Doutrina e Convênios 2021
26 de julho a 1º de agosto. Doutrina e Convênios 84: “O poder da divindade”


“26 de julho a 1º de agosto. Doutrina e Convênios 84: ‘O poder da divindade’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Doutrina e Convênios, 2021

“26 de julho a 1º de agosto. Doutrina e Convênios 84”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2021

Imagem
Joseph Smith recebendo o Sacerdócio de Melquisedeque

Restoration, de Liz Lemon Swindle

26 de julho a 1º de agosto

Doutrina e Convênios 84

“O poder da divindade”

Ao ler Doutrina e Convênios 84, pondere o conselho de “[viver] de toda palavra que sai da boca de Deus” (versículo 44). Como você vai viver pelas palavras dessa revelação?

Registre suas impressões

Desde que o sacerdócio foi restaurado em 1829, os santos dos últimos dias têm sido abençoados por esse poder sagrado. Eles foram batizados, confirmados e chamados a servir por meio da autoridade do sacerdócio de maneira muito semelhante ao que acontece hoje em dia. Mas ter acesso ao poder do sacerdócio não é a mesma coisa que entendê-lo completamente, e Deus tinha mais coisas que Ele queria que Seus santos entendessem — especialmente com a aproximação da restauração das ordenanças do templo. A revelação de 1832 sobre o sacerdócio, que se encontra agora em Doutrina e Convênios 84, ampliou a compreensão dos santos sobre o que é, de fato, o sacerdócio. E essa revelação pode fazer o mesmo por nós hoje. Afinal, há muito que aprender sobre o poder divino que contém “a chave do conhecimento de Deus”, que manifesta “o poder da divindade” e que nos prepara para “ver o rosto de Deus, o Pai, e viver” (versículos 19–22).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Doutrina e Convênios 84:1–5, 17–28

Tenho acesso ao poder e às bênçãos do sacerdócio de Deus.

Quando você ouve a palavra sacerdócio, o que lhe vem à mente? Com que frequência você pensa no sacerdócio e na influência que ele exerce em sua vida diária? Depois de refletir sobre essas perguntas, estude Doutrina e Convênios 84:1–5, 17–28 e pense a respeito do que o Senhor quer que você saiba sobre o poder de Seu sacerdócio. Como você poderia usar esses versículos para descrever o sacerdócio a uma pessoa e explicar o propósito dele?

Pense também nas ordenanças do sacerdócio das quais você já participou. Você viu o “poder da divindade” (versículo 20) manifestar-se nessas ordenanças? Pense a respeito do que o Senhor deseja que você faça para receber mais do poder Dele em sua vida.

Ver também M. Russell Ballard, “Os homens e as mulheres e o poder do sacerdócio”, A Liahona, setembro de 2014, p. 32; Tópicos do Evangelho, “Sacerdócio”, em topics.ChurchofJesusChrist.org.

Doutrina e Convênios 84:31–42

Se eu receber o Senhor e Seus servos, receberei tudo o que o Pai possui.

O élder Paul B. Pieper ensinou: “É interessante observar que, no juramento e convênio do sacerdócio (Doutrina e Convênios 84:31–42) o Senhor usa os verbos obter e receber. Ele não usa o verbo ordenar. É no templo que todos os homens e mulheres — juntos — obtêm e recebem as bênçãos e o poder tanto do Sacerdócio Aarônico quanto do Sacerdócio de Melquisedeque” (“As realidades reveladas da mortalidade”, A Liahona, janeiro de 2016, p. 47).

Ao estudar Doutrina e Convênios 84:31–42, identifique as palavras “obter” e “receber”. Reflita sobre o significado delas nesse contexto. Como você está “recebe[ndo]” o Senhor e Seus servos?

Observe também as promessas nesses versículos associadas ao juramento e convênio do sacerdócio, que Deus “não pode quebrar” (versículo 40). O que você encontrou que o inspira a ser mais fiel em receber o Pai, Seus servos e o poder de Seu sacerdócio?

Ver também no Guia para Estudo das Escrituras “Convênio”, “Juramento”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org.

Doutrina e Convênios 84:43–58

Eu venho a Cristo quando dou atenção a Suas palavras e ouço Seu Espírito.

O estudo contínuo das escrituras e das palavras dos profetas é mais do que uma tarefa a ser marcada em uma lista de coisas espirituais a serem feitas. Que verdades você encontra em Doutrina e Convênios 84:43–58 que o ajudam a entender por que é necessário estudar constantemente a palavra de Deus? Observe o contraste entre luz e trevas nesses versículos; de que modo “[dar] ouvidos diligentemente às palavras de vida eterna” trouxe luz, verdade e o “Espírito de Jesus Cristo” em sua vida? (Versículos 43, 45.)

Ver também 2 Néfi 32:3; “O Livro de Mórmon — Pedra angular de nossa religião”, Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Ezra Taft Benson, 2014, p. 135.

Imagem
mulher estudando as escrituras

Estudar as escrituras me ajuda a sentir a influência do Espírito.

Doutrina e Convênios 84:62–91

O Senhor estará comigo quando eu estiver a Seu serviço.

Ao ler esses versículos, procure identificar maneiras pelas quais o Senhor disse que apoiaria Seus apóstolos e missionários. Como essas promessas podem se aplicar ao trabalho que Ele pediu que você fizesse? Por exemplo, de que modo as promessas no versículo 88 têm sido cumpridas em sua vida?

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Doutrina e Convênios 84:6–18.Depois de ler sobre Moisés e como ele recebeu a autoridade do sacerdócio, um portador do sacerdócio na família ou um irmão ministrador poderia compartilhar como se sentiu ao ser ordenado a um ofício do sacerdócio. Se possível, ele poderia mostrar sua linha de autoridade do sacerdócio e falar sobre ela. Por que é importante que possamos traçar a linha de autoridade do sacerdócio hoje na Igreja até a autoridade de Jesus Cristo? Para solicitar a linha de autoridade do sacerdócio, envie um e-mail para: lineofauthority@ChurchofJesusChrist.org.

Doutrina e Convênios 84:20–21.Quando foi que sua família sentiu “o poder da divindade” sendo manifestado por meio de uma ordenança como o batismo ou o sacramento? Vocês talvez possam falar sobre essas ordenanças e como elas trazem o poder de Deus para nossa vida. Mostre a gravura de um templo e faça um debate sobre como as ordenanças do templo nos dão mais poder para nos tornarmos como o Salvador. Se desejarem, cantem um hino que fale sobre o sacerdócio, como “O sacerdócio está restaurado” (Músicas para Crianças, p. 60) e conversem sobre o que esse hino ensina a respeito do sacerdócio.

Doutrina e Convênios 84:43–44.Vocês poderiam preparar juntos uma refeição ou um doce e colocar uma etiqueta em cada ingrediente com uma palavra ou frase do versículo 44. Por que é importante incluir todos os ingredientes? Por que é importante viver de toda palavra de Deus?

Doutrina e Convênios 84:98–102.O que aprendemos sobre Jesus Cristo nesse “novo cântico” (versículo 98) nesses versículos? O que podemos fazer hoje para alcançar as condições descritas nesse cântico?

Doutrina e Convênios 84:106–110.Como somos “juntos edificados” em nossa família pelos dons e esforços de “todos os membros”? (Versículo 110.)

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “O sacerdócio está restaurado”, Músicas para Crianças, p. 60; ver também “Ideias para aperfeiçoar seu estudo familiar das escrituras”.

Aperfeiçoar o ensino

Peça aos membros da família que coloquem em prática o que aprenderam e acompanhe os resultados. Quando você pede à sua família que coloque em prática o que estão aprendendo, isso mostra a eles que o evangelho é algo a ser vivido e não apenas pregado. O que você pode incentivá-los a colocar em prática com base no que estudaram em Doutrina e Convênios 84?

Imagem
Templo de Roma Itália

Templo de Roma Itália