Vem, e Segue-Me
19 a 25 de outubro. 3 Néfi 27–4 Néfi: “Não poderia haver povo mais feliz”


“19 a 25 de outubro. 3 Néfi 27–4 Néfi: ‘Não poderia haver povo mais feliz’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Livro de Mórmon 2020

“19 a 25 de outubro. 3 Néfi 27–4 Néfi”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2020

Imagem
Jesus orando com os nefitas

Christ’s Prayer [A Oração de Jesus], de Derek Hegsted

19 a 25 de outubro

3 Néfi 274 Néfi

“Não poderia haver povo mais feliz”

Ao ler 3 Néfi 274 Néfi, pense em experiências, pensamentos, escrituras e histórias que ajudariam as crianças a entender os conceitos desses capítulos.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Ajude as crianças a relembrarem o que aprenderam nas últimas semanas sobre o que Jesus ensinou às pessoas na terra de Abundância. Explique-lhes que o Livro de Mórmon nos conta como as pessoas foram abençoadas quando obedeceram ao que Jesus lhes ensinou.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

3 Néfi 27:1–22

Pertenço à Igreja de Jesus Cristo.

Como as palavras do Salvador aos Seus discípulos ajudam as crianças a entender a importância de pertencer à Igreja de Jesus Cristo?

Atividades sugeridas

  • Peça a cada criança que diga o nome dela. Por que nosso nome é importante? Diga-lhes que os discípulos de Jesus queriam saber que nome deveriam dar à Igreja de Cristo. Leia para elas a resposta do Salvador em 3 Néfi 27:7. O nome de quem Jesus disse que Sua Igreja deveria receber?

  • Faça um crachá para cada criança usar na volta para casa com a inscrição “Pertenço à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”. Deixe as crianças colorirem o crachá. Cante “A Igreja de Jesus Cristo” (Músicas para Crianças, p. 48) com as crianças. Diga-lhes por que você é grato por pertencer à Igreja e pergunte a elas por que são gratas pela Igreja.

  • Ajude as crianças a montar o quebra-cabeça que se encontra na página de atividades desta semana. Explique-lhes que Jesus quer que Sua Igreja seja edificada em Seu evangelho e use a página de atividades para conversar com as crianças sobre o que isso significa.

4 Néfi 1:2–3, 15–17

Viver o evangelho me traz alegria.

A felicidade do povo descrita em 4 Néfi pode ajudar as crianças a aprender sobre a alegria que advém de viver o evangelho.

Atividades sugeridas

  • Convide as crianças a falarem sobre o que as deixa felizes. Para falar às crianças sobre a felicidade do povo em 4 Néfi, leia as frases-chave dos versículos 2–3 e 15–17. Você também pode usar o “Capítulo 48: Paz nas Américas” (Histórias do Livro de Mórmon, pp. 136–137, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Enfatize que as pessoas estavam felizes porque foram convertidas ao Senhor, elas viviam os mandamentos e se amavam.

  • Mostre às crianças gravuras de pessoas felizes. Explique-lhes que o povo em 4 Néfi teve quase 200 anos de felicidade porque todos fizeram o melhor que puderam para viver o evangelho. Ajude as crianças a pensarem em alguns mandamentos que podem obedecer. Por exemplo, você poderia ler 4 Néfi 1:15 para dizer-lhes que as pessoas não brigavam mais umas com as outras. Peça às crianças que façam uma encenação obedecendo os mandamentos que elas pensaram. Cantem juntos uma música sobre a alegria que advém de viver o evangelho, como “Ajudar toda gente” (Músicas para Crianças, p. 108).

  • Leia frases de 4 Néfi 1:24–29, 34–35 e 43 que descrevam o que aconteceu quando alguns nefitas pararam de guardar os mandamentos. Ao fazê-lo, peça às crianças que façam uma expressão triste quando ouvirem algo que pareça triste. Preste testemunho de que guardar os mandamentos leva à felicidade.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

3 Néfi 27:3–8

Pertenço à Igreja de Jesus Cristo.

Pense em como você vai ajudar as crianças a reconhecer as grandes bênçãos advindas de ser membro da Igreja de Jesus Cristo.

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a ler 3 Néfi 27:3 e identificar a pergunta que os discípulos de Jesus fizeram a Ele. Depois, peça-lhes que identifiquem a resposta em 3 Néfi 27:5–8. De acordo com esses versículos, por que o nome da Igreja é tão importante?

  • Ajude as crianças a pensarem nos diferentes grupos a que pertencem, como a família ou a classe da Primária. Peça-lhes que contem por que gostam de pertencer a cada grupo. Peça às crianças que o ajudem a escrever cada palavra do nome da Igreja em um pedaço de papel separado. Em seguida, misture os papéis e convide as crianças a colocar essas palavras em ordem. Que bênçãos recebemos por sermos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias?

3 Néfi 27:13–22

A Igreja de Jesus Cristo está edificada sobre o Seu evangelho.

O Salvador resumiu Seu evangelho em 3 Néfi 27. Como Suas palavras podem ajudar as crianças a entender o que é o evangelho?

Atividades sugeridas

  • Explique às crianças que a palavra evangelho significa “boas novas” (ver Guia para Estudo das Escrituras “Evangelhos”). Ajude as crianças a procurar em 3 Néfi 27:13–15 algo que soe como boas novas para elas. Por que somos gratos por conhecer o evangelho de Jesus Cristo?

  • Escreva no quadro princípios do evangelho como fé, arrependimento, batismo, o Espírito Santo e perseverar até o fim. Peça às crianças que identifiquem em 3 Néfi 27:19–21 essas palavras ou palavras semelhantes na descrição de Jesus de Seu evangelho.

  • Peça a elas que imaginem que um amigo lhes pergunte em que acreditam como membros da Igreja. Ajude-as a encontrar princípios em 3 Néfi 27:13–21 que possam compartilhar para resumir em que acreditamos.

  • Convide as crianças a escolher um dos princípios do evangelho que o Salvador ensinou em 3 Néfi 27:13–21 sobre o qual desejam aprender mais. Ajude-as a usar as notas de rodapé ou o Guia para Estudo das Escrituras para encontrar uma escritura ou duas relacionadas a esse princípio. Convide-as a compartilhar as escrituras umas com as outras e o que aprenderam. Por que somos gratos por conhecer o evangelho de Jesus Cristo?

4 Néfi

Viver o evangelho me traz alegria.

Por ter sido convertido a Jesus Cristo e Seu evangelho, o povo descrito em 4 Néfi conseguiu estabelecer uma sociedade de paz e união. O que as crianças podem aprender com eles?

Atividades sugeridas

  • Prepare tiras de papel com frases de 4 Néfi 1:2–3, 5 e 15–17 que descrevam as bênçãos que o povo recebeu (como “não havia contendas na terra”). Coloque os papéis em um recipiente e deixe que cada criança escolha um e leia. Incentive as crianças a encontrar sua frase nesses versículos de 4 Néfi. O que aprendemos com essas frases? Que semelhanças vemos entre esses versículos e a definição de Sião em Moisés 7:18?

  • Para ajudar as crianças a praticar o que é ensinado em 4 Néfi 1:15–16, fale de situações nas quais as pessoas estão zangadas umas com as outras. Peça-lhes que façam uma encenação sobre como a situação poderia ser se tentassem viver sem “contendas”. Por que é mais fácil evitar contendas quando temos o “amor de Deus” em nosso coração?

  • Leia com as crianças os seguintes versículos e peça-lhes que encontrem motivos pelos quais os nefitas e lamanitas não tiveram mais paz e felicidade: 4 Néfi 1:20, 24–29, 34–35 e 43. Como podemos evitar esses perigos? Ajude as crianças a descobrir maneiras pelas quais podemos evitar nos tornarmos orgulhosos ao analisar os Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Ezra Taft Benson, 2014, pp. 254–255.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Incentive as crianças a decidirem sobre uma coisa que farão para trazer mais paz e felicidade para seu lar e compartilhá-la com a família.

Aperfeiçoar o ensino

Apoiar os pais das crianças. “Os pais são os professores do evangelho mais importantes para os filhos, eles têm tanto a responsabilidade principal quanto o maior poder para influenciar os filhos (ver Deuteronômio 6:6–7). Ao ensinar as crianças na Igreja, busque maneiras, em espírito de oração, para apoiar os pais nesse papel essencial” (Ensinar à Maneira do Salvador, p. 25).