é sagrado e divino” à frente das “honras e posses terrenas”, de que modo agiram?

  • Qual é o verdadeiro padrão de sucesso em nossa vida? Que outras definições de sucesso nos impedem de buscar esse verdadeiro padrão? De que modo o fato de agirmos de acordo com a verdade revelada contrasta com o fato de agirmos de acordo com a “opinião pública”?

  • Por que freqüentemente enfrentamos provações e oposição quando nos esforçamos por viver o evangelho? De que modo vocês foram provados e testados em seus esforços de fazer a vontade de Deus? De que modo agiram?

  • Como o exemplo de discípulos fiéis como Abraão e Jó nos ajudam a compreender melhor como “servir a Deus, não importa o que aconteça”? Como seu testemunho foi fortalecido pelo exemplo desses homens? Que coisas podem preparar-nos para servir a Deus dessa maneira em nossos momentos de provação?

  • De que modo abençoamos e fortalecemos nossa família ao desenvolvermos e mantermos nossa integridade? E quanto a nossas comunidades?

Notas

  1. Life of Joseph F. Smith (A Vida de Joseph F. Smith), comp. Joseph Fielding Smith (1938), p. 477.

  2. Gospel Doctrine, 5ª ed. (1939), p. 107.

  3. Conference Report, outubro de 1916, p. 2.

  4. Deseret News: Semi-Weekly, 8 agosto de 1884, p. 1.

  5. James R. Clark, comp., Messages of the First Presidency of The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints (Mensagens da Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias), 6 vols. (1965–1975), 5:91.

  6. Gospel Doctrine, pp. 123–125; parágrafos alterados.

  7. Deseret News: Semi-Weekly, 21 de março de 1893, p. 2.

  8. Gospel Doctrine, p. 253.

  9. Gospel Doctrine, p. 75.

  10. Conference Report, abril de 1904, p. 3.

  11. Deseret News: Semi-Weekly, 25 de abril de 1882, p. 1; parágrafos acrescentados.

  12. Deseret News: Semi-Weekly, 27 de abril de 1897, p. 1.

  13. Deseret News: Semi-Weekly, 9 de agosto de 1898, p. 1.

  14. Gospel Doctrine, p. 251.

  15. Conference Report, abril de 1909, pp. 4–5.

  16. Brian H. Stuy, comp., Collected Discourses Delivered by Wilford Woodruff, His Two Counselors, the Twelve Apostles, and Others (Discursos Selecionados Proferidos por Wilford Woodruff, Seus Dois Conselheiros, os Doze Apóstolos e Outros), 5 vols. (1987–1992), 2:279.

  17. Deseret News: Semi-Weekly, 19 de dezembro de 1893, p. 1; parágrafos alterados.