2004
Perguntas e Respostas
Junho de 2004


Perguntas e Respostas

Preciso ganhar dinheiro para a missão e a faculdade. A Igreja ensina que não devemos trabalhar no Dia do Senhor, mas quase todos os empregos para os quais estou qualificado exigem que eu trabalhe no domingo. O que devo fazer?

  • O Senhor pode abençoá-lo financeiramente por guardar Seus mandamentos.

  • Em sua missão, você não poderá testificar a respeito das bênçãos de santificar o Dia do Senhor pessoalmente se não tiver feito isso.

  • Diga ao Pai Celestial que você deseja guardar Seus mandamentos; depois, demonstre isso a Ele fazendo o melhor possível para encontrar um emprego que não exija que você trabalhe aos domingos.

  • O Senhor deseja que você O sirva e que estude. Ele o ajudará a encontrar um meio, se você tiver fé e fizer sua parte.

A Liahona

Um tema que se repete várias vezes no Livro de Mórmon é: O Senhor fará “prosperar” o obediente. (Ver 1 Néfi 2:20; 4:14; 2 Néfi 1:20; Jarom 1:9; Ômni 1:6.)

Não se trata de uma garantia de que você se tornará extremamente rico ou de que terá sucesso financeiro imediato. Mas se quiser servir em uma missão, e o Senhor quiser que você sirva, Ele o ajudará a encontrar um meio de pagá-la, se você guardar Seus mandamentos. O mesmo se dá com todos os outros objetivos dignos.

Se você decidir trabalhar no Dia do Senhor, não apenas estará deixando de receber bênçãos, mas não estará preparado para testificar sobre um dos mais importantes mandamentos que irá ensinar em sua missão.

Evidentemente, alguns empregos exigem trabalho aos domingos, como os serviços de emergência ou os trabalhos de assistência médica, polícia, segurança, etc. Mas como ensinou o Presidente Spencer W. Kimball (1895–1985): “Nessas atividades, nossa motivação é um fator importante a ser levado em consideração. Quando homens e mulheres estão dispostos a trabalhar no Dia do Senhor para aumentar sua fortuna, estão quebrando os mandamentos; porque o dinheiro recebido no Dia do Senhor, se o trabalho não for necessário, é dinheiro impuro”. (“The Sabbath — A Delight”, Ensign , janeiro de 1978, p. 5.)

Demonstre ao Pai Celestial, por meio de jejum e oração, que você deseja guardar Seus mandamentos, que deseja encontrar um trabalho honroso e que deseja santificar o Dia do Senhor. Depois, esforce-se para encontrar esse emprego. Talvez não seja o que você sonhou, mas precisamos estar dispostos a fazer sacrifícios pelas bênçãos que desejamos.

Mostre ao Senhor, por meio do pagamento honesto e constante dos dízimos e ofertas que Ele pode confiar em você em relação ao dinheiro. Porém, faça o que fizer, não perca a fé. Como Néfi aprendeu: “O Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas”. (1 Néfi 3:7)

Leitores

Um dos mandamentos de Deus é santificar o Dia do Senhor. Se você colocar o Senhor e Seus mandamentos em primeiro lugar, haverá um meio de ir para a missão e conseguir uma boa educação. Se confiarmos no Senhor, todas as coisas contribuirão para o nosso bem. (Ver Romanos 8:28.)

Élder Henricus Antonius Kroon, 20 anos, Missão Bélgica Bruxelas/Países Baixos

Talvez isso seja uma provação para prepará-lo para sua missão, para que você prove que cumprirá os mandamentos. Seu Pai Celestial o ajudará a encontrar um emprego, e você não se arrependerá de santificar o Dia do Senhor.

Nahomie Lambin, 15 anos, Ramo Epinal, Estaca Nancy França

Tive que procurar muito para encontar um emprego. Dei-me conta de que precisava incluir o Senhor em minha decisão. Sei que se eu confiar no Senhor e fizer o melhor possível, Ele me abençoará com o emprego certo no momento certo.

Catherine Leddin, 19 anos, Ala Lauenburg, Estaca Hamburgo Alemanha

“Ele prometeu-vos que, se guardásseis seus mandamentos, prosperaríeis na terra; e ele nunca se desvia do que disse.” (Mosias 2:22) Poucas semanas depois de eu desistir de um emprego que me parecia perfeito, surgiu outra vaga, e eu consegui um emprego sem o domingo em minha agenda de trabalho.

Élder Thomas George Haroldsen, 20 anos, Missão Suécia Estocolmo

Procurei emprego durante dois verões, e toda vez que mencionei que não trabalharia aos domingos, minha entrevista chegava ao fim. Contudo, confiei no Senhor. Então, um emprego de escritório sem trabalho aos domingos me foi oferecido. O Senhor cuida de você, se você obedece a Suas palavras.

Whitney Olson, 17 anos, Ala Queensland, Estaca Calgary Alberta Sul

Tive que escolher entre ficar com um emprego bem remunerado ou santificar o Dia do Senhor. Escolhi santificar o Dia do Senhor, porque o Senhor promete que se guardarmos Seus mandamentos prosperaremos na terra. Depois de algum tempo, durante o qual minha fé foi provada, fui abençoado com um emprego que não exigia que eu trabalhasse aos domingos.

Rafael Dias de Moura, 18 anos, Ala Matinhos, Estaca Paranaguá Brasil

Tive dificuldade para encontrar um emprego que não exigisse que eu trabalhasse aos domingos. Muitas vezes fiquei desanimado, mas sabia que estava fazendo o que o Senhor queria que eu fizesse. Levou algum tempo para que eu visse isso, mas o Senhor realmente proveu um meio de preparar-me financeiramente para minha missão sem trabalhar aos domingos.

Élder Jeremy Gohier, 20 anos, Missão Georgia Atlanta

As pepitas de ouro não são encontradas na superfície. Precisamos cavar para encontrá-las. Pode ser que os empregos que encontrarmos primeiro exijam que trabalhemos aos domingos, mas se fizermos um esforço, encontraremos outros que respeitem o dia de descanso.

Cristina García Adum, 17 anos, Ala San Camilo, Estaca Quevedo Equador Sul

Meu amigo procurou em toda parte um emprego que lhe agradasse, mas todos exigiam que ele trabalhasse aos domingos. Por fim, ele se deu conta de que precisava procurar um emprego que não fosse tão “divertido” como ele queria que fosse. Depois que ele fez isso, encontrou um emprego e agora está-se preparando para sua missão.

Amanda Lung, 16 anos, Ala Orchard View, Estaca Fresno Califórnia Norte

As respostas de A Liahona e dos leitores são sugestões e pontos de vista, e não declarações da doutrina da Igreja.

“C ada um de nós terá que julgar o que é digno ou indigno de ser feito no Dia do Senhor, procurando sermos honestos com o Senhor. No Dia do Senhor, devemos fazer o que precisamos fazer e o que devemos fazer com atitude de adoração e limitar as nossas outras atividades.”

Presidente James E. Faust, Segundo Conselheiro na Primeira Presidência, “The Lord’s Day” (O Dia do Senhor), Ensign , novembro de 1991, p. 35.