Velho Testamento 2022
12 a 18 de dezembro. Malaquias: “Eu vos amei, diz o Senhor”


“12 a 18 de dezembro. Malaquias: ‘Eu vos amei, diz o Senhor’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Velho Testamento 2022

“12 a 18 de dezembro. Malaquias”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2022

Imagem
Estátua O Christus

12 a 18 de dezembro

Malaquias

“Eu vos amei, diz o Senhor”

O Senhor ama as crianças a quem você ensina. Como você ajudará as crianças a sentir Seu amor ao ensinar a doutrina encontrada no livro de Malaquias?

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Leia a seguinte frase de Malaquias 1:2: “Eu vos amei, diz o Senhor”. Peça que cada criança conte uma maneira pela qual elas sabem que o Senhor as ama. Depois que cada criança compartilhar, agradeça a ela e preste seu testemunho do amor do Senhor por aquela criança.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Malaquias 3:10–12

O Pai Celestial vai me abençoar quando eu pagar meu dízimo.

Mesmo que as crianças pequenas a quem você ensina ainda não ganhem dinheiro, elas ainda podem aprender sobre as bênçãos de pagar o dízimo.

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a contar dez pequenos objetos, como as moedas na página de atividades desta semana. Peça-lhes que separem um dos objetos do restante e explique que isso é como o dízimo que damos ao Senhor. Damos a Ele dez por cento do que recebemos. Preste seu testemunho de como o Senhor nos abençoa ao pagarmos o dízimo. Cante com as crianças uma música sobre dízimo, como “Meu dízimo eu darei a Deus” (A Liahona, outubro de 2006, p. A13).

  • Desenhe uma janela no quadro e leia Malaquias 3:10 para as crianças. Peça que elas apontem para a janela quando você ler a frase “janelas do céu”. Explique que isso significa que o Pai Celestial nos dá grandes bênçãos quando pagamos o dízimo. Enquanto as crianças colorem a página de atividades desta semana, fale sobre alguns dos motivos pelos quais pagamos o dízimo.

  • Conte uma história da revista Meu Amigo ou de sua própria vida sobre o pagamento do dízimo. Peça às crianças que prestem atenção às bênçãos que podem advir do pagamento do dízimo.

Malaquias 4:5–6

Somos selados como família no templo.

Graças às chaves de selamento do sacerdócio que Elias deu a Joseph Smith no Templo de Kirtland, as famílias podem ser unidas para a eternidade. Ao ensinar essa verdade, seja sensível aos sentimentos das crianças cujas famílias não foram seladas no templo.

Atividades sugeridas

  • Leia Malaquias 4:5 para as crianças. Em seguida, diga-lhes que essa promessa foi cumprida quando Elias apareceu a Joseph Smith no Templo de Kirtland (ver “Capítulo 40: Visões no Templo de Kirtland” em Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 155–157). Mostre uma gravura desse evento (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 95) e peça às crianças que apontem para Elias e Joseph Smith. Explique que, devido à vinda de Elias, podemos ser selados como família no templo. Preste testemunho da importância de sermos selados como família.

  • Fale às crianças sobre seu amor por sua família; mostre uma foto se possível. Peça que alguns alunos compartilhem seus sentimentos pela família deles. Cantem juntos uma música sobre a família, como “As famílias poderão ser eternas” (Hinos, nº 191) e testifique que o Pai Celestial deseja que as famílias sejam seladas e que esse é um dos motivos pelos quais temos templos. Ajude as crianças a compreenderem que, graças a Jesus Cristo, podemos até mesmo ser selados a parentes que não puderam ir ao templo nesta vida. Peça que as crianças façam um desenho da família delas junta no céu.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Malaquias 3:8–12

O Pai Celestial vai me abençoar quando eu pagar meu dízimo.

Pagar o dízimo tem mais a ver com ter fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo do que com finanças. O que as crianças de sua classe entendem sobre o dízimo? Como você as ajudará a ter fé para pagar o dízimo?

Atividades sugeridas

  • Escreva no quadro perguntas sobre o dízimo, como as seguintes: O que é o dízimo? Como pago o dízimo? Para que serve o dízimo? Quais são as bênçãos de pagar o dízimo? Peça que as crianças pesquisem Malaquias 3:8–12 e “Dízimos” no Guia para Estudo das Escrituras (scriptures.ChurchofJesusChrist.org) e anotem as respostas que encontrarem. Peça-lhes que compartilhem suas respostas umas com as outras. Que tipo de pessoa nos tornamos ao pagar o dízimo?

  • Leiam juntos Marcos 12:41–44. O que isso nos ensina sobre como o Senhor Se sente a respeito de nossas ofertas?

  • Desenhe uma janela no quadro e peça às crianças que escrevam dentro da janela as bênçãos que alguém pode receber por pagar o dízimo (para ideias, ver Malaquias 3:10–12). Peça que as crianças compartilhem um exemplo pessoal de como elas ou a família delas foram abençoadas por pagar o dízimo fielmente. Ou você pode dar um exemplo de sua própria vida de como o pagamento do dízimo aumentou sua fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo.

Imagem
Elias aparece a Joseph Smith e Oliver Cowdery no Templo de Kirtland

Ilustração de Elias aparecendo a Joseph Smith e Oliver Cowdery no Templo de Kirtland, de Robert T. Barrett

Malaquias 4:5–6

“Eis que eu vos envio o profeta Elias.”

A profecia de Malaquias sobre o profeta Elias foi cumprida quando Elias apareceu a Joseph Smith no Templo de Kirtland e deu a ele as chaves do sacerdócio que permitem que as famílias sejam seladas para sempre. Você pode convidar alguém da ala que seja responsável pelo trabalho de templo e história da família (como um membro da presidência do quórum de élderes ou da Sociedade de Socorro) para ajudá-lo a ensinar essa doutrina às crianças. Lembre-se de ser sensível aos sentimentos das crianças cujas famílias não foram seladas no templo.

Atividades sugeridas

  • Escreva cada frase de Malaquias 4:5–6 em tiras de papel em separado. Dê as tiras de papel às crianças e peça a elas que coloquem as frases na ordem correta. Leiam os versículos juntos e debatam perguntas como estas: Quem o Senhor prometeu enviar? Quando Ele disse que essa pessoa viria? O que o Senhor disse que essa pessoa faria? Por que essa pessoa precisa vir? Onde essa profecia foi cumprida? (Ver Doutrina e Convênios 110:13–16.)

  • Escreva no quadro uma pergunta como O que significa o coração dos filhos se voltar aos pais? (Ver Malaquias 4:6.) Peça às crianças que ponderem essa pergunta enquanto assistem ao vídeo “O Coração Deles Está Ligado a Vocês” (ChurchofJesusChrist.org). Peça às crianças que compartilhem seus pensamentos com relação à pergunta no quadro. Debatam experiências que você ou as crianças tenham aprendido sobre a história da família.

  • Mostre a gravura de Elias no esboço da semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar. Peça às crianças que compartilhem o que sabem sobre o evento retratado nessa gravura (ver também Doutrina e Convênios 110:13–16). Testifique que o poder selador restaurado por Elias permite que as famílias sejam unidas para a eternidade — incluindo famílias que não tiveram essa oportunidade na mortalidade. Se você participou de um selamento, seja o seu próprio ou por uma pessoa falecida, converse sobre o que sentiu durante essa ordenança. Peça às crianças que compartilhem seus sentimentos sobre sua família e sobre o plano de Deus para ajudar as famílias a ficarem juntas para sempre.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Convide às crianças a pensar em algo que aprenderam durante a aula hoje e peça a algumas delas que compartilhem. Incentive todas as crianças a compartilharem com sua família algo que aprenderam sobre os ensinamentos de Malaquias.

Aperfeiçoar o ensino

Envolva as crianças em conversas sobre o evangelho. Você talvez precise pensar em maneiras criativas de envolver as crianças menores em conversas sobre o evangelho. Por exemplo, as crianças podem passar uma bola e compartilhar sua resposta a uma pergunta quando estiverem segurando a bola.