2010–2019
Frutos
Conferência geral de outubro de 2019


Frutos

Mantenhamos os nossos olhos e os nossos corações centrados no Salvador Jesus Cristo, e na alegria eterna que vem apenas através Dele.

Eu sei no que estão a pensar! Só mais um discurso e ouviremos o Presidente Russell M. Nelson. Na esperança de os manter atentos por alguns minutos enquanto aguardamos pelas palavras do nosso amado profeta, selecionei um tópico muito apetecível: o tema é frutos.

Imagem
Frutos

Com a cor, a textura e a doçura dos frutos silvestres, das bananas, melancias e mangas, ou das frutas mais exóticas como o kiwano ou a romã, os frutos são, há muito, uma iguaria preciosa.

Durante o Seu ministério terrestre, o Salvador comparou os bons frutos a coisas de valor eterno. Ele disse: “Por seus frutos os conhecereis”.1 “Toda a árvore boa produz bons frutos.”2 Incentivou-nos a juntar “fruto para a vida eterna”.3

Num sonho vívido, que todos conhecemos bem do Livro de Mórmon, o profeta Leí encontra-se num “deserto escuro e triste”. Há água suja, uma névoa de escuridão, trajetos estranhos e caminhos proibidos, bem como uma barra de ferro4 ao longo dum caminho estreito e apertado, que leva a uma bela árvore com um “fruto [que faz] uma pessoa feliz”. Ao relembrar o sonho, Leí diz: “Eu… comi [do] seu fruto;… o mais doce de todos os que… [tinha] provado… [E] encheu-me a a alma de imensa alegria”. Este fruto era “mais desejável que qualquer outro fruto”.5

Imagem
A árvore da vida com os seus deliciosos frutos

O Significado da Árvore e do Fruto

O que simboliza esta árvore com os seus frutos tão preciosos? Representa “o amor de Deus”6 e proclama o maravilhoso plano de redenção do nosso Pai Celestial. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”7

Este fruto precioso simboliza as maravilhosas bênçãos da incomparável Expiação do Salvador. Não só viveremos novamente depois da mortalidade como, através da nossa fé em Jesus Cristo, do nosso arrependimento e da obediência aos mandamentos, podemos ser perdoados dos nossos pecados e, um dia, comparecer limpos e puros perante o nosso Pai e o Seu Filho.

Comer do fruto da árvore também simboliza que acolhemos as ordenanças e os convénios do evangelho restaurado: ser batizado, receber o dom do Espírito Santo e entrar na casa do Senhor para ser investido com poder do alto. Por intermédio da graça de Jesus Cristo e ao honrar os nossos convénios, recebemos a promessa incomensurável de viver com a nossa família justa, por toda a eternidade.8

Não é de admirar que o anjo tenha descrito o fruto como “a maior alegria para a alma”.9 E é mesmo!

O Desafio de Permanecer na Verdade

Como já todos aprendemos, mesmo depois de saborear o precioso fruto do evangelho restaurado, permanecer leal e fiel ao Senhor Jesus cristo não é tarefa fácil. Continuamos a ter de enfrentar distrações e enganos, confusão e tumultos, seduções e tentações, que tentam afastar os nossos corações do Salvador e das alegrias e belezas que vivenciamos ao segui-Lo.

Em virtude desta adversidade, o sonho de Leí inclui um aviso! Do outro lado do rio, há um espaçoso edifício, com pessoas de todas as idades a apontar o dedo, a gozar e a ridicularizar os justos seguidores de Jesus Cristo.

As pessoas no edifício ridicularizam e riem-se daqueles que guardam os mandamentos, na esperança de desacreditar e ridicularizar aqueles que têm fé em Jesus Cristo e no Seu evangelho. E, por causa das ataques verbais de dúvida e desdém lançados aos crentes, alguns daqueles que provaram do fruto começaram a sentir-se envergonhados do evangelho que tinham abraçado. Os falsos encantos do mundo seduzem-nos;eles afastam-se da árvore e do fruto e, segundo as palavras contidas nas escrituras, “[desviam-se] por caminhos proibidos e [perdem-se]”.10

No mundo de hoje, as equipas de construção do adversário estão a fazer horas extraordinárias, para encher rapidamente o grande e espaçoso edifício. A expansão espalhou-se pelo rio, na esperança de envolver as nossas casas, enquanto aqueles que apontam o dedo e escarnecem, pranteiam dia e noite com os seus megafones da internet.11

O Presidente Nelson explicou que: “O adversário está a quadruplicar os seus esforços para perturbar testemunhos e impedir a obra do Senhor”.12 Lembremo-nos das palavras de Leí: “Não lhes demos ouvidos”.13

Embora não seja preciso ter medo, devemos vigiar. Por vezes, coisas pequenas podem perturbar o nosso equilíbrio espiritual. Não permitam que as vossas dúvidas, os insultos de outros, os amigos sem fé ou os erros e deceções infelizes vos afastem das bênçãos doces, puras e gratificantes que advêm dos preciosos frutos da árvore. Mantenhamos os vossos olhos e os vossos corações centrados no Salvador Jesus Cristo, e na alegria eterna que só é possível através Dele.

A Fé de Jason Hall

Em junho, eu e a minha esposa Kathy, fomos ao funeral de Jason Hall. Ele tinha 48 anos quando faleceu e servia como presidente do quórum de elderes.

Estas são as palavras de Jason sobre um evento que mudou a sua vida:

“Aos 15 anos, tive um acidente de mergulho… Parti o pescoço e fiquei paralisado do peito para baixo. Não conseguia mexer as pernas e só conseguia mexer parcialmente os braços. Deixei de conseguir andar, ficar de pé… e comer sozinho. Mal podia respirar ou falar”.14

“‘Querido Pai Celestial’, implorei, ‘se ao menos eu pudesse fazer uso das minhas mãos, eu sei que conseguia. Por favor, Pai, por favor…

… Fica com as minhas pernas, Pai, oro apenas para poder usar as minhas mãos’”.15

O Jason nunca mais conseguiu usar as mãos. Conseguem ouvir as vozes do espaçoso edifício? “Jason Hall, Deus não ouve as tuas orações! Se Deus é um Deus amoroso, como é que Ele te deixou assim? Ter fé em Jesus Cristo porquê? Jason Hall ouviu as vozes deles, mas ele não lhes deu atenção. Em vez disso, banqueteou-se com o fruto da árvore. A sua fé em Jesus Cristo tornou-se inamovível. Tirou um curso universitário e casou-se no templo com Kolette Coleman, e descreveu-a como “o amor da sua vida”.16 Depois de 16 anos de casamento, um outro milagre aconteceu com o nascimento do seu precioso filho, Coleman.

Imagem
Jason e Kolette Hall
Imagem
A família Hall

Como é que eles fizeram crescer a sua fé? A Kolette explicou: “Confiámos no plano de Deus. E isso deu-nos esperança. Sabíamos que o Jason, num dia futuro, ia ficar curado… Sabíamos que Deus providenciou um Salvador, cujo sacrifício expiatório nos permite continuar a olhar em frente quando queremos desistir”.17

Imagem
Coleman Hall

Ao falar no funeral de Jason, Coleman, de 10 anos, disse que o seu pai o ensinou que “o Pai Celestial tem um plano para nós, que a vida na Terra seria incrível e que poderíamos viver em famílias… Mas… teríamos que passar por coisas difíceis e cometeríamos erros”.

O Coleman continuou: “O Pai Celestial enviou o Seu Filho, Jesus, à Terra. A Sua missão era ser perfeito. Curar pessoas. Amá-las. E, depois, sofrer por todas as nossas dores, tristezas e pecados. E assim, morreu por nós”. Em seguida, acrescentou: “Por ter feito isto, Jesus sabe como é que eu me sinto agora.

Três dias após a morte de Jesus, Ele… voltou a viver com o Seu corpo perfeito. Isto é importante para mim, porque sei que… o corpo do meu pai será perfeito e ficaremos juntos como família”.

Imagem
A família Hall

E concluiu: “Todas as noites, desde que nasci, o meu pai dizia-me: ‘O pai ama-te, o Pai Celestial ama-te e tu és um bom menino’”.18

A Alegria Vem Por Causa de Jesus Cristo,

O Presidente Russell M. Nelson descreveu o que leva a família Hall a ter alegria e esperança. Ele disse:

“A alegria que sentimos tem pouco que ver com as circunstâncias da nossa vida e tudo a ver com o foco da nossa vida.

Quando o [foco da] nossa vida é o plano de salvação criado por Deus… e Jesus Cristo e o Seu evangelho, podemos sentir alegria [independentemente] do que estiver [a acontecer] — ou não — [na] nossa vida. A alegria vem Dele e por causa Dele. Ele é a fonte de toda [a] alegria…

Se olharmos para o mundo…, nunca vivenciaremos a alegria. … [A alegria] é a dádiva que advém de intencionalmente tentarmos viver em retidão conforme ensinado por Jesus Cristo”.19

Uma Promessa para Quando Regressarem

Se já estiverem sem o fruto da árvore há algum tempo, saibam que os braços do Salvador estão sempre estendidos para todos. Ele acena com amor: “Arrependam-se e venham a mim”.20 O fruto Dele é abundante e está sempre na época. Não pode ser comprado com dinheiro e a ninguém que, sinceramente, o deseje é negado.21

Se desejam voltar à árvore e provar o fruto uma vez mais, devem começar por orar ao vosso Pai Celestial. Acreditem em Jesus Cristo e no poder do Seu sacrifício expiatório. Prometo-vos que se olharem para o Salvador “em cada pensamento”,22 o fruto da árvore será vosso novamente, ser-vos-á delicioso ao paladar e uma alegria para a vossa alma, “a maior de todas as dádivas de Deus”.23

Imagem
O Elder Andersen com os Santos Portugueses na dedicação do Templo de Lisboa

Faz hoje três semanas, que vi a alegria dos frutos do Salvador em plena demonstração, quando eu e a Kathy assistimos à dedicação do Templo de Lisboa, Portugal. As verdades do evangelho restaurado abriram-se para Portugal em 1975, quando a liberdade religiosa ficou disponível. Muitos Santos nobres, que provaram o fruto pela primeira vez quando não havia congregações, nem capelas, nem templo, a menos de 1.600 km, regozijaram-se connosco, porque o fruto precioso da árvore está agora na casa do Senhor em Lisboa, Portugal. Honro e reverencio estes Santos dos Últimos Dias que mantiveram os seus corações em reverência pelo Salvador.

O Salvador disse: “Quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.24

Hoje de manhã, ao falar para todos os membros da Igreja, o Presidente Nelson disse: “Meus queridos irmãos e irmãs, vós sois exemplos vivos dos frutos que vêm de seguir os ensinamentos de Jesus Cristo”. Depois acrescentou: “Agradeço-vos!” Eu amo-vos!”25

Nós amamo-lo, Presidente Nelson.

Sou uma testemunha ocular do poder da revelação que repousa sobre o nosso querido Presidente. Ele é o profeta de Deus. Tal como Leí, o Presidente Russell M. Nelson acena-nos, a nós e a toda a família de Deus, para vir e comer do fruto da árvore. Que tenhamos a humildade e a força para seguir o seu conselho.

Presto testemunho, humildemente, que Jesus Cristo é o Filho de Deus. O Seu amor, o Seu poder e a Sua graça trazem todas as coisas de valor duradouro. Disto testifico, em nome de Jesus Cristo. Amém.

Notas

  1. Mateus 7:16.

  2. Mateus 7:17.

  3. João 4:36.

  4. No início de janeiro de 2007, enquanto preparava um discurso para o devocional da Universidade de Brigham Young, como membro da Presidência dos Setenta, para ser dado a 4 de março de 2007, perguntei ao Elder David A. Bednar o que é que ele estava a preparar para seu discurso do dia 4 de fevereiro de 2007, diante do mesmo público. Fiquei surpreso quando ele respondeu que o seu discurso era sobre agarrar-se firmemente à barra de ferro. Esse era exatamente o título que eu tinha escolhido para o meu discurso. Depois de partilharmos o nosso texto um com o outro, percebemos que as nossas abordagens eram diferentes. O seu discurso, intitulado “Um Reservatório de Água Viva”, enfatizava a barra de ferro, ou a palavra de Deus, abrangendo as escrituras. No seus discurso, ele perguntou: “Será que estamos a ler, a estudar e a pesquisar, diariamente, as escrituras de uma maneira que nos leve a apegarmo-nos à barra de ferro?” (Speeches.byu.edu).

    Depois, uma semana após a minha conversa com o Elder Bednar, o Presidente Boyd K. Packer fez um discurso num devocional da BYU intitulado “Lehi’s Dream and You” (“Vocês e o Sonho de Leí). O Presidente Packer enfatizou a barra de ferro como a revelação e a inspiração pessoal que nos chegam através do Espírito Santo. Ele disse: “Se nos apegarmos à barra, poderemos sentir o caminho a seguir com o dom do Espírito Santo. Agarrem-se à barra de ferro e não a larguem. Através do poder do Espírito Santo, podemos sentir o nosso caminho na vida” (16 de janeiro de 2007, speeches.byu.edu).

    O meu tema, “Hold Fast to the Words of the Prophets” (“Apegai-vos Firmemente às Palavras dos Profetas”), em março de 2007 era a barra de ferro que representava as palavras dos profetas vivos (4 de março de 2007, speeches.byu.edu).

    A ligação entre estes três discursos não foi uma coincidência. A mão do Senhor estava a trabalhar, enquanto estes três discursos, preparados para o mesmo público, identificaram três aspetos da barra de ferro, ou da palavra de Deus: (1) as escrituras, ou as palavras dos profetas antigos; (2) as palavras dos profetas vivos; e (3) o poder do Espírito Santo. Foi uma importante experiência de aprendizagem para mim.

  5. Ver 1 Néfi 8:4–12.

  6. 1 Néfi 11:25.

  7. João 3:16.

  8. Ver David A. Bednar, “O Sonho de Leí: Agarrar-se à Barra de Ferro,” Liahona, outubro de 2011.

  9. 1 Néfi 11:23.

  10. 1 Néfi 8:28.

  11. Ver Boyd K. Packer, “Lehi’s Dream and You” (Vocês e o Sonho de Leí — Devocional na BYU, 16 de janeiro de 2007), speeches.byu.edu.

  12. Russell M. Nelson, “Podemos Fazer Melhor e Ser Melhores”, Conferência Geral, abril de 2019.

  13. 1 Néfi 8:33.

  14. Stephen Jason Hall, “The Gift of Home”, (O dom do Lar) New Era, dezembro de 1994.

  15. Stephen Jason Hall, “Helping Hands” (Mãos que ajudam), New Era, outubro de 1995.

  16. Correspondência pessoal para o Elder Andersen de Kolette Hall.

  17. Correspondência pessoal para o Elder Andersen de Kolette Hall.

  18. Discurso de Coleman Hall no funeral, partilhado com o Elder Andersen por Kolette Hall.

  19. Ver Russell M. Nelson, “Alegria e Sobrevivência Espiritual”, conferência geral, outubro de 2016.

  20. 3 Néfi 21:6.

  21. Ver 2 Néfi 26:25, 33.

  22. Doutrina e Convénios 6:36.

  23. 1 Néfi 15:36.

  24. João 15:5.

  25. Russell M. Nelson, “O Segundo Grande Mandamento,” Conferência Geral, outubro de 2019.