Doutrina e Convênios 2021
12 a 18 de julho. Doutrina e Convênios 77–80: “Eu vos guiarei”


“12 a 18 de julho. Doutrina e Convênios 77–80: ‘Eu vos guiarei’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Doutrina e Convênios, 2021

“12 a 18 de julho. Doutrina e Convênios 77–80”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2021

Imagem
ovelhas seguindo Jesus

Going Home, de Yongsung Kim

12 a 18 de julho

Doutrina e Convênios 77–80

“Eu vos guiarei”

O Senhor disse a Joseph que Ele “[falaria] em [seus] ouvidos palavras de sabedoria” (Doutrina e Convênios 78:2). Que palavras de sabedoria você recebe ao estudar Doutrina e Convênios 77–80?

Registre suas impressões

Menos de dois anos após a restauração da Igreja de Jesus Cristo, ela já tinha mais de 2 mil membros e estava se espalhando rapidamente. Em março de 1832, Joseph Smith se reuniu com outros líderes da Igreja “para tratar de assuntos da Igreja”: a necessidade de publicar as revelações, comprar terras para a coligação e cuidar dos pobres (ver Doutrina e Convênios 78, cabeçalho da seção). Para atender a essas necessidades, o Senhor chamou um pequeno número de líderes da Igreja para formar a Firma Unida, um grupo que juntaria esforços para “promover a causa” do Senhor (versículo 4) nessas áreas. No entanto, mesmo nesses assuntos administrativos, o Senhor Se concentrou nas coisas da eternidade. Afinal, o objetivo de uma gráfica ou de um armazém — como tudo mais no reino de Deus — é preparar Seus filhos para receber “um lugar no mundo celestial” e “as riquezas da eternidade” (versículos 7, 18). E se essas bênçãos são difíceis de compreender agora, no meio da agitação da vida cotidiana, Ele nos tranquiliza: “Tende bom ânimo, porque eu vos guiarei” (versículo 18).

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

Doutrina e Convênios 77

Deus revela Seus mistérios àqueles que buscam conhecimento.

Doze anos depois da Primeira Visão, o convite feito em Tiago 1:5 de “pedir a Deus” continuava a orientar Joseph Smith quando lhe faltava sabedoria. Quando ele e Sidney Rigdon tiveram perguntas sobre o livro de Apocalipse, enquanto trabalhavam na tradução inspirada da Bíblia, Joseph naturalmente buscou a sabedoria de Deus. Ao ler Doutrina e Convênios 77, anote o que sentir sobre os capítulos relevantes do livro de Apocalipse.

Além disso, pense em como você pode seguir o exemplo do profeta Joseph ao estudar as escrituras. Você poderia perguntar ao Pai Celestial: “O que eu preciso compreender?”

Imagem
Joseph Smith e Sidney Rigdon lendo

Translation of the Bible, de Liz Lemon Swindle

Doutrina e Convênios 78

O que foi a Firma Unida?

A Firma Unida foi estabelecida para administrar os negócios financeiros e as publicações da Igreja em Ohio e no Missouri. Era formada por: Joseph Smith, Newel K. Whitney e outros líderes da Igreja que juntaram esforços para atender às necessidades materiais da Igreja em crescimento. Infelizmente, a Firma Unida ficou endividada e foi dissolvida em 1834, quando as dívidas saíram do controle.

Ver também “Newel K. Whitney e a Firma Unida”, Revelações em Contexto, p. 146; “Firma Unida”, Tópicos da História da Igreja, ChurchofJesusChrist.org/study/church-history.

Doutrina e Convênios 78:1–7

Posso ajudar a “promover a causa” da Igreja.

O Senhor disse a Joseph Smith e a outros líderes da Igreja que administrar um armazém e uma gráfica ajudaria a “promover a causa que [tinham abraçado]” (Doutrina e Convênios 78:4). Em sua opinião, qual é a “causa” da Igreja? Pense sobre isso enquanto lê Doutrina e Convênios 78:1–7. Talvez pensar sobre esses versículos possa influenciar a maneira como você cumpre seu chamado na Igreja ou serve à sua família. Como o fato de você servir às pessoas pode “promover a causa” do Senhor? Como isso está preparando você para ganhar “um lugar no mundo celestial”? (Versículo 7.)

Doutrina e Convênios 78:17–22

O Senhor vai me guiar.

Você já se sentiu como uma criancinha, talvez por “ainda não [compreender]” alguma coisa ou “não [conseguir] suportar” algo? (Doutrina e Convênios 78:17–18.) Procure algum conselho nesses versículos que possa ajudá-lo a “[ter] bom ânimo” (versículo 18) em momentos como esses. Em sua opinião, por que o Senhor, às vezes, chama Seus seguidores de “criancinhas”? (Versículo 17.) Reflita também sobre como o Senhor está guiando sua vida (ver versículo 18).

Doutrina e Convênios 79–80

O chamado para servir a Deus significa mais do que o chamado em que eu sirvo.

A respeito de Doutrina e Convênios 80, o élder David A. Bednar ensinou: “Talvez o que o Senhor esteja tentando nos ensinar nessa revelação é que a designação para trabalhar em um determinado lugar é importante e necessária, mas não está acima de um chamado para trabalhar” (“Chamados ao trabalho”, A Liahona, maio de 2017, p. 68). Pense em seu chamado atual ou em chamados anteriores na Igreja. Que experiências o ajudaram a aprender que as palavras do élder Bednar são verdadeiras? Que outras lições você consegue identificar em Doutrina e Convênios 79–80 que podem ajudar alguém que acabou de receber um novo chamado?

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Doutrina e Convênios 77:2.Depois de ler esse versículo, os membros da família poderiam desenhar figuras de seus “animais, (…) répteis, (…) [ou] aves do ar” favoritos criados por Deus. O que aprendemos sobre as criações de Deus nesses versículos? (Ver também Doutrina e Convênios 59:16–20.) Vocês poderiam também cantar um hino sobre as criações de Deus, como “Meu Pai Celestial me tem afeição” (Músicas para Crianças, p. 16) e mostrar a pintura que acompanha este esboço.

Doutrina e Convênios 77:14.Esse versículo explica que João comeu um livrinho que representava sua missão de coligar Israel. O que o simbolismo de comer sugere sobre como devemos desempenhar nosso papel na coligação de Israel ou fazer outras coisas que o Senhor deseja que façamos? Estas escrituras também usam o simbolismo de comer para ensinar uma verdade espiritual: João 6:48–51; 2 Néfi 32:3; Morôni 4. Vocês poderiam fazer um dos pratos favoritos da família para comer durante esse debate.

Doutrina e Convênios 78:17–19.Os membros da família poderiam fazer desenhos retratando as bênçãos de Deus pelas quais são gratos. O que estamos fazendo para expressar nossa gratidão por essas bênçãos? Vocês também poderiam debater sobre como sua família está seguindo o conselho de receber “todas as coisas com gratidão” (versículo 19). O que o Senhor promete àqueles que agem assim?

Doutrina e Convênios 79:1.Preste seu testemunho do “poder” que você recebeu ao ser ordenado ou designado por imposição de mãos a um chamado na Igreja. Com que dons específicos e inspiração o Senhor o abençoou enquanto servia?

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “Conta as bênçãos”, Hinos, nº 57.

Aperfeiçoar o ensino

Faça um desenho. Leia alguns versículos com sua família e dê a eles tempo para que desenhem algo relacionado ao que leram. Pendure os desenhos ao redor da casa para que todos se lembrem dos princípios que aprenderam.

Imagem
jardim com animais

God’s Garden, de Sam Lawlor