Vem, e Segue-Me
29 de abril a 5 de maio. João 7–10: “Eu sou o bom pastor”


“29 de abril a 5 de maio. João 7–10: ‘Eu sou o bom pastor’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2019

“29 de abril a 5 de maio. João 7–10”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2019

Imagem
Cristo e a mulher apanhada em adultério

He That Is without Sin [Aquele Que Dentre Vós Está sem Pecado], de Liz Lemon Swindle

29 de abril a 5 de maio

João 7–10

“Eu sou o bom pastor”

Ao ler João 7–10, pense nas crianças a quem você ensina. Muitas ideias neste esboço para as crianças maiores podem ser adaptadas para as crianças menores, ou vice-versa.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhar

Convidar a participação de todos

Peça às crianças que contem algo que fizeram na última semana para seguir o exemplo do bom samaritano.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças menores

João 7:14–17

Guardar os mandamentos me ajudará a saber que eles são verdadeiros.

Jesus ensinou que podemos ganhar um testemunho das verdades que Ele compartilhou à medida que as vivemos. Como você pode usar esse relato para ensinar às crianças que a paz que sentimos quando obedecemos aos mandamentos nos ajuda a saber que eles são verdadeiros?

Atividades sugeridas

  • Resuma João 7:17 de modo simplificado para que as crianças entendam. Ajude-as a saber que obedecer aos mandamentos nos ajuda a nos sentir mais perto de Jesus Cristo, talvez cantando juntos “Guarda os mandamentos” ou “Escolhendo o que é certo”, Músicas para Crianças, pp. 68 e 82–83. Peça que as crianças fiquem atentas a como seremos abençoados se guardarmos os mandamentos.

  • Conte uma experiência de quando você aprendeu que um mandamento era de Deus porque você o cumpriu, como pagar o dízimo ou perdoar alguém que foi rude. Peça às crianças que pensem em uma experiência que tiveram quando obedeceram a um mandamento. Pergunte: “Como vocês se sentiram depois que obedeceram?”

  • Escolha alguns mandamentos e desenhe dois conjuntos de figuras simples que representem cada mandamento. Coloque todas as figuras viradas para baixo no chão e peça às crianças que se revezem para combinar os mandamentos. Testifique da importância dos mandamentos e de como cumpri-los fortaleceu seu testemunho.

João 8:29

Jesus obedeceu a Seu Pai.

Jesus Cristo sempre fez coisas que agradavam a Seu Pai Celestial. Como você pode ajudar as crianças a encontrar maneiras de seguir Seu exemplo?

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a repetir o que Jesus disse sobre o Pai Celestial em João 8:29: “Eu faço sempre o que lhe agrada”. Peça-lhes que citem coisas que Jesus fez que deixaram o Pai Celestial feliz. Mostre a elas algumas gravuras do Livro de Gravuras do Evangelho para lhes dar algumas ideias.

  • Pergunte às crianças o que as faz feliz. Depois, pergunte o que elas poderiam fazer esta semana para deixar um membro da família ou um amigo feliz. Peça às crianças que desenhem a si mesmas fazendo essas atividades, que levem o desenho para casa e se lembrem de fazer o que desenharam.

  • Convide o pai, ou a mãe, de uma criança para contar uma experiência em que a criança fez algo que o deixou feliz. Deixe que a criança diga como ela se sentiu.

João 10:1–18

Jesus me conhece e me ama.

A parábola do bom pastor pode ajudar as crianças a entender que Jesus as ama e sabe quem elas são.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que desenhem algo representado na parábola do bom pastor, como uma ovelha, um ladrão ou um lobo. Leia João 10:1–18 para as crianças e peça-lhes que levantem seus desenhos quando ouvirem você ler sobre o que elas desenharam. Explique que, assim como o “bom pastor” guia e ama seu rebanho, Jesus ama e guia todos nós de volta a Ele. Vista uma criança como um pastor e deixe que ela conte de que maneira Jesus é como um pastor para nós.

  • Mostre a gravura de Jesus e as ovelhas no esboço da semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar. Como sabemos que Jesus ama as ovelhas? Como podemos dizer que as ovelhas amam Jesus?

  • Deixe que as crianças preencham a página de atividades da semana.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças maiores

João 7:14–17

Guardar os mandamentos me ajudará a saber que eles são verdadeiros.

Você e as crianças a quem ensina devem ter tido experiências vivendo as verdades do evangelho e aprendendo que elas são verdadeiras. Como você pode usar essas experiências pessoais enquanto ensina?

Atividades sugeridas

  • Escreva cada versículo de João 7:14–17 em diferentes pedaços de papel e mostre-os fora de ordem. Peça às crianças que os coloquem na ordem certa e verifiquem João 7:14–17 para ver se está correto. Peça-lhes que se dividam em duplas e comentem com seu colega o que entenderam sobre cada versículo. Como a obediência aos mandamentos de Deus as ajudou a saber que eles são verdadeiros?

  • Compartilhe exemplos das escrituras mostrando como as pessoas foram abençoadas por viver as verdades do evangelho, como Daniel (ver Daniel 6) ou Néfi (ver 1 Néfi 3–4).

  • Alguns dias antes da aula, peça a uma das crianças que escreva sobre uma ocasião em que recebeu um testemunho de um mandamento por vivê-lo. Durante a aula, peça à criança que compartilhe o que escreveu.

João 8:31–36

A verdade nos torna livres.

À medida que as crianças crescem, elas encontram pessoas que acreditam que viver o evangelho é restritivo. Como você pode usar João 8:31–36 para corrigir essa ideia?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam João 8:31–36 e falem o que acham que significa ser servo do pecado. Como os ensinamentos de Jesus ajudam a nos libertar?

  • Peça a uma criança que enrole uma corda, um xale ou uma gravata em seu pulso para demonstrar como ficamos atados pelo pecado quando pecamos repetidamente sem nos arrepender.

  • Mostre uma fechadura para representar o pecado e uma chave para representar como as verdades do evangelho nos libertam. Por exemplo, saber sobre a Expiação do Salvador nos torna livres para nos arrependermos e sermos perdoados de nossos pecados. Ou, conhecer a Palavra de Sabedoria nos torna livres para evitar a dependência.

Imagem
Cristo ensinando no templo

Jesus ensinou: “A verdade vos libertará” (João 8:32).

João 10:1–18

Jesus é como um pastor para nós.

Ao estudar a parábola do bom pastor, identifique as verdades que ela ensina sobre nosso relacionamento com o Salvador. Como conhecer essas verdades abençoa as crianças?

Atividades sugeridas

  • Escreva bom pastor e mercenário no quadro. Explique que um mercenário é alguém que é contratado para fazer um trabalho por dinheiro. Peça às crianças que citem as diferenças que encontrarem em João 10:1–18 entre um bom pastor e um mercenário. Por que você seguiria o bom pastor e não o mercenário?

  • Desenhe ou mostre a figura de uma porta. Leiam juntos João 10:7–9 e pergunte às crianças como Jesus é como uma porta. De acordo com o versículo 9, que bênçãos as pessoas que “entram” pela porta recebem? Como entramos pela porta que Jesus Cristo nos mostra?

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Ajude as crianças a pensar em um mandamento que elas podem obedecer mais plenamente. Peça-lhes que tentem obedecer a esse mandamento na próxima semana.

Aperfeiçoar o ensino

Fazer perguntas inspiradas. Faça perguntas que convidem as crianças a quem você ensina a fazer mais do que apenas relatar fatos. Incentive-as a prestar seu testemunho das verdades do evangelho. Por exemplo, se estiverem conversando sobre os mandamentos, você pode pedir que compartilhem como foram abençoadas por obedecer aos mandamentos.