Instituto
Lição 4: Examinar as escrituras — Material de preparação para a aula


“Lição 4: Examinar as escrituras — Material de preparação para a aula”, Os Ensinamentos e a Doutrina do Livro de Mórmon — Material do Professor, 2021

“Lição 4 — Material de preparação para a aula”, Os Ensinamentos e a Doutrina do Livro de Mórmon — Material do Professor

Lição 4: Material de preparação para a aula

Examinar as escrituras

Imagem
jovem lendo as escrituras

O élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “Não cedam à mentira de Satanás de que vocês não têm tempo de estudar as escrituras. (…) É mais importante banquetear-se com a palavra de Deus a cada dia do que dormir, ir para a escola, trabalhar, assistir a programas de televisão, jogar videogames ou usar a mídia social” (“Fazer do exercício da fé sua prioridade”, A Liahona, novembro de 2014, p. 93). Ao estudar este material, pondere sobre o motivo pelo qual o élder Scott gostaria que você colocasse tanta prioridade no estudo das escrituras. Avalie o papel que as escrituras desempenham atualmente em sua vida.

Seção 1

Qual prioridade as escrituras têm em minha vida?

Depois que Leí e sua família haviam viajado por dias no deserto, o Senhor ordenou a Leí que enviasse seus filhos de volta a Jerusalém para obter as placas de latão que estavam com Labão. As placas de latão eram um antigo volume de escrituras, comparável ao Velho Testamento, que continha um registro dos judeus e muitos escritos dos profetas (ver 1 Néfi 5:11–16; Guia para Estudo das Escrituras, “Placas de latão”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org).

O Senhor sabia que aquelas escrituras seriam essenciais para a família de Leí e seus descendentes. O Senhor até mesmo ordenou a Néfi que matasse Labão a fim de obter o registro, ao dizer: “Melhor é que pereça um homem do que uma nação degenere e pereça na incredulidade” (1 Néfi 4:13).

Quando Leí recebeu as placas de latão e começou a examiná-las (ver 1 Néfi 5:10), ele “encheu-se do Espírito e começou a profetizar” (versículo 17).

Imagem
Leí lendo as placas de latão
Imagem
ícone, estudar

Estude em preparação para a aula

Leia 1 Néfi 5:19, 21–22 e identifique por que era essencial que a família de Leí tivesse as escrituras consigo enquanto viajava em direção à terra prometida.

Ao comentar sobre o valor das escrituras em sua própria vida, a presidente Julie B. Beck, que serviu como presidente geral da Sociedade de Socorro, ensinou:

Imagem
Presidente Julie B. Beck

A alegria maior veio do hábito, que iniciei há tantos anos, de ler as escrituras diariamente. Alguns dias, tenho muito tempo para meditar sobre as escrituras. Outros dias reflito a respeito de uns poucos versículos. Assim como comer e respirar sustêm meu corpo físico, as escrituras nutrem e dão vida a meu espírito. Faço minhas as palavras de Néfi: “Minha alma se deleita nas escrituras e meu coração nelas medita. (…) Eis que minha alma se deleita nas coisas do Senhor; e meu coração medita continuamente nas coisas que vi e ouvi” (2 Néfi 4:15–16). (“Minha alma se deleita nas escrituras”, A Liahona, maio de 2004, p. 109)

Imagem
ícone, anotar

Anote suas impressões

Registre alguns dos motivos pelos quais você acha que o estudo pessoal das escrituras deve ser uma prioridade em sua vida.

Seção 2

Como as escrituras podem me ajudar a conhecer melhor Jesus Cristo?

Durante seu ministério, Néfi criou dois registros: as placas maiores e as placas menores de Néfi. Inicialmente, as placas maiores de Néfi continham a história secular do povo nefita. As placas menores de Néfi foram criadas “com o fim especial” de preservar um registro do ministério do povo nefita (1 Néfi 9:3). Néfi declarou que tudo o que ele desejava era que esse registro persuadisse todas as pessoas a virem a Cristo e serem salvas (1 Néfi 6:4).

Quando Néfi encarregou seu irmão Jacó de cuidar das placas menores, ele lhe ordenou que registrasse apenas as coisas que fossem “muito preciosas” (Jacó 1:1–2).

Imagem
ícone, estudar

Estude em preparação para a aula

Leia Jacó 1:4, 6–8 e Jacó 4:3–4 e identifique as coisas que Jacó considerava “muito preciosas” (Jacó 1:2).

O presidente Russell M. Nelson ensinou que Néfi, Jacó e os outros profetas do Livro de Mórmon adicionaram seu testemunho ao dos profetas das outras escrituras. Ele explicou:

Imagem
Presidente Russell M. Nelson

Em uma sequência aparentemente interminável de proclamações proféticas — o testemunho de “todos os santos profetas” (Jacó 4:4) por “muitos milhares de anos antes de sua vinda” (Helamã 8:18) — o Livro de Mórmon declara solenemente que Jesus é o Cristo, o nosso Salvador e Redentor. (“Testemunho do Livro de Mórmon”, A Liahona, janeiro de 2000, p. 83)

Imagem
ícone, ponderar

Pondere em preparação para a aula

Ao ler as escrituras — especialmente o Livro de Mórmon —, o que você aprendeu e sentiu sobre Jesus Cristo? Que passagens específicas o aproximaram Dele?

Seção 3

Como as escrituras podem me guiar na solução de problemas e na tomada de decisões?

Depois de Leí ter cumprido tudo o que lhe havia sido ordenado, o Senhor providenciou um instrumento chamado Liahona (ver Alma 37:38). A Liahona funcionava como uma bússola e servia como guia enquanto a família de Leí viajava pelo deserto. Também exibia mensagens pessoais do Senhor. Néfi aprendeu que a Liahona funcionava “conforme a fé e a diligência e a atenção” que eles davam às mensagens do Senhor (1 Néfi 16:28–29).

Imagem
a Liahona

Cerca de 500 anos mais tarde, quando Alma confiou a seu filho Helamã as placas de latão e outras escrituras, ele deu instruções sobre o funcionamento da Liahona.

Imagem
ícone, estudar

Estude em preparação para a aula

Leia e pondere sobre as instruções de Alma, registradas em Alma 37:40–41, 43–45, a respeito de como as escrituras se assemelham ou se comparam à Liahona.

Enquanto servia como membro dos setenta, o élder W. Rolfe Kerr ensinou:

Imagem
Élder W. Rolfe Kerr

As palavras de Cristo podem ser uma Liahona pessoal para cada um de nós, mostrando-nos o caminho. Não sejamos negligentes por ser fácil o caminho. Coloquemos com fé as palavras de Cristo em nossa mente e em nosso coração, como se encontram registradas nas sagradas escrituras e ao serem proferidas pelos profetas vivos videntes e reveladores. Com fé e diligência, vamos nos banquetear com as palavras de Cristo, porque as palavras de Cristo são nossa Liahona espiritual, dizendo-nos todas as coisas que devemos fazer. (“As palavras de Cristo — Nossa Liahona espiritual”, A Liahona, maio de 2004, p. 37)

Imagem
ícone, debater

Debata em preparação para a aula

Pergunte a um amigo ou familiar como as escrituras e as palavras dos profetas vivos têm sido uma fonte de orientação na vida dele — como uma Liahona pessoal. Durante a conversa, compartilhe sua própria experiência relacionada a isso.