2021
Os milagres do evangelho de Jesus Cristo
Novembro de 2021


Os milagres do evangelho de Jesus Cristo

Sei que Seu evangelho pode nos trazer esperança, paz e alegria, não só agora, mas também abençoará muitas outras pessoas nas gerações futuras.

Mabuhay! Trago a todos vocês o amor e o sorriso amigável dos maravilhosos santos das Filipinas. Este ano marca os 60 anos da chegada dos primeiros missionários às ilhas das Filipinas. Hoje, há 23 missões e mais de 800 mil membros da Igreja em 123 estacas. Existem agora sete templos em funcionamento, em construção ou cujo projeto já foi anunciado. Isso é verdadeiramente um milagre. Estamos testemunhando o cumprimento da promessa em 2 Néfi 10:21: “Grandes são as promessas do Senhor aos que estão nas ilhas do mar”.

Imagem
Presidente Hinckley nas Filipinas

Esse milagre também é um cumprimento da promessa feita em uma oração pelo então élder Gordon B. Hinckley em 1961, em Manila. Naquela oração, o élder Hinckley declarou: “Invocamos Tuas bênçãos sobre o povo desta terra, para que sejam amáveis e hospitaleiros, bondosos e gentis para com aqueles que aqui virão, a fim de que [muitos] milhares, ó Senhor, recebam esta mensagem e sejam por ela abençoados. Abençoa-os com mente receptiva e coração compreensivo, com fé para receber e com coragem para viver os princípios do evangelho” (oração dedicatória no Cemitério Memorial da Guerra Americana, Filipinas, 28 de abril de 1961).

Imagem
Família Revillo

Além de muitos milhares de fiéis santos dos últimos dias, o milagre do evangelho trouxe mudanças positivas para o país e para seu povo. Sou uma testemunha viva disso. Eu tinha 6 anos de idade quando meus pais se filiaram à Igreja na ilha Mindanau, ao sul. Naquela época, havia uma única missão em todo o país e não havia nenhuma estaca. Sou eternamente grato pela coragem de meus pais e pelo compromisso deles em seguir o exemplo do Salvador. Honro meus pais e todos os pioneiros da Igreja nas Filipinas. Eles abriram o caminho para que as gerações seguintes fossem abençoadas.

O rei Benjamim, do Livro de Mórmon, disse: “E ainda mais, quisera que considerásseis o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. Pois eis que são abençoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais” (Mosias 2:41).

À medida que vivemos os princípios e as ordenanças do evangelho e os obedecemos, somos abençoados, transformados e convertidos para nos tornarmos mais semelhantes a Jesus Cristo. Foi assim que o evangelho mudou e abençoou os santos filipinos, inclusive minha família. O evangelho é verdadeiramente o caminho para uma vida feliz e abundante.

O primeiro princípio do evangelho é a fé no Senhor Jesus Cristo. Muitos filipinos têm uma crença natural em Deus. É fácil confiarmos em Jesus Cristo e saber que podemos receber respostas às nossas orações.

Imagem
Família Obedoza

A família Obedoza é um grande exemplo disso. O irmão Obedoza era meu presidente de ramo quando eu era jovem. O maior desejo do irmão e da irmã Obedoza era que sua família fosse selada no Templo de Manila. Eles viviam na cidade de General Santos, a 1.600 quilômetros de distância de Manila. Para uma família de nove pessoas, parecia impossível fazer aquela jornada ao templo. Mas, assim como o homem negociante que vendeu tudo o que tinha para comprar uma pérola de grande valor (ver Mateus 13:45–46), aquele casal decidiu vender sua casa para pagar a viagem. A irmã Obedoza estava preocupada, pois eles não teriam um lugar para morar quando voltassem. Mas o irmão Obedoza lhe assegurou que o Senhor prepararia um caminho.

Em 1985, eles foram selados no templo como família para esta vida e para toda a eternidade. No templo, eles encontraram alegria incomparável — sua pérola de grande valor. E, assim como o irmão Obedoza havia mencionado, o Senhor realmente preparou um caminho. Quando eles retornaram de Manila, bons amigos lhes deram um lugar para ficar e, algum tempo depois, eles adquiriram sua própria casa. O Senhor cuida daqueles que demonstram fé Nele.

O segundo princípio do evangelho é o arrependimento. Arrepender-se significa afastar-se do pecado e voltar-se para Deus suplicando perdão. É uma mudança na mente e no coração. Como o presidente Russell M. Nelson ensinou, significa “agir melhor e (…) ser melhor a cada dia” (“Podemos agir melhor e ser melhores”, Liahona, maio de 2019, p. 67).

O arrependimento é como o sabão. Quando eu era um jovem engenheiro químico, trabalhei em uma fábrica de sabão, nas Filipinas. Aprendi a fazer sabão e como é o processo de produção. Ao misturar óleos com uma base alcalina e agentes antibacterianos, uma poderosa substância é criada, capaz de eliminar bactérias e vírus. Assim como o sabão, o arrependimento é um agente de limpeza. Ele nos dá a oportunidade de nos livrarmos de nossas impurezas e de nossos velhos erros, para que sejamos dignos de estar com Deus, pois “nada impuro pode herdar o reino do céu” (Alma 11:37).

Por meio do arrependimento, invocamos o poder purificador e santificador de Jesus Cristo. O arrependimento é uma parte importante do processo de conversão. Foi isso o que aconteceu com os Ânti-Néfi-Leítas, no Livro de Mórmon. Eles eram lamanitas que foram completamente convertidos e “nunca apostataram” (ver Alma 23:6–8). Eles enterraram suas armas de guerra e nunca mais as usaram. Eles preferiam morrer a quebrar aquele convênio. E eles provaram isso. Sabemos que o sacrifício deles trouxe milagres; milhares dos que lutaram contra eles abandonaram suas armas e foram convertidos. Anos depois, seus filhos, que conhecemos como os jovens guerreiros, foram protegidos na batalha contra todas as adversidades!

Imagem
Pai do élder Revillo

Minha família e muitos dos santos filipinos passaram por um processo de conversão semelhante. Quando aceitamos o evangelho de Jesus Cristo e nos filiamos à Igreja, mudamos nosso comportamento e nossa cultura para nos alinhar ao evangelho. Tivemos que abandonar tradições erradas. Vi isso em meu pai, quando ele aprendeu sobre o evangelho e se arrependeu. Ele fumava muito, mas jogou fora seus cigarros e nunca tocou neles novamente. Por causa de sua decisão de mudar, quatro gerações depois dele foram abençoadas.

Imagem
Gerações da família Revillo

O arrependimento nos leva a fazer e a cumprir convênios por meio de ordenanças sagradas. A primeira ordenança de salvação e exaltação é o batismo por imersão para a remissão dos pecados. O batismo nos permite receber o dom do Espírito Santo e entrar pelo caminho do convênio com o Senhor. Podemos renovar esse convênio batismal todas as semanas quando tomamos o sacramento. Isso também é um milagre!

Irmãos e irmãs, eu os convido a trazer esse milagre para sua vida. Acheguem-se a Cristo e escolham exercer sua fé Nele, arrepender-se, fazer e guardar os convênios sagrados encontrados nas ordenanças de salvação e exaltação. Isso lhes permitirá ficar ligados a Cristo e receber o poder e as bênçãos da divindade (ver Doutrina e Convênios 84:20).

Presto testemunho da realidade de Jesus Cristo, que Ele vive e ama a cada um de nós. Sei que Seu evangelho pode nos trazer esperança, paz e alegria, não só agora, mas também abençoará muitas outras pessoas nas gerações futuras. Essa é a razão do sorriso bonito e amigável dos santos filipinos. É o milagre do evangelho e da doutrina de Cristo. Presto testemunho disso no sagrado nome de Jesus Cristo, amém.