Biblioteca
Lição 7: Proclamar o Evangelho Eterno


Lição 7

Proclamar o Evangelho Eterno

Introdução

Doutrina e Convênios contém revelações do Senhor, feitas por meio do Profeta Joseph Smith, para certos membros da Igreja, nas quais Ele ordena que esses membros preguem o arrependimento e coliguem os eleitos de Deus. A Igreja cresceu rapidamente à medida que o Profeta Joseph Smith chamou missionários que se tornaram instrumentos nas mãos do Senhor. Hoje, os membros da Igreja recebem as bênçãos relativas à obra missionária quando reconhecem suas responsabilidades quanto à propagação do evangelho e as cumprem.

Leitura Preparatória

Sugestões Didáticas

Doutrina e Convênios 29:4–7; 33:2–7

O Senhor chama servos para ajudar a coligar Seus filhos.

Mostre esta declaração do Presidente Gordon B. Hinckley (1910–2008) e peça que um aluno a leia em voz alta:

Imagem
Presidente Gordon B. Hinckley

“O trabalho missionário é a atividade que dá vida à Igreja. É o seu principal meio de crescimento. É por causa desse trabalho que a Igreja atingiu seu tamanho atual” (“Trabalho Missionário”, Primeira Reunião Mundial de Treinamento de Liderança, 11 de janeiro de 2003, p. 17; ver também A Liahona, junho de 2004, p. 11).

  • Em sua opinião, como o trabalho missionário pode ser considerado “a atividade que dá vida à Igreja”?

Explique aos alunos que, no início da Restauração, era comum as pessoas procurarem o Profeta para pedir revelações que as orientassem sobre como ajudar na obra do Senhor. Às vezes o Profeta recebia revelações para uma única pessoa e outras para diversas pessoas. Comente que Doutrina e Convênios 33 é uma revelação que se destinava a duas pessoas: Ezra Thayer (ou Thayre) e Northrop Sweet.

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Doutrina e Convênios 33:2–7. Peça aos demais que acompanhem e identifiquem palavras, frases ou símbolos usados pelo Senhor que se apliquem a nosso papel na obra missionária e que salientem a importância de proclamar o evangelho nos últimos dias.

  • Que símbolos o Senhor usou? (Enquanto os alunos respondem, você pode anotar as respostas no quadro.)

  • Como esses símbolos ilustram nosso papel na obra missionária e salientam a importância de proclamar o evangelho?

Peça aos alunos que estudem atentamente o versículo 6 e vejam o que acontecerá se declararmos o evangelho aos outros. Depois, peça-lhes que digam em suas próprias palavras o que encontraram. [Os alunos podem usar outras palavras, mas precisam identificar este princípio: Quando pregamos o evangelho de Jesus Cristo aos outros, ajudamos a reunir os eleitos do Senhor. Sugere-se que você comente que, logo após essa revelação, Ezra Thayer “encheu seu celeiro” de pessoas que foram ouvir Joseph Smith e outros pregarem o evangelho (Documents, Volume I: July 1828–June 1831 [Documentos, Volume I: julho de 1828 a junho de 1831], vol. I da série documental do projeto The Joseph Smith Papers [Documentos Históricos Relativos a Joseph Smith], 2013, p. 206].)

Leia para os alunos esta definição da coligação de Israel preparada pelo Élder Bruce R. McConkie (1915­1985), do Quórum dos Doze Apóstolos:

Imagem
Élder Bruce R. McConkie

“A coligação de Israel consiste em acreditar, aceitar e viver em harmonia com tudo o que o Senhor ofereceu a seu antigo povo escolhido. (…) Consiste em acreditar no evangelho, filiar-se à Igreja e entrar no reino” (A New Witness for the Articles of Faith [Uma Nova Testemunha das Regras de Fé], 1985, p. 515).

Peça que um aluno leia em voz alta a seguinte história ocorrida com alguns dos primeiros missionários chamados após a organização da Igreja. Peça aos demais que escutem atentamente para descobrir como esses missionários conseguiram reunir alguns eleitos do Senhor.

“[No outono de 1830], o Senhor revelou a Joseph Smith que Oliver Cowdery, Peter Whitmer Jr., Parley P. Pratt e Ziba Peterson deveriam ‘[ir] aos lamanitas para pregar-lhes meu evangelho’ (D&C 28:8; 30:5–6; 32:1–3). Aqueles missionários viajaram aproximadamente 2.400 quilômetros, pregando brevemente a várias tribos indígenas (…). Contudo, o maior sucesso que os missionários tiveram ocorreu quando pararam na região de Kirtland, Ohio. Ali, eles batizaram cerca de 130 conversos, principalmente dentre os membros da congregação da Igreja Reformada Batista, de Sidney Rigdon, dando assim início ao que viria tornar-se um local de reunião de centenas de membros da Igreja no ano seguinte. Os missionários também conseguiram fazer alguns conversos entre os habitantes do Condado de Jackson, Missouri, onde a cidade de Sião seria estabelecida posteriormente” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 157; ver também Richard Dilworth Rust, “A Mission to the Lamanites [Missão entre os Lamanitas]: D&C 28, 30, 32”, série Revelations in Context [Revelações em Contexto], 22 de fevereiro de 2013, history.LDS.org).

Comente que, com essas conversões no norte de Ohio, o número de membros da Igreja dobrou.

Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa de Doutrina e Convênios 29:4–7 e identifiquem características dos “eleitos do Senhor”.

  • O que o Salvador disse de Seus eleitos?

Explique à classe que, no trabalho dos primeiros missionários que pregaram fora da América do Norte, encontramos um exemplo dramático de como o Senhor usa Seus servos para reunir os eleitos. Peça a um aluno que leia o seguinte resumo em voz alta e aos demais que acompanhem a leitura com atenção para descobrir que conselho o Profeta Joseph Smith deu ao Élder Heber C. Kimball (1801–1868).

“Heber C. Kimball, um membro do Quórum dos Doze, relembrou: ‘No dia primeiro de junho de 1837, o Profeta Joseph veio falar comigo, quando eu estava sentado (…) no Templo de Kirtland e sussurrou-me, dizendo: ‘Irmão Heber, o Espírito do Senhor sussurrou para mim: ‘Que Meu servo Heber vá para a Inglaterra e proclame Meu evangelho e abra a porta da salvação para aquela nação’’’. O Élder Kimball sentiu-se assoberbado com a ideia daquele empreendimento: ‘Senti como se fosse um dos servos mais fracos de Deus. Perguntei a Joseph o que eu diria quando chegasse lá; ele me disse que procurasse o Senhor, e Ele me guiaria e falaria por meio do mesmo espírito que o [guiava]’.

O Profeta também fez o chamado para Orson Hyde, Willard Richards e Joseph Fielding em Kirtland e para Isaac Russell, John Snyder e John Goodson em Toronto, Canadá. Aqueles irmãos deveriam unir-se ao Élder Kimball em sua missão para a Inglaterra. Reunindo-se na cidade de Nova York, eles viajaram no navio Garrick até a Grã-Bretanha, no dia 1º de julho de 1837. Essa primeira missão fora da América do Norte trouxe 2.000 conversos para a Igreja no primeiro ano de trabalho dos missionários na Inglaterra. O Élder Kimball escreveu com alegria para o Profeta: ‘Glória a Deus, Joseph, o Senhor está conosco em meio às nações!’

Uma segunda missão apostólica na Inglaterra, envolvendo a maioria dos membros dos Doze, sob a liderança de Brigham Young, foi dirigida pelo Profeta, de Nauvoo. Partindo no outono de 1839, os Doze chegaram à Inglaterra em 1840. Ali, deram início a um trabalho que em 1841 traria mais de 6.000 conversos para a Igreja” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, pp. 343, 345).

  • Que conselho Heber C. Kimball recebeu do Profeta Joseph Smith?

  • Falem de uma ocasião em que se empenharam em pregar o evangelho e sentiram que o Senhor os ajudou.

Doutrina e Convênios 4:1–7; 18:10–16; 31:1–12; 34:5–6; 39:20–23; 88:81

Quem for advertido deve advertir o próximo

Diga que Doutrina e Convênios lembra os membros da Igreja repetidas vezes das responsabilidades e bênçãos referentes ao trabalho missionário. Nas revelações registradas em Doutrina e Convênios, nossa responsabilidade de falar do evangelho ao próximo é um tema recorrente. Quando aprendemos a reconhecer os temas recorrentes nas escrituras, isso nos ajuda a banquetear-nos com as palavras de Cristo (ver “Um Reservatório de Água Viva”, serão do SEI para os jovens adultos, 4 de fevereiro de 2007, LDS.org).

Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa de Doutrina e Convênios 88:81 e, depois, resumam com suas próprias palavras como essa escritura se aplica aos membros da Igreja. (É possível que os alunos respondam que todos os que aceitam o evangelho de Jesus Cristo têm o dever de proclamá-lo aos outros.)

Mostre a seguinte tabela ou copie-a no quadro. Divida a classe em três grupos e encarregue cada grupo de uma das passagens da tabela. Peça-lhes que leiam a passagem identificando as responsabilidades e bênçãos referentes à proclamação do evangelho.

Responsabilidades

Bênçãos

Doutrina e Convênios 4:1–7

Doutrina e Convênios 18:10–16

Doutrina e Convênios 31:1–12

Dê-lhes tempo suficiente para terminar e, depois, peça-lhes que contem à turma o que descobriram.

Mostre aos alunos a seguinte declaração do Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, e peça que alguém a leia em voz alta: Peça à classe que escute com atenção o que o Élder Bednar disse sobre as responsabilidades que temos, individualmente, quanto à pregação do evangelho.

Imagem
Élder David A. Bednar

“Os discípulos devotados de Jesus Cristo sempre foram e sempre serão valorosos missionários. Um missionário é um seguidor de Cristo que presta testemunho Dele como o Redentor e proclama as verdades de Seu evangelho.

A Igreja de Jesus Cristo sempre foi e sempre será uma igreja missionária. Os membros da Igreja do Salvador aceitaram individualmente a solene obrigação de ajudar no cumprimento do encargo divino dado pelo Senhor a Seus apóstolos, conforme registrado no Novo Testamento:

‘Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém’ (Mateus 28:19–20).

Os santos dos últimos dias levam muito a sério essa responsabilidade de ensinar todas as pessoas de todas as nações a respeito do Senhor Jesus Cristo e de Seu evangelho restaurado. (…)

De fato, sentimos a solene responsabilidade de levar essa mensagem a toda nação, tribo, língua e povo” (“Vinde e Vede”, A Liahona, novembro de 2014, p. 107).

  • Por que os membros da Igreja do Salvador devem encarar o trabalho missionário como uma obrigação solene?

Mostre aos alunos a seguinte declaração do Élder L. Tom Perry, do Quórum dos Doze Apóstolos, e peça que alguém a leia em voz alta. Peça aos demais que acompanhem a leitura e meditem sobre por que talvez fosse uma boa ideia tornarem-se mais diligentes em proclamar o evangelho.

Imagem
Élder L. Tom Perry

“O evangelho centraliza-se na Expiação de nosso Senhor e Salvador. A Expiação provê o poder de limpar os pecados, de curar e de conceder vida eterna. Todas as inestimáveis bênçãos da Expiação somente podem ser concedidas aos que viverem os princípios e receberem as ordenanças do evangelho — fé em Jesus Cristo, arrependimento, batismo, recebimento do Espírito Santo — e perseverarem até o fim. Nossa grande mensagem missionária ao mundo é que toda a humanidade foi convidada a ser resgatada e a entrar no rebanho do Bom Pastor, sim, Jesus Cristo.

Nossa mensagem missionária é fortalecida pelo conhecimento da Restauração. Sabemos que Deus fala a Seus profetas hoje, como o fez no passado. Também sabemos que Seu evangelho é ministrado com o poder e a autoridade do sacerdócio restaurado. Nenhuma outra mensagem tem tamanho significado eterno para todos os que vivem na Terra hoje” (“Trazei Almas a Mim”, A Liahona, maio de 2009, pp. 110–111).

  • Em sua opinião, por que precisamos ser mais diligentes em compartilhar o evangelho? (As respostas devem incluir esta verdade: Quando compartilharmos o evangelho com outras pessoas, colocamos as bênçãos da Expiação de Jesus Cristo ao alcance delas.)

Peça aos alunos que estudem Doutrina e Convênios 34:5–6; 39:20–23 e identifiquem outra razão importante pela qual o Senhor ordenou que levássemos a mensagem do evangelho aos outros. (Os alunos podem usar outras palavras, mas precisam identificar esta verdade: Quando compartilhamos a mensagem do evangelho com outras pessoas, nós as ajudamos a se prepararem para a Segunda Vinda de Jesus Cristo.)

  • Como entender a importância eterna do evangelho ajuda a motivá-los a compartilhá-lo com outras pessoas?

  • Contem alguma experiência que tiveram ao transmitir a mensagem do evangelho a outras pessoas.

Dê alguns minutos para os alunos ponderarem e escreverem sobre o que podem fazer para participar da proclamação do evangelho. Por exemplo: Eles poderiam escrever o nome de algum conhecido que não seja membro da Igreja e assumir o compromisso de falar do evangelho a essa pessoa. Peça que alguns alunos comentem o que pretendem fazer. Incentive todos a seguirem as inspirações que receberem e a orarem diariamente pedindo oportunidades de levar o evangelho ao próximo.

Leituras Sugeridas aos Alunos