2022
Esperança por meio da Expiação de Jesus Cristo e do poder de Sua Ressurreição
Janeiro de 2022


Mensagem da Área

Uma experiência espiritual determinante de conversão

Morôni fez esta pergunta aos leitores do Livro de Mórmon:

“E o que é que deveis esperar?”

Vivemos numa época de muitas dificuldades, e essa é uma pergunta oportuna. Escrevendo para seus futuros leitores, Morôni responde à pergunta que dirigiu a nós:

“Eis que vos digo que deveis ter esperança de que, por intermédio da expiação de Cristo e do poder da sua ressurreição, sereis ressuscitados para a vida eterna; e isto por causa da vossa fé nele, de acordo com a promessa” (Morôni 7:41).

Para melhor compreendermos o evangelho de Jesus Cristo, precisamos nos lembrar de que “todas as coisas são criadas e feitas para prestar testemunho de [Cristo], tanto as coisas materiais como as coisas que são espirituais” (Moisés 6:63). Portanto, quando falamos de fé, devemos conectar a fé com Cristo; e, assim, falamos de fé em Jesus Cristo. Quando falamos de esperança, devemos conectar a esperança com Cristo; e, assim, falamos de esperança por meio da Expiação de Jesus Cristo e do poder de Sua Ressurreição. Quando falamos de caridade, devemos conectar a caridade com Jesus Cristo; e assim, falamos da caridade, ou do puro amor de Cristo. Por intermédio de Jesus Cristo, temos esperança na vida eterna. Ele tem o poder de nos levar de volta a Seu Pai: O Senhor Jesus Cristo orou e “abriu-se o céu” (Lucas 3:21). O Senhor Jesus Cristo curou “todas as enfermidades e moléstias entre o povo” (Mateus 4:23). O Senhor Jesus Cristo curou um leproso: “E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou limpo da lepra” (Mateus 8:3). O Senhor Jesus Cristo curou a sogra de Pedro: “E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se, e serviu-os” (Mateus 8:15). O Senhor Jesus Cristo levantou dos mortos a filha de Jairo, “E tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que traduzido é: Menina, a ti te digo, levanta-te. E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto” (Marcos 5:41–42). O Senhor Jesus Cristo curou todos que O tocaram: “E aonde quer que entrava, em cidades, ou aldeias, ou campos, apresentavam os enfermos nas praças, e rogavam-lhe que ao menos os deixasse tocar a orla da sua veste; e todos os que lhe tocavam saravam” (Marcos 6:56). O Senhor Jesus Cristo curou o cego Bartimeu: “E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que recupere a vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho” (Marcos 10:51–52). O Senhor Jesus Cristo levantou dos mortos o filho da viúva de Naim: “Eis que levavam um morto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. E chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que estava morto assentou-se, e começou a falar; e ele entregou-o à sua mãe” (Lucas 7:12–15). O Senhor Jesus Cristo curou o cego no tanque de Siloé: “Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. E fui, e lavei-me, e vi” (João 9:11). O Senhor Jesus Cristo levantou Lázaro dos mortos: “E tendo dito isso, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora! E o que estava morto saiu, tendo as mãos e os pés atados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desatai-o, e deixai-o ir” (João 11:43–44).

O Senhor Jesus Cristo sabe como nos ajudar a vencer as tentações: “Sofreu tentações, mas não lhes deu atenção” (Doutrina e Convênios 20:22).

Quando estamos cercados de enfermidades e de pecado, colocamos nossa esperança no Senhor Jesus Cristo, porque Ele venceu a morte:

“Mas o anjo, falando, disse às mulheres: Vós não tenhais medo; pois eu sei que buscais Jesus, que foi crucificado. Não está aqui, porque já ressuscitou, como tinha dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia. E ide imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dos mortos” (Mateus 28:5–7).

“Buscais Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram. Porém ide, dizei aos seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis, como ele vos disse” (Marcos 16:6–7).

“Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ele ainda na Galileia, dizendo: Convém que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite” (Lucas 24:5–7).

“E tendo dito isso, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, porém não sabia que era Jesus. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni! (que quer dizer Mestre). Disse-lhe Jesus: Não me toques, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, e para meu Deus e vosso Deus” (João 20:14–17).

E como um ser ressurreto, Ele apareceu aos antigos nefitas: “Levantai-vos e aproximai-vos de mim, para que possais meter as mãos no meu lado e também apalpar as marcas dos cravos em minhas mãos e em meus pés, a fim de que saibais que eu sou o Deus de Israel e o Deus de toda a Terra e fui morto pelos pecados do mundo.

E aconteceu que a multidão se adiantou e meteu as mãos no seu lado e apalpou as marcas dos cravos em suas mãos e seus pés; e isto fizeram, adiantando-se um por um, até que todos viram com os próprios olhos, apalparam com as mãos e souberam com toda a certeza, testemunhando que ele era aquele sobre quem os profetas escreveram que haveria de vir” (3 Néfi 11:14–15).

Sim, os verdadeiros discípulos têm esperança em Cristo; têm esperança por meio da Expiação de Jesus Cristo e do poder de Sua Ressurreição.

E os verdadeiros discípulos exercem fé em Jesus Cristo: “Se um homem tem fé, ele tem que ter esperança; porque sem fé não pode haver qualquer esperança” (Morôni 7:42).