Conferência Geral
Levantem a Vossa Luz
Conferência Geral de outubro de 2021


Levantem a Vossa Luz

O meu convite de hoje é simples: partilhar o evangelho. Sejam vós próprios e ergam a vossa luz.

Durante um voo para o Peru há alguns anos, estava sentado ao lado de um ateu autoproclamado. Ele perguntou-me o motivo por que acredito em Deus. Na agradável conversa que se seguiu, disse-lhe que acreditava em Deus porque Joseph Smith O viu e depois acrescentei que o meu conhecimento de Deus também provinha da experiência espiritual pessoal e real. Partilhei a minha crença de que “todas as coisas mostram que existe um Deus”1 e perguntei-lhe como é que acreditava que a Terra — este oásis de vida no vácuo do espaço — apareceu. Ele respondeu, nas suas palavras, que “o acidente” poderia ter acontecido ao longo de várias eras. Quando expliquei como seria altamente improvável que um “acidente” produzisse tal ordem, ele ficou calado durante algum tempo e depois disse, de bom grado: “Apanhaste-me”. Perguntei-lhe se iria ler o Livro de Mórmon. Ele disse que o iria ler, por isso enviei-lhe uma cópia.

Anos mais tarde, fiz um novo amigo enquanto estava num aeroporto em Lagos, na Nigéria. Ficámos a conhecer-nos quando ele verificou o meu passaporte. Perguntei-lhe sobre as suas crenças religiosas e ele expressou uma forte fé em Deus. Partilhei a alegria e a vitalidade do evangelho restaurado de Jesus Cristo e perguntei-lhe se gostaria de aprender mais com os missionários. Ele disse que sim e foi ensinado e batizado. Um ano ou dois depois, enquanto caminhava pelo aeroporto na Libéria, ouvi uma voz a chamar o meu nome. Virei-me, e esse mesmo jovem aproximou-se com um grande sorriso. Abraçámo-nos com alegria e ele contou-me que estava ativo na Igreja e estava a ensinar a namorada com os missionários.

Não sei se o meu amigo ateu alguma vez leu o Livro de Mórmon ou se se juntou à Igreja. O meu segundo amigo leu. Para ambos, a minha responsabilidade2 — a minha oportunidade — foi a mesma: manter a luz do Evangelho para amar, partilhar e convidar de uma forma normal e espontânea.3

Irmãos e irmãs, tenho experienciado as bênçãos de partilhar o evangelho e são notáveis. Eis alguns delas:

Partilhar o Evangelho Traz Alegria e Esperança

Nós sabemos que vivemos como filhos do nosso Pai Celestial antes de vir para esta Terra4 e que a Terra foi criada com o propósito de dar a cada pessoa a oportunidade de obter um corpo, ganhar experiência, aprender e crescer para receber a vida eterna — a vida de Deus.5 O Pai Celestial sabia que iríamos sofrer e pecar na Terra, por isso enviou o Seu Filho, cuja “vida sem impar”6 e o sacrifício expiatório infinito,7 permitiu que pudéssemos ser perdoados, sarados e curados.8

Conhecer estas verdades muda a nossa vida! Quando uma pessoa aprende o glorioso propósito da vida, compreende que Cristo socorre aqueles que O seguem, e que escolhem seguir Cristo nas águas do batismo, a vida muda para melhor, mesmo quando as circunstâncias externas da vida não mudam.

Uma irmã visivelmente feliz, que conheci em Onitsha, Nigéria, disse-me que desde o momento em que conheceu, aprendeu o evangelho e foi batizada: “Tudo está bem para mim. Sou feliz. Estou no céu”.9 Partilhar o evangelho acende alegria e esperança nas almas, tanto de quem dá como de quem recebe. Verdadeiramente, “quão grande será a vossa alegria”10 ao partilhardes o evangelho! Partilhar o evangelho é alegria sobre alegria, esperança sobre esperança.11

Partilhar o Evangelho Traz o Poder de Deus à Nossa Vida

Quando fomos batizados, cada um de nós celebrou um convénio perpétuo12 com Deus “para O servir e guardar os Seus mandamentos”13 que inclui “sermos testemunhas [Dele] em todos os momentos, em todas as coisas, e em todos os lugares”.14 À medida que O “seguimos” guardando este convénio, o poder vivificante, sustentador e santificador flui de Cristo para as nossas vidas, como um ramo da videira recebe alimento da vinha.15

Partilhar o Evangelho Protege-nos da Tentação

O Senhor ordena:

“Levantai [a] vossa luz para que brilhe perante o mundo. Eis que eu sou a luz que levantareis — aquilo que me vistes fazer. (…)

“(…) vistes que eu mandei que (…) viésseis a mim para que vísseis e sentísseis; e da mesma forma fareis ao mundo; e todo aquele que quebrar este mandamento ficará sujeito a cair em tentação.”16

Optar por não erguer a luz do Evangelho leva-nos para a sombra, onde somos mais suscetíveis à tentação. Mais importante é que o inverso é verdadeiro: a escolha de erguer a luz do Evangelho aproxima-nos dessa luz e da proteção que ela nos dá contra a tentação. Que grande bênção no mundo de hoje!

Partilhar o Evangelho Traz a Cura

A Irmã Tiffany Myloan aceitou o convite para apoiar os missionários apesar dos enormes desafios pessoais, incluindo perguntas sobre a sua fé. Recentemente, ela disse-me que apoiar os missionários, renovou a sua fé e o seu sentimento de bem-estar. Nas suas palavras: “O trabalho missionário é tão curativo”.17

Alegria. Esperança. Poder sustentador de Deus. Proteção contra a tentação. Cura. Tudo isto — e muito mais (inclusive o perdão dos pecados)18 — destila do Céu sobre nós, à medida que partilhamos o evangelho.

Agora, Voltando-nos à Nossa Grande Oportunidade

Irmãos e irmãs, há muitos entre “todos (…) partidos, [seitas,] e denominações (…) que só estão afastados da verdade porque não sabem onde encontrá-la”.19 A necessidade de erguer a luz nunca foi tão grande em toda a história humana. E a verdade nunca foi tão acessível.

Jimmy Ton, que cresceu budista, ficou impressionado com uma família que partilhou a sua vida no YouTube. Quando soube que eram membros d´A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, estudou sozinho o evangelho online, leu o Livro de Mórmon na aplicação e foi batizado depois de se encontrar com os missionários na faculdade.20 O Elder Ton é agora um missionário de tempo integral.

Ele e os seus colegas missionários são o batalhão do Senhor — para citar o nosso profeta.21 Estes missionários invertem a tendência do mundo: enquanto pesquisas relatam que a Geração Z está a afastar-se de Deus,22 os nossos guerreiros23, elderes e sisters, estão a trazer as pessoas para Deus. E há cada vez mais membros da Igreja a unir-se aos missionários na partilha do evangelho, ajudando cada vez mais amigos a virem a Cristo e à Sua Igreja.

Os nossos Santos dos Últimos Dias na Libéria, ajudaram 507 amigos a entrar nas águas do batismo durante os 10 meses em que não houve missionários de tempo integral a servir no seu país. Quando um dos nossos maravilhosos presidentes de estaca de lá, soube que os missionários de tempo integral poderiam estar a regressar, observou: “Ótimo, agora eles podem ajudar-nos com o nosso trabalho”.

Ele está correto: A coligação de Israel — a maior causa na Terra24é a nossa responsabilidade do convénio. E esta é a nossa hora! O meu convite de hoje é simples: partilhar o evangelho. Sejam vós próprios e ergam a vossa luz. Orai pela ajuda do céu e segui os sussurros do espírito. Amem a Deus e ao vosso próximo, partilhem a vossa vida de forma normal e naturalmente, e convidem outra pessoa a vir e ver, a vir e ajudar, e a vir e a pertencer.25 E depois regozijem-se à medida que, vós e aqueles que amam, recebem as bênçãos prometidas.

Sei que em Cristo estas boas novas são pregadas aos mansos; em Cristo são restaurados os contritos de coração; em Cristo é apregoada a liberdade aos cativos; e em Cristo, só em Cristo, é dada a grinalda por cinza aos tristes.26 Daí a grande necessidade de dar a conhecer estas coisas!27

Testifico que Jesus Cristo é o autor e consumador da nossa fé.28 Ele terminará, Ele completará, o nosso exercício de fé — imperfeito — em erguer a luz do Evangelho. Ele fará milagres nas nossas vidas e nas vidas de todos os que Ele reúne, pois Ele é um Deus de milagres.29 No sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.