Conferência Geral
Os Milagres do Evangelho de Jesus Cristo
Conferência Geral de outubro de 2021


Os Milagres do Evangelho de Jesus Cristo

Sei que o Seu evangelho pode trazer-nos esperança, paz e alegria, não apenas no presente, mas também abençoará inúmeras outras pessoas das gerações futuras.

Mabuhay! Transmito-vos o amor e os sorrisos afetuosos dos maravilhosos Santos das Filipinas. Este ano assinala os 60 anos desde que os primeiros missionários chegaram às ilhas das Filipinas. Hoje em dia, existem 23 missões e mais de 800.000 membros da Igreja distribuídos por 123 estacas. Atualmente, existem sete templos em funcionamento, em fase de construção ou anunciados. Isto é, verdadeiramente, um milagre. Estamos a testemunhar o cumprimento da profecia de 2 Néfi 10:21: “Mas grandes são as promessas do Senhor aos que estão nas ilhas do mar”.

Imagem
O Presidente Hinckley nas Filipinas

Este milagre também é o cumprimento da profecia dada numa oração pelo então Elder Gordon B. Hinckley em Manila, em 1961. Naquela oração, o Elder Gordon B. Hinckley disse o seguinte: “Invocamos as Tuas bênçãos sobre o povo desta Terra, para que sejam amigáveis e hospitaleiros, bondosos e graciosos com aqueles que vierem até cá, e que muitos, sim, Senhor, oramos para que haja [muitos], muitos milhares que venham a receber esta mensagem e sejam abençoados por ela. Queira abençoá-los com uma mente recetiva e um coração compreensivo e, com fé para acolher e com coragem para viver os princípios do evangelho” (Oração dedicatória no American Cemetery [Cemitério Americano], Filipinas, 28 de abril de 1961).

Imagem
A Família Revillo

Para além dos muitos milhares de Santos dos Últimos Dias fiéis, o milagre do evangelho também trouxe mudanças positivas para o país e para o seu povo. Sou uma testemunha viva disso. Tinha seis anos quando os meus pais se filiaram à Igreja na ilha de Mindanao, no sul. Naquela época, havia apenas uma missão em todo o país e nenhuma estaca. Sou eternamente grato pela coragem e compromisso dos meus pais em seguir o Salvador. Eu honro-os e a todos os pioneiros da Igreja nas Filipinas. Eles pavimentaram o caminho para que as gerações seguintes fossem abençoadas.

O rei Benjamim, no Livro de Mórmon, disse: “E ainda mais, quisera que considerásseis o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. Pois eis que são abençoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais” (Mosias 2:41).

Ao vivermos e obedecermos aos princípios e ordenanças do evangelho, somos abençoados, transformados e convertidos para nos tornarmos mais semelhantes a Jesus Cristo. Foi assim que o evangelho mudou e abençoou os Santos Filipinos, inclusive a minha família. O evangelho é realmente o caminho para uma vida feliz e abundante.

O primeiro princípio do evangelho é a fé no Senhor Jesus Cristo. Muitos Filipinos têm uma crença natural em Deus. É fácil confiarmos em Jesus Cristo e saber que podemos receber respostas às nossas orações.

Imagem
A família Obedoza

A família Obedoza é um grande exemplo disso. O irmão Obedoza foi o meu presidente de ramo quando eu era jovem. O maior desejo do irmão e da irmã Obedoza era o de serem selados à sua família no Templo de Manila. Eles moravam na Cidade de General Santos, a 1.600 quilómetros de Manila. Para uma família de nove pessoas, fazer a jornada até ao templo parecia impossível. Mas, tal como o comerciante que foi e vendeu tudo o que tinha para comprar uma pérola de grande valor (Ver Mateus 13:45–46), este casal decidiu vender a sua casa para pagar a viagem. A irmã Obedoza estava preocupada porque não teriam um lar quando voltassem. Mas o irmão Obedoza garantiu-lhe que o Senhor o proveria.

Foram selados no templo como família para esta vida e para toda a eternidade, em 1985. No templo encontraram uma alegria incomparável ― a sua pérola de valor inestimável. E fiel às palavras do irmão Obedoza, o Senhor realmente proveu-lhes um lar. Ao regressarem a Manila, gentis conhecidos ofereceram-lhes um lugar para ficar, e, e mais tarde, adquiriram uma casa própria. O Senhor cuida daqueles que demonstram fé Nele.

O segundo princípio do evangelho é o arrependimento. O arrependimento é o afastamento do pecado e o voltar-se para Deus à procura de perdão. É uma mudança de mente e coração. Tal como ensina o Presidente Russel M. Nelson, é “fazer e ser um pouco melhor a cada dia” (“Podemos Fazer Melhor e Ser Melhores”, Conferência Geral, abril de 2019).

O arrependimento é muito parecido com sabão. Como um jovem engenheiro químico, trabalhei numa fábrica de sabão nas Filipinas. Aprendi a fazer sabão, do início ao fim do processo. Quando misturamos óleos com uma base alcalina e adicionamos agentes antibacterianos, é criada uma substância poderosa que pode eliminar bactérias e vírus. Tal como o sabão, o arrependimento é um agente de limpeza. Ele permite livrarmo-nos das nossas impurezas e dos nossos “velhos restos”, para que sejamos dignos de estar com Deus, pois “nenhuma coisa impura pode herdar o reino de Deus” (Alma 11:37).

Através do arrependimento, utilizamos o poder purificador e santificador de Jesus Cristo. Ele é uma parte fundamental do processo de conversão. Foi isso que aconteceu com os Anti-Néfi-Leítas do Livro de Mórmon. Eles eram lamanitas que foram tão plenamente convertidos que nunca se desviaram (ver Alma 23:6–8). Enterraram as suas armas de guerra e nunca mais as utilizaram. Preferiam morrer a quebrar essa aliança. E provaram-no. Sabemos que o seu sacrifício trouxe milagres; milhares de entre os que lutaram contra eles largaram as armas e foram convertidos. Anos mais tarde, os seus filhos, que conhecemos como os poderosos jovens guerreiros, foram protegidos numa batalha que desafiava todas as probabilidades de sucesso!

Imagem
O Pai do Elder Revillo

A minha família e muitos Santos Filipinos passaram por um processo de conversão semelhante. Quando aceitámos o evangelho de Jesus Cristo e nos filiámos à Igreja, mudámos a nossa atitude e a nossa cultura para nos alinharmos com o evangelho. Tivemos que abandonar as tradições erradas. Eu vi isso no meu pai, quando ele aprendeu sobre o evangelho e se arrependeu. Ele era um fumador compulsivo, mas deitou fora os seus cigarros e nunca mais tocou em nenhum. Por causa da sua decisão, quatro gerações depois dele foram abençoadas.

Imagem
As Gerações da Família Revillo

O arrependimento leva-nos a fazer e guardar convénios através de ordenanças sagradas. A primeira ordenança da salvação e exaltação é o batismo por imersão para a remissão dos pecados. O batismo permite-nos receber o dom do Espírito Santo e entrar num convénio com o Senhor. Podemos renovar este convénio batismal todas as semanas ao tomarmos o sacramento. Isto também é um milagre!

Irmãos e irmãs, eu convido-vos a trazer este milagre para a vossa vida. Venham a Jesus Cristo e escolham exercer a vossa fé Nele, arrependam-se e façam e guardem os convénios encontrados nas ordenanças da salvação e exaltação. Estes permitir-vos-ão ficar lado a lado com Cristo e receber o poder e as bênçãos da divindade (ver Doutrina e Convénios 84:20).

Testifico da realidade de Jesus Cristo e de que Ele vive e ama cada um de nós. Sei que o Seu evangelho pode trazer-nos esperança, paz e alegria, não apenas no presente, mas também abençoará inúmeras outras pessoas nas gerações futuras. Essa é a razão dos belos e calorosos sorrisos dos Santos Filipinos. É o milagre do evangelho e a doutrina de Cristo. Testifico destas coisas no sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.