2010–2019
O Toque do Salvador
Conferência geral de outubro de 2019


O Toque do Salvador

À medida que nos aproximamos Dele, Deus virá em nosso auxílio, seja para curar-nos ou para dar-nos a força necessária para enfrentar qualquer situação.

Há cerca de 2.000 anos atrás, o Salvador desceu da montanha após ensinar as Bem-aventuranças e outros princípios do evangelho. À medida que caminhava, foi abordado por um leproso. O homem mostrou respeito e reverência ajoelhando-se perante Cristo, em busca de alívio para a sua dor. O seu pedido foi simples: “Senhor, se tu queres podes tornar-me limpo”.

O Salvador estendeu, então, a Sua mão e tocou-o, dizendo: “Quero; sê limpo”.1

Aprendemos aqui que o nosso Salvador quer abençoar-nos sempre. Algumas bênçãos podem vir de imediato, outras demoram mais tempo a chegar e algumas só virão após esta vida, mas chegarão no devido tempo.

Tal como o leproso, podemos encontrar forças e conforto nesta vida, ao aceitar a vontade Dele e ao acreditar que Ele quer abençoar-nos. Podemos encontrar forças para enfrentar qualquer desafio, para ultrapassar tentações, e para compreender e suportar as circunstâncias difíceis. Seguramente, no momento mais esmagador da Sua vida, o Salvador aprofundou a Sua força para suportar, quando disse ao Pai: “Faça-se a tua vontade”.2

O leproso não fez o seu pedido de forma pretensiosa ou exigente. As suas palavras demonstram uma atitude humilde, de grande expectativa mas também dum desejo sincero de que a vontade do Salvador fosse feita. Este é um bom exemplo da atitude que devemos ter para nos chegarmos a Cristo. Podemos vir a Cristo com a certeza de que o desejo Dele, neste momento é e sempre será, o melhor para a nossa vida mortal e eterna. Ele tem uma perspetiva eterna que nós não temos. Precisamos vir a Cristo com o desejo sincero de que a nossa vontade esteja em concordância com a vontade do Pai, como a Dele esteve.3 Isto irá preparar-nos para a vida eterna.

É muito difícil imaginar o sofrimento físico e emocional que pesava sobre o leproso quando ele se dirigiu ao Salvador. A lepra afeta a pele e os nervos, causando a deficiência e desfiguração do corpo. Para além disso, levava a um grande estigma social. Aqueles que contraíam lepra, eram obrigados a deixar a família e viver isolados da sociedade. Eram considerados impuros tanto física como espiritualmente. Por esta razão, a lei de Moisés exigia que os leprosos usassem roupas rasgadas e gritassem “Impuro!” enquanto caminhavam.4 Desprezados e doentes, os leprosos acabavam por viver em casas abandonadas ou em túmulos.5 Não é difícil de imaginar que o leproso que abordou o Salvador, estivesse física e espiritualmente destroçado.

Por vezes, de uma forma ou de outra, também podemos sentir-nos destroçados, quer devido às nossas próprias ações ou às de outros, quer a circunstâncias da vida que podemos ou não controlar. Nestes momentos, podemos colocar a nossa vontade nas mãos Dele.

Há alguns anos atrás, Zulma — que é a minha esposa, a minha melhor metade e a minha melhor parte — recebeu notícias muito preocupantes apenas duas semanas antes do casamento de um dos nossos filhos. Ela descobriu que tinha um nódulo na glândula parótida que estava a crescer rapidamente. A cara dela começou a inchar e teve de preparar-se imediatamente para uma cirurgia delicada. Muitos pensamentos passaram-lhe pela mente e pesaram-lhe no coração. Seria o tumor maligno? Como iria recuperar da operação? A sua cara ficaria paralisada? Teria muitas dores? Ficaria desfigurada permanentemente? Retornaria o tumor depois de ser retirado? Será que poderia assistir ao casamento do nosso filho? Ao encontrar-se deitada na sala de operações, ela sentiu-se destroçada.

Naquele importante momento, o espírito sussurrou-lhe que teria de aceitar a vontade do Pai. Ela, então, decidiu colocar a sua confiança em Deus. Sentiu firmemente que, independentemente do resultado, a vontade de Deus seria o melhor para ela. Logo de seguida adormeceu sob efeito da anestesia.

Mais tarde, ela escreveu poeticamente no seu diário: “Na mesa do cirurgião inclinei-me perante Ti e, sujeitando-me à Tua vontade, adormeci. Sabia que em Ti podia confiar, pois nenhum mal de Ti pode emanar”.

Ela encontrou forças e conforto ao submeter a sua vontade à do Pai. Naquele dia, Deus abençoou-a imensamente.

Quaisquer que sejam as circunstâncias, podemos exercitar a nossa fé para vir a Cristo e encontrar um Deus em quem podemos confiar. Tal como um dos meus filhos, Gabriel, certa vez escreveu:

De acordo com as palavras do profeta, a face de Deus é mais brilhante que o Sol,

o Seu cabelo é mais branco do que a neve,

a Sua voz soa como o ruído de muitas águas,

e ao pé Dele o homem nada é. …

Sinto-me esmagado ao aperceber-me que até eu nada sou.

Por isso, percorro tropegamente o caminho até um deus em quem possa confiar.

E só então descubro o Deus em quem posso confiar.6

Um Deus em que podemos confiar fortalece a nossa esperança. Podemos confiar Nele porque Ele nos ama e quer o que é melhor para nós, em todas as circunstâncias.

O leproso aproximou-se impulsionado pelo poder da esperança. O mundo não lhe dava nenhuma solução, nem qualquer conforto. Assim, o simples toque do Salvador deve ter sido como uma carícia em toda a sua alma. Podemos apenas imaginar o profundo sentimento de gratidão que o leproso deve ter tido com o toque do Salvador, especialmente quando ouviu as palavras: “Quero; sê limpo”.

A história declara que ele “ficou [logo] limpo da lepra”.7

Também nós podemos sentir o toque da amorosa e curadora mão do Salvador. Que alegria, esperança e gratidão enchem as nossas almas por sabermos que Ele quer ajudar-nos a ficar limpos! À medida que nos aproximamos Dele, Deus virá em nosso auxílio, seja para curar-nos ou para dar-nos a força necessária para enfrentar qualquer situação.

De qualquer forma, aceitar a Sua vontade — não a nossa —- ajudar-nos-á a compreender as nossas circunstâncias. Nenhum mal pode vir de Deus. Ele sabe o que é melhor para nós. Talvez Ele não remova os nossos fardos de imediato. Por vezes, Ele faz com que os nossos fardos pareçam mais leves, tal como fez com Alma e o seu povo.8 Por fim, por causa dos convénios,9 os fardos serão removidos, seja nesta vida ou na santa Ressurreição.

Um desejo sincero de que a Sua vontade seja feita, acompanhado com o entendimento da natureza divina do nosso Redentor, ajuda-nos a desenvolver o mesmo tipo de fé que o leproso teve para ser curado. Jesus Cristo é um Deus de amor, um Deus de esperança, um Deus de cura, um Deus que nos quer abençoar e ajudar a ficar limpos. Foi isto que Ele quis antes de vir a esta Terra, quando se voluntariou para nos Salvar quando caíssemos em transgressão. Foi isto que Ele quis no Getsémani, quando enfrentou uma dor humanamente incompreensível, durante a agonia de pagar o preço do pecado. É isto que Ele quer agora quando intercede a nosso favor junto do Pai.10 É por isto que a Sua voz ainda ecoa: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.11

Ele pode curar-nos e levantar-nos porque sabe como fazê-lo. Tomou sobre Si todas as dores do corpo e do espírito, para que as Suas entranhas fossem cheias de misericórdia, para que pudesse ajudar-nos em todas as coisas, curar-nos e elevar-nos.12 As palavras de Isaías, citadas por Abinádi, descrevem isto de forma comovente e bela:

“Certamente Ele tomou sobre si as nossas dores e carregou nossos pesares. …

… Foi ferido pelas nossas transgressões, moído pelas nossas iniquidades; o castigo de nossa paz estava sobre ele e pelas suas feridas somos curados.” 13

O mesmo conceito é ensinado no seguinte poema:

“Ó Carpinteiro de Nazaré,

Esta vida, despedaçada para a morte até,

Este coração, desfeito e sem reparação,

Pode consertá-los a Tua mão?

E, com bondade e prontidão,

Ergue a nossa vida destroçada do chão,

Com a Tua doce vida que tudo renova,

Torna-nos criatura e alma nova.

A quebrantada substância do coração,

Desejo, esperança, fé e ambição,

Molda numa peça por inteiro,

Tu que de Nazaré és Carpinteiro!”14

Se sentem que de alguma forma não estão limpos, se se sentem destroçados, saibam que se podem tornar limpos, podem ser emendados porque Ele vos ama. Confiem que nenhum mal provém Dele.

Porque Ele “desceu abaixo de todas as coisas”,15 torna possível que tudo o que foi destroçado nas nossas vidas seja emendado, e assim nos reconciliemos com Deus. Por intermédio Dele, todas as coisas são reconciliadas, tanto as que estão na terra como as que estão no Céu, fazendo as “pazes pelo sangue de sua cruz”.16

Venhamos a Cristo, dando todos os passos necessários. Ao fazê-lo, que a nossa atitude seja: “Senhor, se tu queres podes tornar-me limpo”. Se o fizermos, poderemos receber o toque curador do Mestre, junto com o doce eco da sua voz: “Quero; sê limpo”.

O Salvador é um Deus em quem podemos confiar. Ele é o Cristo, o Ungido, o Messias de quem eu testifico, no seu sagrado nome, mesmo Jesus Cristo, amém.