Vem, e Segue-Me
6 a 12 de maio. Lucas 12–17; João 11: “Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida”


“6 a 12 de maio. Lucas 12–17; João 11: ‘Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Novo Testamento 2019

“6 a 12 de maio. Lucas 12–17; João 11”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2019

Imagem
homem abraçando seu filho

The Prodigal Son [O Filho Pródigo], de Liz Lemon Swindle

6 a 12 de maio

Lucas 12–17; João 11

“Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida”

Ao ler Lucas 12–17 e João 11, procure fervorosamente saber o que o Pai Celestial quer que saibamos e façamos. O estudo desses capítulos pode abrir seu coração para as mensagens dirigidas especialmente para você.

Registre suas impressões

Na maioria das situações, 99 em 100 seria considerado excelente — mas não quando esses números representam os filhos amados de Deus (ver D&C 18:10). Nesse caso, mesmo uma única alma merece uma busca minuciosa e preocupada “até que [venhamos] a achá-la” (Lucas 15:4), da maneira que o Salvador ensinou na parábola da ovelha perdida. Então o júbilo terá lugar, pois “assim haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento” (Lucas 15:7). Se isso parece desproporcional, é importante lembrar que, na verdade, não existem pessoas que “não necessitam de arrependimento”. Todos precisamos ser resgatados. E todos podemos participar do resgate, rejubilando-nos em conjunto com cada alma que é salva (ver D&C 18:15–16).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Lucas 12; 14–16

Devo concentrar meu coração nas coisas eternamente importantes, em vez de nas coisas deste mundo.

Por que Deus chamaria “louco” um homem trabalhador e de sucesso, que construíra grandes celeiros e os enchera com os frutos do seu trabalho? (Ver Lucas 12:16–21.) Nesses capítulos de Lucas, o Salvador ensina várias parábolas que podem nos ajudar a elevar nossa visão do que é do mundo para o eterno. Algumas das parábolas estão relacionadas aqui. De que maneira você resumiria a mensagem de cada uma delas? O que acha que o Senhor está falando a você?

Ver também Mateus 6:19–34; 2 Néfi 9:30; Doutrina e Convênios 25:10.

Lucas 15

O Pai Celestial Se rejubila quando aqueles que estão perdidos são encontrados.

Você já se perguntou como o Pai Celestial Se sente a respeito daqueles que pecaram ou que se encontram “perdidos”? Os fariseus e os escribas criticaram Jesus sobre Sua associação com tais pessoas. Em resposta, Jesus contou três parábolas, encontradas em Lucas 15 — as parábolas da ovelha perdida, da dracma perdida e do filho pródigo.

Ao ler essas parábolas, você pode fazer uma lista de semelhanças e diferenças entre elas. Por exemplo, identifique o que estava perdido e por que, como foi encontrado e como a pessoa reagiu quando o encontrou. Quais mensagens Jesus tinha para aqueles que estão “perdidos” — incluindo aqueles que não acham que estão perdidos? Que mensagens Ele tinha para as pessoas que estão em busca daqueles que estão “perdidos”?

Naturalmente, é sempre melhor não se perder. No que diz respeito a Lucas 15:7, o élder James E. Talmage escreveu: “Não há justificativa para a suposição de que um pecador arrependido deve ter precedência sobre uma alma justa que resistiu ao pecado” (Jesus, o Cristo, 1971, p. 445). No entanto, todos nós pecamos e necessitamos de resgate, e a confortadora mensagem das parábolas do Salvador é que cada um de nós pode se arrepender e retornar à retidão, pois Deus deseja que nenhuma alma pereça.

Ver também Doutrina e Convênios 18:10–16; Jeffrey R. Holland, “O outro filho pródigo”, A Liahona, julho de 2002, p. 69.

Imagem
mulher procurando uma moeda

The Lost Piece of Silver [A Dracma Perdida], de James Tissot

Lucas 16:1–12

O que Cristo estava ensinando na parábola do mordomo injusto?

O élder James E. Talmage explicou uma lição que podemos aprender com a parábola: “Seja diligente, pois o dia em que pode fazer uso de suas riquezas terrenas logo passará. Aprenda até mesmo com os desonestos e com os iníquos. Se eles são tão prudentes, de forma a armazenar provisões para o único futuro que cogitam, quanto mais vós, que acreditais em um futuro eterno, deveis armazenar provisões para esse futuro. Se não aprenderdes a aplicar sabedoria e prudência no uso [do] ‘iníquo mamom’, como vos poderão ser confiadas riquezas mais duradouras?” (Jesus, o Cristop. 448.)

Lucas 17:11–19

A gratidão pelas bênçãos recebidas me levará mais próximo de Deus.

Se você fosse um dos dez leprosos, acha que teria retornado para agradecer ao Salvador? Que outras bênçãos adicionais o leproso agradecido recebeu por ter dado graças? De que maneira a gratidão afeta nossa espiritualidade? Será benéfico para você começar a registrar em um diário as coisas pelas quais é grato, como o presidente Henry B. Eyring descreveu nesta mensagem: “Oh! lembrai-vos, lembrai-vos”, A Liahona, novembro de 2007, p. 66).

João 11:1–46

Jesus Cristo é a ressurreição e a vida.

O milagre de levantar Lázaro da morte foi um testemunho poderoso e irrefutável de que Jesus era verdadeiramente o Filho de Deus e o Messias prometido. Quais palavras, frases ou detalhes em João 11:1–46 fortalecem sua fé de que Jesus Cristo é “a ressurreição e a vida”? De que maneira esse conhecimento influencia sua vida e suas escolhas?

Imagem
ícone de estudo familiar

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Ao ler as escrituras com sua família, o Espírito pode ajudá-lo a saber quais princípios devem ser enfatizados e debatidos a fim de satisfazer as necessidades de sua família. Eis algumas sugestões:

Lucas 15:1–10

Seus familiares compreendem qual é o sentimento de perder algo — ou o de se estar perdido? Conversar sobre suas experiências pode dar início a um debate sobre as parábolas da ovelha perdida e da dracma perdida. Ou vocês podem fazer um jogo no qual alguém se esconde e os outros membros da família tentam encontrá-lo. Como essa atividade vai ajudá-los a compreender essas parábolas?

Lucas 15:11–32

Como podemos ser como o pai nessa história quando amamos aquele que estava perdido? O que podemos aprender com a experiência do filho mais velho que pode nos ajudar a ser mais como Cristo? De que maneira o pai nessa parábola é semelhante a nosso Pai Celestial?

Lucas 17:11–19

Para ajudar os membros da família a colocar em prática o relato dos dez leprosos, você pode convidá-los a escrever bilhetinhos secretos de agradecimento e distribuí-los pela casa. Vocês também podem cantar juntos “Conta as bênçãos”, Hinos, nº 57, e debater sobre as bênçãos que sua família tem recebido.

João 11:1–46

Os membros da família podem compartilhar seus testemunhos de Jesus Cristo.

Para mais ideias para ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar.

Aperfeiçoar o ensino

Use histórias e exemplos para ensinar os princípios do evangelho. O Salvador frequentemente ensinava sobre os princípios do evangelho usando histórias e parábolas. Pense em exemplos e histórias de sua própria vida que podem tornar mais real um princípio do evangelho para sua família (ver Ensinar à Maneira do Salvadorp. 22).

Imagem
Homem ajoelhado em agradecimento a Jesus

Where Are the Nine [Onde Estão os Nove?], de Liz Lemon Swindle