2010–2019
Vem, e Segue-Me — as Estratégias de Contra-ataque e os Planos Proativos do Senhor
Conferência geral de outubro de 2019


Vem, e Segue-Me — as Estratégias de Contra-ataque e os Planos Proativos do Senhor

O Senhor prepara o Seu povo contra os ataques do adversário. O Vem, e Segue-Me são as estratégias de contra-ataque e os planos proativos do Senhor.

Regozijamo-nos ao reunir-nos nesta grande conferência geral d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. É uma bênção receber a mente e a vontade do Senhor através dos ensinamentos dos Seus profetas e apóstolos. O Presidente Russell M. Nelson é o profeta vivo do Senhor. Oh, como somos gratos pelos seus inspirados conselhos e orientações que recebemos hoje.

Junto o meu testemunho aos que foram partilhados anteriormente. Presto testemunho de Deus, o nosso Pai Eterno. Ele vive e ama-nos e cuida de nós. O Seu plano de felicidade provê a bênção desta vida mortal e o nosso eventual regresso à Sua presença.

Também presto testemunho de Jesus Cristo. Ele é o Filho Unigénito de Deus. Ele salvou-nos da morte e redime-nos do pecado quando exercemos fé Nele e nos arrependemos. O Seu infinito sacrifício expiatório em nosso favor, traz as bênçãos da imortalidade e da vida eterna. Sem dúvida: “Graças damos a Deus pela incomparável dádiva de Seu Filho divino” (“O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos”, Liahona, Abril 2000).

Os Santos dos Últimos Dias de todas as partes do mundo são abençoados por adorar Jesus Cristo nos templos Dele. Um destes templos está atualmente em construção em Winnipeg, no Canadá. A minha esposa, Anne Marie, e eu, tivemos a oportunidade de visitar o local da construção, em agosto deste ano. O templo foi maravilhosamente projetado e será, certamente, magnífico quando estiver concluído. No entanto, não conseguimos ter um templo magnífico em Winnipeg, nem em qualquer outro lugar, sem um alicerce firme e sólido.

Em Winnipeg, o ciclo do gelo e do degelo, e o caráter expansivo do solo, tornaram difícil preparar os alicerces do templo. Assim sendo, determinou-se que os alicerces deste templo consistiriam de 70 vigas de aço envoltas em cimento. Estas vigas têm 18 metros de comprimento e 30 a 50 centímetros de diâmetro. Foram cravadas no solo até alcançarem a rocha, aproximadamente a 15 metros de profundidade. Desta forma, as 70 vigas proporcionam um alicerce firme e sólido para aquilo que será o belo templo de Winnipeg.

Como Santos dos Últimos Dias, procuramos um alicerce firme e seguro, semelhante a este, para as nossas vidas — um alicerce espiritual essencial para a nossa jornada pela mortalidade e de volta ao nosso lar celestial. Este alicerce é estabelecido sobre a rocha da nossa conversão ao Senhor Jesus Cristo.

Recordamos os ensinamentos de Helamã do Livro de Mórmon: “E agora, meus filhos, lembrai-vos, lembrai-vos de que é sobre a rocha de nosso Redentor, que é Cristo, o Filho de Deus, que deveis construir os vossos alicerces; para que, quando o diabo lançar a fúria de seus ventos, sim, seus dardos no torvelinho, … não tenha poder para vos arrastar ao abismo da miséria e angústia sem fim, por causa da rocha sobre a qual estais edificados, que é um alicerce seguro; e se os homens edificarem sobre esse alicerce, não cairão” (Helamã 5:12).

Felizmente, vivemos numa época em que os profetas e os apóstolos nos ensinam sobre o Salvador Jesus Cristo. Seguir os conselhos deles ajuda-nos a estabelecer um alicerce sólido em Cristo.

Há um ano, nos comentários de abertura da conferência geral de outubro de 2018, o Presidente Russell M. Nelson fez a seguinte declaração e aviso: “O objetivo da Igreja, a longo prazo é ajudar todos os membros a aumentar a sua fé no nosso Senhor Jesus Cristo e na Sua Expiação, ajudá-los a fazer e a cumprir os seus convénios com Deus e a fortalecer e selar as suas famílias. No complexo mundo de hoje, isto não é fácil. O adversário está a aumentar os seus ataques à fé e às nossas famílias, a um ritmo exponencial. Para sobreviver espiritualmente, temos de ter estratégias de contra-ataque e planos proativos”, (“Comentários de Abertura,” Conferência Geral, Outubro 2018, ênfase acrescentada).

Após a mensagem do Presidente Nelson, o Elder Quentin L. Cook, do Quórum dos Doze Apóstolos, apresentou o recurso Vem, e Segue-Me para o estudo pessoal e familiar. Os seus comentários incluem as seguintes declarações:

  • “O novo estudo no lar com o recurso Vem, e Segue-Me … foi concebido para ajudar os membros a aprender o evangelho no lar.

  • ‘Este recurso é para cada indivíduo e família da Igreja’ [Vem, e Segue-me — Estudo Pessoal e Familiar (2019), vi]”.

  • “O nosso propósito é equilibrar as experiências vividas na Igreja e no lar, de modo a aumentar grandemente a fé, a espiritualidade e aprofundar a conversão ao Pai Celestial e ao Senhor Jesus Cristo”. (“Conversão Profunda e Duradoura no Pai Celestial e no Senhor Jesus Cristo,” Conferência Geral, Outubro 2018).

Com início em janeiro deste ano, os Santos dos Últimos Dias, de todas as partes do mundo, começaram a estudar o Novo Testamento com o recurso Vem, e Segue-Me como guia. Com uma programação semanal, o Vem, e Segue-Me ajuda-nos a estudar as escrituras, a doutrina do evangelho e os ensinamentos dos profetas e apóstolos. É um recurso maravilhoso para todos nós.

Passados nove meses deste esforço mundial de estudo das escrituras, o que é que vemos? Vemos os Santos dos Últimos Dias de todas as partes, a crescer em fé e devoção ao Senhor Jesus Cristo. Vemos indivíduos e famílias a reservar algum tempo durante a semana para estudar as palavras do nosso Salvador. Vemos melhorias no ensino do evangelho nas nossas aulas dominicais, à medida que estudamos as escrituras em casa e partilhamos as nossas ideias na igreja. Vemos mais alegria e união nas famílias, à medida que transitámos da simples leitura das escrituras para um estudo profundo das mesmas.

Tenho tido o privilégio de visitar muitos Santos dos Últimos Dias e ouvir, em primeira mão, as suas experiências com o Vem, e Segue-Me. As expressões de fé de todos eles enchem o meu coração de alegria. Apresento-vos apenas alguns dos comentários que ouvi de inúmeros membros da Igreja, em diferentes partes do mundo:

  • Certo pai partilhou: “Eu gosto do Vem, e Segue-me pois proporciona-me a oportunidade de testificar do Salvador aos meus filhos”.

  • Num outro lar, uma criança disse: “Esta é uma oportunidade de ouvir os meus pais a prestarem o seu testemunho”.

  • Uma mãe partilhou: “Temos sido inspirados a aprender como colocar Deus em primeiro lugar. O tempo que [pensávamos] ‘não ter’, tem sido [repleto] de esperança, alegria, paz e sucesso, de formas que nem sabíamos ser possíveis”.

  • Um casal observou: “Estamos a ler as escrituras de maneira completamente diferente daquela que líamos antes. Estamos a aprender muito mais do que alguma vez aprendemos. O Senhor está a querer que vejamos as coisas de maneira diferente. O Senhor está a preparar-nos”.

  • Uma mãe comentou: “Adoro o facto de estarmos a aprender juntos as mesmas coisas. Antes, estávamos só a lê-las. Hoje em dia, estamos a aprendê-las”.

  • Uma irmã partilhou esta perspetiva perspicaz: “Antes, tínhamos a lição e as escrituras complementavam-na. Agora, temos as escrituras e a lição complementa-as”.

  • Uma outra irmã comentou: “Sinto uma diferença quando cumpro [comparado com] quando não cumpro. Acho que é mais fácil conversar com outras pessoas sobre Jesus Cristo e as nossas crenças”.

  • Uma avó comentou: “Convido os meus filhos e netos aos domingos, e juntos, partilhamos perspetivas do Vem, e Seguem-me”.

  • Uma irmã observou: “O Vem, e Segue-me parece ser o próprio Salvador a ensinar-me. Foi inspirado pelos Céus”.

  • Um pai comentou: “Quando usamos o Vem, e Segue-Me, assemelhamo-nos aos filhos de Israel, a marcar as ombreiras das nossas portas e a proteger as nossas famílias da influência do destruidor”.

Irmãos e irmãs, é uma alegria estar convosco e ouvir-vos contar sobre como os vossos esforços com o Vem, e Segue-me estão a abençoar a vossa vida. Obrigado pela vossa devoção.

Estudar as escrituras com o Vem, e Segue-Me como guia, fortalece a nossa conversão a Jesus Cristo e ao Seu evangelho. Não estamos, simplesmente, a trocar uma hora a menos na igreja ao domingo por mais uma hora de estudo das escrituras em casa. Aprender o evangelho é um esforço contínuo ao longo da semana. Como uma irmã muito perspicaz, partilhou: “O objetivo não é diminuir uma hora à igreja, mas sim, acrescentar-lhe seis dias!”

Considerem, novamente, a advertência que o nosso profeta, o Presidente Nelson, fez na abertura da conferência geral de outubro de 2018:

“O adversário está a aumentar os seus ataques à fé e às nossas famílias a um ritmo exponencial. Para sobreviver espiritualmente, temos de ter estratégias de contra-ataque e planos proativos” (“Comentários de Abertura”).

Depois (passadas cerca de 29 horas), no domingo à tarde, ele encerrou a conferência com esta promessa: “Ao trabalharem diligentemente para reorganizar o vosso lar num centro de ensino do evangelho … a influência do adversário, na vossa vida e no vosso lar, diminuirá” (“Tornar-se Um Santo dos Últimos Dias Exemplar”, Conferência Geral, Outubro 2018).

Como é que os ataques do adversário podem estar a aumentar exponencialmente e, simultaneamente, a influência do adversário estar a diminuir? Isto pode acontecer, e está a acontecer por toda a Igreja, porque o Senhor prepara o Seu povo contra os ataques do adversário. O Vem, e Segue-Me são as estratégias de contra-ataque e os planos proativos do Senhor. Conforme o Presidente Nelson ensinou: “O novo currículo integrado centrado no lar e apoiado pela Igreja, tem o potencial de libertar o poder das famílias”. No entanto, este exige e exigirá os nossos melhores esforços; devemos “[segui-lo], conscienciosa e cuidadosamente, com vista a transformar o [nosso] lar num santuário de fé” (“Tornar-se um Santo dos Últimos Dias Exemplar”).

Afinal de contas, tal como o Presidente Nelson também disse: “Nós somos responsáveis pelo nosso próprio crescimento espiritual” (“Comentários de Abertura”).

Com o recurso Vem, e Segue-me, o Senhor está a preparar-nos “para os tempos difíceis que agora enfrentamos” (Quentin L. Cook, “Uma Conversão Profunda e Duradoura”). Ele está a ajudar-nos a estabelecer aquele alicerce seguro que “se os homens edificarem sobre [ele] não cairão” (Helamã 5:12) — o alicerce dum testemunho firmemente ancorado nos alicerces da nossa conversão ao Senhor Jesus Cristo.

Que os nossos esforços diários de estudar as escrituras nos fortifiquem e nos provem merecedores destas bênçãos prometidas. Esta é a minha oração, em nome de Jesus Cristo, amém.