Outros recursos
A Restauração do Sacerdócio


Lição 3

A Restauração do Sacerdócio

O propósito desta lição é ajudar-nos a entender a restauração do santo sacerdócio, o qual foi retirado da Terra depois da época de Cristo.

Introdução

Como portadores do sacerdócio, possuímos a mesma autoridade que Deus deu a Seus servos no passado.

• Apresente a gravura 3-a, “Cristo ordenou doze Apóstolos e deu-lhes as chaves do sacerdócio”.

Estas são algumas das ordenanças que podemos realizar com o sacerdócio:

  1. Batizar, como João Batista e os nefitas fizeram. (Ver Mateus 3:15–17 e 3 Néfi 11:19–26.)

  2. Administrar o sacramento, como Jesus fez. (Ver Lucas 22:19–20)

  3. Conceder o Espírito Santo, como Paulo e os Nefitas fizeram. (Ver Atos 19:5–6 e 3 Néfi 18:37)

  4. Curar os doentes, como Pedro fez. (Ver Atos 3:1–8.)

Essas ordenanças do sacerdócio foram realizadas no passado por muitos fiéis portadores do sacerdócio. Podemos desempenhar os deveres do sacerdócio hoje porque o sacerdócio de Deus está novamente na Terra. Os homens dignos na Sua Igreja têm recebido o mesmo sacerdócio que Seus servos da antigüidade recebiam.

A Grande Apostasia e a Restauração

Como discutido na lição 2, a Apostasia ocorreu após a época de Cristo. Devido à iniqüidade dos homens, o sacerdócio e muitos dos verdadeiros ensinamentos de Jesus Cristo foram mudados ou perdidos. Muitos grandes profetas haviam predito que viria o tempo em que as pessoas se afastariam da verdade. Um desses profetas foi Isaías. Ao falar da Apostasia, ele disse que as pessoas “têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna”. (Isaías 24:5) A profecia de Isaías foi cumprida. Por causa da transgressão, após a época de Cristo a verdadeira ordem do sacerdócio foi tirada da Terra. Os povos do Livro de Mórmon foram, por um certo período de tempo, as únicas pessoas a desfrutarem das bênçãos do sacerdócio, mas no final até eles se afastaram da verdade. Por causa da Apostasia, as pessoas na Terra não podiam mais ouvir o verdadeiro evangelho e receber as ordenanças salvadoras do sacerdócio.

O Pai Celestial deseja que todos os Seus filhos retornem a Ele. Foi necessário, então, que Ele restaurasse o sacerdócio e suas ordenanças e todas as outras verdades necessárias para retornarmos a Ele.

Muitos profetas ansiavam pela Restauração. Isaías, por exemplo, profetizou de uma época em que o Senhor faria “uma obra maravilhosa no meio deste povo, uma obra maravilhosa e um assombro”. (Isaías 29:13–14) Pedro também previu a época em que haveria a “restauração de tudo”. (Ver Atos 3:19–21.) Restituição significa trazer de volta alguma coisa que tenha sido tirada ou perdida. O sacerdócio e o evangelho precisavam ser restaurados ou toda a humanidade se perderia. Essa restauração teve início em 1820 quando Deus, o Pai, e o Senhor Jesus Cristo apareceram a Joseph Smith.

Joseph Smith e a Restauração do Sacerdócio

Joseph Smith foi um dos “nobres e grandes” filhos espirituais de nosso Pai Celestial. Como Abraão, foi escolhido antes de vir à Terra para uma missão muito importante. (Ver Abraão 3:22–23.) Sendo assim, a missão de Joseph Smith foi prevista por muitos dos antigos profetas. José do Egito e Leí, o profeta do Livro de Mórmon, conheciam acerca de Joseph Smith e sua missão. Leí falou a seu filho José de uma profecia feita por José do Egito acerca de um profeta dos últimos dias que também se chamaria José.

• Leia 2 Néfi 3:6–15

Joseph Smith começou a busca da verdade quando ainda muito jovem. Quando tinha 14 anos foi a um bosque e pediu a Deus que lhe dissesse a qual Igreja deveria filiar-se. Como resultado de sua oração, Deus e Jesus Cristo apareceram a ele e instruíram-no. Três anos depois, em 1823, o anjo Morôni apareceu a Joseph Smith e falou-lhe sobre o Livro de Mórmon. Tempos depois, Morôni entregou a Joseph Smith esse registro sagrado dos antigos habitantes da América. Com a ajuda de Deus, Joseph foi capaz de traduzir o registro. O Livro de Mórmon e as revelações dadas a Joseph Smith restauraram muitas das verdades que foram perdidas durante a Apostasia.

Contudo, a restauração da verdade acerca de Deus e Suas doutrinas não era suficiente. Joseph Smith nascera quando o sacerdócio não estava na Terra. Por ele não poder cumprir sua missão sem o sacerdócio, era necessário que o sacerdócio lhe fosse restaurado por aqueles que possuíam as chaves, ou a autoridade para ordená-lo. Em 1838, Joseph Smith registrou o seguinte acerca de como ele e Oliver Cowdery receberam o Sacerdócio Aarônico.

• Mostre a gravura 3-b, “O Sacerdócio Aarônico e o Sacerdócio de Melquisedeque foram restaurados nas margens do rio Susquehanna”.

“Continuávamos (…) o trabalho de tradução, quando, no mês seguinte (maio de 1829), fomos certo dia a um bosque para orar e consultar o Senhor a respeito do batismo para a remissão dos pecados, mencionado na tradução das placas. Enquanto orávamos e invocávamos o Senhor, um mensageiro do céu desceu em uma nuvem de luz e, colocando as mãos sobre nós, ordenou-nos [ao Sacerdócio de Aarão] (…)

O mensageiro que nos visitou nessa ocasião e conferiu-nos esse sacerdócio disse que seu nome era João, o mesmo que é chamado João Batista no Novo Testamento; e que agia sob a direção de Pedro, Tiago e João, que possuíam as chaves do Sacerdócio de Melquisedeque, sacerdócio esse que, declarou ele, nos seria conferido no devido tempo. (…) No dia quinze de maio de 1829 fomos ordenados pela mão desse mensageiro e batizados.” (Ver Joseph Smith — História 1:68–72; ver também D&C 13)

Mais tarde, neste mesmo ano, 1829, Joseph Smith e Oliver Cowdery receberam o Sacerdócio de Melquisedeque. Os antigos apóstolos de Jesus, Pedro, Tiago e João, apareceram a eles, impuseram as mãos sobre sua cabeça e ordenaram-nos. (Ver D&C 27:12.) Assim, Joseph Smith recebeu o Sacerdócio Aarônico e o Sacerdócio de Melquisedeque. A autoridade do sacerdócio foi restaurada: aqueles que o possuíam no passado trouxeram o poder de Deus à Terra novamente.

O Sacerdócio Aarônico

“O Sacerdócio Aarônico é um ‘apêndice do maior, ou seja, do Sacerdócio de Melquisedeque’. (D&C 107:14) Seu nome vem de Aarão, o irmão de Moisés, pois foi conferido a ele e a seus descendentes. Os irmãos que possuem o Sacerdócio Aarônico têm autoridade para administrar em ordenanças tais como o batismo e abençoar e distribuir o sacramento. (Ver D&C 107:13–14, 20.)

A missão do Sacerdócio Aarônico é ajudar aqueles que o possuem a —

  • Converter-se ao evangelho de Jesus Cristo e viver de acordo com seus ensinamentos.

  • Magnificar seus chamados no sacerdócio.

  • Prestar serviço significativo.

  • Preparar-se para receber o Sacerdócio de Melquisedeque.

  • Preparar-se para servir em missões de tempo integral.

Viver dignamente para receber os convênios do templo e ser maridos e pais dignos.

Quando o Sacerdócio Aarônico é conferido a um homem, ele é ordenado a um ofício nesse sacerdócio. Esses ofícios são diácono, mestre e sacerdote. Os irmãos que possuem o mesmo ofício são organizados em um quórum. Cada quórum é presidido por um presidente que ensina aos membros seus deveres e encoraja a irmandade entre eles.” (Ver Guia para Líderes do Sacerdócio e das Auxiliares, p. 6–7.)

O Sacerdócio Aarônico é um sacerdócio preparatório. Ele prepara o caminho para aqueles que administram as bênçãos do Sacerdócio de Melquisedeque e concede aos portadores do Sacerdócio Aarônico a experiência de que necessitam para receber o Sacerdócio de Melquisedeque.

• O que os portadores do Sacerdócio Aarônico devem fazer a fim de se prepararem para receber o Sacerdócio de Melquisedeque? Como os portadores do Sacerdócio de Melquisedeque podem ajudá-los?

O Sacerdócio de Melquisedeque

O Sacerdócio de Melquisedeque recebeu esse nome devido a Melquisedeque, um profeta do Velho Testamento que viveu nos dias de Abraão. Antes de sua época, chamava-se Santo Sacerdócio segundo a Ordem do Filho de Deus. Contudo, para evitar a repetição freqüente do nome de Deus, a Igreja foi instruída a chamar o sacerdócio pelo nome de Melquisedeque porque “Melquisedeque foi um grande sumo sacerdote”. (D&C 107:1–6)

Doutrina e Convênios revela que o Sacerdócio de Melquisedeque tem o direito de presidir sobre todos os ofícios da Igreja. Os irmãos que portam o Sacerdócio de Melquisedeque possuem a autoridade necessária para liderar na Igreja e supervisionar a pregação do evangelho. Eles também possuem autoridade para presidir nas alas, ramos, estacas e missões. Não há autoridade ou sacerdócio maior. Em adição, esse sacerdócio tem autoridade para administrar todas as ordenanças espirituais necessárias para que retornemos a nosso Pai Celestial. (D&C 107:8–19)

Alguns dos poderes e deveres do Sacerdócio de Melquisedeque incluem:

  • Conceder o dom do Espírito Santo.

  • Ordenar homens dignos ao Sacerdócio de Melquisedeque.

  • Realizar o trabalho do templo para os vivos e mortos.

  • Administrar aos doentes.

  • Cuidar do bem-estar espiritual e temporal de todas as pessoas.

No Sacerdócio de Melquisedeque, os ofícios de élder, sumo-sacerdote, patriarca, setenta e apóstolo variam somente com respeito a suas responsabilidades específicas. Os portadores do Sacerdócio de Melquisedeque podem realizar todos os deveres do Sacerdócio Aarônico. Por meio do Sacerdócio de Melquisedeque, preparamos a nós mesmos e também aos outros para algum dia entrarmos no reino dos céus.

• Convide os membros da classe a relatarem algumas das bênçãos que desfrutam devido ao sacerdócio ter sido restaurado. Convide-os também a pensarem como poderiam desfrutar mais plenamente das bênçãos que estão disponíveis por meio do sacerdócio.

Conclusão

O Élder Ezra Taft Benson disse: “Deus falou dos céus outra vez. O sacerdócio e autoridade para agir em Seu nome foram novamente restaurados aos homens na Terra, depois de séculos de escuridão. A plenitude do evangelho eterno está aqui com todos os seus princípios salvadores”. (The Teachings of Ezra Taft Benson [1988], p. 113)

Se o sacerdócio não estivesse na Terra, não poderíamos realizar o trabalho de Deus e a verdadeira Igreja não poderia existir. Como resultado, ninguém poderia ganhar a vida eterna. A vida eterna é dada somente àqueles que obedecem aos princípios e ordenanças do evangelho, e as ordenanças do evangelho não podem ser realizadas sem o sacerdócio. Como o sacerdócio é o poder de Deus e não dos homens, o homem não pode dar a si mesmo o sacerdócio. Nem pode conferi-lo a outros a menos que o receba por devida autoridade. (Ver D&C 42:11.) Por essas razões, o sacerdócio foi restaurado a Joseph Smith por mensageiros celestiais. Atualmente o sacerdócio se encontra na verdadeira Igreja de Jesus Cristo, a qual foi restaurada para realizar a obra do Senhor em benefício de toda a humanidade. (Ver D&C 84:17.)

Um membro da Igreja que tenha recebido o sacerdócio de Deus tem grande responsabilidade de ajudar a si mesmo, sua família e todas as pessoas ao seu redor para que recebam as bênçãos da vida eterna.

Desafios

Conheça as oportunidades e deveres do sacerdócio. Você pode fazê-lo lendo as escrituras, jejuando e orando, estudando seu manual do sacerdócio e recebendo instrução de seus líderes do sacerdócio.

Cumpra seus deveres no sacerdócio da melhor maneira possível e busque sempre melhorar.

Apóie os que possuem autoridade acima de você, sendo cuidadoso para não assumir qualquer poder ou autoridade que não lhe tenha sido conferida.

Preparação do Professor

Antes de apresentar esta lição:

  1. Leia Doutrina e Convênios 13, 20, 84, 107, 121 e 124 para obter um entendimento maior do sacerdócio.

  2. Estude o capítulo 14, “A Organização do Sacerdócio” e o 17, “A Igreja de Jesus Cristo na Atualidade”, no manual Princípios do Evangelho.

  3. Designe membros da classe para apresentar histórias, escrituras ou citações que você queira.