2022
Como podemos permitir que Deus prevaleça ao tomarmos decisões na vida?
Janeiro de 2022


Apenas em formato digital: Jovens adultos

Como podemos permitir que Deus prevaleça ao tomarmos decisões na vida?

Quando nos deparamos com tantos caminhos diferentes em nossa vida, como podemos saber que estamos no caminho que o Pai Celestial quer que sigamos?

Imagem
Ilustração de uma pessoa olhando caminhos diferentes

Você já ficou paralisado ao se deparar com uma decisão? Em momentos como esses, pode ser fácil pensar: E se eu fizer a escolha errada e deixar de realizar a obra que o Pai Celestial deseja que eu faça nesta vida?

Ouvimos frequentemente que o Pai Celestial pode nos guiar em nossa jornada pela mortalidade, mas como podemos seguir o conselho do presidente Russell M. Nelson de “escolher permitir que Deus prevaleça em nossa vida”, e de “escolher permitir que Deus seja a influência mais forte em nossa vida”,1 enquanto tomamos nossas próprias decisões? O Pai Celestial dita para onde iremos, o que faremos ou como será nossa vida no dia a dia?

Claro que, embora Deus tenha um grande plano de felicidade que possibilita voltar a viver com Ele novamente, Ele não controla todos os aspectos de nossa vida. Ele quer que escolhamos por nós mesmos quando se trata das expectativas e das ambições da vida.

Aqui estão algumas coisas para serem lembradas ao considerar essa verdade.

O arbítrio é uma dádiva

Como encaramos vários caminhos em potencial na vida, o arbítrio pode parecer assustador ou desafiador. Algumas vezes, tive tanto medo de tomar a decisão “errada”, que me sentia preso, sem conseguir progredir na vida.

Mas à medida que aprendi a confiar no Pai Celestial e em mim mesma, aprendi a valorizar esse dom de escolha (ver 2 Néfi 2:16).

Mesmo com nosso arbítrio, devemos sempre nos aconselhar com o Pai Celestial sobre nossas escolhas cruciais para saber qual é a Sua vontade. Ao fazermos isso, Ele pode nos guiar para bons caminhos. O élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “Devemos ter cuidado para não perder a influência do Senhor quando ela é oferecida, quando é Seu desejo ajudar”.2 Mas quando vivemos em retidão, o Senhor confia que usaremos nosso arbítrio com sabedoria e seguiremos nossas ambições justas para encontrar alegria enquanto seguirmos adiante no caminho do convênio.

Podemos escolher aceitar as oportunidades.

Tenho um amigo que decidiu não servir missão devido a dificuldades pessoais. Anos depois, ele se sentia confuso e desanimado sempre que lia uma frase de sua bênção patriarcal que dizia que ele teria a oportunidade de servir missão. Ele sentia que havia estragado o que Deus tinha reservado para ele e, muitas vezes, sentia vergonha e incerteza sobre o futuro.

Mas ao ponderar em espírito de oração essa situação, percebeu que a palavra-chave em sua bênção patriarcal era oportunidade. O Pai Celestial nos convida a obedecê-Lo e a escolher boas oportunidades ao longo de todas as fases da vida.

E se perdemos uma oportunidade? Ou se não aceitamos todos os Seus convites?

Felizmente, graças ao nosso Salvador, haverá mais oportunidades de serviço e desenvolvimento ao longo de nossa vida.

O Pai Celestial é um Deus de perdão e amor. O profeta Isaías ensinou: “E se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; como também ao nosso Deus, porque grandioso é em perdoar” (Isaías 55:7).

Quando uma outra oportunidade inclui se arrepender e retornar ao caminho do convênio, ou simplesmente ter uma mudança de coração e permitir que Deus prevaleça mais uma vez em nossa vida, sei que, como o élder Thierry K. Mutombo, dos setenta, ensinou: “Quando escolhemos seguir a Cristo, decidimos ser modificados”.3

Meu amigo pode não ter servido missão, mas ele aprofundou sua fé em Cristo e sua disposição de agir de acordo com as oportunidades e chamados dados por Ele. E ele encontrou alegria e satisfação em tomar boas decisões e permitir que Deus o guie.

Seja flexível e procure revelação

Acredito que muitos de nós crescemos tendo um esboço do passo a passo de nossa vida. Veja meu exemplo: Planejei trabalhar no ramo da medicina, casar-me por volta de 21 anos e ter um monte de filhos antes dos 30, tudo isso enquanto criava uma família perfeita no evangelho e tendo uma vida feliz, alegre e sem preocupações.

(Pode rir.)

Foi aqui que a vida realmente me pegou, ao confiar em mim mesma para tomar boas decisões, aproveitar oportunidades, seguir os sussurros e deixar Deus prevalecer:

  • Sou escritora. Só de ver sangue e agulhas passo mal.

  • Casei-me depois dos 27 anos (e foi durante uma pandemia). E me casei com alguém que conhecia há quase 10 anos, embora já tivesse saído com outras pessoas nesse período.

  • Luto com uma doença crônica dolorosa que, às vezes, torna minha vida difícil. Essa doença me levou à infertilidade, tornando a possibilidade de filhos um grande ponto de interrogação.

Ao recorrer ao Pai Celestial em busca de orientação, encontrei alegria em minhas circunstâncias, apesar de serem drasticamente diferentes das minhas expectativas originais. Tenho fé que o futuro será brilhante à medida que continuo a buscar o Senhor.

É bom que nossa vida tenha esperanças e expectativas que nos levarão ao crescimento e à realização. Mas ser flexível e aberto a mudanças nessas expectativas podem nos permitir encontrar alegria em qualquer circunstância.

A vida nem sempre será exatamente como desejamos ou esperamos, mas podemos exercer fé que o Pai Celestial pode continuar a nos direcionar à felicidade e a boas oportunidades. O presidente Russell M. Nelson ensinou: “Tudo o que é bom na vida — todas as bênçãos de significado eterno possíveis — começa com a fé. Permitir que Deus prevaleça em nossa vida começa com a fé no fato de que Ele está disposto a nos orientar”.4

O Pai Celestial quer que tenhamos alegria

Como nos deparamos com muitos caminhos possíveis na vida, nossa jornada terá novos rumos constantemente. O que importa é que estamos nos lembrando de nos aconselharmos com o Pai Celestial em nossas decisões, e que estamos trilhando o caminho do convênio. Permitir que Deus prevaleça em nossa vida aumenta Sua confiança em nós de que vamos seguir o caminho correto que nos levará de volta a Ele e que tomaremos boas decisões neste caminho. Ele e Jesus Cristo querem que experimentemos alegria, escolhamos por nós mesmos, cresçamos e busquemos as coisas que amamos (ver 2 Néfi 2:25).

E quando nossas expectativas de vida não são atendidas, podemos deixar que Deus prevaleça ao confiar Nele, cumprir nossos convênios e agir com fé. Essas coisas sempre nos levarão a mais realizações, mais felicidade e mais oportunidades do que jamais imaginamos ser possível.

Isso tem sido uma verdade para mim.

Notas

  1. Russell M. Nelson, “Permita que Deus prevaleça”, Liahona, novembro de 2020, p. 92.

  2. Jeffrey R. Holland, “The Will of the Father in All Things”, devocional da Universidade Brigham Young, 17 de janeiro de 1989, p. 7; speeches.byu.edu.

  3. Thierry K. Mutombo, “Sereis livres”, Liahona, maio de 2021, p. 50.

  4. Russell M. Nelson, “Cristo ressuscitou; a fé que temos Nele moverá montanhas”, Liahona, maio de 2021, p. 101.