Novo Testamento 2023
9 a 15 de outubro. Filipenses; Colossenses: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”


“9 a 15 de outubro. Filipenses; Colossenses: ‘Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2023

“9 a 15 de outubro. Filipenses; Colossenses”, Vem, e Segue-Me — Primária: 2023

Imagem
Paulo escrevendo uma carta na prisão

9 a 15 de outubro

Filipenses; Colossenses

“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”

Leia Filipenses e Colossenses e pense em seus alunos. Busque inspiração sobre como ensinar a elas os princípios contidos nessas epístolas.

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Pergunte às crianças o que elas fizeram na semana passada para colocar em prática o que aprenderam na última aula. Por exemplo, como elas podem se aproximar de alguém que precise de um amigo?

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Filipenses 1:3–4; Colossenses 1:3, 9

Os líderes da Igreja me amam e oram por mim.

Paulo frequentemente começava suas epístolas expressando amor pelos membros da Igreja e dizendo que orava por eles. Reflita sobre como você vai ajudar as crianças a compreenderem que os líderes da Igreja as amam.

Atividades sugeridas

  • Leia Filipenses 1:3–4 e Colossenses 1:3, 9 em voz alta e peça às crianças que cruzem os braços e abaixem a cabeça toda vez que ouvirem as palavras orar, orando e orações. Explique-lhes que o apóstolo Paulo orava pelos membros da Igreja assim como nossos líderes oram por nós atualmente.

  • Mostre uma gravura de Jesus Cristo e leia alguns versículos das escrituras que O descrevem orando por alguém (por exemplo, Lucas 22:32; 3 Néfi 19:21, 23). O que Jesus pediu quando orou por outras pessoas?

  • Ajude as crianças a dizer o nome de seus líderes na Igreja, como a presidente da Primária, o bispo e o presidente da Igreja. Explique-lhes que esses líderes pedem ao Pai Celestial que abençoe as crianças e as ajude a viver retamente. Talvez você queira dizer às crianças o que você pede quando ora por elas.

Filipenses 4:4, 8

Posso me regozijar no Senhor.

Paulo incentivou os santos a se regozijarem mesmo quando enfrentassem desafios difíceis, e o próprio Paulo estava na prisão. Como você vai ajudar as crianças a perceber que seguir a Jesus Cristo traz alegria?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que prestem atenção em uma palavra que se repete enquanto você lê Filipenses 4:4. Peça a elas que mostrem a você o que fazem quando ficam felizes. Diga às crianças por que você “se regozija no Senhor”, isto é, por que você se sente feliz por causa de Jesus Cristo. Permita que as crianças digam como se sentem em relação a Jesus Cristo.

  • Mostre objetos ou gravuras representando coisas que o ajudam a “regozijar-se no Senhor” (Filipenses 4:4), como Suas criações, um templo, Sua Ressurreição ou uma família. Deixe as crianças se revezarem escolhendo uma gravura ou um objeto e depois diga a elas por que isso o faz feliz. Peça que falem sobre coisas que as ajudam a se regozijar no Senhor.

  • Leiam juntos Filipenses 4:8 e ajude as crianças a pensar em coisas que combinem com as descrições no versículo (ver também Regras de Fé 1:13). Peça às crianças que façam desenhos para ilustrar essas coisas.

Colossenses 1:23; 2:6–7

Minha fé deve ser “fundamentada” em Jesus Cristo.

Se as crianças edificarem sua vida e sua fé tendo como alicerce o Salvador, elas serão capazes de resistir às tempestades da vida.

Atividades sugeridas

  • Mostre a gravura da árvore que está no esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar enquanto lê as frases principais de Colossenses 1:23; 2:6–7 (ou exiba o vídeo “Redemoinhos Espirituais” em ChurchofJesusChrist.org). O que aconteceria com a árvore se uma tempestade viesse e ela não tivesse raízes fortes? Deixe as crianças se levantarem e fingirem ser uma árvore que tem raízes fracas em uma tempestade e depois uma árvore com raízes fortes. Testifique que a fé no Salvador nos ajuda a ser como a árvore com raízes fortes. Assim, podemos resistir às “tempestades” espirituais, que podem ser tentações ou tempos difíceis.

  • Peça a um aluno que desenhe uma árvore no quadro. Peça às crianças que digam algumas coisas que vão fazer para ter suas “raízes” em Jesus Cristo. Toda vez que uma criança compartilhar algo, deixe que ela acrescente uma raiz ao desenho.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Filipenses 4:4–13

Se eu tiver fé em Jesus Cristo, posso ser feliz mesmo em tempos difíceis.

Paulo sofreu muitas tribulações, mas estava feliz porque tinha fé em Jesus Cristo.

Atividades sugeridas

  • Peça que as crianças imaginem que estão na prisão, assim como o apóstolo Paulo estava quando escreveu a epístola aos filipenses. Leia Filipenses 4:4–13 com as crianças e peça a elas que procurem as palavras “regozijar”, “paz” e “contentar”. Por que Paulo era capaz de se regozijar e sentir paz mesmo na prisão? Depois, peça às crianças que encontrem as palavras “Senhor”, “Deus” e “Cristo” nos versículos. Ajude-as a compreender que a fé que Paulo tinha em Jesus Cristo tornou possível que ele se regozijasse.

  • Peça às crianças que ajudem você a completar frases como as seguintes: “Posso estar no escuro e ainda assim enxergar, se eu tiver um(a) . Posso estar ao ar livre em um dia quente e ainda assim me sentir refrescado(a), se eu tiver um(a) . Posso enfrentar dificuldades e ainda assim encontrar alegria, se eu .” Que sugestão Filipenses 4:4–13 nos dá para encontrarmos alegria? Convide as crianças a compartilhar alguns hinos ou escrituras sobre Jesus que podem ajudá-las a sentir alegria em tempos difíceis.

Filipenses 4:8

Posso “pensar em” coisas que são verdadeiras, honestas e puras.

As crianças são, com frequência, expostas a coisas más e impuras. Ajude-as a buscar coisas edificantes e virtuosas.

Atividades sugeridas

  • Peça a uma criança que leia Filipenses 4:8 em voz alta enquanto as outras procuram palavras em Regras de Fé 1:13 que são iguais ou semelhantes. Peça a alguém que escreva as palavras no quadro. Pergunte às crianças o que a letra dos hinos quer dizer e ajude-as a definir o que for necessário. Por que devemos “pensar” nessas coisas? Como podemos “buscá-las”?

  • Peça às crianças que citem coisas que se adequam às descrições em Filipenses 4:8. Convide-as a fazer uma lista durante a semana de qualquer coisa que percebam se adequar a essas descrições. Incentive-as a trazer a lista para a Primária na próxima semana e dizer o que encontraram.

Colossenses 1:23; 2:6–7

Minha fé deve ser “fundamentada” em Jesus Cristo.

Satanás tenta enfraquecer nossa fé por meio de tentações e doutrinas falsas. Como você pode inspirar as crianças a fortalecer a fé delas no Salvador de modo que elas “[não se movam] da esperança do evangelho”? (Colossenses 1:23.)

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que façam desenhos que representem as verdades que encontrarem em Colossenses 1:23; 2:6–7. Deixe que elas mostrem seus desenhos à classe e expliquem as verdades que eles representam.

  • Mostre o vídeo “Redemoinhos Espirituais”. Quais são algumas tentações e falsas doutrinas do mundo atual que enfraquecem nossa fé? Incentive as crianças a escrever algo que elas podem fazer para fortalecer a fé de tal modo que estejam “[arraigadas]” (Colossenses 2:7) em Jesus Cristo. Peça a elas que deixem a anotação exposta em um lugar onde possam vê-la todos os dias.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Convide as crianças a contar aos familiares o que aprenderam sobre Jesus Cristo. Elas podem usar a página de atividades da semana ou uma escritura que leram durante a aula.

Aperfeiçoar o ensino

As crianças são curiosas e aprendem com experiências novas e variadas. Use atividades que façam com que se movimentem, usem todos os sentidos, explorem e experimentem coisas novas. As sugestões em “Atender às necessidades das crianças pequenas” no início deste recurso podem ajudar (ver também Ensinar à Maneira do Salvador, pp. 25–26).