Conferência Geral
Peçam ajuda, evitem quedas
Conferência Geral de Abril de 2024


Peçam ajuda, evitem quedas

Se pedirmos ajuda a Deus, testifico que não cairemos.

Hoje gostaria de começar prestando meu testemunho da completa certeza que tenho em meu coração de que Deus escuta nossas orações e as responde de maneira muito pessoal.

Em um mundo que está passando por momentos de incerteza, dor, decepção e desgosto, podemos nos sentir propensos a confiar mais nas habilidades e preferências pessoais, bem como no conhecimento e na segurança que o mundo oferece. Isso faz com que coloquemos em segundo plano a verdadeira fonte de socorro e apoio que pode combater os desafios desta vida mortal.

Imagem
Quarto de hospital.

Lembro-me de uma ocasião em que fui hospitalizado por causa de uma doença; era difícil pegar no sono. Quando apagava as luzes e o quarto ficava escuro, eu via um aviso no teto que dizia: “Peça ajuda, evite quedas”. Para minha surpresa, no dia seguinte observei a mesma mensagem escrita em vários lugares no quarto.

Imagem
Aviso com os dizeres Peça ajuda, evite quedas.

Por que essa mensagem era tão importante? Quando indaguei à enfermeira sobre isso, ela disse: “É para prevenir qualquer lesão que possa intensificar a dor que você já tem”.

Esta vida, por sua natureza, traz experiências dolorosas, algumas inerentes ao nosso corpo físico, outras por causa de nossas fraquezas ou aflições; algumas devido à maneira como outras pessoas usam seu arbítrio, e outras em virtude de como usamos o nosso.

Será que existe uma promessa mais grandiosa do que a promessa que o próprio Salvador fez quando declarou: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei,” ou peça ajuda, “e abrir-se-vos-á”?1

A oração é o meio de comunicação com nosso Pai Celestial que nos permite pedir ajuda e evitar quedas. No entanto, há circunstâncias em que podemos pensar que o nosso pedido de ajuda não foi ouvido porque não recebemos uma resposta imediata ou a resposta não estava de acordo com as nossas expectativas.

Isso às vezes causa ansiedade, tristeza ou decepção. Mas lembrem-se de como Néfi demonstrou fé no Senhor quando disse: “Por que [Ele] não pode ensinar-me a construir um navio?” Agora, eu lhes pergunto: por que o Senhor não pode nos ensinar para evitar que soframos uma queda?

Confiar nas respostas do Senhor implica aceitar que Seus caminhos não são os nossos caminhos3 e que “todas as coisas (…) deverão realizar-se a seu tempo”.4

A certeza de saber que somos filhos de um Pai Celestial amoroso e misericordioso deve ser a motivação para pedir ajuda em oração devota, com a atitude de “orar sempre e não desfalecer; (…) a fim de que a [nossa] ação seja para o bem-estar de [nossa] alma”.5 Imaginem os sentimentos do Pai Celestial quando, em cada oração, fazemos uma súplica em nome de Seu Filho, Jesus Cristo. Que poder e ternura serão mostrados se assim o fizermos!

As escrituras estão repletas de exemplos de pessoas que pediram ajuda a Deus para que não sofressem quedas. Helamã e seu exército, em meio às suas aflições, pediram ajuda a Deus, vertendo sua alma em oração. Eles receberam confiança, paz, fé e esperança, obtendo coragem e determinação até alcançarem seu objetivo.6

Imaginem como Moisés deve ter pedido ajuda e clamado a Deus estando entre o Mar Vermelho e os egípcios que se aproximavam para atacar, ou Abraão ao obedecer à ordem de sacrificar seu filho Isaque.

Tenho certeza de que todos vocês já tiveram e ainda terão experiências em que pedir ajuda será a resposta para não sofrer uma queda.

Há 30 anos, enquanto minha esposa e eu estávamos nos preparando para nosso casamento civil e no templo, recebemos um telefonema informando que os casamentos civis tinham sido cancelados devido a uma greve. Recebemos esse telefonema três dias antes da cerimônia agendada. Depois de várias tentativas em outros cartórios e sem encontrar horários disponíveis, começamos a nos sentir angustiados, sem saber se realmente conseguiríamos nos casar conforme planejado.

Minha noiva e eu pedimos ajuda a Deus em fervorosa oração. Finalmente, alguém nos falou sobre um cartório em uma pequena cidade nos arredores cujo prefeito era um conhecido meu. Sem hesitar, fomos visitá-lo e perguntamos se seria possível nos casar naquele cartório. Para nossa alegria, ele concordou. Sua secretária enfatizou que deveríamos obter uma certidão naquela cidade e entregar todos os documentos no dia seguinte antes do meio-dia.

Como combinado, fomos para aquela pequena cidade e passamos na delegacia para solicitar o documento exigido. Para nossa surpresa, o policial disse que não nos daria o documento porque muitos casais jovens fugiam de sua família para se casarem secretamente naquela cidade, o que obviamente não era nosso caso. Novamente fomos vencidos pelo medo e pela tristeza.

Lembro-me de como pedi ajuda ao meu Pai Celestial, em silêncio, para não sofrer uma queda. Recebi uma clara impressão em minha mente, dizendo repetidas vezes: “Recomendação para o templo, recomendação para o templo”. Imediatamente, para o espanto de minha noiva, mostrei ao policial minha recomendação para o templo.

Tivemos uma grande surpresa quando ouvimos ele perguntar: “Por que não me disseram que eram membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias? Conheço bem a sua igreja”. Ele imediatamente começou preparar o documento. Ficamos ainda mais surpresos quando o policial saiu da delegacia sem dizer uma palavra.

Haviam-se passado 50 minutos e ele não tinha voltado. Eram 11h55 da manhã e tínhamos até o meio-dia para entregar os papéis. De repente, ele apareceu com o documento e um lindo filhote de cachorro, e nos disse que era nosso presente de casamento.

Corremos para a prefeitura com o nosso documento e o nosso novo cachorro. Então, vimos um carro do governo vindo em nossa direção. Parei bem na frente dele. O carro parou, e vimos a secretária nele. Quando nos viu, ela disse: “Desculpe, disse para vocês chegarem antes do meio-dia. Agora tenho outro compromisso”.

Com humildade, orei em silêncio pedindo ajuda de todo o coração ao meu Pai Celestial, clamando mais uma vez para não sofrer uma queda. De repente, o milagre aconteceu. A secretária disse: “Que cachorrinho lindo! Onde posso encontrar um desses para o meu filho?”

“É para você!”, respondemos imediatamente.

A secretária olhou para nós com surpresa e disse: “Está bem, vamos ao escritório fazer os preparativos”.

Dois dias depois, Carol e eu nos casamos no civil, como planejado, e depois fomos selados no Templo de Lima Peru.

É claro que precisamos lembrar que pedir ajuda é uma questão de fé e de ação — fé para reconhecer que temos um Pai Celestial que responde às nossas orações de acordo com Sua infinita sabedoria e, então, ação, fazendo as coisas de acordo com o que pedimos. Orar — pedir ajuda — pode ser um sinal de nossa esperança. Mas agir depois de orar é um sinal de que a nossa fé é real — que ela é testada em momentos de dor, medo ou decepção.

Sugiro que levem em consideração os seguintes pontos:

  1. Pensem sempre no Senhor como sua primeira opção na hora de pedir ajuda.

  2. Peçam ajuda, evitem quedas. Voltem-se para Deus em sincera oração.

  3. Depois de orar, façam tudo o que puderem para obter as bênçãos pelas quais oraram.

  4. Sejam humildes em aceitar a resposta no tempo e à maneira do Senhor.

  5. Não parem! Permaneçam firmes no caminho do convênio enquanto esperam por uma resposta.

Neste exato momento, talvez haja alguém que, devido às circunstâncias, sinta que está prestes a sofrer uma queda e queira pedir ajuda, assim como Joseph Smith pediu quando clamou: “Ó Deus, onde estás? (…) Até quando tua mão será retida?”7

Mesmo em circunstâncias como essas, orem com um “ímpeto espiritual”, conforme ensinou o presidente Russell M. Nelson,8 porque suas orações são sempre ouvidas!

Lembrem-se deste hino:

Com fervor fizeste a prece,

Ao amanhecer?

Suplicaste pela graça

E amparo deste dia,

Em adoração?

Que repouso ao cansado

É a humilde oração

Que ao mais desalentado

Traz consolação!9

Ao orar, podemos ser acolhidos por nosso Pai Celestial, que enviou Seu Filho Unigênito para aliviar nossos fardos, porque, se pedirmos ajuda a Deus, testifico que não cairemos. Em nome de Jesus Cristo, amém.