Outros recursos
O Sacerdócio Desde Adão À Restauração


Lição 2

O Sacerdócio Desde Adão À Restauração

O propósito desta lição é ajudar-nos a entender que o sacerdócio foi dado a Adão e outros homens dignos através dos tempos.

Introdução

Adão foi o primeiro homem na Terra a possuir o sacerdócio. Isso significa que Deus lhe deu autoridade para dirigir sua família e realizar as ordenanças que necessitavam para retornarem à Sua presença. Ele foi também o primeiro profeta a receber as chaves da presidência, ou a autoridade para dirigir a Igreja de Deus na Terra. Com essa autoridade, ele conferiu aos homens o sacerdócio e ensinou-lhes como usá-lo. Todos os profetas do Senhor, em cada dispensação desde Adão tiveram essa mesma autoridade.

• Apresente a gravura 2-a, “O Sacerdócio em Todas as Gerações”. Explique-lhes que o gráfico está dividido em sete períodos de tempo chamados dispensações. Leia a definição de dispensação na parte inferior do gráfico. Explique-lhes que não sabemos quantas dispensações do evangelho existiram, mas essas sete representam algumas das maiores. Refira-se à gravura apropriada à medida que a dispensação for mencionada na lição, e se o tempo permitir, leia as escrituras incluídas em cada gravura.

A Dispensação Adâmica

• Mostre a gravura 2-a, “O Sacerdócio em Todas as Gerações”. Mostre a gravura da dispensação Adâmica e leia Doutrina e Convênios 107:40–41 como apresentado no gráfico.

Logo após Adão e Eva terem sido expulsos do Jardim do Éden, um anjo apareceu-lhes e ensinou-lhes o evangelho. (Ver Moisés 5:6–9.) A Igreja foi organizada e Adão foi batizado nas águas do mesmo modo que somos instruídos a batizar nos dias de hoje. (Ver Moisés 6:64–65.) O sacerdócio foi dado a Adão para que ele tivesse autoridade para realizar todas as ordenanças do evangelho por sua família. Com essa autoridade, ele batizou os membros de sua família e conferiu o sacerdócio àqueles de seus filhos que eram justos.

Todas as pessoas possuem arbítrio, ou liberdade para escolher. Utilizando esse arbítrio, alguns dos filhos de Adão escolheram desobedecer aos mandamentos. Como um grande número deles fez essa escolha e se afastaram da verdade, eles “começaram, daquele tempo em diante, a ser carnais, sensuais e diabólicos”. (Ver Moisés 5:12–13) Esse tipo de rejeição da verdade é chamado de apostasia.

As Dispensações de Enoque e Noé

Adão e aqueles que guardavam os mandamentos pregaram a essas pessoas e tentaram fazer com que elas se arrependessem. A maioria das pessoas não se arrependeu, exceto os que se uniram ao profeta Enoque e foram chamados Sião. As escrituras falam-nos que “Enoque e todo o seu povo andavam com Deus (…) e aconteceu que Sião já não existia, porque Deus a recebeu em seu próprio seio”. (Moisés 7:69)

• Mostre a gravura da dispensação de Enoque no gráfico e leia D&C 107:48, 53.

Após Enoque e o povo de Sião terem sido retirados da Terra, o número de pessoas iníquas aumentou muito. O Senhor enviou o profeta Noé para adverti-los e chamá-los ao arrependimento. Noé falou ao povo iníquo que, caso não se arrependessem, eles seriam varridos da face da Terra em um grande dilúvio. Contudo, os membros da família de Noé foram os únicos que lhe deram ouvidos e guardaram seus mandamentos. O dilúvio veio, como Noé havia prevenido, e ele e sua família foram os únicos a serem salvos.

• Mostre a gravura da dispensação de Noé no gráfico e leia Moisés 8:19–20.

O Sacerdócio após o Dilúvio

Após o dilúvio, Noé conferiu o sacerdócio a seus filhos e netos dignos. Um homem justo que viveu após Noé e recebeu o sacerdócio foi Melquisedeque. Melquisedeque foi tão justo que o sacerdócio recebeu o seu nome. (D&C 107:2–4 esclarece que o sacerdócio recebeu o nome de Melquisedeque para evitar a repetição freqüente do nome do Senhor). Melquisedeque ordenou Abraão ao sacerdócio, e Abraão ordenou outros. Assim, o Sacerdócio de Melquisedeque continuou até os tempos de Moisés.

• Mostre a gravura da dispensação de Abraão no gráfico e leia D&C 84:14

O Sacerdócio de Melquisedeque É Tirado de Israel

Abraão conferiu o sacerdócio a seu filho Isaque, e Isaque conferiu-o a seu filho Jacó. O nome de Jacó foi mudado para Israel, e depois disso os descendentes de Jacó tornaram-se conhecidos como os filhos de Israel.

Nos dias de Moisés, após ele ter guiado os filhos de Israel para fora do Egito, o Senhor ofereceu aos filhos de Israel a plenitude de Seu evangelho. Contudo, eles rejeitaram-no e então o Senhor retirou deles o Sacerdócio de Melquisedeque e as ordenanças maiores do evangelho. Eles foram deixados com leis para dirigir as atividades físicas ou temporais do povo. Essas leis foram administradas pelo Sacerdócio Aarônico (denominado segundo Aarão, o irmão de Moisés). A maioria dessas leis são encontradas nos livros de Êxodo, Levítico e Deuteronômio no Velho Testamento. Elas não foram dadas para substituir a plenitude do evangelho, mas com o objetivo de preparar os filhos de Israel para mais tarde viverem o evangelho em sua plenitude.

Embora o Sacerdócio de Melquisedeque tenha sido tirado de Israel como uma nação, não foi permanentemente tirado da Terra. Durante o período de tempo entre Moisés e a vinda de Jesus Cristo, diversos profetas possuíram o Sacerdócio de Melquisedeque. Alguns desses profetas foram Elias, Isaías, Jeremias, Leí, Daniel e Ezequiel.

• Mostre a gravura da dispensação mosaica no gráfico e leia Doutrina e Convênios 84:6

O Sacerdócio nos Dias de Jesus

Quando Jesus veio à Terra, Ele restaurou o evangelho em sua plenitude. Ele possuía as chaves, ou a autoridade total, do sacerdócio e ordenou Apóstolos (ver Mateus 10:1–4) e Setentas. (Ver Lucas 10:1.) Ele organizou Sua Igreja entre Seus seguidores, e quando Ele finalmente deixou a Terra, foi dada autoridade aos Apóstolos para ordenar outros aos vários ofícios do sacerdócio. (Ver Atos 14:23.) Desse modo, o sacerdócio foi passado adiante e continuou como alicerce da Igreja de Jesus Cristo.

• Mostre o gráfico e leia Mateus 16:19; Hebreus 5:5–10; e 3 Néfi 11:19–22; 12:1

A Grande Apostasia

Durante algum tempo após Jesus ter subido aos céus, a Igreja continuou a ensinar a verdade, e milhares de pessoas de muitas cidades uniram-se à Igreja. No entanto, houve época em que alguns que haviam-se unido à Igreja se recusaram a obedecer às leis e ordenanças do evangelho e alteraram-nas para satisfazer seu próprio modo de pensar. Muitos membros, incluindo os Apóstolos e outros portadores do sacerdócio, foram perseguidos e assassinados. Com a morte desses homens e o afastamento de outros da verdade, a Igreja perdeu a autoridade do sacerdócio. Por fim, o sacerdócio não mais se encontrava na Igreja.

Por muitos séculos, a plenitude do evangelho não esteve na Terra. Aquelas igrejas que foram organizadas durante a Apostasia não tinham o sacerdócio. Sendo assim, eles não podiam mais receber orientação de Deus ou realizar as ordenanças da salvação. Como Isaías disse que aconteceria, eles “têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna”. (Ver Isaías 24:5.)

A Restauração do Sacerdócio

Um dia, na primavera de 1820, um jovem chamado Joseph Smith orou a Deus para saber a qual Igreja ele deveria filiar-se. Em resposta a sua oração, Deus o Pai e Seu Filho, Jesus Cristo, apareceram a ele. Jesus disse-lhe para não se unir a nenhuma das igrejas existentes, dizendo: “Eles se aproximam de mim com os lábios, mas seu coração está longe de mim; ensinam como doutrina os mandamentos de homens, tendo aparência de religiosidade, mas negam o seu poder”. (Joseph Smith — História 1:19)

Por intermédio de Joseph Smith, o Senhor trouxe de volta à Terra Sua verdadeira Igreja e restaurou todos os princípios e ordenanças necessários em Seu evangelho. O Senhor deu a Joseph Smith o santo sacerdócio, o qual Adão e outros homens justos através dos tempos também possuíram. Nós temos esse sacerdócio hoje, e o Senhor prometeu que nesta dispensação, a dispensação da plenitude dos tempos, o sacerdócio não mais será tirado. Estará aqui quando Cristo retornar à Terra.

• Mostre a gravura da dispensação da plenitude dos tempos no gráfico e leia Doutrina e Convênios 13; 20:1; 27:8, 12–13.

Conclusão

• Mostre a gravura 2-b. “O sacerdócio é dado aos homens pela imposição das mãos por aqueles que receberam autoridade de Deus”.

O sacerdócio que os homens dignos da Igreja possuem atualmente é o mesmo sacerdócio dado a Adão e a outros profetas através dos tempos. É o poder e autoridade de Deus, e somos Seus representantes na Terra. Por sermos Seus representantes, possuímos o poder para ajudar a nós mesmos, nossa família e outros a retornarem à presença de Deus. Sob a autorização do bispo ou presidente de ramo, podemos batizar, conferir o dom do Espírito Santo e ordenar outros ao sacerdócio. Desse modo, e também de outras maneiras, o sacerdócio pode trazer alegria a nossa vida e à vida de outros.

Desafios

Fale sobre o sacerdócio com sua família. Desenvolva algumas idéias de como ajudar seus filhos a serem dignos de receber o sacerdócio. Empenhe-se para ser um exemplo de um portador digno do sacerdócio.

No momento oportuno, e quando estiver autorizado a fazê-lo, batize e confirme seus filhos, e ordene-os ao sacerdócio.

Preparação do Professor

Antes de apresentar esta lição:

  1. Estude o capítulo 14, “A Organização do Sacerdócio” no manual Princípios do Evangelho.

  2. Designe membros da classe para apresentar histórias, escrituras ou citações que você queira.