2004
A Pedra Angular de Nossa Religião
Janeiro de 2004


Mensagem Da Primeira Presidência

A Pedra Angular de Nossa Religião

Depois de tantos anos, ainda me lembro de ter em minhas mãos o livro predileto de minha mãe, um exemplar do Livro de Mórmon, bastante gasto pelo uso. Praticamente todas as páginas estavam marcadas. A despeito do manuseio cuidadoso, algumas folhas tinham os cantos dobrados, e a capa estava puída. Ninguém precisava dizer-lhe que chegaria mais perto de Deus lendo o Livro de Mórmon do que lendo qualquer outra obra. Ela já estava perto Dele. Lera o livro, estudara-o, orara a respeito dele e ensinava com ele. Quando jovem, tive em mãos esse mesmo livro, procurando ver, pelos olhos dela, as grandes verdades do Livro de Mórmon das quais ela testificava sempre e tanto amava.

Contudo, o Livro de Mórmon não me cedeu sua profunda mensagem como um legado gratuito. Na verdade, duvido que alguém consiga alcançar um bom entendimento desse grande livro sem sincera intenção e um coração comprometido, manifesto pelo estudo e oração. Devemos não só indagar se é verdadeiro, mas devemos fazê-lo em nome de Jesus Cristo. Diz Morôni: “Eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo , se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo”.1

Por que Pedra Angular?

Joseph Smith, que traduziu as placas de ouro das quais se originou o Livro de Mórmon, declarou o seguinte: “Eu disse aos irmãos que o Livro de Mórmon era o mais correto de todos os livros da Terra e a pedra fundamental de nossa religião; e que seguindo seus preceitos o homem se aproximaria mais de Deus do que seguindo os de qualquer outro livro”.2

O dicionário define pedra angular como a “pedra central cujo formato se encaixa para firmar um arco, travando as partes”. Uma definição secundária afirma ser “o elemento central de sustentação de um todo”.3

O Livro de Mórmon é uma pedra angular porque estabelece e associa princípios e preceitos eternos, desenvolvendo doutrinas básicas de salvação. É a jóia mais preciosa do diadema de nossas sagradas escrituras.

É a pedra angular ainda por outras razões. Na já mencionada promessa de Morôni — isto é, de que Deus manifestará a veracidade do Livro de Mórmon a todo aquele que perguntar sinceramente, tendo fé em Cristo4 — temos um elo-chave em uma corrente contínua.

O testemunho confirmador do Livro de Mórmon convence que “Jesus é o Cristo, o Deus Eterno”5, e também atesta espiritualmente o chamado divino de Joseph Smith e que ele realmente viu o Pai e o Filho. Com isso firmemente assegurado, segue-se com clareza que uma pessoa pode também receber uma confirmação de que Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor são verdadeiras escrituras companheiras da Bíblia e do Livro de Mórmon.

Tudo isso confirma a Restauração do evangelho de Jesus Cristo e a missão divina de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, dirigida por um profeta vivo que recebe revelação contínua. A compreensão de outros princípios salvadores da plenitude do evangelho pode fluir a partir dessas verdades fundamentais.

O Que É E O Que Não É

É importante saber o que o Livro de Mórmon não é. Não é primordialmente história, embora grande parte dele seja histórica. A folha de rosto declara tratar-se de um relato tirado dos anais de povos que viveram nas Américas, antes e após a época de Cristo: foi “escrito por mandamento, e também pelo espírito de profecia e de revelação. (…) E também para convencer o judeu e o gentio de que Jesus é o Cristo, o Deus Eterno, que se manifesta a todas as nações”.

O Presidente George Q. Cannon (1827 – 1901), Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência, declarou: “O Livro de Mórmon não é um manual de geografia. Não foi escrito para ensinar verdades geográficas. O que nos informa sobre a situação de vários países ou cidades (…) é usualmente um simples comentário incidental ligado às partes doutrinárias ou históricas da obra”.6

O que, então, é o Livro de Mórmon? É a prova confirmadora do nascimento, vida e crucificação de Jesus e de Sua obra como Messias e Redentor. Diz Néfi a respeito do Livro de Mórmon: “Todos vós, confins da Terra, dai ouvidos a estas palavras e acreditai em Cristo; e se não acreditardes nestas palavras, acreditai em Cristo. E se acreditardes em Cristo, acreditareis nestas palavras, porque são as palavras de Cristo”.7

Néfi e seu irmão Jacó constituem, com Isaías, três vigorosas vozes pré-messiânicas, proclamando a primeira vinda de Jesus. Néfi cita Isaías extensivamente, por ser o principal profeta do Velho Testamento a profetizar a vinda do Messias.

O Livro de Mórmon confirma a veracidade da Bíblia.8 É uma prova “ao mundo de que as santas escrituras são verdadeiras”.9 Ele prediz o estabelecimento da plenitude do evangelho da paz e salvação. Foi escrito para dar-nos princípios e diretrizes para nossa jornada eterna.

Uma das supremas mensagens do Livro de Mórmon e, de fato, do Velho Testamento e toda a história humana, é que a humanidade não consegue alcançar a perfeição sozinha. Outra mensagem ressoa sonora e claramente de suas páginas: a freqüentemente impopular e aparentemente dura injunção — “arrependei-vos ou perecereis”. Quando os povos do Livro de Mórmon acataram essa mensagem profética, floresceram. Quando a esqueceram, pereceram.

Diz Paulo aos gálatas: “A lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo”.10 Os registros mantidos pelos profetas do Livro de Mórmon — e partes do que agora é a Bíblia, trazidas do continente oriental — serviram, segundo Abinádi, para “conservarem viva a lembrança de Deus e de seu dever para com ele”.11 Assim, pois, o Livro de Mórmon é um mestre que nos conduz a Cristo.12

Testemunhos Escriturais e Pessoais

A prova para se entender esse livro sagrado é essencialmente espiritual. A obsessão pelo conhecimento secular, em vez do discernimento espiritual, tornará difícil desvendar suas páginas.

Para mim, é inconcebível que Joseph Smith pudesse ter escrito, sem ajuda divina, essa obra complexa e profunda. É impossível que Joseph Smith, rapaz iletrado, pudesse inventar as grandes verdades que ele contém, produzir seu grande poder espiritual ou falsificar o testemunho de Cristo que nele existe. O próprio livro testifica ser ele a palavra sagrada de Deus.

As referências aos ensinamentos contidos no Velho Testamento e no Novo Testamento são tão numerosas em todo o Livro de Mórmon, que logicamente se chega à conclusão definitiva, pela lógica, de que o intelecto humano seria incapaz de haver inventado tudo. Mais importante que a lógica, porém, é a confirmação do Santo Espírito de que a história do Livro de Mórmon é verdadeira.

Todas as escrituras são unânimes ao testificar de Jesus. Jacó, um profeta do Livro de Mórmon, lembra-nos de que “nenhum dos profetas escreveu ou profetizou, sem ter falado sobre este Cristo”.13 Falando das escrituras, diz o salmista: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”.14

O Livro de Mórmon incentiva somente a retidão. Por que, então foi tão hostilizado? Em parte, sem dúvida, por sua origem de placas de ouro entregues a Joseph Smith por um anjo. As placas foram vistas e manuseadas por testemunhas escolhidas, mas não expostas publicamente. E quem sabe, a hostilidade também existiu por ter sido declarada obra de antigos profetas do continente americano.

O próprio Salvador atestou o valor do Livro de Mórmon. Ele afirma, em 3 Néfi: “Esta é minha doutrina, e é a doutrina que o Pai me deu”.15

O Redentor declara ainda no Livro de Mórmon: “Eis que vos dei o meu evangelho”.16

Como testemunha especial, testifico a vocês que Jesus é o Cristo e que as profecias de Néfi e Isaías sobre Sua vinda realmente se cumpriram. Como Néfi, nós “falamos de Cristo, regozijamo-nos em Cristo, pregamos a Cristo, profetizamos de Cristo”.17

Testifico pela convicção segura, proveniente do testemunho do Espírito, que é possível conhecer as coisas que são reveladas, com mais certeza que as que são vistas. Podemos obter um conhecimento mais absoluto do que os olhos podem perceber ou os ouvidos podem ouvir. O próprio Deus aprovou o Livro de Mórmon, dizendo: “Assim como vive vosso Senhor e vosso Deus, ele é verdadeiro”.18

Agora enxergo mais claramente com os olhos de meu próprio entendimento o que minha mãe via em seu precioso, gasto exemplar do Livro de Mórmon. Oro para que consigamos viver de maneira que possamos merecer e alcançar um testemunho do Livro de Mórmon e acatar suas grandes verdades. Testifico que a pedra angular de nossa religião continua firme em seu lugar, suportando o peso da verdade ao mover-se por toda a Terra. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Idéias Para Os Mestres Familiares

Depois de preparar-se em espírito de oração, compartilhe esta mensagem usando um método que incentive a participação daqueles a quem ensina. Seguem-se alguns exemplos.

  1. Peça aos membros da família que expressem seus sentimentos sobre alguém cujo testemunho e amor pelo Livro de Mórmon tenham influenciado sua vida.

  2. Peça aos membros da família que reflitam sobre o que o Profeta Joseph Smith possa ter dado a entender ao dizer o seguinte a respeito do Livro de Mórmon: “O homem se aproximaria mais de Deus [seguindo seus preceitos] do que seguindo os de qualquer outro livro”.

  3. Pergunte às crianças ou jovens da família se o Presidente Faust recebeu de sua mãe o testemunho que tem sobre o Livro de Mórmon. Explique-lhes que ela se esforçara e estudara para receber um testemunho, mas por mais maravilhoso que fosse, não poderia transferi-lo a seus filhos. Coloque em discussão como uma pessoa pode receber um testemunho do Livro de Mórmon por meio do estudo e da oração.

  4. Pergunte aos membros da família qual é o subtítulo do Livro de Mórmon. Explique-lhes que ao ler o Livro de Mórmon este ano, lerão muitos testemunhos de profetas acerca de Jesus Cristo, e passarão a saber por que o Livro de Mórmon tem como subtítulo “Um Outro Testamento de Jesus Cristo”. Leia em voz alta 2 Néfi 25:23, 26. Pergunte-lhes como podemos testificar de Jesus Cristo em nossa vida diária.

Notas

  1. Morôni 10:4. (Grifo do autor.)

  2. Introdução do Livro de Mórmon.

  3. The American Heritage Dictionary of the English Language, 4ª edição. 2000. “keystone”, p. 961.

  4. Ver Morôni 10:4.

  5. Folha de rosto do Livro de Mórmon.

  6. “The Book of Mormon Geography” [A Geografia do Livro de Mórmon], Juvenile Instructor, janeiro de 1890, 18.

  7. 2 Néfi 33:10.

  8. Ver 1 Néfi 13:40.

  9. D&C 20:11.

  10. Gálatas 3:24.

  11. Mosias 13:30.

  12. Ver Mosias 13:27–35.

  13. Jacó 7:11.

  14. Salmos 119:105.

  15. 3 Néfi 11:32.

  16. 3 Néfi 27:13.

  17. 2 Néfi 25:26.

  18. D&C 17:6.