Vem, e Segue-Me
26 de outubro a 1º de novembro. Mórmon 1–6: “Quisera persuadir todos vós (…) a vos arrependerdes”


“26 de outubro a 1º de novembro. Mórmon 1–6: ‘Quisera persuadir todos vós (…) a vos arrependerdes’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Livro de Mórmon 2020

“26 de outubro a 1º de novembro. Mórmon 1–6”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2020

Imagem
Mórmon escreve nas placas de ouro

Mormon Abridging the Plates [Mórmon Resumindo as Placas], de Tom Lovell

26 de outubro a 1º de novembro

Mórmon 1–6

“Quisera persuadir todos vós (…) a vos arrependerdes”

Os acontecimentos descritos em Mórmon 1–6 podem ser difíceis para as crianças entenderem completamente, mas elas ainda podem aprender lições com o relato de Mórmon sobre viver em retidão em um mundo iníquo. Como você pode usar a experiência dele para ensinar as crianças a permanecerem fiéis ao evangelho?

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

O que as crianças sabem a respeito de Mórmon? Convide-as a contar o que sabem a seus familiares. Mostrar uma gravura de Mórmon, como a que se encontra no esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar pode ajudar.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Mórmon 1:1–3

Posso ser justo como Mórmon.

Embora as crianças de sua classe sejam muito jovens, elas podem desenvolver qualidades espirituais e viver em retidão.

Atividades sugeridas

  • Leia Mórmon 1:1–3 para as crianças ou use o “Capítulo 49: Os ensinamentos de Mórmon” (Histórias do Livro de Mórmon, pp. 138–142 ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Peça-lhes que prestem atenção na idade de Mórmon quando Amaron deu-lhe uma missão especial. Em seguida, peça-lhes que levantem essa quantidade de dedos. Para ajudar as crianças a imaginarem como Mórmon era jovem, mostre-lhes uma fotografia de alguém com 10 anos de idade. Ajude-as a entender as qualidades que Amaron viu em Mórmon quando ele era jovem e testifique que as crianças podem ser como Mórmon ao seguirem a Jesus Cristo.

  • Faça um jogo em que as crianças repetem ações básicas que você realiza. Em seguida, mostre-lhes gravuras de coisas que Jesus realizou e fale sobre como podemos segui-Lo (ver o Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 33–35, 41–42). Debatam maneiras pelas quais Mórmon seguiu a Jesus Cristo — por exemplo, ensinando o evangelho, incentivando as pessoas a obedecer a Deus e a amar os outros.

Mórmon 3:3, 9

O Pai Celestial me concede muitas bênçãos.

Os ensinamentos de Mórmon podem ajudar as crianças a reconhecer as bênçãos que o Pai Celestial lhes concedeu.

Atividades sugeridas

  • Leia Mórmon 3:3 e 9 para as crianças e explique-lhes que os nefitas não reconheceram que o Pai Celestial os havia abençoado. Ajude as crianças a pensar nas bênçãos que o Pai Celestial lhes concedeu. Mostre gravuras ou objetos para dar-lhes ideias. O que podemos fazer hoje para mostrar que somos gratos ao Pai Celestial por nossas bênçãos?

  • Ajude as crianças a pensar nas bênçãos que o Pai Celestial lhes concedeu e peça-lhes que façam desenhos de algumas dessas bênçãos. Peça-lhes que pendurem seus desenhos em algum lugar em casa onde possam vê-los e lembrar-se de que o Pai Celestial as abençoa de várias maneiras. Você também pode convidá-las a identificar as bênçãos que advêm do Pai Celestial enquanto cantam a primeira estrofe de “Ó Pai querido, dou graças” (Músicas para Crianças, p. 9).

Mórmon 3:12

O Pai Celestial quer que eu ame a todos.

Como você pode ajudar as crianças de sua classe a ter o desejo de sentir o amor pelos que estão ao seu redor?

Atividades sugeridas

  • Peça a cada criança que desenhe uma pessoa no quadro e mostre-lhes como cada pessoa que desenharam parece diferente das outras. Desenhe um coração grande em torno de todos os desenhos. Ajude as crianças a entender que o Pai Celestial quer que amemos a todas as pessoas. Leia Mórmon 3:12, enfatizando as palavras “amara” e “amor”. O que Mórmon fez para demonstrar seu amor pelas pessoas?

  • Cantem uma música juntos sobre amar as pessoas, como “Ama sempre ao teu irmão” (Músicas para Crianças, p. 39), enquanto mostra fotografias de crianças do mundo todo. Preste testemunho do amor de Deus por todos os Seus filhos. Complete a página de atividades desta semana com as crianças.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Mórmon 1:1–3; 2:1, 23–24; 3:1–3, 12, 17–22

Posso ser justo como Mórmon.

Mórmon era muito jovem quando Amaron reconheceu que ele seria responsável o suficiente para cuidar dos registros sagrados. Que qualidades justas você reconhece nas crianças a quem ensina?

Atividades sugeridas

  • Peça a cada criança que leia uma das seguintes passagens e ajude-as a compartilhar o que aprenderam sobre Mórmon: Mórmon 1:1–3; 2:1, 23–24 e 3:1–3, 12, 20–22. Em seguida, fale sobre as qualidades justas que você reconhece em cada uma das crianças.

  • Mostre-lhes uma gravura de Mórmon (ver a gravura no esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Ajude as crianças a ver que, porque Mórmon foi responsável e confiável o suficiente para guardar e preservar os registros nefitas, temos o Livro de Mórmon hoje. Converse com as crianças sobre o que significa ser responsável e confiável. Convide-as a refletir sobre maneiras pelas quais podem ser mais responsáveis.

    Imagem
    Mórmon quando era menino

    Mórmon, Age 10 [Mórmon aos 10 Anos], de Scott M. Snow

Mórmon 2:8–15; 5:10–11

A tristeza segundo Deus leva a uma mudança verdadeira.

Mórmon viu que os nefitas iníquos estavam tristes, mas sua tristeza não era do tipo que os motivaria a se arrependerem (ver Mórmon 2:13). Como você pode ajudar as crianças a entender a diferença entre a tristeza do mundo e a tristeza segundo Deus que leva ao arrependimento?

Atividades sugeridas

  • Escreva os seguintes títulos no quadro: Tristeza que leva ao arrependimento e Tristeza que não leva ao arrependimento. Peça às crianças que se revezem na leitura dos versículos de Mórmon 2:8, 10–15. Ajude-as a escrever as coisas que aprenderam sobre a tristeza sob os títulos correspondentes no quadro. Como podemos ter certeza de que a tristeza que sentimos por nossos pecados faz com que mudemos?

  • Convide um membro do bispado ou o pai de uma das crianças para falar à classe como a tristeza segundo Deus pode nos ajudar a mudar para sermos mais como o Pai Celestial e Jesus Cristo. Por que é importante reconhecer se estamos sentindo tristeza segundo Deus ou a tristeza do mundo? Peça às crianças que procurem em Mórmon 2:12 razões pelas quais o arrependimento deve fazer nosso “coração (…) regozijar-se” (Mórmon 2:12).

Mórmon 3:12

Posso sentir o amor do Pai Celestial pelas pessoas.

Muitas vezes é fácil amar aqueles que nos amam e são como nós, mas Mórmon demonstrou que, com a ajuda do Pai Celestial, podemos amar aqueles que creem e agem de maneira diferente da nossa.

Atividades sugeridas

  • Ajude uma criança a ler Mórmon 3:12 e peça a todas que escrevam uma frase que resuma o que aprenderam com Mórmon sobre amar as pessoas. Peça-lhes que falem o que escreveram. Como podemos sentir o amor que Deus tem pelas pessoas? (Ver Morôni 7:48.) O que podemos fazer para mostrar amor pelas pessoas de nossa classe e de nossa família?

  • Peça às crianças que completem a página de atividades desta semana. Ajude-as a pensar em maneiras significativas de alcançar o amor daqueles que são diferentes de nós.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Incentive as crianças a colocar a página de atividades desta semana em algum lugar em casa para que se lembrem de demonstrar amor pelas pessoas. Dê-lhes uma oportunidade em uma aula futura de compartilhar o que fizeram.

Aperfeiçoar o ensino

Adaptar as atividades para se ajustar à faixa etária das crianças de sua classe. Crianças menores precisam de explicações detalhadas com métodos de ensino mais simples. Conforme crescem, elas conseguem contribuir mais e expor melhor o que pensam Dê a todas as crianças oportunidades, apropriadas à idade, de compartilhar, testificar e participar, e ajude-as, se necessário. (Ver Ensinar à Maneira do Salvador, pp. 25–26.)