Velho Testamento 2022
5 a 11 de dezembro. Ageu; Zacarias 1–3; 7–14: “Santidade ao Senhor”


“5 a 11 de dezembro. Ageu; Zacarias 1–3; 7–14: ‘Santidade ao Senhor’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Velho Testamento 2022

“5 a 11 de dezembro. Ageu; Zacarias 1–3; 7–14”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2022

Imagem
Templo de Laie Havaí

5 a 11 de dezembro

Ageu; Zacarias 1–3; 7–14

“Santidade ao Senhor”

Em espírito de oração, leia Ageu e Zacarias, ponderando as impressões que receber. Como as verdades contidas nesses livros podem ajudar a suprir as necessidades das crianças?

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Desenhe um rosto feliz em um pedaço de papel e deixe que cada criança o segure. Na vez de cada criança, peça a ela que compartilhe algo que aprendeu a respeito do Pai Celestial e de Jesus Cristo que a deixa feliz.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Ageu 1:6–8

Posso colocar Deus em primeiro lugar em minha vida.

Aprender sobre o conselho do Senhor para que “[consideremos] os [nossos] caminhos” é uma oportunidade para as crianças se certificarem de que estão fazendo as coisas importantes que Deus pede que façamos.

Atividades sugeridas

  • Explique às crianças que o Senhor queria que os israelitas construíssem o templo, mas eles estavam fazendo outras coisas em vez disso. Leia em voz alta Ageu 1:7 e explique que “considerai os vossos caminhos” significa que o Senhor queria que os israelitas se perguntassem se estavam fazendo as coisas mais importantes. Leia o versículo 8 para as crianças e peça a elas que finjam “[subir] ao monte”, “[trazer] madeira” e “[edificar] a casa [do Senhor]”. Que coisas importantes Deus quer que façamos?

  • Sobre uma mesa e com a face voltada para baixo, disponha gravuras que representem algumas das coisas que são importantes para Deus, como as escrituras, a oração e o templo. Peça a uma criança de cada vez que escolha uma gravura e mostre à classe. Ajude-as a compreender por que é importante reservar tempo para fazer cada uma das coisas representadas nas gravuras.

Zacarias 3:1–7

Jesus Cristo pode tornar meu espírito limpo.

Os trajes sujos do sumo sacerdote Josué, descritos em Zacarias 3:1–7, simbolizam o que acontece quando pecamos. Por meio da Expiação de Jesus Cristo, podemos ser limpos, assim como Josué foi limpo e recebeu roupas novas.

Atividades sugeridas

  • Mostre uma camisa suja para as crianças e deixe que elas a manuseiem enquanto você lê Zacarias 3:3. Em seguida, entregue a elas uma camisa limpa e leia o versículo 4. Converse com as crianças sobre como as escolhas erradas nos deixam sujos espiritualmente, mas o Salvador pode nos tornar limpos novamente. Como nos sentimos quando estamos limpos? Compartilhe seu testemunho de que, por Jesus Cristo ter sofrido e morrido por nós, então seremos limpos de nossos pecados quando nos arrependermos.

  • Se possível, mostre às crianças uma foto de alguém que elas conhecem vestido de branco para seu batismo (ou mostre o Livro de Gravuras do Evangelho, nº 103 e nº 104). Por que usamos roupas brancas no batismo? Cantem uma música sobre o batismo, como “Quando eu for batizado” (Músicas para Crianças, p. 53). Peça às crianças que desenhem a si mesmas sendo batizadas e compartilhem o que sentem ao saber que um dia serão batizadas.

Zacarias 2:10; 9:9; 14:3–9

Os profetas nos ensinam sobre Jesus Cristo.

Assim como outros profetas do Velho Testamento, Zacarias profetizou sobre Jesus Cristo. O que as crianças podem aprender sobre Ele com as profecias registradas em Zacarias 2:10; 9:9; 14:3–9?

Atividades sugeridas

  • Mostre uma gravura de Jesus Cristo entrando em Jerusalém montado em um jumentinho (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 50). Diga às crianças que, muitos anos antes de Jesus vir à Terra, Zacarias profetizou que Ele iria entrar em Jerusalém montado sobre um jumento antes de morrer por nós. Enquanto você lê Zacarias 9:9, peça às crianças que apontem para alguém na gravura que esteja “[se alegrando] muito” e que também apontem para o “rei”. Quem é o Rei? Peça às crianças que digam por que são gratas por Jesus.

  • Leia para as crianças algumas das profecias que Zacarias fez sobre a Segunda Vinda do Salvador, tais como as registradas em Zacarias 2:10; 14:9. Peça às crianças que façam desenhos de como elas imaginam que será quando Jesus vier novamente, ou cantem juntos uma canção sobre a Segunda Vinda, tal como “Quando Jesus voltar” (Músicas para Crianças, pp. 46–47).

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Ageu 1:2–8

“Considerai os vossos caminhos.”

É importante que todos nós estejamos cientes de nossas prioridades e que reservemos tempo para “[considerar os nossos] caminhos”. Como você pode inspirar as crianças a reservar tempo em sua vida para as coisas de Deus?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Ageu 1:2–5 e descubram por que o Senhor não estava satisfeito com os israelitas. Peça às crianças que escolham uma frase do versículo 6 e façam um desenho. Peça à classe que adivinhe qual frase cada desenho representa. Explique que gastar tempo com coisas que o Senhor não quer é como comer, mas não ficar satisfeito, colocar uma blusa e não se sentir aquecido, e assim por diante. Por que é importante reservar tempo para as coisas que são importantes para o Senhor?

  • Escreva “Considerai os vossos caminhos” no quadro (versículo 7). Peça a cada criança que faça uma lista de coisas que ela faz em um dia normal, incluindo coisas que o Senhor pediu que fizéssemos. Peça às crianças que “[considerem os seus] caminhos” e circulem as coisas que o Senhor diria que são as mais importantes na lista delas. Como podemos reservar tempo a cada dia para as coisas que o Senhor quer que façamos?

Imagem
homem batizando uma menina

Usamos branco no batismo para mostrar que Jesus Cristo pode nos tornar limpos quando nos arrependemos de nossos pecados (ver Zacarias 3:3–4).

Zacarias 3:1–7

Fazer convênios e cumpri-los pode me ajudar a ser mais semelhante ao Pai Celestial e a Jesus Cristo.

Em uma visão, Zacarias viu o sumo sacerdote Josué “vestido de trajes sujos” (Zacarias 3:3). Um anjo lhe deu roupas limpas e explicou que aquilo simbolizava que ele estava limpo de seus pecados. Você pode usar essa visão para ajudar as crianças a compreender os convênios e as bênçãos associados ao batismo.

Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Zacarias 3:1–7 e debatam as seguintes perguntas: O que representam os “trajes sujos” de Josué? Como nos tornamos limpos de nossos pecados? De que forma o convênio batismal nos ajuda a “[andarmos nos] caminhos [do Senhor]”?

  • Alguns dias antes da aula, peça a uma criança que venha preparada para falar sobre seu batismo. Examinem juntos o convênio que fazemos no batismo (ver Doutrina e Convênios 20:37). De que maneira o cumprimento de nossas promessas nos ajuda a sermos mais semelhantes ao Pai Celestial e a Jesus Cristo? De que maneira a participação semanal no sacramento nos ajuda a guardar nossos convênios batismais?

Zacarias 9:9–11; 11:12; 13:6–7

Jesus Cristo é o Messias prometido.

O que as crianças podem aprender com as profecias de Zacarias sobre Jesus Cristo?

Atividades sugeridas

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que escrevam uma verdade que aprenderam na aula hoje. Convide-as a conversar com a família sobre como podem obter um testemunho mais forte dessa verdade.

Aperfeiçoar o ensino

Use sua criatividade. Aproveite as ideias neste esboço para despertar sua própria criatividade. Pense nas coisas que as crianças de sua classe gostariam de fazer e no que as ajudaria a associar as escrituras com a vida delas.