Conferência Geral
“Amas-me mais do que estes?”
Conferência Geral de Outubro de 2021


“Amas-me mais do que estes?”

O que você pode fazer em sua própria vida para demonstrar que ama o Senhor em primeiro lugar?

Em novembro de 2019, um amigo e eu visitamos a Terra Santa. Enquanto estávamos lá, relemos e estudamos escrituras sobre a vida de Jesus Cristo. Certa manhã, estávamos na costa noroeste do Mar da Galileia, em um lugar que talvez tenha sido onde Jesus encontrou Seus discípulos após Sua Ressurreição.

Após a Ressurreição de Jesus, como lemos no capítulo 21 de João, Pedro e os outros discípulos pescaram a noite toda sem sucesso.1 Pela manhã, eles viram um homem em pé na costa que lhes disse para jogarem a rede para o outro lado do barco. Para seu espanto, a rede ficou milagrosamente cheia.2

Eles reconheceram imediatamente que aquele homem era o Senhor e correram para saudá-Lo.

Ao se aproximarem da costa com a rede cheia, Jesus disse: “Vinde, jantai”.3 João relata que “depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes?”4

Enquanto eu estava de pé naquela mesma praia, percebi que a pergunta do Salvador era uma das mais importantes que Ele poderia um dia me fazer. Quase pude ouvir Sua voz me perguntando: “Russell, amas-me mais do que estes?”

Você já se perguntou o que Jesus quis dizer ao perguntar a Pedro: “Amas-me mais do que estes?”

Aplicando essa pergunta a nós mesmos em nossos dias, o Senhor pode estar nos perguntando sobre o quanto estamos ocupados e sobre as muitas influências positivas e negativas que competem por nossa atenção e nosso tempo. Ele pode estar perguntando a cada um de nós se O amamos mais do que as coisas deste mundo. Essa pode ser uma questão sobre o que realmente valorizamos na vida, sobre quem seguimos e sobre como vemos nossas relações com nossos familiares e vizinhos. Ou talvez Ele esteja perguntando a respeito do que realmente nos traz alegria e felicidade.

As coisas deste mundo nos trazem a alegria, a felicidade e a paz que o Salvador ofereceu a Seus discípulos e que Ele nos oferece? Somente Ele pode nos trazer verdadeira alegria, felicidade e paz por meio de nosso amor a Ele e de nossa obediência a Seus ensinamentos.

Como responderíamos à pergunta: “Amas-me mais do que estes?”

Quando descobrirmos o significado mais pleno dessa pergunta, poderemos nos tornar melhores membros da família, vizinhos, cidadãos, membros da Igreja e filhos e filhas de Deus.

Na minha idade, já fui a muitos funerais. Tenho certeza de que muitos de vocês já perceberam algo que percebi. Ao celebrar a vida de um familiar ou de um amigo falecido, o orador raramente fala sobre o tamanho da casa da pessoa, o número de carros ou o saldo bancário. Eles normalmente não falam sobre postagens nas mídias sociais. Na maioria dos funerais que fui, eles se concentram no relacionamento com o ente querido, em seu serviço ao próximo, em suas lições e experiências de vida, e em seu amor por Jesus Cristo.

Não me entendam mal. Não estou dizendo que seja errado ter uma boa casa ou um bom carro, nem que seja ruim usar as mídias sociais. O que estou dizendo é que, no final, essas coisas são menos importantes do que o amor pelo Salvador.

Quando O amamos e O seguimos, temos fé Nele. Nós nos arrependemos. Seguindo Seu exemplo, somos batizados e recebemos o Espírito Santo. Perseveramos até o fim e permanecemos no caminho do convênio. Perdoamos os familiares e vizinhos, deixando de lado os ressentimentos que talvez estejamos guardando. Nós nos esforçamos sinceramente para guardar os mandamentos de Deus. Nós nos esforçamos para ser obedientes. Fazemos e cumprimos convênios. Honramos nosso pai e nossa mãe. Deixamos de lado as influências negativas do mundo. Nós nos preparamos para Sua Segunda Vinda.

Em “O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos”, lemos: “[Jesus] voltará um dia à Terra. (…) Ele governará como Rei dos Reis e reinará como Senhor dos Senhores, e todo joelho se dobrará e toda língua confessará em adoração perante Ele. Cada um de nós será julgado por Ele de acordo com nossas obras e os desejos de nosso coração”.5

Como um dos apóstolos que assinou o documento “O Cristo Vivo”, posso afirmar que o conhecimento de que Jesus “é a luz, a vida e a esperança do mundo”6 aumenta meu desejo de amá-Lo a cada dia.

Testifico que o Pai Celestial e Jesus Cristo vivem. Testifico que Eles nos amam. As escrituras ensinam que “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.7 As escrituras também ensinam que Jesus “amou o mundo de tal maneira que deu a própria vida para que todos os que cressem pudessem tornar-se filhos [e filhas] de Deus”.8

O Pai Celestial nos amou de tal maneira que preparou Seu plano de salvação tendo um Salvador como figura central. E Jesus nos amou de tal maneira que, no grande Conselho no Céu, quando o Pai Celestial perguntou: “Quem enviarei”? Jesus, que era o primogênito de todos os filhos espirituais do Pai, respondeu: “Eis-me aqui, envia-me”.9 Ele disse: “Pai, faça-se a tua vontade e seja tua a glória para sempre”.10 Jesus Se ofereceu para ser nosso Salvador e Redentor para que pudéssemos nos tornar como Eles e retornar à Sua presença.

Essas duas escrituras também ensinam que, a fim de retornarmos à presença Deles, precisamos acreditar. Precisamos acreditar em Jesus e no plano de felicidade de Deus. Acreditar significa amar e seguir nosso Salvador e guardar os mandamentos, mesmo em meio às provações e dificuldades.

O mundo de hoje está conturbado. Há desentendimentos, desavenças, angústias e distrações.

Em 2017, o presidente Dallin H. Oaks disse: “Vivemos em tempos difíceis, cheios de preocupações: guerras e rumores de guerras, possíveis epidemias de doenças infecciosas, secas, enchentes e aquecimento global”.11

Não podemos perder nosso amor e esperança em Jesus, mesmo que enfrentemos desafios aparentemente insuperáveis. O Pai Celestial e Jesus nunca Se esquecerão de nós. Eles nos amam.

Em outubro passado, o presidente Russell M. Nelson nos ensinou a importância de colocar o Pai Celestial e Jesus Cristo em primeiro lugar em nossa vida. O presidente Nelson nos ensinou que um dos significados da palavra Israel é “permita que Deus prevaleça”.12

Ele fez uma série de perguntas: “Vocês estão dispostos a permitir que Deus prevaleça em sua vida? Vocês estão dispostos a permitir que Deus seja a maior influência em sua vida? Vão permitir que Suas palavras, Seus mandamentos e Seus convênios influenciem o que vocês fazem todos os dias? Vão permitir que Sua voz tenha prioridade acima de todas as outras? Estão dispostos a permitir que qualquer coisa que Ele precise que vocês façam tenha precedência sobre quaisquer outras ambições? Estão dispostos a ter sua vontade absorvida pela vontade Dele?”13

Devemos sempre lembrar que nossa verdadeira felicidade depende de nosso relacionamento com Deus, com Jesus Cristo e uns com os outros.

Uma maneira de demonstrar nosso amor é reunir a família, os amigos e vizinhos e fazer algumas pequenas coisas para servir melhor uns aos outros. Fazer coisas que tornam este mundo um lugar melhor.

O que você pode fazer em sua própria vida para demonstrar que ama o Senhor em primeiro lugar?

À medida que nos concentramos em amar nosso próximo como Ele ama, começamos a amar verdadeiramente aqueles que nos rodeiam.14

Pergunto novamente: como você responderia à pergunta do Salvador “Amas-me mais do que estes?”

Ao refletir sobre essa pergunta, como eu fiz, oro para que vocês possam responder como Pedro há muito tempo respondeu: “Sim, Senhor; tu sabes que te amo”15 e então demonstrem isso ao amar e servir a Deus e a todas as pessoas que os rodeiam.

Testifico que somos abençoados por termos o evangelho de Jesus Cristo para guiar a maneira como vivemos e tratamos uns aos outros. Nele, descobrimos que todas as filhas e todos os filhos de Deus são muito preciosos para Ele.

Testifico que Jesus Cristo é nosso amado Salvador. Ele é o Filho Unigênito de Deus. E presto esse testemunho humildemente em nome de Jesus Cristo, amém.