Liahona
Será que eu estava complicando demais o evangelho?
Fevereiro de 2024


Apenas em formato digital: Jovens adultos

Será que eu estava complicando demais o evangelho?

Não entendia por que me sentia tão cansada.

Imagem
uma série de lâmpadas sendo desemaranhadas

Durante toda a vida, eu me esforcei para ser quem eu achava que o Pai Celestial esperava que eu fosse. Mas havia um problema: não sabia se era boa o suficiente.

Eu me fixava em minhas imperfeições, especialmente depois de estudar as escrituras ou ouvir os discursos da conferência geral. Ao ler essas coisas que deveriam me incentivar, eu só me concentrava no que estava fazendo de errado.

Vivi assim por muito tempo — miserável e cansada em meu discipulado.

Mas eu não percebia que, na verdade, o que eu estava deixando de fazer era acreditar verdadeiramente no Salvador e nas verdades puras e simples de Seu evangelho.

Esqueci por que vivo o evangelho

Minha perspectiva mudou enquanto ouvia um devocional recente da irmã Patricia T. Holland. Ela disse: “Do que mais me arrependo de minha juventude é que eu não via a beleza simples do evangelho; até tornei o evangelho complexo demais”.1

A mensagem dela me impressionou.

Percebi que complico o evangelho com frequência! Muitos de nós fazem isso. Esperamos ser perfeitos, acreditando que não há espaço para falhas e progresso. E, se as coisas não estão indo como esperamos, ficamos ansiosos com o futuro, comparamo-nos com os outros, perdemos a conexão com o Pai Celestial e até começamos a nos perguntar se vale a pena viver o evangelho.

Percebi que minha ansiedade não era causada por viver o evangelho. Eu estava ansiosa porque tinha parado de me concentrar no motivo pelo qual vivo o evangelho: Jesus Cristo.

Esqueci que Ele e o Pai Celestial me amam com perfeito amor (ver João 15:9; 2 Néfi 1:15).

Esqueci que devo ter alegria na jornada (ver 2 Néfi 2:25).

Esqueci que a mortalidade inclui ter imperfeições e confiar no Salvador para vencê-las (ver Éter 12:27).

Esqueci que o Salvador está aqui para me ajudar a aprender, crescer e progredir e que Ele consagra meus esforços ao longo do caminho (ver 2 Néfi 2:1–2; 32:9).

Simplificar

Temos problemas quando fazemos do evangelho uma lista de regras e esquecemos as verdades puras de Jesus Cristo. Quando nos esforçamos para guardar nossos convênios e mandamentos com a intenção de nos tornarmos mais semelhantes a Ele, só então estamos realmente vivendo o evangelho.

Conforme o presidente Russell M. Nelson ensinou, é nesse momento que o evangelho de Jesus Cristo “muda a vida de todos os que [o] compreendem e buscam implementá-[lo] em sua vida. A doutrina de Cristo nos ajuda a encontrar o caminho do convênio e a permanecer nele”.2

O Pai Celestial quer que sempre nos lembremos de que o Salvador pode nos ajudar a alcançar nosso potencial divino. Mas como não esquecer dessa importante verdade?

Veja alguns hábitos que me ajudam:

  • Oro para que o Pai Celestial me ajude a sentir que Ele me ama e aceita meus melhores esforços.

  • Tomo o sacramento concentrando-me na Expiação de Jesus Cristo. Lembro-me de que Sua graça pode me ajudar no futuro e já está atuando em minha vida ao me esforçar para segui-Lo.

  • Volto-me para as escrituras em busca de conforto. Leio sobre pessoas que também se sentiam inadequadas e foram fortalecidas pelo Senhor.

  • Vou ao templo com frequência. Tudo na casa do Senhor me lembra de Sua misericórdia e de que sou capaz de progredir. Lá, posso sentir paz em meio a tantas ansiedades.

Esses hábitos me fizeram apreciar o que mais importa no evangelho. Eles me lembram de não complicar sua simplicidade.

O evangelho funciona

Se você luta contra sentimentos de perfeccionismo, de inadequação ou de que o evangelho está se tornando um fardo, lembre-se das palavras do élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos:

“[O evangelho] é lindamente simples, e funciona maravilhosamente bem.

(…) Se alguma vez já pensaram que o evangelho não está funcionando tão bem para vocês, eu os convido a dar um passo atrás, olhar para sua vida a partir de um plano mais elevado e simplificar sua abordagem ao discipulado. Concentrem-se nas doutrinas, nos princípios e nas aplicações básicas do evangelho. Prometo que Deus os guiará e abençoará em seu caminho para alcançarem uma vida de realizações, e o evangelho definitivamente funcionará melhor para vocês”.3

Ao me concentrar nas verdades puras do evangelho de Jesus Cristo, tenho visto minha vida e minha fé simplificarem milagrosamente. Sei que o mesmo acontecerá com a sua.

Notas

  1. Patricia T. Holland, “Um futuro repleto de esperança”, devocional mundial para jovens adultos, 8 de janeiro de 2023, Biblioteca do Evangelho.

  2. Russell M. Nelson, “Verdade pura, doutrina pura e revelação pura”, Liahona, novembro de 2021, pp. 6–7.

  3. Dieter F. Uchtdorf, “É maravilhoso!”, A Liahona, novembro de 2015, p. 22.