Vem, e Segue-Me
6 a 12 de maio. Lucas 12–17; João 11: “Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida”


“6 a 12 de maio. Lucas 12–17; João 11: ‘Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2019

“6 a 12 de maio. Lucas 12–17; João 11”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2019

Imagem
homem abraçando o filho

The Prodigal Son [O Filho Pródigo], de Liz Lemon Swindle

6 a 12 de maio

Lucas 12–17; João 11

“Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida”

Em espírito de oração, leia Lucas 12–17 e João 11, buscando identificar como você pode ajudar as crianças a quem ensina a entender as verdades nesses capítulos e a sentir o amor do Pai Celestial.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Relembre às crianças algumas parábolas e histórias em Lucas 12–17 e João 11, e peça-lhes que escolham uma e façam um desenho sobre ela.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças menores

Lucas 15

O Pai Celestial quer que todos os Seus filhos voltem à Sua presença.

Pode haver algumas crianças em sua classe que não frequentam a Primária regularmente. Como você pode inspirar as crianças a quem ensina a se aproximar delas com amor?

Atividades sugeridas

  • Dê uma moeda a uma criança, a gravura de uma ovelha para outra e uma gravura do filho pródigo para outra (LDS.org). Conte-lhes essas três parábolas encontradas em Lucas 15 e peça que levantem a moeda ou as gravuras quando você mencioná-las. Você pode pedir às crianças que contem novamente as parábolas, umas às outras, com suas próprias palavras.

  • Peça às crianças que comentem sobre uma ocasião em que perderam algo. Explique que as pessoas podem se perder espiritualmente quando não sentem o amor de Deus ou quando se afastam Dele. Testifique que essas parábolas ensinam que Deus deseja que ajudemos as pessoas que estão perdidas a voltar para Ele.

  • Peça às crianças que pensem nas outras crianças que não está vindo à Primária. Ajude-as a escrever bilhetes convidando essas crianças a virem à Primária ou a uma atividade da Primária. De que outras maneiras podemos ajudar essas crianças a sentir o amor que o Pai Celestial tem por elas?

Lucas 17:11–19

Posso demonstrar meu amor pelo Pai Celestial sendo grato por minhas bênçãos.

Como a história dos dez leprosos pode incentivar as crianças a serem gratas?

Atividades sugeridas

  • Conte a história dos dez leprosos que foram curados por Jesus. Mostre a gravura encontrada no esboço da semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar e peça às crianças que contem nos dedos até dez. Depois, peça a elas que abaixem nove dedos para mostrar o único leproso que agradeceu a Jesus. Quando as crianças expressaram gratidão a um amigo ou ente querido?

  • Peça a cada criança que faça gestos que representem as bênçãos pelas quais ela é grata e peça ao restante das crianças que adivinhem quais são essas bênçãos. Peça às crianças que citem maneiras de demonstrar ao Pai Celestial que somos gratos por nossas bênçãos.

João 11:1–46

Cremos que Jesus é o Filho de Deus.

Marta, que era irmã de Lázaro, disse a Jesus: “Creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus” (João 11:27). A história de Maria, Marta e Lázaro pode fortalecer o testemunho que as crianças têm de Jesus Cristo.

Atividades sugeridas

  • Resuma a história de Jesus levantando Lázaro dos mortos (ver também o “Capítulo 43: Jesus traz Lázaro de volta à vida”, Histórias do Novo Testamento, p. 107, ou o vídeo correspondente em LDS.org) e mostre um ramo morto e uma planta viva. Preste testemunho de que, devido ao poder de Jesus Cristo, as pessoas falecidas ressuscitarão e viverão para sempre.

  • Ajude as crianças a memorizar a frase que Jesus disse a Marta: “Eu sou a ressurreição e a vida” (João 11:25). Explique que, graças à Ressurreição do Salvador, veremos novamente nossos entes queridos falecidos.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças maiores

Lucas 15

Posso ajudar Jesus a encontrar Sua ovelha perdida.

Talvez as crianças não tenham percebido que há outras crianças que não estão frequentando a Primária. Como você pode inspirá-las a se aproximar dessas crianças?

Atividades sugeridas

  • Designe cada criança para ler em silêncio a parábola da ovelha perdida ou a parábola da dracma perdida, que se encontram em Lucas 15:1–10 e peça-lhes que compartilhem o que aprenderam.

  • Escreva estes nomes no quadro: pai, filho mais velho e filho mais novo. Mostre o vídeo “O Filho Pródigo” (LDS.org), fazendo algumas pausas para que as crianças possam escrever no quadro alguns sentimentos das pessoas relacionadas.

  • Peça a uma criança que saia da sala enquanto as outras escondem uma moeda ou uma ovelha de papel. Peça que a criança retorne e encontre a moeda ou a ovelha. Lembre as crianças que as pessoas podem se perder das bênçãos do evangelho. Peça-lhes que sugiram maneiras de ajudar essas pessoas. Cante com as crianças “Ama o pastor seu rebanho”, Hinos, nº 140, e testifique da alegria que sentimos quando as pessoas voltam para Deus.

  • Explique que Jesus usou a ovelha perdida, a dracma perdida e o filho pródigo para representar as pessoas que estão “perdidas” porque não têm as bênçãos do evangelho. Peça às crianças que pensem nas pessoas que elas conhecem que não estão vindo à igreja. O que elas podem fazer para ajudar essas pessoas a sentir o amor que o Pai Celestial tem por elas?

Imagem
Jesus com um cordeiro nos ombros

Lost Sheep [A Ovelha Perdida], de Liz Lemon Swindle

Lucas 17:11–19

Posso demonstrar meu amor pelo Pai Celestial sendo grato por minhas bênçãos.

A história dos dez leprosos pode ser uma boa maneira de inspirar as crianças a expressar gratidão ao Pai Celestial por suas bênçãos.

Atividades sugeridas

  • Leiam juntos o relato dos dez leprosos. Como o leproso que agradeceu foi abençoado por sua gratidão? Por que é importante agradecer a Deus por nossas bênçãos?

  • Peça às crianças que façam uma lista de coisas que comecem com cada letra do nome delas e pelas quais elas são gratas.

  • Peça que escrevam bilhetes de agradecimento ao Pai Celestial pelas bênçãos que Ele concede a elas. Elas podem pendurar os bilhetes em sua cama para que se lembrem de expressar gratidão ao orar.

João 11:1–46

Cremos que Jesus é o Filho de Deus.

Como você pode usar a história de Maria, Marta e Lázaro para ajudar as crianças a saber, assim como Marta, que Jesus é “o Cristo, o Filho de Deus”? (João 11:27.)

Atividades sugeridas

  • Escreva no quadro algumas declarações ditas pelas pessoas em João 11. Peça às crianças que adivinhem quem disse cada declaração e que leiam João 11 para saber se acertaram. Como elas se sentiriam se fossem Jesus, Marta, Maria ou Lázaro? Como acreditar em Jesus nos ajuda quando estamos tristes ou com medo?

  • Leia o testemunho de Marta em João 11:20–27. Peça às crianças que identifiquem palavras e frases que demonstrem que Marta tinha fé. O que podemos fazer para ter fé mesmo quando é difícil?

  • Ajude as crianças a memorizar João 11:25. Explique que todos ressuscitarão, mas somente os justos receberão a vida eterna e viverão com o Pai Celestial e Jesus Cristo novamente.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Dê às crianças um papel ou uma caderneta onde elas possam escrever ou desenhar durante a semana coisas pelas quais são gratas.

Aperfeiçoar o ensino

A repetição é a chave do aprendizado. As crianças se beneficiam de ouvir um princípio do evangelho ou fazer uma atividade mais de uma vez. Tente repetir as atividades de maneiras diferentes.