Conferência Geral
Preparar-se para a Segunda Vinda de Cristo
Conferência Geral de Outubro de 2021


Preparar-se para a Segunda Vinda de Cristo

Mais do que nunca, precisamos encarar a realidade de que estamos cada vez mais próximos da Segunda Vinda de Jesus Cristo.

Conforme registrado no Livro de Mórmon, seis anos antes do nascimento de Jesus Cristo, Samuel, um lamanita justo, profetizou a um povo nefita, que na época, em sua maioria, tornara-se um povo apóstata,1 sobre os sinais que acompanhariam o nascimento do Salvador. Tragicamente, a maioria dos nefitas rejeitara aqueles sinais porque não era “razoável que [viesse] alguém como um Cristo”.2

Lamentavelmente, de acordo com o registro das escrituras, muitos dos judeus igualmente não podiam aceitar que um homem chamado Jesus, da insignificante província da Galileia, fosse de fato o tão esperado Messias.3 Jesus, que realmente veio para cumprir as muitas profecias feitas pelos profetas hebreus, foi rejeitado e até mesmo crucificado porque, como o profeta Jacó do Livro de Mórmon ensinou, os judeus estavam “[olhando] para além do marco”. Portanto, Jacó testificou que “Deus tirou-lhes a sua clareza e entregou-lhes muitas coisas que não podem entender, pois assim o desejaram. E porque o desejaram, Deus o fez, para que tropecem”.4

Por mais estranho que possa parecer, nenhum ensinamento, nenhum milagre e nenhuma aparição de um anjo celestial, como testemunhado por Lamã e Lemuel,5 parece ter o poder persuasivo de convencer alguns indivíduos a alterar seu curso, sua perspectiva ou sua crença de que algo é verdade. Esse é especialmente o caso quando os ensinamentos ou milagres não estão de acordo com os caprichos, desejos ou as ideias preconcebidas de um indivíduo.

Comparem por um momento as duas escrituras a seguir, a primeira do apóstolo Paulo falando sobre os últimos dias ao descrever o caminho que muitas pessoas tomarão, e a segunda do profeta Alma, mostrando como Deus realiza Seu trabalho entre Seus filhos. Primeiro, a de Paulo:

“Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos.

Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons.

Traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amantes dos deleites do que amantes de Deus; (…)

Que sempre aprendem, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade”.6

E agora a de Alma, declarando um princípio fundamental do evangelho de Jesus Cristo: “Ora, podes supor que isto seja tolice de minha parte; mas eis que te digo que é por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas; e pequenos meios muitas vezes confundem os sábios”.7

Vivemos em um mundo moderno repleto de grande conhecimento e muita destreza. No entanto, essas coisas muitas vezes camuflam a base instável sobre a qual estão construídas. Consequentemente, elas não conduzem à verdade real e em direção a Deus e ao poder de receber revelação, adquirir conhecimento espiritual e desenvolver a fé em Jesus Cristo que leva à salvação.8

Somos profundamente lembrados das palavras de nosso Senhor a Tomé e aos outros apóstolos na véspera de Seu sacrifício expiatório: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim”.9

Para aqueles que têm olhos para ver, ouvidos para ouvir e coração para sentir, mais do que nunca, devemos enfrentar a realidade de que estamos cada vez mais próximos da Segunda Vinda de Jesus Cristo. É verdade que grandes dificuldades ainda aguardam os que estarão na Terra em Seu retorno, mas a esse respeito os fiéis não precisam temer.

Cito agora por um momento os Tópicos do Evangelho da Igreja sob o título “Segunda Vinda de Jesus Cristo”:

“Quando o Salvador retornar, Ele virá com poder e glória para reivindicar a Terra como Seu reino. Sua Segunda Vinda marcará o início do Milênio.

A Segunda Vinda será uma época de medo e lamentação para os iníquos, mas um dia de paz e triunfo para os justos. O Senhor declarou:

‘Pois aqueles que são prudentes e tiverem recebido a verdade e tomado o Santo Espírito por seu guia e não tiverem sido enganados — em verdade vos digo que não serão cortados e lançados no fogo, mas suportarão o dia.

E a Terra ser-lhes-á dada por herança e multiplicar-se-ão e tornar-se-ão fortes; e seus filhos crescerão sem pecado para a salvação.

Porque o Senhor estará em seu meio e sua glória estará sobre eles; e ele será seu rei e seu legislador’ (Doutrina e Convênios 45:57–59)”.10

Em nossa preparação para a Segunda Vinda de Jesus Cristo, apresento uma observação vital e reconfortante para os fiéis, tirada do profeta Amós do Velho Testamento: “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas”.11

Com esse espírito, o profeta atual do Senhor para o mundo, o presidente Russell M. Nelson, deu-nos este recente conselho inspirador: “O evangelho de Jesus Cristo é um evangelho de arrependimento. Graças à Expiação do Salvador, Seu evangelho nos convida a continuar mudando, crescendo e nos tornando mais puros. Este é um evangelho de esperança, de cura e de progresso. Portanto, o evangelho é uma mensagem de alegria! Nosso espírito se regozija a cada pequeno passo que damos”.12

Testifico sem nenhuma dúvida e confirmo a realidade de Deus e dos milagres na vida cotidiana de inúmeras pessoas de todas as classes sociais. É verdade que raramente se fala de experiências sagradas, em parte devido à sua origem divina e ao risco de serem ridicularizadas por pessoas que não as entendem.

Sobre isso, o último profeta do Livro de Mórmon, Morôni, lembra-nos:

“E novamente falo a vós, que negais as revelações de Deus e dizeis que elas cessaram, que não há revelações nem profecias nem dons nem curas nem o falar em línguas nem interpretação de línguas;

Eis que eu vos digo que aquele que nega estas coisas não conhece o evangelho de Cristo; sim, não leu as escrituras e, se o fez, não as compreende.

Porque não lemos que Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre e que nele não há variação nem sombra de mudança?”13

Concluo minha mensagem com uma declaração profética verdadeiramente inspiradora do profeta Joseph Smith, feita perto do final de seu ministério, enquanto aguardava a Segunda Vinda de Jesus Cristo: “Não prosseguiremos em tão grande causa? Ide avante e não para trás. Coragem, irmãos [e acrescento, irmãs]; e avante, avante para a vitória! Regozije-se vosso coração e muito se alegre”.14 Disso presto meu testemunho, em nome de Jesus Cristo, amém.