Velho Testamento 2022
28 de novembro a 4 de dezembro. Naum; Habacuque; Sofonias: “Seus caminhos são eternos”


“28 de novembro a 4 de dezembro. Naum; Habacuque; Sofonias: ‘Seus caminhos são eternos’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Velho Testamento 2022

“28 de novembro a 4 de dezembro. Naum; Habacuque; Sofonias”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2022

Imagem
Jesus olhando para as estrelas

“Seus caminhos são eternos” (Habacuque 3:6). No Início Era o Verbo, de Eva Timothy

28 de novembro a 4 de dezembro

Naum; Habacuque; Sofonias

“Seus caminhos são eternos”

Seu amor pelas escrituras pode ter uma influência poderosa sobre as crianças a quem você ensina. Mostre-lhes o quanto você é grato pela palavra de Deus.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Peça que as crianças se revezem, ficando em pé e fazendo de conta que são um profeta do Velho Testamento “sobre a fortaleza” como Habacuque (Habacuque 2:1). Peça-lhes que digam às outras crianças algo que estão aprendendo sobre Jesus Cristo e Seu evangelho.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Habacuque 2:3

Deus sempre cumprirá Suas promessas.

O profeta Habacuque ficou preocupado com a iniquidade que viu no meio do povo de Judá (ver Habacuque 1:2–4). O Senhor assegurou a ele que Suas promessas seriam cumpridas em Seu tempo (ver Habacuque 2:3).

Atividades sugeridas

  • Compartilhe alguns exemplos de coisas que são boas, mas só depois de esperarmos — como frutas que precisam amadurecer ou a massa que precisa ser assada. O que aconteceria se tentássemos comer a fruta ou a massa antes de estar pronta? Fale sobre o profeta Habacuque, que queria saber quando o Senhor acabaria com a iniquidade que ele viu ao seu redor. Leia para as crianças a resposta do Senhor, encontrada em Habacuque 2:3. Enfatize que Habacuque precisava esperar que as promessas do Senhor fossem cumpridas, assim como às vezes precisamos fazer. Conte uma ocasião em que você teve que esperar por uma bênção.

  • Ajude as crianças a pensarem nas coisas que Deus prometeu — por exemplo, que Jesus Cristo retornará à Terra ou que podemos viver com Deus novamente. Em cada exemplo, peça às crianças que repitam a frase “Espera-o, porque certamente virá”.

Habacuque 2:14

Posso ajudar a encher a Terra com o conhecimento de Jesus Cristo.

Habacuque profetizou sobre o dia em que o mundo inteiro saberia sobre Jesus Cristo. Essa profecia está começando a se cumprir em nossos dias. Pense em como você pode ajudar as crianças a fazerem parte desse cumprimento.

Atividades sugeridas

  • Mostre uma jarra vazia e dê a cada criança um pequeno objeto. Peça a cada criança que compartilhe algo que Jesus fez ou ensinou e, em seguida, coloque o objeto na jarra. Leia Habacuque 2:14 em voz alta e explique que, assim como as crianças encheram a jarra com seu conhecimento do Senhor, também podemos encher o mundo com o conhecimento Dele.

  • Mostre às crianças um mapa-múndi (ver Mapas da História da Igreja, nº 7, “Mapa-múndi”). Ajude-as a encontrar o lugar onde elas moram e onde os missionários que elas conhecem serviram. Preste testemunho de que o Pai Celestial deseja que todas as pessoas da Terra conheçam Jesus Cristo. Como podemos ajudar a ensinar outras pessoas sobre Jesus? Conte às crianças coisas que você as viu fazer que lhe ensinam sobre Jesus Cristo. Ajude-as a pensar em coisas que elas podem fazer.

  • Cantem juntos um hino sobre compartilhar o evangelho, como “Um missionário já eu quero ser” (Músicas para Crianças, p. 90). Como podemos falar com as pessoas sobre Jesus Cristo? Para obter algumas ideias, ver Regras de Fé.

Sofonias 2:3

“Buscai ao Senhor.”

Sofonias ensinou que devemos buscar ao Senhor em épocas de grande iniquidade, como nestes últimos dias. Reflita sobre como você vai incentivar as crianças a buscá-Lo.

Atividades sugeridas

  • Mostre uma gravura de Jesus e leia para as crianças Sofonias 2:3. Convide-as a colocar as mãos fechadas em círculo ao redor dos olhos, como se fossem óculos, e a olhar para a imagem sempre que lerem a palavra “buscar”. Explique que o profeta Sofonias queria que o povo buscasse o Senhor. Como buscamos o Senhor? Onde podemos encontrá-Lo?

  • Use a página de atividade desta semana ou pense em outro jogo que incentive as crianças a buscarem ao Senhor. Toque ou cante uma canção relacionada a esse assunto, como “Buscarei cedo ao Senhor” (Músicas para Crianças, p. 67). Debata o que a canção ensina sobre como podemos encontrar Jesus Cristo em nossa vida.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Naum 1:7

“O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia.”

Todos enfrentamos nossos próprios “[dias de] angústia”. Como você ajudará as crianças a se voltarem para o Senhor, a “[confiarem] Nele” e encontrarem segurança espiritual em seus dias de angústia?

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças uma gravura de uma fortaleza ou um forte. Quais são alguns dos motivos pelos quais as pessoas podem precisar de uma fortaleza? Peça às crianças que leiam Naum 1:7 para descobrir o que o profeta Naum disse ser como uma fortaleza ou um forte para nós. Do que o Salvador pode nos proteger?

  • Peça às crianças que façam um desenho delas mesmas e de sua família dentro de uma fortaleza ou de um forte. Incentive-as a escrever palavras ao redor da fortaleza que descrevam algumas das influências malignas do mundo. Peça-lhes que escrevam palavras dentro da fortaleza que descrevam Jesus Cristo. O que Ele pede que façamos para receber Sua força e proteção? (Ver Doutrina e Convênios 35:24.)

    Imagem
    forte de pedra

    “O Senhor é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia” (Naum 1:7).

Habacuque 3:17–19

Posso ter alegria em Jesus Cristo mesmo quando as coisas não estão indo bem.

Habacuque descreveu algumas provações que podem acontecer a seu povo, incluindo árvores ou vinhas que não dão frutos. Ele então disse que, mesmo que essas coisas acontecessem, “todavia eu me alegrarei no Senhor”.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Habacuque 3:17 e identifiquem as provações descritas nesse versículo. Como uma pessoa se sentiria se essas coisas acontecessem? Ajude as crianças a pensar nas provações que podem ocorrer com elas. Em seguida, leiam juntos os versículos 18–19 para aprender como Habacuque disse que se sentiria mesmo se essas coisas acontecessem com ele.

  • Ajude as crianças a encontrarem outros exemplos de pessoas nas escrituras que se regozijaram no Senhor mesmo em tempos difíceis. Elas podem encontrar exemplos em Atos 16:19–25; Mosias 24:10–15 e na mensagem do presidente Dieter F. Uchtdorf “Gratos em quaisquer circunstâncias” (A Liahona, maio de 2014, p. 70), especialmente a seção “Ser gratos em nossas circunstâncias”. Por que essas pessoas conseguiram ficar alegres em tempos difíceis? Como podemos seguir o exemplo delas?

Sofonias 3:14–20

Aqueles que seguem Jesus Cristo encontrarão paz e alegria.

Sofonias 3:14–20 descreve o alegre dia em que Jesus Cristo, “o rei de Israel”, reinará entre Seu povo e “regozijar-se-á em [nós] com júbilo” (versículos 15, 17).

Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Sofonias 3:14. Em seguida, peça que cada criança escolha um dos versículos de Sofonias 3:15–20 e o estude, identificando algo que pode ajudar a nos regozijar e alegrar. Peça-lhes que compartilhem o que encontraram.

  • Ajude as crianças a encontrarem hinos ou canções infantis que as ajudem a “[regozijar-se] e [exultar] de todo o coração” (Sofonias 3:14). Cantem algumas músicas juntos e incentive as crianças a falar sobre a alegria que encontram no evangelho de Jesus Cristo.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que escrevam a referência de uma escritura que desejam compartilhar com sua família (ou escreva para elas).

Aperfeiçoar o ensino

Ajude as crianças a reconhecer o Espírito. Tente observar os momentos em que as crianças podem estar sentindo a influência do Espírito. Quando isso acontecer, ajude-as a compreender que esses sentimentos vêm do Espírito Santo.