Ensinamentos dos Presidentes
Filhos e Filhas do Pai Eterno


Capítulo 37

Filhos e Filhas do Pai Eterno

Somos filhos de Deus, formados à Sua imagem e capazes de tornar-nos como Ele é.

Da Vida de Joseph F. Smith

Em novembro de 1909, o Presidente Joseph F. Smith e seus conselheiros na Primeira Presidência, John R. Winder e Anthon H. Lund promulgaram uma declaração intitulada “A Origem do Homem” para responder a perguntas que surgiram “de tempos em tempos a respeito da posição de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (…) em relação à origem do homem. Acreditamos que uma declaração da posição da Igreja a respeito desse importante assunto será oportuna e terá bons resultados”. A declaração inclui o seguinte:

‘Deus criou o homem à Sua imagem, na imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou’. [Gênesis 1:27] Com essas palavras claras e precisas o autor do livro de Gênesis deu a conhecer ao mundo a verdade a respeito da origem da família humana”.1 Este capítulo contém trechos de “A Origem do Homem”.

O Presidente Smith freqüentemente afirmava a realidade literal da paternidade de Deus:“Assim como sei e tenho razões para saber que estou aqui e vivo, da mesma forma creio e tenho motivos para saber que Deus, meu Pai, vive”.2

Ensinamentos de Joseph F. Smith

Somos filhos espirituais de nosso Pai Celestial.

Queremos saber de onde viemos e para onde vamos. De onde viemos? De Deus. Nosso espírito existia antes de vir para este mundo. Ele estava no conselho dos céus realizado antes da fundação do mundo. Cantamos junto com as hostes celestiais com alegria por ocasião da fundação do mundo, quando o plano de nossa existência sobre esta Terra e nossa redenção foi detalhadamente planejado. Estávamos lá; estávamos interessados e participamos dessa grande preparação. Estávamos inquestionavelmente presentes naqueles conselhos (…) quando Satanás ofereceu-se para ser o salvador do mundo, desde que recebesse a honra e a glória do Pai por isso. Mas Jesus disse:“Pai, faça-se a tua vontade e seja tua a glória para sempre”. Portanto, por Satanás ter-se rebelado contra Deus e ter procurado destruir o arbítrio do homem, o Pai o rejeitou e o expulsou, mas Jesus foi aceito.

Estávamos lá, sem dúvida alguma, e participamos desses acontecimentos, estávamos extremamente preocupados em cumprir esses grandes planos e propósitos, nós os compreendíamos e foi para nosso bem que eles foram decretados e devem ser consumados. Esses espíritos têm vindo para a Terra a fim de tomarem sobre si um tabernáculo, para que possam tornar-se semelhantes a Jesus Cristo, tendo sido “criados à Sua imagem e semelhança”, desde a manhã da criação até hoje, e continuará vindo até os dias finais da Terra, até que todos os espíritos destinados a vir para este mundo tenham vindo e cumprido sua missão na carne.3

Contemplamos (…) o homem, a obra máxima de Deus, nesta Terra, Sua obra-prima, se assim preferirem, a respeito de quem a inspiração nos ensina que é descendente daquele ser eterno que é o Criador de todas as coisas, sendo o mais perfeito em sua organização, possuindo maiores atributos, capacidade de raciocínio e inteligência do que todos os outros seres, tornando-se o “senhor da criação”e o mais semelhante ao Criador.Vemos essas coisas e só nos resta concluir que isso não foi obra do acaso, mas o resultado de desígnios e propósitos oniscientes e amadurecidos, que o homem é o filho de Deus, possuindo os atributos e a imagem do Pai, e no início, muito de Sua inteligência, pois estava na companhia de Deus e convivia com Ele, não conhecendo pecado. O Senhor deu-lhe a Terra como posse e herança, e as leis para seu governo, para que ele cumprisse a medida de sua criação e nela tivesse alegria.4

Imagem
Adam and Eve

Adão e Eva no Jardim, de Lowell Bruce Bennett. O Presidente Smith ensinou que Adão foi “o primeiro de todos os homens”. (Moisés 1:34)

As escrituras mostram que todas as pessoas que vêm a esta Terra e nascem na mortalidade tiveram uma personalidade preexistente e espiritual, como filhos e filhas do Pai Eterno. (…) Jesus Cristo foi o primogênito. Um espírito nascido de Deus é um ser imortal. Quando o corpo morre, o espírito não morre. No estado ressurreto o corpo será imortal, assim como o espírito.5

Fomos criados à imagem de Deus.

Qual era a forma do homem, em espírito e corpo, quando originalmente criado? De modo geral a resposta é dada nas [seguintes] palavras (…):“Deus criou o homem à sua imagem”. Isso é explicado de modo mais claro no Livro de Mórmon:“Todos os homens foram criados, no princípio, a minha própria imagem”. (Éter 3:15) É o Pai que fez essa declaração. Portanto, se formos capazes de descobrir com certeza qual a forma do “Pai dos espíritos”, o “Deus dos espíritos de toda a carne”, saberemos a forma do homem original.

Jesus Cristo, o Filho de Deus, é “a expressa imagem” da pessoa de Seu Pai. (Hebreus 1:3) Ele viveu na Terra como ser humano, como um homem perfeito, e disse, respondendo a uma pergunta que lhe foi feita:“Quem me vê a mim vê o Pai”. João 14:9) Só isso seria capaz de resolver o problema de modo a satisfazer toda mente ponderada e reverente. A conclusão inegável é que se o filho de Deus é a expressa imagem (ou seja, à semelhança) da pessoa de Seu Pai, então Seu Pai tem a forma de um homem; porque essa era a forma do Filho de Deus, não apenas durante Sua vida mortal, mas antes de Seu nascimento mortal, e depois de Sua ressurreição. Foi nessa forma que o Pai e o Filho, como pessoas distintas, apareceram a Joseph Smith, quando ele recebeu sua primeira visão, aos quatorze anos de idade.

Então, se Deus fez o homem — o primeiro homem — à Sua própria imagem e semelhança, Ele deve tê-lo feito semelhante a Cristo e conseqüentemente semelhante aos homens da época de Cristo e da era atual. É categoricamente declarado no Livro de Moisés que o homem foi feito à imagem de Cristo:“E eu, Deus, disse ao meu Unigênito, que estava comigo desde o princípio: Façamos o homem a nossa imagem, segundo nossa semelhança; e assim foi. (…) E eu, Deus, criei o homem a minha própria imagem, na imagem de meu Unigênito criei-o; homem e mulher criei-os.” [Moisés 2:26–27]

O Pai de Jesus é nosso Pai também. O próprio Jesus ensinou essa verdade,quando ensinou Seus discípulos a orar:“Pai nosso,que estás nos céus”, etc. Jesus, porém, é o primogênito de todos os filhos de Deus: O Primogênito no espírito e o Unigênito na carne. Ele é nosso irmão mais velho e, tal como Ele, fomos criados à imagem de Deus. (…)

“Deus criou o homem à Sua própria imagem.” Isso é tão verdadeiro em relação a nosso espírito quanto a nosso corpo, que é apenas a vestimenta do espírito, seu complemento; os dois juntos constituem a alma. [Ver D&C 88:15.] O espírito do homem tem a forma do homem, e o espírito de todas as criaturas é semelhante a seu corpo. Isso foi claramente ensinado pelo Profeta Joseph Smith. (Doutrina e Convênios 77:2) (…)

Quando o Ser divino cujo corpo espiritual foi visto pelo irmão de Jarede [ver Éter 3:6–16] tomou sobre Si carne e sangue, Ele tomou a forma de um homem, tendo “corpo, partes e paixões” como todos os outros homens, embora imensamente superior a eles, porque Ele era Deus, sim, o Filho de Deus, o Verbo que Se fez carne: Nele “habita corporalmente toda a plenitude da divindade”. [Colossenses 2:9] E por que não deveria parecer com um homem? Essa era a forma de Seu espírito, e era preciso que tivesse uma cobertura adequada, um tabernáculo apropriado. Ele veio ao mundo conforme havia prometido (3 Néfi 1:13), tomando sobre Si um tabernáculo infante e desenvolvendo-o gradualmente até a plenitude da estatura de Seu espírito. Ele veio como o homem tinha vindo por eras, e como o homem continuou a vir desde aquela época. Jesus, porém, como mencionado, era o Unigênito de Deus na carne.

Adão,nosso grande progenitor,“o primeiro homem”,era,tal como Cristo, um espírito preexistente, que, como Cristo, tomou sobre si um corpo adequado, o corpo de um homem, tornando-se assim “alma vivente”. A doutrina da preexistência, revelada de modo extremamente claro, particularmente nestes últimos dias, lança um maravilhoso facho de luz sobre o problema da origem do homem, que de outra forma seria para nós um enigma misterioso. Ela mostra que o homem, como espírito, foi gerado e nascido de pais celestiais e criado até a maturidade nas mansões eternas do Pai, antes de vir à Terra para receber um corpo físico e passar pela experiência da mortalidade. Ela ensina que todos os homens existiam em espírito antes de o homem existir na carne, e que todos os que habitaram na Terra desde Adão receberam um corpo e tornaram-se uma alma da mesma maneira.

Algumas pessoas acreditam que Adão não foi o primeiro homem que existiu na Terra, e que o homem original se desenvolveu de formas inferiores da criação animal. Essas, porém, são teorias do homem.A palavra do Senhor declara que Adão foi “o primeiro homem de todos os homens” (Moisés 1:34), e que temos portanto o dever de considerá-lo o primeiro pai de nossa raça. Foi mostrado ao irmão de Jarede que todos os homens foram criados no princípio à imagem de Deus; e quer consideremos que isso se refira ao espírito ou ao corpo, ou a ambos, somos levados à mesma conclusão: O homem começou a existir como ser humano, à semelhança de nosso Pai Celestial.

É verdade que o corpo do homem inicia sua existência como um minúsculo germe ou embrião, que se torna um bebê, vivificado em certo momento de sua vida pelo espírito ao qual pertence seu tabernáculo, e a criança, depois de nascer, se desenvolve até tornar-se um homem. Nada existe nisso, porém, que indique que o homem original, o primeiro de nossa raça, tenha começado a existir como algo inferior a um homem, ou inferior ao germe ou embrião humano que se torna um homem.6

Tornamo-nos semelhantes a Deus, nosso Pai, por meio da obediência aos princípios do evangelho.

Deus deu origem e planejou todas as coisas. Nascemos no mundo como descendência Sua; dotados com os mesmos atributos. Os filhos dos homens saíram do Todo-Poderoso, quer o mundo esteja disposto a aceitar esse fato ou não. Ele é o Pai de nossos espíritos. Foi ele que criou nosso tabernáculo terreno. Vivemos e nos movemos e existimos em Deus nosso Pai Celestial. E tendo nascido Dele com nossos talentos, nossa capacidade, nossa sabedoria, devemos pelo menos estar dispostos a reconhecer Sua mão em toda prosperidade que alcançarmos nesta vida e darLhe a honra e glória de tudo que realizarmos na carne. (…)

(…) [O homem] foi feito à imagem do próprio Deus, para que possa raciocinar, refletir, orar, exercer fé; ele pode usar suas energias para alcançar os desejos de seu coração, e desde que se esforce na direção certa, ele tem direito a uma porção aumentada do Espírito do Todo-Poderoso para inspirá-lo a aumentar sua inteligência, sua prosperidade e sua felicidade no mundo; mas se ele prostituir suas energias para o mal, a inspiração do Todo-Poderoso lhe será retirada, até que se torne tão tenebroso e inculto, no que se refere ao conhecimento de Deus, que se tornará tão ignorante quanto um animal.

(…) Precisamos tornar-nos semelhantes a [Deus]; para talvez sentar-nos em tronos, ter domínio, poder e progresso eterno. Deus assim determinou no princípio. (…) Esse é o objetivo de nossa existência no mundo; e somente poderemos alcançar essas coisas pela obediência a certos princípios, utilizando certos canais, adquirindo certas informações, certa inteligência de Deus, sem o que ninguém pode cumprir sua obra ou cumprir a missão que veio à Terra cumprir. Esses princípios são os princípios do evangelho de verdade eterna, os princípios da fé, do arrependimento e do batismo para a remissão dos pecados, o princípio da obediência a Deus, o Pai Eterno; porque a obediência é um dos primeiros princípios ou leis do céu.7

O homem é filho de Deus, formado à imagem divina e dotado de atributos divinos, e assim como um filho infante de pai e mãe terrenos é capaz de no seu devido tempo tornar-se um homem, da mesma forma a descendência não desenvolvida de pais celestiais é capaz, por meio da experiência adquirida em eras e eternidades, evoluir até tornar-se um Deus.8

Sugestões para Estudo

  • Como se sentem em saber que são literalmente descendentes de Deus? Como esse entendimento influencia suas decisões e ações diárias?

  • Onde ouvimos pela primeira vez o plano de nosso Pai Celestial para nosso progresso eterno? Para que propósitos viemos para a Terra?

  • Que atributos possuímos como filhos de Deus? Quais são as conseqüências de usarmos indevidamente os atributos e capacidades que recebemos de Deus?

  • Que testemunhos das escrituras temos de que Deus, o Pai, e Seu Filho Jesus Cristo possuem um corpo na forma do homem? Em que sentido esses testemunhos são importantes para vocês?

  • Como a doutrina da existência pré-mortal lança “um maravilhoso facho de luz” sobre as dúvidas a respeito da origem do homem?

  • De que modo a verdade revelada a respeito da origem do homem difere das teorias dos homens a esse respeito?

  • Por que é importante darmos a nosso Pai Celestial “a honra e glória de tudo que realizarmos na carne”?

  • A que princípio precisamos obedecer para tornar-nos semelhantes ao nosso Pai Celestial?

Notas

  1. “The Origin of Man, by the First Presidency of the Church” (A Origem do Homem, Primeira Presidência da Igreja), Improvement Era, novembro de 1909, p. 75.

  2. Conference Report, outubro de 1909, p. 3.

  3. Gospel Doctrine, 5ª ed. (1939), pp. 93–94; parágrafos acrescentados.

  4. Deseret News: Semi-Weekly, 18 de fevereiro de 1873, p. 2.

  5. James R. Clark, comp., Messages of the First Presidency of The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints (Mensagens da Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias), 6 vols. (1965–1975), 4:264.

  6. “The Origin of Man, by the First Presidency of the Church”, pp. 77–80; parágrafos acrescentados.

  7. Gospel Doctrine, pp. 62–64.

  8. “The Origin of Man, by the First Presidency of the Church”, p. 81.