Novo Testamento 2023
25 de setembro a 1º de outubro. Gálatas: “Andai no Espírito”


“25 de setembro a 1º de outubro. Gálatas: ‘Andai no Espírito’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Novo Testamento 2023

“25 de setembro a 1º de outubro. Gálatas”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: 2023

Imagem
Cristo aparece a Paulo na prisão

O Salvador ressuscitado visitou Paulo na prisão (ver Atos 23:11). Jesus Cristo pode nos libertar do “jugo da servidão” (Gálatas 5:1).

25 de setembro a 1º de outubro

Gálatas

“Andai no Espírito”

Ao ler Gálatas, registre as impressões espirituais que receber. Ao fazer isso, você vai facilitar a lembrança e ponderação sobre elas no futuro.

Registre suas impressões

O evangelho de Jesus Cristo oferece liberdade do cativeiro espiritual. Mas algumas vezes as pessoas que provaram a liberdade do evangelho se voltam contra ela, buscando os “rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo [querem] servir” (Gálatas 4:9). Isso foi o que alguns dos santos gálatas estavam fazendo — voltando-se contra a liberdade que Cristo lhes havia oferecido (ver Gálatas 1:6). A carta de Paulo aos Gálatas representou assim um chamado urgente para que se mantivessem “firmes na liberdade com que Cristo [vos] libertou” (Gálatas 5:1). A esse chamado também deveríamos ouvir e atender porque, à medida que as circunstâncias mudam, o confronto entre liberdade e cativeiro se mantém constante. Conforme Paulo ensinou, não basta sermos “chamados à liberdade” (Gálatas 5:13); precisamos também “[estar] (…) firmes” nela (Gálatas 5:1) ao confiar em Cristo.

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Gálatas 1–5

A lei de Cristo me faz livre.

Paulo escreveu aos santos da Galácia quando soube que eles estavam sendo desviados por falsos ensinamentos (ver Gálatas 1:6–9). Um desses ensinamentos era que, para serem salvos, os gentios que aceitassem o evangelho precisariam ser circuncidados e guardar algumas tradições da lei de Moisés (ver Gálatas 2). Paulo chamou essas tradições de “jugo da servidão” (Gálatas 5:1). Ao ler o conselho de Paulo aos gálatas, procure princípios que o ajudem a entender o que é a verdadeira liberdade. Pense também sobre quais falsas tradições ou outros jugos do cativeiro podem existir em sua vida. Existe alguma coisa que está impedindo você de desfrutar da liberdade que o evangelho oferece? De que maneira Cristo e Seu evangelho “[vos] libertou? (Gálatas 5:1).

Ver também 2 Néfi 2:27; 9:10–12.

Gálatas 3

Sou herdeiro das bênçãos prometidas a Abraão.

Alguns dos santos da Galácia estavam preocupados por não serem eles descendentes literais (“semente”) de Abraão e, assim, não poderiam receber todas as bênçãos prometidas a Abraão, incluindo a exaltação. De acordo com Gálatas 3:7–9, 13–14, 27–29, o que qualifica uma pessoa para se tornar a “semente de Abraão”?

Para aprender sobre as bênçãos prometidas a Abraão e as bênçãos que podemos herdar como sua semente, ver “Convênio abraâmico” em Tópicos do Evangelho, topics.ChurchofJesusChrist.org. Por que as bênçãos prometidas a Abraão são importantes para você?

Gálatas 3:6–25

Abraão recebeu o evangelho de Jesus Cristo.

O profeta Joseph Smith explicou: “Não podemos crer que os antigos de todas as eras fossem tão ignorantes em relação às leis do céu, como muitos supõem, já que todos os que se salvaram foram salvos pelo poder desse grande plano de redenção tanto antes da vinda de Cristo como depois disso. (…) Abraão ofereceu sacrifícios e, não obstante, o evangelho lhe foi pregado” (“The Elders of the Church in Kirtland to Their Brethren Abroad”, The Evening and the Morning Star, março de 1834, p. 143, JosephSmithPapers.org). Por que você acha que era importante para os santos da época de Paulo saber que Abraão e outros profetas antigos tinham o evangelho de Jesus Cristo? Por que é importante que você saiba disso? (Ver Helamã 8:13–20; Moisés 5:58–59; 6:50–66.)

Ver também Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, pp. 49–60.

Gálatas 5:13–26; 6:7–10

Se eu “[andar pelo] Espírito”, receberei o “fruto do Espírito”.

O estudo desses versículos pode lhe ajudar a avaliar mais plenamente como está caminhando no Espírito. Você está experimentando os frutos do Espírito descritos nos versículos 22–23? Quais outros frutos ou consequências do viver espiritual você percebeu? Pondere o que você precisa fazer para cultivar mais plenamente esse fruto. De que maneira o cultivo desse fruto desenvolve os relacionamentos mais importantes em sua vida?

Imagem
maçãs em uma árvore

Preciso buscar o “fruto do Espírito” em minha vida.

Se você estiver tentando caminhar no Espírito, mas seus esforços não estejam gerando o fruto prometido, leia Gálatas 6:7–10. Você sente qual é a mensagem que o Senhor tem para você nesses versículos?

Ver também Alma 32:28, 41–43; Doutrina e Convênios 64:32–34.

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Gálatas 3:11.O que significa “[viver] pela fé”? De que forma estamos vivendo pela fé em família?

Gálatas 4:1–7.Fale sobre Gálatas 4 e conversem sobre as diferenças entre os servos do rei e seus filhos. Quais oportunidades ou privilégios o filho do rei possui e o servo não? Pensem a respeito disso ao lerem juntos os versículos 1–7. O que esses versículos ensinam sobre nosso relacionamento com o Pai Celestial?

Gálatas 5:16–26.Considere debater a diferença entre as “obras da carne” e o “fruto do Espírito”. Para tornar a conversa mais divertida, sua família pode colocar diversas etiquetas em frutas com as palavras que Paulo usou para descrever os frutos do Espírito. Então cada membro da família pode escolher uma, explicar o conceito e pedir a alguém mais que exemplifique a fruta. Isso deve levar a uma conversa sobre as maneiras pelas quais a família pode convidar o Espírito a estar em casa e cultivar esse fruto. Depois da conversa, vocês podem comer uma salada de frutas juntos.

Gálatas 6:1–2.Pode acontecer algumas vezes de alguém na família ser “surpreendido em alguma ofensa”. Qual é o conselho encontrado em Gálatas 6:1–2 sobre o que fazer em tal situação?

Gálatas 6:7–10.Se a família já plantou em conjunto alguma coisa antes, use essa experiência para ilustrar o princípio: “Porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (versículo 7). Ou então pergunte aos membros da família quais são as frutas ou os vegetais preferidos deles e explique como se faz para cultivar a planta que produz esse fruto. (Ver imagem no final deste esboço.) Conversem sobre algumas bênçãos que a família espera receber e o que vocês devem fazer para “ceifar” essas bênçãos.

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Música sugerida: “Faz-me andar só na luz”, Músicas para Crianças, pp. 70–71.

Aperfeiçoar o ensino

Ajude seus familiares a aplicar as escrituras a si mesmos. Néfi disse: “Pois apliquei todas as escrituras a nós, para nosso proveito e instrução” (1 Néfi 19:23). Para ajudar a família nisso, peça que pensem nas ocasiões em que experimentaram os frutos do Espírito descritos em Gálatas 5:22–23. (Ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 21.)

Imagem
peras em uma árvore

Paulo ensinou que, quando andamos pelo Espírito, experimentamos os “frutos do Espírito” em nossa vida.