2015
Perguntas e Respostas
Outubro de 2015


Perguntas e Respostas

“Quando minha mãe adoeceu, jejuamos e oramos, mas ela morreu assim mesmo. Como posso ficar em paz em relação a isso?”

É um momento triste de sua vida. É normal desejar consolo e respostas para suas muitas perguntas: “Por que ela não sobreviveu? Eu a verei de novo? Como posso viver sem ela?”

O evangelho de Jesus Cristo nos oferece consolo e respostas. O Senhor prometeu: “Bem-aventurados são todos os que choram, porque eles serão consolados” (3 Néfi 12:4). Busque o Espírito Santo, pois Ele é o Consolador.

Você pode se perguntar se suas orações foram ouvidas. Pode ter certeza disto: O Pai Celestial sempre ouve nossas orações. As escrituras e os profetas vivos garantem que isso é verdade. O que o Senhor disse a Joseph Smith se aplica a você também: “Tuas orações e as orações de teus irmãos subiram a meus ouvidos” (D&C 90:1). Mas precisamos nos lembrar de que o Pai Celestial responde a nossas orações com uma perspectiva eterna em mente (ver Isaías 55:8–9). É por isso que seguimos o exemplo do Salvador rogando bênçãos, mas depois pedindo sinceramente que a vontade do Pai seja feita (ver Lucas 22:42).

Mesmo que seja difícil, essa provação pode ser um momento de crescimento para você. Você pode aprender a ter fé na vontade de Deus mesmo que isso signifique que sua mãe não foi curada. Evidentemente você queria que ela vivesse. Mas o teste desta vida mortal é confiar em Deus em todos os momentos — principalmente quando é difícil. Se você confiar Nele, “todas as coisas contribuirão para o [seu] bem” (D&C 90:24).

A Morte Faz Parte do Plano

De acordo com o plano de felicidade do Pai Celestial para nós, nosso retorno a Sua presença se baseia na morte e na ressurreição, que vão ajudar-nos a passar deste estado mortal para um estado imortal. Você só precisa aceitar o fato de que a morte faz parte do plano e acreditar que um dia poderá novamente estar com sua mãe falecida. Saiba que sua mãe está no mundo espiritual e que ela está esperando por você.

David M., 18 anos, Kasai Ocidental, República Democrática do Congo

Ela Está no Mundo Espiritual

Minha mãe soube que estava com câncer há dois anos. Eu não gostava de vê-la sofrendo e desejava poder fazer algo. Embora minha mãe tenha melhorado, foi uma experiência difícil. Sua mãe está num lugar no qual não sentirá dor nem terá sofrimentos. É difícil não poder mais vê-la, mas você nunca está sozinho. Ela sempre o amará, e nosso Pai Celestial sempre estará a seu lado para elevá-lo quando você estiver deprimido. Você nunca estará abandonado. Jesus Cristo sofreu as dores do mundo. Ele sabe como você se sente e pelo que está passando. Faça como eu fiz nos momentos de provação: procure-O, e Ele vai aliviar seus fardos.

Shiloh W., 18 anos, Chihuahua, México

Sua Família Será Reunida

Minha mãe morreu quando eu tinha apenas 12 anos. Na época eu não era membro da Igreja. Quando ela ficou doente, orei muito para que ela melhorasse. Tive muita fé e confiava em Deus, na esperança de que ela recuperasse a saúde. Infelizmente ela não sarou. Questionei por que ela teve que morrer tão jovem e me deixar quando eu ainda era adolescente. Fiquei zangada e cheguei a duvidar da existência de Deus. Agora que sou membro da Igreja, entendo o Plano de Salvação. Sei que ela está esperando por mim e que nossa família será reunida.

Inaê L., 19 anos, Minas Gerais, Brasil

As Provações Nos Ensinam

Minha mãe morreu há três anos. Seu relacionamento com o Pai Celestial e o Salvador vai crescer se você Os procurar nos momentos de necessidade. Vai ver que essa provação, por mais arrasadora que seja, também pode ser uma bênção. Ore para Seu Pai Celestial pedindo paz e consolo. Confie no plano do Senhor para você. Aceite o fato de que o Pai Celestial sabe para onde vamos e o que precisamos fazer lá. O Senhor o ama e deseja que tenha alegria. Nossas provações visam a ensinar-nos e tornar-nos mais fortes.

Meghan B., 18 anos, Ontário, Canadá

Você Vai Vê-la de Novo

A mãe de minha mãe morreu quando minha mãe tinha 17 anos. A família jejuou e orou por ela por várias semanas antes de ela falecer. Ela também recebeu uma bênção do sacerdócio. A coisa que mais proporcionou paz a minha mãe foi saber que ela poderia ver sua mãe de novo na vida futura. A meta de minha mãe é viver de modo a ser digna dessa bênção. Fico triste por nunca poder conhecê-la nesta vida, mas anseio pela ocasião em que finalmente nos encontraremos.

Cari R., 15 anos, Utah, EUA