2018
O Poder do Testemunho
Setembro de 2018


Notícias Locais

O Poder do Testemunho

Recentemente, quando nosso pequeno grupo de missionários viajava do Centro de Treinamento Missionário de Gana em Acra para a nossa missão em Lubumbashi, encontramos duas senhoras na sala de embarque do aeroporto de Quênia. Como missionários recém-treinados, com grande desejo de ensinar, nos aproximamos e nos familiarizamos com elas. Depois de nos apresentarmos, tive a oportunidade de apresentar a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo, que é o que nos esforçamos para compartilhar com todos.

Foi difícil para aquelas senhoras nos darem muito tempo para ouvir, aceitar um compromisso ou até mesmo levar os panfletos que lhes oferecíamos. Mas uma ideia veio à minha mente que não devemos insistir, mas sim, que devemos apenas prestar testemunho simples do Evangelho.

Logo antes de embarcar no avião com destino a Lubumbashi, uma dessas mulheres aproximou-se e disse-me que estava pensando no que eu havia dito e agora estava ciente de que essa mensagem era importante para ela e toda a sua família. Seu interesse surgiu simplesmente pelo testemunho que eu tinha prestado e pela confiança que tive de dizer que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias era a única Igreja verdadeira aqui na Terra.

Ela também disse-me que estava a fazer-se duas perguntas à si própria: “Por que esse jovem missionário foi capaz de prestar um testemunho tão firme?” “Como também posso obter um testemunho próprio dessas coisas?”

Aparentemente, o meu testemunho a preocupou, e imediatamente percebi que apenas prestar o nosso testemunho influencia muitas pessoas a ponderarem e a converterem-se.

É como Brigham Young, o segundo profeta, vidente e revelador de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, quando converteu-se apenas pelo testemunho de um homem chamado Eleazer Miller, que — sem eloquência e talentos para falar em público — simplesmente prestou seu testemunho dizendo: “Eu sei pelo poder do Espírito Santo que o Livro de Mórmon é verdadeiro” (veja Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young [1997], 315).

Essa experiência no aeroporto ensinou-me que nosso testemunho não depende da eloquência — ou do poder da nossa voz — mas depende da convicção do nosso coração. É por isso que quando nos convertemos, nosso testemunho tem poder e afeta aqueles que o ouvem.

Recentemente, em uma conferência de zona, o Élder Joni L. Koch, Segundo Conselheiro na Presidência da Área África Sudeste, ensinou-nos como podemos receber esse testemunho para sermos verdadeiramente convertidos ao Senhor. Ele disse: “O Senhor fala conosco em nossa mente e em nosso coração, e isso é revelação ou uma resposta de Deus. Pelo mesmo canal, também recebemos um testemunho — e uma vez que recebemos este testemunho do Espírito Santo, nós nos convertemos ao Senhor”.

Todos nós sabemos que um testemunho é a verdadeira confirmação espiritual ou certeza dada pelo Espírito Santo — e é diferente de tudo o que contamos como histórias ou compartilhamos como experiências em todas as reuniões de Jejum e Testemunho em nossas alas.

A maior bênção que Brigham Young recebeu do testemunho do homem sem eloquência foi — e cito as suas próprias palavras: “O Espírito Santo procedente daquele indivíduo iluminou meu entendimento, e luz, glória e imortalidade estavam diante de mim. Fui cercado por eles, cheio deles, e sabia por mim mesmo que o testemunho do homem era verdadeiro” (veja Ensinamentos: Brigham Young, 3).

Tendo nascido na Igreja, contei com o testemunho de meus pais, Christopher Lukonga e Christine Tshilobo — que haviam se juntado à Igreja bem antes de eu nascer. Durante a minha infância, ouvi muitas pessoas a dizerem que a Igreja era verdadeira, mas eu não sabia por mim mesmo. Mas depois de muito tempo — graças à leitura do Livro de Mórmon, oração e muito estudo pessoal — obtive o meu próprio testemunho.

Hoje sei que Deus é nosso Pai Celestial. Jesus é o Cristo vivo, o Filho unigênito do Pai, nosso Salvador e Redentor. Eu sei que Ele, Cristo, realizou a expiação infinita por nós. Sei que Joseph Smith foi um profeta de Deus, o profeta da restauração do Evangelho na última dispensação. E sei que hoje somos liderados por um profeta vivo chamado Russell M. Nelson.

E testifico que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a verdadeira Igreja do Salvador na Terra.