Conferência Geral
Preordenados a servir
Conferência Geral de Abril de 2024


Preordenados a servir

Nosso Pai Celestial deseja revelar a vocês a sua preordenação pessoal e Ele vai fazê-lo conforme vocês buscarem saber e fazer a vontade Dele.

Nesta noite, falo aos jovens da Igreja, à nova geração de rapazes e moças que serão os futuros líderes da próxima geração.

Em outubro de 2013, nosso amado profeta, o presidente Russell M. Nelson declarou: “Seu Pai Celestial já os conhece há muito tempo. Vocês, como Seus filhos e Suas filhas, foram escolhidos por Ele para vir à Terra precisamente nesta época, para ser um líder em Sua grandiosa obra na Terra”.1

Há dois anos, o presidente Nelson disse:

“Afirmo categoricamente hoje que o Senhor pediu a cada rapaz digno e capaz que se prepare e sirva uma missão. Para os rapazes santos dos últimos dias, o serviço missionário é uma responsabilidade do sacerdócio. Vocês, rapazes, foram reservados para esta época em que a prometida coligação de Israel está em andamento. (…)

E para vocês, irmãs jovens e capazes, a missão também é uma oportunidade poderosa, porém opcional. (…) Orem para saber se o Senhor deseja que sirvam missão, e o Espírito Santo responderá em seu coração e em sua mente”.2

As referências de nosso profeta sobre o Senhor reservar a juventude atual para esta época da coligação de Israel e seu convite para que os jovens orem para saber o que o Senhor quer que façam, em parte, referem-se à vida que tiveram e às bênçãos que receberam de Deus antes de nascerem nesta Terra.3 Todos nós que nascemos na Terra, antes vivemos com nosso Pai Celestial como Seus filhos espirituais.4 O Senhor declarou a Moisés: “Eu, o Senhor Deus, criei todas as coisas (…) espiritualmente, antes que elas existissem fisicamente na face da Terra”.5

Quando Ele nos criou espiritualmente, Ele nos amou como Seus filhos e Suas filhas espirituais e colocou em cada um de nós a nossa natureza divina e o nosso destino eterno.6

Ao longo de sua vida pré-mortal, vocês desenvolveram sua identidade e aumentaram sua capacidade espiritual.7 Fomos abençoados com o dom do arbítrio, a capacidade de fazer escolhas por nós mesmos e tomamos decisões importantes, tais como seguir o plano de felicidade do Pai Celestial, que é “obter um corpo físico e adquirir experiência terrena a fim de [progredir] (…) terminando por alcançar [nosso] destino divino como herdeiros da vida eterna”.8 Essa decisão afetou nossa vida pré-mortal e continua a afetar nossa vida hoje.9 Como filho de Deus na pré-mortalidade, vocês cresceram em inteligência, aprenderam a amar a verdade e se prepararam para vir à Terra, onde poderiam continuar a progredir.10

Antes de nascerem, Deus designou cada um de vocês a cumprir missões específicas durante sua vida mortal na Terra.11 Se permanecerem fiéis, as bênçãos decretadas na pré-mortalidade vão lhes dar todos os tipos de oportunidades nesta vida, inclusive oportunidades de servir na Igreja e de participar da obra mais importante em andamento atualmente: a coligação de Israel.12 Essas promessas e bênçãos dadas na vida pré-mortal são chamadas de sua preordenação. “A doutrina da preordenação se aplica a todos os membros da Igreja.”13 A preordenação não garante que vocês vão receber certos chamados ou responsabilidades. Essas bênçãos e oportunidades nesta vida são o resultado do exercício digno de seu arbítrio, assim como sua preordenação na vida pré-mortal veio como resultado da retidão.14 Conforme vocês se mostram dignos e progridem no caminho do convênio, receberão oportunidades de servir em sua classe das Moças ou em seu quórum do sacerdócio. Vocês serão abençoados ao servirem no templo, ao se tornarem irmãos ou irmãs ministradores e ao servirem missão como discípulos de Jesus Cristo.

Por que é importante buscar conhecer e compreender sua preordenação? Atualmente, quando as dúvidas são inúmeras, quando tantos buscam conhecer sua verdadeira identidade, o fato de que Deus nos conhece e nos abençoou individualmente antes de nascermos nesta Terra com “[características essenciais] (…) da identidade e do propósito pré-mortal, mortal e eterno de cada um” nos dá uma doce paz e certeza à mente e ao coração.15 O conhecimento de quem vocês são começa com a compreensão das bênçãos da preordenação que lhes foram concedidas antes de nascerem na Terra. Nosso Pai Celestial deseja revelar a vocês sua preordenação pessoal e Ele vai fazê-lo conforme vocês buscam saber e fazer a vontade Dele.16

Gosto muito de ler as postagens do presidente Nelson no Instagram. Uma de minhas favoritas foi a de 20 de julho de 2022. Ele escreveu:

“Acredito que, se o Senhor estivesse falando diretamente a vocês, a primeira coisa que Ele Se certificaria de que entendessem é a sua verdadeira identidade. Meus queridos amigos, vocês são literalmente filhos espirituais de Deus. (…)

Não se enganem: Seu potencial é divino. Ao buscarem diligentemente, Deus lhes dará vislumbres de quem vocês podem se tornar”.17

Posso contar a vocês como meu pai terreno me ensinou a descobrir minha identidade e o plano de Deus para minha vida?

Num sábado de manhã, quando eu tinha 13 anos, eu estava cortando a grama como parte de minhas tarefas semanais. Quando terminei, ouvi a porta se fechar nos fundos da casa, virei-me e vi meu pai me chamando para ir até ele. Andei até a varanda dos fundos e ele me convidou a me sentar com ele nos degraus. Era uma linda manhã. Ainda me lembro dele sentado tão perto de mim que nossos ombros se tocavam. Ele começou dizendo que me amava. Perguntou-me quais eram meus objetivos na vida. Pensei: “Bem, essa é fácil”. Eu tinha certeza de duas coisas: Queria ser mais alto e queria acampar com mais frequência. Eu era uma alma simples. Ele sorriu, fez uma breve pausa e disse: “Steve, gostaria de compartilhar algo com você que é muito importante para mim. Orei ao Pai Celestial para que Ele faça com que o que eu disser agora fique profundamente gravado em sua mente e em sua alma e que você nunca se esqueça”.

Meu pai conseguiu minha total atenção naquele momento. Ele se virou, olhou-me nos olhos e disse: “Filho, proteja os momentos reservados de sua vida”. Houve uma longa pausa enquanto ele deixava o significado daquilo penetrar fundo no meu coração.

Depois, continuou: “Sabe, aqueles momentos em que está sozinho e ninguém sabe o que você está fazendo? Os momentos em que você pensa: Qualquer coisa que eu fizer agora só vai afetar a mim”?

Então falou: “Mais do que em qualquer outra ocasião, o que você fizer nos momentos reservados de sua vida terá o maior impacto em como você agirá nos desafios e na dor que enfrentará; o que fizer durante os momentos reservados também terá um impacto maior em como você agirá nos sucessos e na alegria que vai experimentar em qualquer outro período”.

Meu pai recebeu o desejo de seu coração. O som e o ritmo de sua voz, o amor que senti em suas palavras, ficaram indelevelmente gravados em minha mente e alma naquele dia.

Com o passar dos anos, aprendi que o maior milagre daquele dia nos degraus da casa de minha infância foi que, nos momentos reservados de minha vida, eu poderia orar a Deus para receber revelação. Meu pai estava me ensinando como eu poderia conhecer as bênçãos da preordenação de Deus. Nos momentos reservados, aprendi que o Livro de Mórmon é a palavra de Deus. Aprendi que Deus me preordenou para que eu servisse missão. Aprendi que Deus me conhece, ouve e responde minhas orações. Aprendi que Jesus é o Cristo, nosso Salvador e Redentor.

Apesar dos muitos erros cometidos desde aquele dia memorável com meu pai, o empenho para proteger meus momentos reservados permaneceu como uma âncora em meio às tempestades da vida e me capacitou para buscar um lugar seguro e de cura, fortalecendo as bênçãos do amor e do sacrifício expiatório de nosso Salvador.

Meus jovens irmãos e irmãs, ao protegerem os momentos reservados de sua vida com recreação saudável, música edificante, leitura das escrituras, oração frequente e significativa, e ao se esforçarem para receber sua bênção patriarcal e refletir sobre ela, vocês receberão revelação. Nas palavras do presidente Nelson, seus olhos estarão “bem abertos para a verdade de que esta vida realmente é o momento em que vocês decidem que tipo de vida vocês querem viver para sempre”.18

Nosso Pai Celestial responderá a suas orações, especialmente as orações proferidas durante os momentos reservados de sua vida. Ele lhes revelará seus dons e talentos preordenados, e vocês sentirão o amor Dele os envolvendo, se sinceramente pedirem e verdadeiramente quiserem saber. Ao protegerem os momentos reservados de sua vida, sua participação nas ordenanças e nos convênios do evangelho será mais significativa. Vocês se unirão mais completamente a Deus nos convênios que fazem com Ele e serão edificados para ter mais esperança, fé e confiança nas promessas que Ele lhes fez. Desejam conhecer o plano de Deus para vocês? Presto testemunho de que Ele quer que vocês conheçam, e Ele inspirou Seu profeta, para o mundo, a convidar cada um de nós a orar e receber essa experiência reveladora.19 Presto testemunho da realidade e do poder do sacrifício expiatório de nosso Salvador que torna possível estar à altura e desfrutar de todas as bênçãos preordenadas de Deus. Em nome de Jesus Cristo, amém.