Doutrina e Convênios 2021
10 a 16 de maio. Doutrina e Convênios 49–50: “Aquilo que é de Deus é luz”


“10 a 16 de maio Doutrina e Convênios 49–50: ‘Aquilo que é de Deus é luz’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Doutrina e Convênios, 2021

“10 a 16 de maio Doutrina e Convênios 49–50”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2021

Imagem
lago ao amanhecer

10 a 16 de maio

Doutrina e Convênios 49–50

“Aquilo que é de Deus é luz”

Ao ler Doutrina e Convênios 49–50, procure mensagens ou princípios que você considera particularmente importantes para as crianças que você está ensinando. Algumas estão sugeridas neste esboço.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Mostre a gravura do esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, e ajude as crianças a conversar sobre como Jesus Cristo Se assemelha a um bom pastor.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Doutrina e Convênios 49:12–14

Posso seguir a Jesus Cristo.

Ajude as crianças a entender que elas podem seguir Jesus Cristo crendo Nele, arrependendo-se, sendo batizadas e recebendo o Espírito Santo.

Atividades sugeridas

  • Mostre quatro pegadas de papel e quatro gravuras que representem crer em Jesus Cristo, arrepender-se, ser batizado e receber o Espírito Santo. Leia Doutrina e Convênios 49:12–14 e peça às crianças que apontem a gravura certa quando cada coisa for mencionada nos versículos. Deixe as crianças ajudarem a colocar as pegadas no chão com as gravuras ao lado delas e peça às crianças que se revezem andando sobre as pegadas. Preste testemunho de que, quando fazemos as coisas representadas nessas gravuras, estamos seguindo Jesus Cristo.

  • Use a página de atividades da semana para fazer fantoches de dedo que podem ajudar as crianças a aprender como podem seguir Jesus Cristo tendo fé, arrependendo-se, sendo batizadas e recebendo o dom do Espírito Santo.

Doutrina e Convênios 50:23–25

Minha luz espiritual pode ficar cada vez mais forte.

Conceitos abstratos como a verdade e o espírito podem ser de difícil compreensão para as crianças pequenas, mas, se você os compará-los à luz, como o Senhor fez em Doutrina e Convênios 50:23–25, isso pode ajudar.

Atividades sugeridas

  • Use uma atividade que ilustre como nossa luz espiritual pode se tornar cada vez mais forte. Você pode mostrar gravuras de coisas que produzem luz (como uma vela, uma lâmpada e o sol) e deixar que as crianças as arrumem na ordem certa, da luz mais fraca para a mais forte. Ou peça às crianças que finjam ser luzes que ficam cada vez mais fortes, começando encurvadas e depois se levantando lentamente e esticando os braços. Ajude-as a pensar nas coisas boas que podem fazer para tornar sua luz espiritual mais brilhante.

  • Cante com as crianças uma música sobre a luz espiritual, como “Brilha” (Músicas para Crianças, p. 96). Testifique sobre como o Pai Celestial o ajudou a tornar sua luz mais brilhante. Fale para as crianças sobre a luz que você vê nelas.

Doutrina e Convênios 50:41–44

Jesus Cristo me ama.

Jesus Cristo é o Bom Pastor. Somos suas ovelhas, e Ele ama cada um de nós. O que vai ajudar as crianças que você está ensinando a sentir o amor do Salvador por elas?

Atividades sugeridas

  • Mostre uma gravura de Jesus Cristo com crianças (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 47, 84 ou 116), e pergunte a elas como sabem que Jesus as ama. Conte como você sabe que Jesus ama você e a cada uma das crianças da classe.

  • Faça ovelhas de papel, escreva nelas o nome das crianças da classe e as esconda pela sala. Mostre uma gravura do Salvador e leia Doutrina e Convênios 50:41–42. Ajude as crianças a entender o que esses versículos ensinam sobre como Jesus Cristo Se sente a respeito delas. Deixe que encontrem as ovelhas espalhadas pela sala e as coloquem no quadro, ao lado da gravura de Jesus de modo que “[nenhuma] (…) se perderá” (versículo 42).

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Doutrina e Convênios 49:12–14

Posso seguir a Jesus Cristo.

O Senhor precisa que todos ensinemos a outras pessoas que elas podem se achegar a Ele tendo fé, arrependendo-se, sendo batizadas e recebendo o dom do Espírito Santo.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que comparem Doutrina e Convênios 49:12–14 com o que Pedro ensinou em Atos 2:38 e com a quarta regra de fé. Que semelhanças elas encontram? Por que essas verdades são importantes?

  • Peça às crianças que trabalhem em duplas e finjam que uma delas quer saber como seguir Jesus Cristo. Uma criança da dupla pode ensinar a outra usando Doutrina e Convênios 49:12–14.

Doutrina e Convênios 49:15–17

O casamento entre o homem e a mulher é essencial para o plano de Deus.

As crianças que você está ensinando podem se deparar com mensagens desorientadoras sobre o casamento. Doutrina e Convênios 49:15–17 pode ajudá-las a entender como o Senhor Se sente em relação ao casamento.

Atividades sugeridas

  • Explique-lhes que os shakers eram um grupo que acreditava que as pessoas não deviam se casar (ver o cabeçalho da seção 49 de Doutrina e Convênios). Peça às crianças que encontrem coisas que o Senhor ensinou sobre o casamento em Doutrina e Convênios 49:15–17.

  • Ajude as crianças a entender o que significa a frase “o casamento foi instituído por Deus”. Peça às crianças que trabalhem em duplas para comparar Doutrina e Convênios 49:15–17 com os três primeiros parágrafos de “A Família: Proclamação ao Mundo”. Por que o casamento é tão importante para o Pai Celestial?

  • Cantem juntos a segunda estrofe de As famílias poderão ser eternas” (Músicas para Crianças, p. 98) ou outro hino sobre famílias. Ajude as crianças a pensar em maneiras pelas quais elas podem se preparar para se casarem no templo um dia e terem uma família eterna.

    Imagem
    casal no jardim de um templo

    O casamento entre homem e mulher foi ordenado por Deus.

Doutrina e Convênios 50:40–46

Jesus Cristo é o Bom Pastor.

Doutrina e Convênios 50:40–46 contém descrições que podem ajudar as crianças que você está ensinando a entender como o Salvador Se sente em relação a elas.

Atividades sugeridas

  • Faça um jogo de combinar pares usando frases de Doutrina e Convênios 50:40–46. Você pode, por exemplo, escrever “Não temais, filhinhos” em um cartão que vai combinar com outro que diz “porque sois meus” (versículo 41). Leiam Doutrina e Convênios 50:40–46 juntos. Depois misture os cartões no chão, sobre uma mesa ou no quadro e peça às crianças que encontrem o par de cada frase. O que essas frases nos ensinam sobre Jesus Cristo?

  • Para ajudar as crianças a entender como o Salvador Se assemelha a um bom pastor, peça-lhes que leiam Doutrina e Convênios 50:40–46 juntas. Depois, mostre o vídeo “Jesus Ensina a Parábola da Ovelha Perdida” (ChurchofJesusChrist.org) e peça-lhes que encontrem no vídeo algo que as faça lembrar de alguma coisa que elas leram. Como Jesus Cristo nos socorre? Como podemos ser um bom pastor para outras pessoas?

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Prepare um bilhete para cada criança com estas palavras: Pergunte-me a respeito de . Deixe que as crianças preencham o espaço em branco com algo que aprenderam em classe (ajude-as, se necessário) e prendam o bilhete na roupa delas para gerar uma conversa em casa.

Aperfeiçoar o ensino

Adapte as atividades para a faixa etária das crianças que você está ensinando. À medida que elas crescerem, terão mais a contribuir para aula. Terão mais experiências e saberão compartilhar melhor seus pensamentos. Ao ensinar crianças pequenas, talvez seja preciso explicar mais do que quando ensinar crianças maiores. Sempre dê às crianças a oportunidade de participar por elas mesmas e ajude-as quando necessário.