Doutrina e Convênios 2021
16 a 22 de agosto. Doutrina e Convênios 89–92: “Um princípio com promessa”


“16 a 22 de agosto. Doutrina e Convênios 89–92: ‘Um princípio com promessa’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Doutrina e Convênios, 2021

“16 a 22 de agosto. Doutrina e Convênios 89–92”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2021

Imagem
homem e mulher cozinhando

16 a 22 de agosto

Doutrina e Convênios 89–92

“Um princípio com promessa”

Em espírito de oração, estude Doutrina e Convênios 89–92 e anote as impressões espirituais que receber. Seja sensível a como “o Espírito manifesta a verdade” enquanto você estuda (Doutrina e Convênios 91:4).

Registre suas impressões

Na Escola dos Profetas, o profeta Joseph Smith ensinou aos élderes de Israel a respeito da edificação do reino de Deus na Terra. Eles conversavam sobre verdades espirituais, oravam juntos, jejuavam e se preparavam para pregar o evangelho. Mas havia algo naquele ambiente que seria estranho para nós hoje, e que também não parecia certo para Emma Smith. Durante as reuniões, os homens fumavam e mastigavam tabaco, o que não era incomum na época, mas isso deixava manchas pretas no chão de madeira e um forte odor no ar. Emma conversou sobre esse assunto com Joseph, e ele consultou o Senhor. Como resultado, Joseph recebeu uma revelação que ia muito além do fumo e das manchas de tabaco. Essa revelação deu aos santos e às gerações vindouras, “um princípio com promessa” — promessa de saúde física, “sabedoria” e “grandes tesouros de conhecimento” (Doutrina e Convênios 89:3, 19).

Ver também Santos, vol. 1, pp. 166–168.

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Doutrina e Convênios 89

A Palavra de Sabedoria é “um princípio com promessa”.

Quando os élderes da Escola dos Profetas ouviram Joseph Smith ler a Palavra de Sabedoria pela primeira vez, eles imediatamente “jogaram fora seus cachimbos e nacos de fumo de mascar no fogo” (Santos, vol. 1, p. 168). Naquela época, a Palavra de Sabedoria era considerada mais como um conselho do que como mandamento, mas eles queriam mostrar sua disposição em obedecer. Talvez você já tenha tirado de sua vida as substâncias que a Palavra de Sabedoria adverte para não usarmos, mas o que mais você pode aprender com essa revelação? Pense nestas ideias:

  • Procure frases que você talvez não tenha notado, ou às quais não tenha dado muita atenção antes. O que você aprende com elas?

  • Doutrina e Convênios 89 inclui várias promessas (ver versículos 18–21). Em sua opinião, qual o significado dessas promessas?

  • O que essa revelação ensina sobre o Senhor?

  • Que exemplos você já viu de “maldades e desígnios (…) no coração de homens conspiradores”? (Versículo 4.)

  • Pense nessa revelação como “um princípio com promessa” (versículo 3) — verdades que prevalecem e orientam a tomada de decisões —, não apenas uma lista de coisas que podemos ou não fazer. Que princípios você identifica nessa revelação que podem orientar suas decisões?

Os profetas modernos também têm alertado sobre substâncias e comportamentos nocivos além daqueles mencionados na Palavra de Sabedoria (ver “Saúde física e emocional”, Para o Vigor da Juventude, p. 25). O que você se sente inspirado a fazer para cuidar melhor de sua mente e de seu corpo?

Ver também Daniel 1; 1 Coríntios 6:19–20; Tópicos do Evangelho, “Palavra de Sabedoria”, em topics.ChurchofJesusChrist.org; “A Palavra de Sabedoria”, Revelações em Contexto, p. 189; addictionrecovery.ChurchofJesusChrist.org.

Imagem
meninos correndo em uma praia

A Palavra de Sabedoria nos ensina a cuidar do corpo.

Doutrina e Convênios 90:1–17

A Primeira Presidência possui as “chaves do reino”.

Na seção 90, o Senhor deu instruções sobre “o ministério e a presidência” (versículo 12) de Joseph Smith, Sidney Rigdon e Frederick G. Williams — membros do que hoje chamamos de Primeira Presidência. O que você aprende a respeito da Primeira Presidência nos versículos 1–17? Examine as mensagens recentes dos membros da Primeira Presidência. De que modo as palavras deles “[desvendam] os mistérios do reino” para você? (Versículo 14.) Como eles “[põem] em ordem todos os negócios desta Igreja e reino? (Versículo 16.)

Ver também Henry B. Eyring, “O poder da fé sustentadora”, Liahona, maio de 2019, p. 58.

Doutrina e Convênios 90:24

“Todas as coisas contribuirão para o [meu] bem.”

Reflita sobre as experiências que você passou e que testificam da promessa feita pelo Senhor em Doutrina e Convênios 90:24. Pense na possibilidade de gravar suas experiências e compartilhá-las com um membro da família ou um amigo — talvez alguém que precise de consolo ou incentivo. Se você ainda estiver esperando por algumas bênçãos, pense nas coisas que pode fazer para permanecer fiel enquanto aguarda para ver como “todas as coisas [contribuirão] para o [seu] bem”.

Doutrina e Convênios 90:28–31

Quem era Vienna Jaques?

Vienna Jaques nasceu no dia 10 de junho de 1787, em Massachusetts. Era uma mulher de fé que dispunha de recursos financeiros consideráveis e conheceu os missionários em 1831. Depois de obter um testemunho espiritual de que a mensagem deles era verdadeira, ela viajou para encontrar o profeta em Kirtland, Ohio, onde foi batizada.

Vienna foi obediente ao conselho do Senhor para ela em Doutrina e Convênios 90:28–31. Sua consagração ao Senhor, inclusive as doações que fizera anteriormente em Kirtland, ocorreu em um momento crucial para a Igreja, quando os líderes tentavam comprar o terreno onde o Templo de Kirtland seria construído. Viena foi “fiel, e não (…) [ficou] ociosa” ao longo da vida e acabou conseguindo “se [estabelecer] em paz” (versículo 31) no Vale do Lago Salgado, onde morreu aos 96 anos.

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Doutrina e Convênios 89.Sua família talvez queira desenhar ou encontrar figuras de alimentos e outras substâncias mencionadas em Doutrina e Convênios 89. Em seguida, vocês poderiam jogar um jogo — as pessoas da família se alternam selecionando fotos aleatoriamente, colocando as coisas que não devemos consumir no lixo e as coisas que devemos consumir em um prato. Como as promessas descritas nos versículos 18–21 têm sido cumpridas em nossa vida?

Leia “Saúde física e emocional”, no livreto Para o Vigor da Juventude (p. 25) para dar início a um debate sobre os cuidados com nossa saúde e as bênçãos que Deus nos promete.

Doutrina e Convênios 90:5.Conversem sobre “[receber] os oráculos [revelações ou profecias] de Deus” e como vocês estão fazendo isso. Como podemos mostrar que eles não são “menosprezados” por nós?

Doutrina e Convênios 91.Vocês poderiam conversar sobre o conselho do Senhor a respeito dos Apócrifos (ver versículos 1–2) e como ele se aplica à mídia que sua família tem acesso hoje em dia (ver também o Guia para Estudo das Escrituras, “Apócrifos”, em scriptures.ChurchofJesusChrist.org). Vocês poderiam também compartilhar experiências pessoais de quando foram capazes de discernir a verdade do erro por terem sido “iluminado[s] pelo Espírito” (versículo 5).

Doutrina e Convênios 92:2.O que significa ser um “membro ativo” da Igreja?

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Música sugerida: “O Senhor deu-me um templo”, Músicas para Crianças, p. 73.

Aperfeiçoar o ensino

Use de variedade. Use várias maneiras para envolver sua família na leitura das escrituras. Por exemplo, sua família poderia cantar hinos ou músicas para crianças relacionadas a um determinado versículo, desenhar o que leram, ou fazer um resumo de um versículo com suas próprias palavras.

Imagem
Frutas, verduras e legumes

“Todos os santos que (…) [fizerem] estas coisas, obedecendo aos mandamentos, receberão saúde para o umbigo e medula para os ossos” (Doutrina e Convênios 89:18).