2018
Revelação ao profeta Joseph Smith e a você
Setembro de 2018


Revelação ao profeta Joseph Smith e a você

Doutrina e Convênios mostra como a revelação guiou o profeta Joseph Smith e dá um padrão de como a inspiração pode guiar sua vida.

Imagem
locations of revelations

Ilustração: Michael Mullan

Pense em todas as coisas extraordinárias que Joseph Smith realizou: traduzir o Livro de Mórmon, organizar a Igreja, receber o sacerdócio, construir templos, ensinar o evangelho restaurado, enviar missionários ao mundo. E o mais extraordinário de tudo isso é que ele fez essas coisas ainda muito jovem.

Como ele sabia o que devia fazer? Felizmente, ele não tinha que adivinhar, mas era guiado por revelação. Por meio dessas revelações, muitas que agora estão em Doutrina e Convênios, o Senhor ensinou a ele a doutrina, orientou-o na organização da Igreja e respondeu a perguntas importantes. Aqui estão apenas alguns exemplos.

Perguntas respondidas por revelação

  • Quem tem autoridade para batizar? Em 15 de maio de 1829, Joseph Smith e Oliver Cowdery oraram sobre o batismo. João Batista apareceu e concedeu a eles o Sacerdócio Aarônico e ordenou que batizassem um ao outro (ver D&C 13).

  • É adequado usar tabaco? Mastigar e fumar tabaco eram práticas comuns na época de Joseph Smith. Em 1833, ele orou pedindo orientação sobre o assunto e recebeu a revelação conhecida como a Palavra de Sabedoria, que declara que o “tabaco não é para o corpo” (ver D&C 89).

  • Por que realizamos o trabalho do templo pelos mortos? Sob a liderança do profeta Joseph Smith, os membros da Igreja construíram o Templo de Kirtland e depois o Templo de Nauvoo, onde puderam realizar batismos e outras ordenanças do templo. Doutrina e Convênios 128 explica: “Nós, sem eles [os mortos] não podemos ser aperfeiçoados; nem podem eles, sem nós, ser aperfeiçoados” (versículo 18).

Você também pode ter a orientação do Senhor em sua vida e as respostas a suas dúvidas por meio da revelação pessoal. Às vezes as respostas virão das escrituras ou da inspiração que sentir no coração e na mente. Às vezes, você vai seguir adiante com fé, sem saber exatamente como as coisas acontecerão, mas empenhando-se ao máximo para ser obediente.

Encontrar a inspiração e orientação de que você precisa costuma ser um processo demorado. Assim como o profeta Joseph, você pode saber a vontade do Senhor “linha sobre linha, preceito sobre preceito” (D&C 98:12). Como o profeta Joseph, comece com uma oração. Peça a inspiração do Espírito Santo ao Pai Celestial. Estude as escrituras e os ensinamentos dos profetas modernos. Tome sua decisão e depois pergunte se é correta (ver D&C 9).

Aprender com o tempo

Olhe este mapa e você verá onde Joseph Smith estava quando recebeu essas revelações do Senhor. As revelações vieram quando e onde Joseph Smith precisava, de acordo com a vontade do Senhor.

Joseph recebeu 46 revelações em Kirtland, Ohio, mas não teve que permanecer lá para continuar a ser guiado pelo Senhor. Ele também recebeu revelações na Pensilvânia, em Nova York, no Missouri e em Illinois.

As revelações foram recebidas em um período de muitos anos. Não teria sido melhor se o Senhor tivesse revelado tudo o que Joseph Smith precisava saber sobre o sacerdócio, por exemplo, em uma única revelação? Em vez disso, o Senhor deu ao profeta revelações sobre o sacerdócio em 1829, 1830, 1832, 1835, 1841 e assim por diante (ver, por exemplo, D&C 13; 20; 84; 107; 124).

Seu conhecimento do evangelho crescerá com o tempo também. Conforme você aprende o evangelho com a ajuda do Espírito Santo — por meio das escrituras, da conferência geral, das reuniões da Igreja, do seminário, etc. —, sua compreensão vai crescer com o tempo, assim como a de Joseph Smith.