Outros recursos
Patriarcas e Bênçãos Patriarcais


Lição 10

Patriarcas e Bênçãos Patriarcais

O propósito desta lição é ajudar-nos a entender o papel dos patriarcas e preparar-nos para receber uma bênção patriarcal.

Introdução

O Senhor ama todos os Seus filhos e deseja abençoá-los. Nossas ações e escolhas, contudo, determinam até que ponto Ele pode abençoar-nos. O Presidente Joseph F. Smith disse: “Cada pessoa receberá sua justa recompensa pelo bem que possa fazer e por seus atos. No entanto, convém lembrar que todas as bênçãos que possamos receber, tanto aqui como na vida futura, virão até nós como resultado de nossa obediência às leis de Deus nas quais essas bênçãos se baseiam”. (“What is to Become of Such as Me?” Improvement Era, novembro de 1912, p. 71)

Ao recebermos nossa bênção patriarcal, são-nos ditas muitas das bênçãos que o Pai Celestial tem preparado para nós neste mundo e na eternidade. Essas bênçãos serão nossas se vivermos uma existência fiel e verdadeira. Podemos ser motivados a ser dignos de receber as bênçãos a nós prometidas se soubermos essas coisas antecipadamente.

O que É um Patriarca?

Os patriarcas são pais. Adão foi o primeiro patriarca, e ele foi responsável por abençoar sua posteridade e ajudá-la a viver em retidão. Um dos últimos atos de serviço que Adão realizou por seus filhos foi dar-lhes uma bênção patriarcal.

• Peça aos membros da classe que leiam Doutrina e Convênios 107:53–57.

Em uma visão, Joseph Smith viu Adão chamando seus filhos para reunirem-se e concedendo-lhes bênçãos patriarcais. Ele viu o Senhor aparecer a eles e Adão predisse o que aconteceria à sua família. Ao falar desse grande evento, o Profeta Joseph Smith disse: “Essa foi a razão por que Adão bendisse a sua posteridade; queria levá-la à presença de Deus”. (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, comp. Joseph Fielding Smith [s/d], p. 154)

A palavra patriarca é também o título de um ofício no Sacerdócio de Melquisedeque. Na organização da Igreja na época de Jesus, os patriarcas eram chamados de evangelistas. (Ver Efésios 4:11.) Quando a Igreja foi restaurada, esse ofício do sacerdócio foi também restaurado. Joseph Smith explicou que “o evangelista é um patriarca. (…) Onde quer que a Igreja de Jesus Cristo se encontre estabelecida sobre a Terra, ali deve haver um patriarca para o benefício da posteridade dos santos”. (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 147)

A maioria das estacas da Igreja tem pelo menos um portador do Sacerdócio de Melquisedeque digno que é chamado e ordenado sob a direção do Quórum dos Doze para ser um patriarca da estaca. Como um sumo sacerdote, ele tem a autoridade para executar qualquer dever que um sumo sacerdote tenha que executar; mas por ser um patriarca, ele também tem a responsabilidade específica de dar bênçãos aos membros da estaca que desejam obter sua bênção patriarcal.

Os patriarcas têm o direito e são inspirados a dar bênçãos patriarcais em nome do Senhor. Essas bênçãos podem trazer conforto em momentos de sofrimento ou aflição, podem fortalecer a fé, e podem motivar-nos a viver dignos das bênçãos que o Senhor tem reservadas para nós. (Ver Joseph Fielding Smith, Doutrinas de Salvação, comp. Bruce R. McConkie, 3 vols. [1978], 3:173.)

O que É uma Bênção Patriarcal?

• Mostre a gravura 10-a, “As bênçãos patriarcais revelam a linhagem e prometem bênçãos que podem ser obtidas por meio de um viver digno”.

Em 1957, a Primeira Presidência da Igreja explicou que uma bênção patriarcal contém uma declaração inspirada da linhagem. Por meio da bênção patriarcal, recebemos orientações inspiradas e proféticas acerca de nossas missões na vida. Essas bênçãos incluem promessas de dons espirituais, bênçãos temporais, conselhos e admoestações que nos ajudarão a cumprir nossas missões na vida. (Ver carta da Primeira Presidência aos presidentes de estaca, 28 de junho de 1957.)

Uma parte importante de uma bênção patriarcal é a declaração de nossa linhagem, que nos revela por meio de qual tribo de Israel recebemos nossas bênçãos. Por causa de nossa linhagem, temos o direito de receber, de acordo com nossa retidão, as mesmas bênçãos dadas a Adão, Abraão, Jacó e outros grandes profetas de Deus. (Ver Eldred G. Smith, Conference Report, abril de 1971, pp. 145–147; ou Ensign, junho de 1971, pp. 100–101)

Quando nos filiamos à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias nos tornamos herdeiros do Pai Celestial. Isso significa que receberemos todas as bênçãos que o Pai Celestial tem para nós — se vivermos dignamente. Essas são as mesmas bênçãos prometidas a Abraão. Os membros da Igreja são descendentes diretos de Abraão ou adotados em uma das tribos de Israel por terem aceitado o verdadeiro evangelho. (Ver Romanos 8:14–17; Gálatas 3:26–29; D&C 63:20; 86:8–10.)

Outra parte importante de uma bênção patriarcal é o esclarecimento que nos é dado acerca de nossas missões nesta vida. Por meio de nossa bênção patriarcal, o Pai Celestial fala-nos quais são nossos propósitos aqui na Terra e como realizá-los. O cumprimento de nossas bênçãos, no entanto, é condicional.

O Élder John A. Widtsoe ensinou que algumas dessas bênçãos poderão não vir nesta vida: “Deve-se ter sempre em mente que a realização das promessas feitas poderá ser nesta vida ou na vida futura. Os homens vacilam, às vezes, porque as bênçãos prometidas não ocorreram nesta vida. Eles esquecem-se de que, no evangelho, a vida continua com todas as suas atividades para todo o sempre e os labores da Terra poderão continuar no céu”. (Evidences and Reconciliations, arr. G. Homer Durham, 3 vols. 1 [1960], p. 323)

• Peça ao membro designado que preste seu testemunho sobre a orientação e apoio que a bênção patriarcal tem sido para ele em sua vida.

Receber uma Bênção Patriarcal

Temos que cumprir certos requisitos a fim de recebermos nossa bênção patriarcal. Devemos:

  1. Ser batizados e membros dignos da Igreja.

  2. Ter o desejo de receber orientação do Senhor.

  3. Estudar o evangelho e conhecer o propósito da bênção patriarcal.

  4. Ter maturidade suficiente para dar valor ao significado da bênção e ser incentivado por ela.

  5. Receber uma recomendação de nosso bispo ou presidente de ramo.

  6. Marcar uma entrevista com o presidente da estaca para receber nossa bênção patriarcal.

Antes de recebermos nossa bênção, devemos orar para preparar-nos espiritualmente, e devemos orar pelo patriarca para que ele seja inspirado ao dar a bênção. Podemos também jejuar a fim de nos prepararmos.

• Peça ao membro da classe designado que descreva como ele se preparou para receber sua bênção patriarcal.

Quando os patriarcas proferem nossas bênçãos, eles as gravam. Eles fazem isso para que possam dar-nos uma cópia impressa de nossa bênção. Uma cópia também fica arquivada nos registros oficiais da Igreja. Sendo assim, se alguém perder sua bênção, poderá obter outra cópia da Igreja.

A bênção patriarcal é pessoal e sagrada, portanto deve ser mantida em um lugar seguro mas conveniente. Seu conteúdo deve ser compartilhado somente com membros próximos da família. Para que nossa bênção patriarcal nos seja útil, precisamos estudá-la freqüentemente. Ao fazê-lo, saberemos como agir para recebermos as bênçãos prometidas.

Conclusão

A história seguinte mostra como uma pessoa foi abençoada ao dedicar-se fielmente a seguir o conselho que lhe fora dado em uma parte de sua bênção patriarcal.

“Sempre senti que tinha algum propósito na vida, e que iria realizar uma grande missão, mas não sabia como iria fazer com que isso acontecesse, pois tornei-me adulto sem ter aprendido a ler ou escrever adequadamente.

Eu me achava tão esperto quanto os outros meninos, mas minhas notas escolares indicavam o contrário — eu era um aluno que sempre tirava notas ruins. Uma série de testes dados na escola, tendo como base a interpretação de textos, indicavam que eu não era muito inteligente — que talvez não devesse nem andar por aí sozinho. Habilidades acadêmicas que eram muito simples para os outros meninos realizarem, eram difíceis demais para mim. Quando adolescente, certa vez um dos outros rapazes me pediu que soletrasse a palavra gás, e eu não fui capaz de fazê-lo. Como sempre era reprovado, comecei a sentir que era realmente burro, exatamente como as pessoas me davam a entender por algum tempo, e falavam abertamente a meu respeito.

Formei-me no ensino médio somente porque esse parecia o meio mais simples que a escola tinha de ver-se livre do problema de tentar educar um estudante que julgavam ser incapaz de aprender mesmo a ler, algo que era ensinado no curso primário.

Por mais estranho que possa parecer, meu primeiro contato com as verdades restauradas do evangelho ocorreu quando tinha 14 anos de idade e tentava ler um dos livros que encontrei na estante da família. Encontrara um Livro de Mórmon que pertencera a minha mãe, que fora batizada como membro da Igreja na região rural do sul do Tennessee havia muitos anos. No entanto, devido ao seu isolamento de outros membros da Igreja, ela nunca aprendera muito acerca do evangelho e logo se afastou. Sendo assim, ela não tinha muito conhecimento e desejo de ensinar a seus filhos o evangelho contido no Livro de Mórmon.

Esforcei-me muito para ler o testemunho de Joseph Smith, lendo somente as palavras simples e pulando as mais difíceis que eu não entendia. Não é de se admirar que, algumas vezes, eu lia sem significado algum, mas por alguma razão senti o espírito e tinha a certeza de que o que lia era verdadeiro. O que fui capaz de ler deu-me o desejo de conhecer mais acerca da Igreja, sendo assim, na manhã do domingo seguinte, pedi carona até o outro lado da cidade para ir à Igreja Mórmon. Esse foi o começo de um período de oito anos que passei acumulando um testemunho do evangelho suficiente para que finalmente (…) entrasse nas águas do batismo com vinte e dois anos de idade.

Então, como eu já era membro da Igreja e tinha começado a seguir o caminho rumo à exaltação no reino celestial, não mais me contentava com minha falta de desenvolvimento e realização pessoal. Desejava crescer como indivíduo em valor e utilidade no Seu reino, e para isso, tinha muito a aprender, incluindo-se aí o aprendizado da leitura.

Então fiz o que sempre somos aconselhados ao tomar decisões e fazer planos que afetem nosso progresso eterno — voltei-me para o Senhor e pedi Sua orientação, e foi-me concedida em minha bênção patriarcal, que dizia:

‘Você é especial aos olhos de Deus, assim como o Apóstolo Paulo no Novo Testamento, um servo escolhido a quem foi dado o poder e a capacidade de realizar um bom trabalho. Continue sua busca de conhecimentos e ore por sabedoria para que você possa glorificar seu Pai Celestial com sua inteligência.’

Se o Senhor me considerava capaz de aprender, então eu poderia aprender! Porém, percebi que essa bênção não seria cumprida automaticamente, sem que houvesse qualquer pensamento ou ação de minha parte. O cumprimento dessa bênção, tal como acontece com todas as bênçãos patriarcais, dependia de minha dignidade e de estar disposto a fazer tudo o que fosse necessário para alcançá-las.

Eu agora tinha fé que com a ajuda do Senhor eu poderia aprender se me aplicasse, a assim o fiz, estudando das 6h até a meia-noite, seis dias durante a semana.

Gastei trezentos dólares em um jogo de discos que continha as letras do alfabeto em linhas básicas. Passei noite após noite memorizando o alfabeto, soletrando, a fim de ensinar a mim mesmo a ler e a escrever. Eu ainda não conseguia soletrar muito bem, mas conseguia lê-las observando os sons que cada uma delas fazia, até poder entendê-las.

Cheio de confiança em minha recém adquirida capacidade de ler e soletrar, matriculei-me na Universidade Estadual de Ohio. Tentava anotar enquanto os professores falavam, mas tinha dificuldade em ser capaz de soletrar as palavras suficientemente bem para que pudesse lembrar-me delas. Eu ainda estava dividindo todas as palavras em unidades fonéticas e, como resultado, somente conseguia registrar em minhas anotações uma pequena parte das aulas que os professores davam. E então, sem anotações precisas e completas era impossível estudar e preparar-me adequadamente para os exames, então novamente, minha tentativa acadêmica terminou em fracasso, e fui obrigado a deixar a universidade.

Estava desanimado e comecei a duvidar de minha capacidade de realizar-me academicamente, mas fora-me dada uma bênção e uma promessa de que eu aprenderia. Assim, reconhecendo que o cumprimento daquela promessa dependia unicamente de minha fé e obras, continuei a esforçar-me por melhorar minha capacidade de soletrar e ler.

Aceitando as palavras do Senhor, de que Ele iria abençoar-me se eu fizesse a minha parte, matriculei-me no Ricks College, em Rexburg, Idaho. Nunca deixei de cumprir minhas designações como mestre familiar, e fielmente cumpri todas as responsabilidades que me foram delegadas pela Igreja — e estudava dezoito horas por dia. Eu ainda precisava melhorar minha leitura, mas já podia reconhecer as palavras imediatamente, enquanto antes tinha que dividi-las. Quando ia fazer um teste, decorava todas as palavras de minhas anotações, a fim de poder soletrá-las durante o teste. Quando deixei o Ricks, eu lia bem e estava entre os primeiros alunos e minha média final era 9!

Agora sou formado pela Universidade Brigham Young, completei meus estudos tendo como nota média final 8.

A promessa do Senhor de que tinha-me sido dada ‘a capacidade de realizar um bom trabalho’fora cumprida, como serão as outras promessas que me foram feitas em minha bênção patriarcal, se eu tiver fé Nele e trabalhar para o cumprimento dessas bênçãos.” (Dorvis Rodgers, “You Shall Glorify Your fatheer in Heaven with Your Intelligence”, in Margie Calhoun Jensen, When Faith Writes the Story [1973], pp. 34–37)

Essa pessoa era preparada e obediente; como resultado, sua bênção patriarcal era uma fonte de orientação e conforto para ele. Devemos exercer a mesma fé ao buscar as bênçãos que nos foram prometidas em nossa bênção patriarcal.

Desafios

Prepare-se para receber sua bênção patriarcal se você ainda não tiver recebido.

Se você já recebeu sua bênção, leia-a freqüentemente e se esforce por viver digno de receber as bênçãos prometidas.

Escrituras Adicionais

  • Gênesis 49:1–28 (o patriarca Israel abençoa seus filhos)

  • Doutrina e Convênios 107:39–56 (os Doze ordenam ministros; o sacerdócio patriarcal na antigüidade)

  • Doutrina e Convênios 124:91–92 (os patriarcas recebem as chaves para darem bênçãos)

  • Moisés 6:1–6 (um livro de recordações guardado para abençoar os filhos de Adão)

Preparação do Professor

Antes de apresentar esta lição:

  1. Peça a um membro da classe que tenha recebido sua bênção patriarcal que compartilhe seu testemunho sobre a diretriz e bênção que ela tem sido em sua vida. (Previna-o de que uma bênção patriarcal é pessoal e não deve ser lida para os outros. Por essa mesma razão, ele não deve ser muito específico sobre as promessas e instruções que lhe foram dadas na bênção)

  2. Designe outro membro da classe para dizer o que ele fez para receber sua bênção patriarcal.

  3. Designe membros da classe para apresentar histórias, escrituras ou citações que você queira.