Novo Testamento 2023
9 a 15 de outubro. Filipenses; Colossenses: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”


“9 a 15 de outubro. Filipenses; Colossenses: ‘Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Novo Testamento 2023

“9 a 15 de outubro. Filipenses; Colossenses”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: 2023

Imagem
Paulo ditando uma carta na prisão

9 a 15 de outubro

Filipenses; Colossenses

“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”

Quando foi a última vez que você leu as impressões espirituais registradas durante seu estudo do Novo Testamento? Será útil rever os sentimentos recebidos.

Registre suas impressões

Paulo escreveu suas cartas aos filipenses e colossenses enquanto era prisioneiro em Roma. Porém essas cartas não denotam aquilo que você poderia esperar de uma pessoa na prisão. Paulo falou mais a respeito de alegria, regozijo e ação de graças do que de aflições e provações: “Cristo [é] anunciado”, disse ele, e “nisso me regozijo, e me regozijarei ainda” (Filipenses 1:18). E “porque ainda que esteja ausente quanto ao corpo, todavia em espírito estou convosco, regozijando-me, e vendo a (…) firmeza da vossa fé em Cristo” (Colossenses 2:5). Certamente “a paz de Deus” que Paulo experimentava em suas circunstâncias difíceis “[excedia] todo o entendimento” (Filipenses 4:7), mas mesmo assim era uma realidade. Em nossas próprias tribulações, podemos sentir essa mesma paz e “[regozijar-nos] sempre no Senhor” (Filipenses 4:4). Como disse Paulo, podemos confiar completamente em Jesus Cristo, “no qual temos a redenção” (Colossenses 1:14). Podemos dizer como Paulo: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Filipenses 4:13; ver também Colossenses 1:11).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Filipenses 2:5–11; Colossenses 1:12–23

Minha fé é fundamentada no Senhor Jesus Cristo.

O presidente Russell M. Nelson disse que, quando concentrou seu estudo das escrituras nos versículos sobre Jesus Cristo, aquelas mensagens lhe causaram um impacto tão grande, que ele se sentiu “outro homem”! (“Invocando o poder de Jesus Cristo em nossa vida”, A Liahona, maio de 2017, p. 39). Siga o exemplo do presidente Nelson ao ler Filipenses e Colossenses (ver especialmente Filipenses 2:5–11; Colossenses 1:12–23). O que você aprendeu sobre o Salvador? Como essas verdades ajudam você a se tornar “outro homem” ou outra mulher?

Filipenses 2:12–13

Operamos “a [nossa] salvação”?

Algumas pessoas usam a frase “operai a vossa salvação” (Filipenses 2:12) para apoiar a ideia de que somos salvos apenas por nossos próprios esforços. Outras pessoas usam o ensinamento de Paulo de que “pela graça sois salvos, por meio da fé” (Efésios 2:8) para afirmar que nenhuma obra é necessária para a salvação. No entanto, as escrituras, incluindo os escritos de Paulo, ensinam claramente a necessidade tanto da graça de Jesus Cristo como dos esforços pessoais para se receber a salvação. E mesmo com os maiores esforços que dispendemos para operar nossa salvação, “Deus é o que opera em [nós]” (Filipenses 2:13; ver também Filipenses 1:6; 2 Néfi 25:23; Guia para Estudo das Escrituras, “Graça”).

Filipenses 3:4–14

O evangelho de Jesus Cristo compensa todo o sacrifício.

Paulo abriu mão de muitas coisas quando se converteu ao evangelho de Jesus Cristo, inclusive da posição de influência que tinha na sociedade judaica como fariseu. Em Filipenses 3:4–14, observe o que Paulo ganhou por seu desejo de se sacrificar pelo evangelho. Como ele se sentiu por conta desses sacrifícios?

Considere seu próprio discipulado. O que você precisou sacrificar pelo evangelho de Jesus Cristo? O que já recebeu? Existem outros sacrifícios necessários para você se tornar um discípulo mais dedicado ao Salvador?

Ver também 3 Néfi 9:19–20; Doutrina e Convênios 58:2–5; Taylor G. Godoy, “Mais um dia”, Liahona, maio de 2018, p. 34.

Filipenses 4:1–13

Posso encontrar alegria em Cristo a despeito de minhas circunstâncias.

A vida de Paulo é uma ilustração clara da verdade expressa pelo presidente Russell M. Nelson: “Quando o enfoque de nossa vida é (…) Jesus Cristo e Seu evangelho, podemos sentir alegria a despeito do que está acontecendo — ou não — em nossa vida. A alegria vem Dele e por causa Dele” (“Alegria e sobrevivência espiritual”, A Liahona, novembro de 2016, p. 82).

À medida que ler Filipenses — particularmente o capítulo 4 — identifique declarações que possam ajudá-lo a encontrar alegria quaisquer que sejam as circunstâncias. Quando foi que você sentiu “a paz de Deus” durante um período desafiador? (versículo 7). Quando você encontrou forças “em Cristo” para realizar coisas difíceis? (versículo 13). Em sua opinião, por que é importante “contentar-[se]” em todas as circunstâncias? (versículo 11). Como a prática dos atributos mencionados no versículo 8 o ajuda a encontrar alegria em suas circunstâncias?

Ver Alma 33:23; Dieter F. Uchtdorf, “Gratos em quaisquer circunstâncias”, A Liahona, maio de 2014, p. 70.

Colossenses 3:1–17

Os discípulos de Jesus Cristo se tornam “novos” ao viverem Seu evangelho.

Como você sabe se Jesus Cristo o está ajudando a se tornar um novo homem ou uma nova mulher? Uma forma de refletir sobre isso é examinar Colossenses 3:1–17 e fazer uma lista com atitudes, atributos e ações do “velho homem”, e outra lista com atitudes, atributos e ações do “novo [homem]”.

Registre seus pensamentos sobre como o Salvador está operando a mudança em você, de tal maneira que possa fazer uma revisão deles no futuro e ponderar como está sendo seu progresso.

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Filipenses.Sua família pode anotar as palavras alegria ou regozijo, que são repetidas frequentemente em Filipenses. Cada vez que encontrarem uma dessas palavras, parem e conversem sobre o que Paulo ensinou para encontrarmos alegria.

Filipenses 2:14–16.Como podemos “[resplandecer] como luminares no mundo”?

Filipenses 4:8.Talvez sua família possa identificar as coisas que podemos “nisso [pensar]” e que correspondem às descrições nesse versículo (ver também Regras de Fé 1:13). Como sua família pode ser abençoada ao seguir o conselho de Paulo?

Colossenses 1:23; 2:7.Talvez seus familiares possam ler esses versículos sentados debaixo de uma árvore ou então contemplando a gravura de uma árvore (como a que acompanha o esboço). O que significa estarmos “fundados” e “arraigados” em Cristo? De que modo podemos ajudar uns aos outros a fortalecer nossas raízes espirituais?

Colossenses 2:2–3.Sua família pode encher um baú de tesouros com coisas que representam as “riquezas” e os “tesouros da sabedoria e do conhecimento” que vocês encontram no evangelho.

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “A Deus, Senhor e Rei”, Hinos, nº 35.

Aperfeiçoar o ensino

Viva seu testemunho. O élder Neal A. Maxwell ensinou: “Você ensina o que você é. As suas características vão ser mais lembradas (…) do que uma verdade específica de uma aula em particular” (em Ensinar à Maneira do Salvador, p. 13).

Imagem
árvore com muitas raízes

Paulo ensina que nossa fé deve ser “arraigada” em Jesus Cristo (Colossenses 2:7).