Conferência Geral
Orem, Deus perto está
Conferência Geral de Abril de 2024


Orem, Deus perto está

Convido vocês a orar para saber que o Pai Celestial está perto, orar para se desenvolver a fim de serem semelhantes a Ele e orar para demonstrar o amor Dele às pessoas.

Irmãos e irmãs, estou feliz por seguir uma inspiração para falar com as crianças!

Meninas e meninos, onde quer que estejam no mundo, quero compartilhar algo com vocês.

Nosso Pai Celestial ama vocês! Vocês são filhos Dele. Ele os conhece. Ele quer abençoar vocês. Oro sinceramente para que vocês sintam o amor Dele.

Vocês gostam de receber presentes? Gostaria de falar sobre um presente muito especial que o Pai Celestial deu a vocês para ajudá-los. É o presente da oração. A oração é uma grande bênção! Podemos conversar com o Pai Celestial a qualquer hora e em qualquer lugar.

Imagem
Jesus com as crianças.

Quando Jesus estava na Terra, Ele nos ensinou a orar. Ele disse: “Pedi, e recebereis”.1

Por quais presentes vocês podem orar? Existem muitos, mas hoje quero citar três:

  1. Orar para saber.

  2. Orar para se desenvolver.

  3. Orar para demonstrar.

Vamos falar a respeito de cada um deles.

Primeiro: Orar para saber

O que vocês precisam saber?

Existe uma música sobre oração que as crianças da Primária cantam em todo o mundo. Ela começa com uma pergunta. Vocês sabem que música é essa? Se eu fosse realmente corajosa, eu cantaria para vocês!

“Meu Pai Celeste, estás mesmo aí? Ouves e atendes da criança a oração?”2

Como vocês podem saber que o Pai Celestial está realmente perto mesmo quando vocês não O podem ver?

O presidente Russell M. Nelson convidou vocês a “[abrirem] seu coração para seu Pai Celestial. (…) E então [escutarem]!”3 Ouçam o que vocês sentem em seu coração e os pensamentos que vêm à sua mente.4

O Pai Celestial tem um corpo glorificado de carne e ossos e é o Pai de seu espírito. Como o Pai Celestial tem todo o poder e sabe todas as coisas, Ele pode ver todos os Seus filhos5 e pode ouvir e responder a todas as orações. Vocês podem saber por si mesmos que Ele está perto e que os ama.

Quando vocês sabem que o Pai Celestial é real e que Ele os ama, podem viver com coragem e esperança! “Sim, perto está. Sim, Ele te ouve.”6

Vocês já se sentiram sozinhos? Quando nossa neta Ashley tinha 6 anos, era a única criança que não tinha um amigo com quem brincar no pátio da escola. Enquanto ela estava lá, sentindo-se sem importância e ignorada, um pensamento específico veio à sua mente: “Espere! Não estou sozinha! Tenho Cristo!” Ashley se ajoelhou bem no meio do pátio, cruzou os braços e orou ao Pai Celestial. Assim que ela abriu os olhos, uma garota de sua idade estava ali perguntando se ela queria brincar. Ashley descobriu: “Aprendi que somos importantes para o Senhor e que nunca estamos realmente sozinhos”.

Às vezes vocês podem querer saber por que algo difícil está acontecendo em sua vida ou por que vocês não receberam uma bênção pela qual oraram. Muitas vezes a melhor pergunta a fazer ao Pai Celestial não é por que, mas o quê.

Vocês se lembram de quando Néfi e sua família tiveram fome enquanto viajavam pelo deserto? Quando Néfi e seus irmãos foram em busca de alimento, Néfi quebrou seu arco. Mas ele não perguntou por quê.

Imagem
Néfi pergunta a Leí onde encontrar alimento.

Néfi fez um novo arco e perguntou a seu pai, Leí, aonde ele poderia ir para obter alimento. Leí orou, e o Senhor mostrou aonde Néfi deveria ir.7 O Pai Celestial vai orientar vocês quando perguntarem a Ele o que podem fazer e o que podem aprender.

Segundo: Orar para se desenvolver

O Pai Celestial quer ajudar vocês a se desenvolverem! Ele nos ama tanto que enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para nos mostrar o caminho a seguir.8 Jesus sofreu, morreu e ressuscitou para que sejamos perdoados de nossos pecados e nos desenvolvamos a fim de nos tornar mais semelhantes a Ele.

Vocês querem desenvolver paciência ou honestidade? Gostariam de desenvolver alguma habilidade? Talvez vocês sejam tímidos e queiram desenvolver coragem. “[Orem, Deus] perto está”!9 Por meio do Espírito, seu coração pode mudar e vocês podem receber força.

Meu novo amigo, Jonah, escreveu: “Muitas vezes me sinto nervoso a caminho da escola de manhã. Fico preocupado com coisas como chegar atrasado, esquecer algo e fazer provas. Quando eu tinha 10 anos, comecei a fazer oração durante o caminho para a escola com minha mãe. Peço pela ajuda de que preciso e também oro por minha família. Também penso nas coisas pelas quais sou grato. [Orar ao Pai Celestial tem] me ajudado. Às vezes, não sinto alívio imediato assim que saio do carro, mas, quando estou na sala de aula, sinto paz”.10

A fé de Jonah está crescendo à medida que ele ora todos os dias e segue em frente.

Terceiro: Orar para demonstrar

Vocês podem orar por ajuda para demonstrar o amor do Pai Celestial a outras pessoas.11 Por meio de Seu Espírito, o Pai Celestial vai ajudar vocês a perceber alguém que esteja triste para que consolem essa pessoa. Ele pode ajudar vocês a demonstrar Seu amor perdoando alguém. Ele pode lhes dar coragem para servir às pessoas e compartilhar com elas que todos são filhos de Deus. Vocês podem ajudar outras pessoas a conhecerem e amarem Jesus e o Pai Celestial assim como vocês Os amam e conhecem.12

Durante toda a minha vida, orei para que meu pai se tornasse membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Mesmo quando menina, eu sabia quantas bênçãos ele poderia receber. Nossa família poderia receber as bênçãos de ser selada para a eternidade. Minha família, meus amigos e eu oramos muitas vezes por ele, mas ele não se filiou à Igreja. O Pai Celestial não obriga ninguém a fazer uma escolha.13 Ele pode nos enviar respostas às nossas orações de outras maneiras.

Imagem
A presidente Porter com seus pais e irmãos.

Quando eu tinha idade suficiente, recebi minha bênção patriarcal. Na bênção, o patriarca me disse que a melhor coisa que eu poderia fazer para ajudar minha família a ficar unida no céu seria ser um exemplo do evangelho de Jesus Cristo. Isso é o que eu poderia fazer!

Meu pai viveu até 86 anos de idade. Cinco dias depois de sua morte, tive um sentimento sagrado de alegria. O Pai Celestial me fez saber, por meio de Seu Espírito, que meu pai desejava receber as bênçãos do evangelho de Jesus Cristo! Nunca esquecerei o dia em que me ajoelhei ao redor do altar do templo com minha irmã e meus irmãos para sermos selados a meus pais. Comecei a orar por essa bênção quando estava na Primária e a recebi quando já era avó.

Talvez vocês estejam orando por bênçãos para sua família e para outras pessoas que vocês amam. Não desistam! O Pai Celestial vai mostrar para vocês o que podem fazer.

Compartilhem com o Pai Celestial o que está em seu coração.14 Ao pedir sinceramente Sua ajuda, vocês receberão Seu Espírito para guiá-los.15 Orar todos os dias vai deixar vocês repletos de amor pelo Pai Celestial e por Jesus Cristo. Isso vai ajudar vocês a desejar segui-Los por toda a sua vida!

Imaginem o que aconteceria se todas as crianças na África, América do Sul, Ásia, Europa, América do Norte e Austrália orassem todos os dias. O mundo inteiro seria abençoado com mais amor de Deus!

Imagem
Crianças ao redor do mundo orando.

Convido vocês a orar para saber que o Pai Celestial está perto, orar para se desenvolver a fim de serem semelhantes a Ele e orar para demonstrar o amor Dele às pessoas. Sei que Ele vive e ama vocês. “[Orem, Deus] perto está.” No sagrado nome de Jesus Cristo, amém.