2018
Jet lag e a Palavra de Sabedoria
Setembro de 2018


Jet lag e a Palavra de Sabedoria

Andrew Lee

Nova Taipé, Taiwan

Imagem
cup on saucer

Ilustração: Allen Garns

Várias vezes por ano, meu trabalho exige que eu viaje de Taiwan para San Francisco, Califórnia, EUA, para treinamento. O problema de viajar entre esses dois lugares é a diferença de 15 horas no fuso horário. O jet lag me faz querer dormir de dia e me mantém acordado à noite.

Há colegas de todo o mundo que participam desses treinamentos. Eles me disseram que lidavam com o jet lag bebendo café para se manterem acordados e vinho tinto para ajudá-los a dormir.

Alguns desses colegas me ofereceram essas bebidas, mas disse a eles educadamente que eu era membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e que havia prometido ao Senhor que não beberia vinho nem café. Alguns zombaram de mim e disseram que esses mandamentos tornavam minha vida mais difícil. Às vezes, senti que estava sendo ridicularizado pelas pessoas do grande e espaçoso edifício do sonho de Leí (ver 1 Néfi 8:26–27).

Com o tempo, porém, o cumprimento da Palavra de Sabedoria começou a parecer um fardo entediante. Numa noite insone, dei-me conta de que minha fé estava enfraquecendo. Felizmente, minha esposa me enviou uma mensagem naquele dia me encorajando a manter a fé, confiar em Deus e guardar Seus mandamentos, independentemente das circunstâncias. Com o incentivo dela, comecei a orar pedindo ajuda e passei a ver as coisas de modo diferente.

Em uma viagem, notei que um colega estava com duas xícaras de café. Perguntei-lhe a razão da segunda xícara.

“Uma xícara já não é forte o suficiente para me manter acordado”, respondeu ele.

Fiquei surpreso ao notar que o mesmo se dava com os que bebiam vinho. Eles precisavam beber mais para dormir. Às vezes, não conseguiam acordar e perdiam a hora por terem bebido demais.

Ao observar meus colegas se tornarem cada vez mais dependentes das bebidas alcoólicas e do café, dei-me conta de como era importante guardar os mandamentos. Se eu tivesse decidido desobedecer à Palavra de Sabedoria, estaria no mesmo barco.

Meu jet lag não desapareceu por completo, mas a situação melhorou. Certa manhã, acordei após uma boa noite de sono e vi o alvorecer. Quando os raios de sol brilharam através da janela, dei-me conta de que, com a ajuda do Pai Celestial, posso lidar com qualquer provação, por maior ou menor que seja. Tenho apenas que continuar a obedecer, a manter minha fé forte e a perseverar até o fim.