Ensinamentos dos Presidentes
Santificar o Dia do Senhor: Para que Tua Alegria Seja Completa


Capítulo 26

Santificar o Dia do Senhor: Para que Tua Alegria Seja Completa

O Dia do Senhor é um dia designado por Deus para que adoremos, oremos e prestemos nossa devoção ao Altíssimo.

Da Vida de Joseph F. Smith

OPresidente Joseph F. Smith reconhecia e ensinava a grande responsabilidade que os santos dos últimos dias têm de honrar o Dia do Senhor. Ele ensinou que os santos devem adorar o Senhor no Dia do Senhor e aproveitar esse dia para ensinar e abençoar a família. Ele disse:“No Dia do Senhor, para mim, entre uma reunião e outra, eu gostaria imensamente de ter o privilégio de sentar-me em casa com minha família e conversar com ela, estar com ela e conhecê-la melhor. Eu gostaria de ter o privilégio de ocupar todo o tempo que me fosse conveniente no Dia do Senhor para esse propósito; conhecer meus filhos, comunicar-me com eles, mantê-los em contato com as escrituras e pensar em algo além da diversão, brincadeiras, risos, entretenimentos e coisas parecidas”.1

Ele também ensinou as conseqüências de profanarmos o dia santificado pelo Senhor. No dia 12 de junho de 1898, um domingo, no Tabernáculo de Salt Lake City, ele disse:“A caminho desta reunião, encontrei um dos irmãos, e ele disse-me que ao passar pela estação ferroviária viu uma multidão que se preparava para visitar alguns locais de entretenimento. (…) Se algum deles professa ser santo dos últimos dias, então estão seguindo um caminho contrário à lei de Deus, contrário aos convênios que fizeram nas águas do batismo e contrário aos convênios realizados nos mais sagrados lugares que os santos dos últimos dias podem entrar. Eles estão profanando o Dia do Senhor, estão desonrando um mandamento do Senhor; estão-se mostrando desobedientes à lei e estão fazendo algo que não é agradável à vista de Deus, e que resultará por fim em prejuízo para eles, ou mesmo sua apostasia”.2

Ensinamentos de Joseph F. Smith

O Senhor designou e santificou um dia dentre sete.

Deus criou ou designou o dia do Sábado como um dia de descanso, um dia de adoração, um dia para boas obras, para humildade e penitênicia e para a adoração do Todo-Poderoso em espírito e em verdade.3

Existe uma crescente propensão em todo o país de se deixar de dar valor à santificação do Dia do Senhor. O mandamento: “Lembra-te do dia do Sábado para o santificar”, é uma lei tanto nos dias de hoje como quando ele foi dado a Israel no monte Sinai. [Êxodo 20:8]4

O Dia do Senhor é um dia de descanso e de adoração, separado e designado por mandamento especial do Senhor à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e devemos honrá-lo e santificá-lo. Devemos ensinar esse princípio a nossos filhos.5

Um dia em sete foi separado e santificado como dia de adoração, um dia de reflexão solene, um dia de oração e agradecimento, para partilharmos da Ceia do Senhor, em lembrança Dele e de Sua incomparável expiação. Ensinemos a nossos filhos que eles devem santificar o Dia do Senhor porque O amam e também porque Deus assim ordenou. Então eles terão atividades recreativas e descanso, mudança e prazer, de modo adequado nos outros dias. (…) Não profanemos o Dia do Senhor.6

O que devemos fazer no Dia do Senhor?

Honrem o Dia do Senhor e o santifiquem. Adorem o Senhor no Seu dia. Não trabalhem. Não procurem prazeres vãos no Dia do Senhor. Descansem e refresquem a mente em oração, estudo e reflexão a respeito dos princípios de vida e salvação. Esses são labores adequados para o Dia do Senhor. (…)

Que as pessoas voltem para a casa e levem esta mensagem consigo e a transmitam para seus familiares que não estiveram aqui presentes. Digam a eles que a presidência da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se opõe à violação do Dia do Senhor.7

Guardar devidamente o Dia do Senhor é claramente um dever de todo santo dos últimos dias, e isso inclui os rapazes, moças, meninos e meninas. Pode parecer estranho ser necessário repetir esse fato já tantas vezes declarado. Mas parece haver algumas pessoas, às vezes comunidades inteiras, que negligenciam esse dever e que, portanto, precisam ser admoestadas.

O que é exigido que façamos no Dia do Senhor? As revelações do Senhor ao Profeta Joseph são muito claras a esse respeito, e devemos guiar-nos por elas, pois estão em estrita harmonia com os ensinamentos do Salvador. Eis algumas das simples exigências:

O Dia do Senhor é designado para que descansem de seu trabalho.

O Dia do Senhor é um dia especial para que adorem, orem e mostrem dedicação e devoção em sua fé e dever religiosos, prestando suas devoções ao Altíssimo.

O Dia do Senhor é um dia em que se exige que vocês ofereçam seu tempo e atenção em adoração ao Senhor, seja nas reuniões, no lar ou onde quer que estejam, ou seja, esse é o pensamento que deve ocupar sua mente.

O Dia do Senhor é um dia em que, com seus irmãos e irmãs, vocês devem freqüentar as reuniões dos santos, preparar-se para tomar o sacramento da ceia do Senhor, tendo antes confessado seus pecados perante o Senhor e seus irmãos e irmãs, e perdoado seus semelhantes como esperam que o Senhor os perdoe.

No Dia do Senhor vocês não devem fazer outra coisa além de preparar seu alimento com singeleza de coração, para que seu jejum seja perfeito e sua alegria, completa. É isso que o Senhor chama de jejum e oração. [Ver D&C 59:13–14.]

A razão dessa exigência em relação ao Dia do Senhor também é claramente declarada nas revelações. É para manter-nos mais livres das manchas do mundo; e para isso, também, é exigido dos santos ir à casa de oração e oferecer seus sacramentos no Dia do Senhor. [Ver D&C 59:9.] (…)

O Senhor não está satisfeito com as pessoas que sabem dessas coisas e não as praticam.

Os homens não estão descansando de seus labores quando aram, plantam, carregam e cavam. Não estão descansando quando ficam em casa o dia inteiro no domingo, fazendo pequenos consertos para os quais estavam muito ocupados nos outros dias da semana.

Os homens não estão demonstrando dedicação e fervor em sua fé e seu dever religiosos quando partem apressadamente nas manhãs de domingo (…) para os desfiladeiros e estações de férias e para visitar amigos ou locais de entretenimento com a esposa e filhos. Eles não estão prestando sua devoção ao Altíssimo fazendo isso.

Quando buscam prazer e recreação, não estão oferecendo seu tempo e atenção em adoração ao Senhor; tampouco podem regozijar-se com o espírito do perdão e adoração que sentimos aos partilhar do santo sacramento.

Os rapazes e homens adultos não estão jejuando com singeleza de coração para que sua alegria seja completa quando passam o Dia do Senhor pelas sorveterias e restaurantes da cidade, jogando, andando de charrete, pescando, caçando ou participando de esportes, excursões e passeios. Esse não é o modo pelo qual se manterão livres das manchas do mundo, mas, sim, algo que irá privá-los das ricas promessas do Senhor, causando-lhes sofrimento em vez de alegria e inquietude e ansiedade em vez da paz que resulta das obras de retidão.8

Nós seríamos, ou deveríamos ser, muito beneficiados se simplesmente dedicássemos cada hora do Dia do Senhor a algum trabalho, empreendimento ou estudo que melhorasse nossa mente e nos tornasse mais cientes de nossos deveres na Igreja, mais conhecedores da lei da Igreja, dos mandamentos de Deus e dos preceitos do evangelho de Jesus Cristo. (…)

Creio ser dever dos santos dos últimos dias honrar o Dia do Senhor e santificá-lo, tal como o Senhor ordenou que fizéssemos. Vão à casa de oração. Ouçam as instruções. Prestem testemunho da verdade. Bebam da fonte do conhecimento e da instrução, que se abrem para nós quando pessoas inspiradas nos instruem. Quando voltarem para casa, reúnam a família. Cantem alguns hinos. Leiam um capítulo ou dois da Bíblia ou do Livro de Mórmon ou de Doutrina e Convênios. Conversem a respeito dos princípios do evangelho que se referem ao progresso na escola do conhecimento divino.Ocupem dessa forma um dia dentre sete.(…)

Creio ser uma boa coisa para nós reunir nossos filhos sob nossas asas, por assim dizer, pelo menos uma vez por semana, e ensinar-lhes a honra, a honestidade, a reverência pelas coisas justas e divinas e ensinar-lhes a respeitar os idosos e enfermos e a ser bondosos com o estrangeiro em nosso meio. (…) Devemos ensinar-lhes a ser educados. Devemos ensinar nossos rapazes a serem cavalheiros, e nossas moças a serem damas. E quando falo de uma dama ou cavalheiro, refiro-me a um rapaz ou moça, homem ou mulher, que observa o verdadeiro recato, humildade, mansidão, paciência, amor e bondade para com os filhos dos homens. (…)

Existem muitas coisas que podemos fazer no Dia do Senhor que podem entreter, interessar e instruir nossos filhos no lar, entre uma reunião e outra. (…) Deixem que eles se divirtam no momento adequado, mas que lhes sejam ensinadas coisas melhores no Dia do Senhor.9

A noite de sábado deve ser sabiamente reservada como introdução ao Dia do Senhor.

É dever dos membros da Igreja planejar seu trabalho para que não haja desculpas para se prejudicar a santidade do Dia do Senhor. Para isso, os rapazes e moças têm tempo durante a semana que pode ser beneficamente utilizado para atividades recreativas, deixando o Dia do Senhor para a cultura espiritual e a adoração. É igualmente obrigatório que planejemos nossas diversões de modo que não interfiram com nossa adoração.10

A noite de sábado pode ser sabiamente reservada como um tempo para conversas ponderadas ou leituras úteis, como introdução ao Dia do Senhor.11

Um bom (…) mandamento moderno poderia ser o seguinte: Não trabalhe nem se agite demasiadamente no sábado a ponto de privar o Dia do Senhor da devoção e da adoração que lhe são devidas como um dia de descanso.

No lar, o sábado é o dia reservado para a faxina, para cozinhar um pouco a mais, para consertar e realizar todo tipo de reparos que precisariam ser feitos no domingo. Nos negócios, o sábado é o dia de acertar ou completar os detalhes inacabados do trabalho da semana.

As conseqüências do modo como agimos no último dia da semana muito freqüentemente se manifestam em uma atitude preguiçosa e indolente e uma total falta de disposição que é quase incompatível com o espírito de adoração. Nenhum homem ou mulher que esteja esgotado por trabalhar desde a manhã até a noite no sábado anterior pode adorar devidamente a Deus em espírito e em verdade.12

As pessoas que habitualmente profanam o Dia do Senhor perdem o Espírito do Senhor.

Honra e santifica o Dia do Senhor. Será que o fazemos? É necessário fazermos isso? É absolutamente necessário que o façamos para estarmos em harmonia com a lei e os mandamentos de Deus; e sempre que transgredirmos essa lei ou esse mandamento, seremos culpados de transgredir a lei de Deus. E qual será o resultado se continuarmos? Nossos filhos seguirão nossos passos; eles desrespeitarão o mandamento de Deus de santificarmos um dia em sete; e perderão o espírito de obediência às leis de Deus e às Suas exigências, assim como o pai, caso ele continue a quebrar os mandamentos.13

As pessoas que habitualmente profanam o Dia do Senhor não podem manter sua posição na Igreja, e os membros da Igreja que negligenciam a adoração pública e o sacramento e não se lembram do Dia do Senhor para santificá-lo, tornam-se fracos na fé e espiritualmente enfermos, e perdem o Espírito e o favor de Deus, e acabarão perdendo sua posição na Igreja e sua exaltação com os obedientes e fiéis.14

O Senhor disse:“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar”. É uma lei de Deus, não apenas para Seu povo, mas para toda a humanidade. O membro da Igreja que não honra o Dia do Senhor e não o santifica comete transgressão;ele não está perseverando na palavra da verdade; ele não é realmente um discípulo de Cristo; ele não conhece a verdade, e a verdade não pode libertá-lo, a menos que a conheça e coloque em prática.15

Os teatros e diversos locais de entretenimento públicos agora abrem no Dia do Senhor, em oposição às revelações do Senhor, e são um potente fator na destruição da fé daqueles que participam dessas atividades. Os pais dos jovens de Sião devem proteger seus filhos desse e de todos os outros males, pois serão considerados responsáveis, caso seus filhos se desviem do caminho por causa de sua negligência.16

Os santos dos últimos dias têm tanta obrigação de honrar o Dia do Senhor e cumprir os deveres que deles são exigidos no Dia do Senhor, quanto têm a obrigação de serem honestos com seus semelhantes e viverem uma vida digna. (…) Os pais também têm o dever de dar o exemplo a seus filhos ao honrarem o Dia do Senhor, orar no seio da família e cumprir todos os seus deveres como santos dos últimos dias. O pai e a mãe que deixar de ensinar seus filhos e de incentivá-los a realizar seus deveres hão de sentir remorso por seu erro.17

Aqueles que honram o Dia do Senhor desfrutam grandes bênçãos materiais e espirituais.

O domingo é um dia de descanso, uma mudança em relação aos afazeres comuns da semana, mas é mais do que isso. É um dia de adoração, um dia em que a vida espiritual do homem pode ser enriquecida. Um dia de indolência, um dia de recuperação física é freqüentemente algo muito diferente do dia de descanso ordenado por Deus. A exaustão física e a indolência são incompatíveis com o espírito de adoração. O devido cumprimento dos deveres e devoções do Dia do Senhor, graças à mudança e à vida espiritual, proporcionam o melhor descanso que os homens podem desfrutar no Dia do Senhor.18

Desejo sinceramente (…) que sejamos fortalecidos em nossa fé; e que nos tornemos melhores santos dos últimos dias do que fomos no passado. Esse é um dos principais objetivos que temos ao nos reunirmos no Dia do Senhor. (…) Estou convencido de que adotamos o hábito de ir para as reuniões sem a devida contrição no coração. Isso pode ser considerado algo severo de se dizer e talvez não se aplique a todos, mas estou convencido de que muitos vão para as reuniões com apatia, sem um propósito especial. Creio que devemos ir às reuniões a fim de reconhecer perante o Senhor que nos lembramos do Dia do Senhor e que nos propomos a aprender Seu caminho. (…)

Creio que todos deveríamos estar imbuídos do pensamento de que existe uma parte desse trabalho [que] depende de cada pessoa. Cada um de nós precisa compreender que irá colher o que plantou. Portanto, todos devem trabalhar com determinação, e quando nos reunirmos, todos devem ter um espírito fervoroso e entregar-se ao trabalho com toda a alma, não apenas por si mesmos, mas para toda a Igreja. Se isso for feito, ninguém sairá da casa de adoração sem sentir o Espírito de Deus.19

Que foi prometido aos santos que guardam o Dia do Senhor? O Senhor declarou que se fizerem isso com o coração e o semblante alegres, a plenitude da Terra será deles:“As feras do campo e as aves do céu e aquilo que sobe nas árvores e anda na terra. Sim, e as ervas e as coisas boas que provêm da terra, sejam para alimento ou para vestuário ou para casas ou para estábulos ou para pomares ou para hortas ou para vinhas”. [D&C 59:16–17]

Todas essas coisas são feitas para o benefício e uso do homem, tanto para agradar os olhos como para alegrar o coração, para fortalecer o corpo e avivar a alma.Tudo é prometido aos que guardam os mandamentos, e entre os mandamentos está este importante mandamento: Guardar devidamente o Dia do Senhor. (…)

Desfrutemos e participemos de todas as atividades recreativas que quisermos durante os outros dias, mas no Dia do Senhor vamos descansar, orar, ir à casa de oração, tomar o sacramento, comer nosso alimento com singeleza de coração e prestar nossas devoções ao Altíssimo para que a plenitude da Terra seja nossa e para que tenhamos paz neste mundo e vida eterna no mundo vindouro.20

Sugestões para Estudo

  • Para que propósitos o Senhor “separou e santificou” o Dia do Senhor? Quais são as bênçãos de termos um dia de descanso e adoração?

  • O que significa descansar de nossos labores no Dia do Senhor? Quais são os “labores adequados para o Dia do Senhor”? Como podemos ensinar os membros de nossa família a respeitar o Dia do Senhor?

  • O que significa estar “limpo das manchas do mundo”? De que modo guardar o Dia do Senhor nos ajuda nisso?

  • Em que sentido a alegria e o regozijo fazem parte da observância do Dia do Senhor? (Ver também D&C 59:13–14.) De que modo o desrespeito pelo Dia do Senhor conduz-nos à infelicidade, à perda do Espírito e à apostasia?

  • Que responsabilidades temos para com nossa família no Dia do Senhor? No Dia do Senhor, como podemos ensinar nossos filhos a terem “reverência pelas coisas justas e divinas”?

  • De que modo nossas atividades no sábado melhoram ou prejudicam nossa adoração no Dia do Senhor?

  • Qual é a nossa responsabilidade ao irmos para as reuniões no domingo? Que bênçãos recebemos por termos o verdadeiro espírito de adoração nas reuniões?

  • Que bênçãos espirituais desfrutamos quando honramos o Dia do Senhor? Que bênçãos materiais nos são prometidas? (Ver também D&C 59:9–23.)

Notas

  1. James R. Clark, comp., Messages of the First Presidency of The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints (Mensagens da Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias), 6 vols. (1965–1975), 5:17–18.

  2. Deseret News: Semi-Weekly, 28 de junho de 1898, p. 1.

  3. Conference Report, abril de 1915, p. 10.

  4. Messages of the First Presidency, 4:210.

  5. Gospel Doctrine, 5.a ed. (1939), p. 242.

  6. Deseret News: Semi-Weekly, 28 de junho de 1898, p. 1.

  7. Deseret News: Semi-Weekly, 5 de julho de 1898, p. 1.

  8. Gospel Doctrine, pp. 244–246.

  9. Messages of the First Presidency, 5:17–18, 20–21.

  10. Gospel Doctrine, p. 247.

  11. Gospel Doctrine, p. 242.

  12. Gospel Doctrine, pp. 241–242.

  13. Gospel Doctrine, p. 402.

  14. Messages of the First Presidency, 3:123.

  15. Deseret News: Semi-Weekly, 21 de janeiro de 1896, p. 1.

  16. Messages of the First Presidency, 4:210.

  17. Deseret News: Semi-Weekly, 28 de junho de 1898, p. 1.

  18. Gospel Doctrine, p. 242.

  19. Brian H. Stuy, comp., Collected Discourses Delivered by President Wilford Woodruff, His Two Counselors, the Twelve Apostles, and Other (Discursos Selecionados Proferidos pelo Presidente Woodruff, Seus Dois Conselheiros, os Doze e Outros), 5 vols. (1987–1992), 2:364–365; parágrafos acrescentados.

  20. Gospel Doctrine, pp. 245–246.