Conferência Geral
“Amas-Me Mais do que Estes?”
Conferência Geral de outubro de 2021


“Amas-Me Mais do que Estes?”

Que coisas podem fazer com a vossa própria vida para demonstrar que amam o Senhor em primeiro lugar?

Em novembro de 2019, eu e um amigo meu visitámos a Terra Santa. Enquanto lá estivemos, revimos e estudámos as escrituras referentes à vida de Jesus Cristo. Numa certa manhã, estávamos na costa noroeste do Mar da Galileia, num lugar que pode ter sido o local onde Jesus encontrou os Seus discípulos logo após a Sua Ressurreição.

Depois da ressurreição de Jesus, conforme lemos no capítulo 21 de João, Pedro e os outros discípulos tinham passado a noite toda a pescar sem sucesso.1 Pela manhã, eles viram um homem parado na praia que lhes disse que lançassem a rede do outro lado do barco. Para sua surpresa, a rede ficou milagrosamente repleta de peixes.2

De imediato, eles reconheceram que aquele homem era o Senhor e apressaram-se a saudá-Lo.

Enquanto arrastavam a rede até à praia, cheia de peixes, Jesus disse: “Vinde, jantai”.3 João relata que “depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes?”4

Enquanto me encontrava naquela mesma praia, percebi que a pergunta do Salvador era uma das perguntas mais importantes que Ele pode vir a fazer-me. Quase que consegui ouvir a Sua voz a perguntar: “Russell, amas-me mais do que estes?”

Alguma vez se questionaram sobre o que é que Jesus se estava a referir quando perguntou a Pedro: “Amas-me mais do que estes?”

Ao aplicar esta pergunta a nós mesmos nos dias de hoje, o Senhor pode estar a perguntar-nos sobre o quão ocupados estamos e sobre as muitas influências, positivas e negativas, que competem pela nossa atenção e pelo nosso tempo. Ele pode estar a perguntar-nos se O amamos mais do que às coisas deste mundo. Esta pode ser uma pergunta acerca do que realmente valorizamos na vida, a quem seguimos e como vemos o nosso relacionamento com os nossos familiares e vizinhos. Ou talvez Ele esteja a perguntar-nos sobre o que realmente nos traz alegria e felicidade.

Será que as coisas deste mundo nos trazem a alegria, a felicidade e a paz que o Salvador ofereceu aos Seus discípulos e nos oferece a nós? Só Ele pode trazer-nos a verdadeira alegria, felicidade e paz quando O amamos e seguimos os Seus ensinamentos.

Como é que responderíamos à pergunta: “Amas-me mais do que estes?”

Quando descobrimos um significado mais amplo para esta pergunta, podemos tornar-nos melhores familiares, vizinhos, cidadãos, membros da Igreja e filhos e filhas de Deus.

Com a minha idade, já fui a muitos funerais. Tenho a certeza de que muitos de vós também repararam no mesmo que eu. Ao celebrarmos a vida de um familiar ou amigo falecido, é raro os oradores falarem do tamanho da casa da pessoa, do número de carros que tinha ou do saldo da sua conta bancária. Eles geralmente não falam das suas publicações nas redes sociais. Na maioria dos funerais que eu assisti, eles concentram-se nos relacionamentos com os seus entes queridos, no serviço que prestaram a outros, nas lições e experiências de vida e no seu amor por Jesus Cristo.

Não me interpretem mal. Não estou a dizer que ter uma boa casa ou um bom carro seja algo de errado ou que usar as redes sociais seja mau. O que eu estou a dizer é que no fim, essas coisas têm muito pouca importância em comparação com o nosso amor pelo Salvador.

Quando O amamos e seguimos, temos fé Nele. Arrependemo-nos. Seguimos o Seu exemplo e somos batizados e recebemos o Espírito Santo. Perseveramos até ao fim e permanecemos no caminho do convénio. Perdoamos familiares e vizinhos deixando de lado eventuais rancores que possamos ter. Esforçamo-nos sinceramente para guardar os mandamentos de Deus. Esforçamo-nos para ser obedientes. Fazemos e cumprimos convénios. Honramos os nossos pais e as nossas mães. Deixamos de lado as influências negativas do mundo. Preparamo-nos para a Sua Segunda Vinda.

Em “O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos”, lemos: “[Jesus] voltará um dia à Terra. (…) Ele governará como [o] Rei dos Reis e reinará como [o] Senhor dos Senhores, e todo joelho se dobrará e toda [a] língua confessará em adoração perante Ele. Cada um de nós será julgado por Ele de acordo com [as] nossas obras e os desejos [do] nosso coração”.5

Como um dos Apóstolos que assinou o documento “O Cristo Vivo”, posso dizer que saber que Jesus “é a luz, a vida e a esperança do mundo”6 dá-me um desejo maior de amá-Lo mais a cada dia que passa.

Testifico que o Pai Celestial e Jesus Cristo vivem. Testifico que Eles nos amam. As escrituras ensinam que “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.7 As escrituras também ensinam que Jesus “amou o mundo de tal maneira que deu a própria vida para que todos os que cressem pudessem tornar-se os filhos [e filhas] de Deus”.8

O Pai Celestial amou-nos de tal maneira que preparou o Seu plano de salvação tendo um Salvador como figura central. E Jesus amou-nos de tal maneira que no grande Conselho dos Céus, quando o Pai Celestial perguntou: “Quem enviarei?” Jesus, que era o primogénito de todos os filhos espirituais do Pai, respondeu: “Eis-me aqui, envia-me”.9 Ele disse ao Pai: “Pai, faça-se a tua vontade e seja tua a glória para sempre”.10 Jesus ofereceu-se para ser o nosso Salvador e Redentor para que pudéssemos ser como Eles e regressar à Sua presença.

Estas duas escrituras também nos ensinam que para regressar à Sua presença temos de acreditar. Temos de acreditar em Jesus e no plano de felicidade de Deus. E acreditar é amar e seguir o nosso Salvador e guardar os mandamentos, mesmo quando enfrentamos tribulações e contendas.

O mundo de hoje é instável. Existem deceções, discórdias, angústias e distrações.

O Presidente Dallin H. Oaks, num discurso em 2017, fez a seguinte observação: “Estes são tempos difíceis, cheios de enormes preocupações: guerras e rumores de guerras, possíveis epidemias de doenças infeciosas, secas, inundações e aquecimento global”.11

Não podemos perder o nosso amor nem a nossa esperança em Jesus, mesmo que enfrentemos desafios aparentemente avassaladores. O Pai Celestial e Jesus nunca se esquecem de nós. Eles amam-nos.

Em outubro do ano passado, o Presidente Russell M. Nelson ensinou-nos a importância de colocar o Pai Celestial e Jesus Cristo em primeiro lugar na nossa vida. O Presidente Nelson ensinou-nos que um dos significados da palavra Israel é “que Deus prevaleça”.12

Ele fez-nos as seguintes perguntas: “Será que estamos dispostos a deixar que Deus prevaleça na nossa vida? Será que estamos dispostos a deixar que Deus seja a influência mais importante na nossa vida? Será que vamos permitir que as Suas palavras, os Seus mandamentos e os Seus convénios influenciem o que fazemos todos os dias? Será que vamos permitir que a Sua voz tenha prioridade sobre qualquer outra? Será que estamos dispostos a deixar que tudo o que Ele necessita que façamos tenha precedência sobre qualquer outra ambição? Será que estamos dispostos a deixar que a nossa vontade seja absorvida pela Dele?”13

Devemos lembrar-nos sempre que a nossa verdadeira felicidade depende do nosso relacionamento com Deus, com Jesus Cristo e com os outros.

Uma maneira de demonstrarmos o nosso amor é juntarmo-nos a familiares, amigos e vizinhos na realização de pequenas coisas para nos servirmos melhor uns aos outros. Façam coisas que tornem este mundo num lugar melhor.

Que coisas podem fazer na vossa própria vida para demonstrar que amam o Senhor em primeiro lugar?

À medida que nos focarmos em amar o nosso próximo como Ele ama, começaremos a amar verdadeiramente aqueles que nos rodeiam.14

Volto, então, a perguntar como é que responderiam à pergunta do Salvador “Amas-me mais do que estes?”

À medida que considerarem esta pergunta que vos fiz, oro para que possam responder tal como Pedro respondeu há tantos anos atrás: “Sim, Senhor; tu sabes que te amo”15 e que depois o demonstrem ao amar e servir a Deus e aqueles que vos cercam.

Testifico que somos abençoados por ter o evangelho de Jesus Cristo para nos guiar no modo como vivemos e nos tratamos uns aos outros. Nele, descobrimos que cada filha e cada filho de Deus são muito preciosos para Ele.

Testifico que Jesus Cristo é o nosso amado Salvador. Ele é o Filho Unigénito de Deus. E presto este testemunho humildemente, em nome de Jesus Cristo. Amém.