2010–2019
Mulheres do Convénio, em Parceria com Deus
Conferência geral de outubro de 2019


Mulheres do Convénio, em Parceria com Deus

Tornar-se uma mulher do convénio, em parceria com Deus, é como as grandiosas e ternas filhas de Deus sempre amaram, lideraram e ministraram.

Sou grato pela bênção de poder dirigir-me a vós, as filhas do convénio. Esta noite, o meu objetivo é incentivá-las no grande serviço para o qual foram chamadas. Sim, todas as filhas de Deus que estão ao alcance da minha voz, receberam um chamado do Senhor.

O vosso chamado começou quando foram colocadas na mortalidade, numa hora e local escolhidos para vós, por um Deus que vos conhece perfeitamente e as ama como Suas filhas. No mundo espiritual, Ele conhecia-vos, ensinou-vos e colocou-vos num lugar onde teriam a oportunidade, rara na história do mundo, de serem convidadas para uma pia batismal. Lá, ouviriam as seguintes palavras, ditas por um servo de Jesus Cristo: “Tendo sido comissionado por Jesus Cristo, eu te batizo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém”.1

Quando saíram da água, aceitaram um outro chamado para servir. Como filhas do novo convénio, fizeram uma promessa e receberam uma designação n’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na qual foram então confirmadas membros. Fizeram convénio com Deus de tomar sobre vós o nome de Jesus Cristo, guardar os Seus mandamentos e servi-Lo.

Para todos aqueles que fazem estes convénios, o serviço para o qual o Senhor os chama será perfeitamente ajustado a cada um individualmente. No entanto, todas as filhas e filhos do convénio partilham um chamado importante e alegre. O de servir os outros por Ele.

Dirigindo-se às irmãs, o Presidente Russell M. Nelson fez um resumo maravilhoso do chamado do Senhor para se juntarem a Ele na Sua obra. O Presidente Russell M. Nelson descreveu o vosso chamado da seguinte forma: “O Senhor disse: ‘[A] Minha obra e [a] minha glória [é]: Levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem’.(Moisés 1:39.) Assim, as Suas filhas e discípulas dedicadas podem realmente dizer: ‘A minha obra e a minha glória é ajudar os meus entes queridos a alcançar este objetivo celestial’.

Ajudar outro ser humano a alcançar o seu potencial celeste, faz parte da missão divina da mulher. Como mãe, professora ou Santa que nutre, ela molda o barro vivo à forma das suas esperanças. Em parceria com Deus, a sua missão divina é ajudar espíritos a viver e elevar almas. Esta é a medida da sua criação. É enobrecedor, edificante e exaltante”.2

Podem não saber quando, ou por quanto tempo, é que a vossa missão pessoal será focada no serviço em chamados como o de mãe, líder ou irmã ministradora. O Senhor, por amor, não nos deixa escolher o momento, a duração ou a sequência das nossas designações. Contudo, sabem através das escrituras e dos profetas vivos, que todas estas designações virão, seja nesta vida ou na próxima, a todas as filhas de Deus. E todas são uma preparação para a vida eterna em famílias amorosas — “o maior de todos os dons de Deus”.3

Serão sábias se dedicarem todos os esforços para se prepararem agora, com o fim em mente. Esta tarefa foi simplificada porque cada uma destas designações requer a mesma preparação.

Comecemos com a designação de ser uma irmã ministradora. Quer tenham esta designação como uma filha de 10 anos, numa família onde o pai já faleceu, ou como presidente da Sociedade de Socorro numa vila que foi recentemente afetada por um incêndio, ou quando estão num hospital a recuperar duma cirurgia — têm a oportunidade de cumprir o vosso chamado do Senhor de serem as Suas filhas ministradoras.

Estas parecem ser designações para ministrar muito diferentes. No entanto, todas exigem a preparação dum coração poderoso e amoroso, uma fé destemida que sabe que o Senhor não dá ordens sem ter preparado um caminho, e um desejo de ir e fazer as coisas por Ele.4

Como estava preparada, a filha de 10 anos abraça a mãe viúva e ora para saber como pode ajudar a sua família. E continua a fazê-lo.

A presidente da Sociedade de Socorro tinha-se preparado para ministrar antes do incêndio inesperado na sua zona. Ela conhecia e amava as pessoas. A sua fé em Jesus Cristo crescera ao longo dos anos, por ter recebido respostas às suas orações para que o Senhor a ajudasse em pequenos serviços para Ele. Devido à sua longa preparação, ela estava pronta e ansiosa por organizar as suas irmãs de modo a ministrar às pessoas e famílias em perigo.

Uma irmã que estava a recuperar duma cirurgia num hospital, estava preparada para ministrar aos outros doentes. Ela passara a vida inteira a ministrar pelo Senhor a todos os desconhecidos, como se fossem um vizinho e um amigo. Quando sentiu no coração o chamado para ministrar no hospital, serviu aos outros com tanta coragem e com tanto amor, que os outros doentes começaram a desejar que ela não se recuperasse tão depressa.

Da mesma forma que se preparam para ministrar, podem e devem preparar-se para serem líderes para o Senhor, quando for necessário. Isso exigirá fé em Jesus Cristo, enraizada no vosso profundo amor pelas escrituras, para liderar pessoas e ensinar a Sua palavra sem temor. Nesse momento, estarão preparadas para ter o Espírito Santo como vosso companheiro constante. Estarão desejosas de dizer “eu posso”, quando a conselheira da presidência das Moças disser, em pânico: “A irmã Alvarez está doente hoje. Quem pode dar a aula por ela?”

É preciso esta mesma preparação para o dia maravilhoso em que o Senhor vos chamar para uma designação como a de ser mãe. Mas, também vai ser necessário um coração ainda mais amoroso do que anteriormente. Será preciso mais fé em Jesus Cristo do que alguma vez esteve no vosso coração. E será necessário ter a capacidade de orar para ter a influência, a orientação e o conforto do Espírito Santo, para além do que acharam ser possível.

Podem perguntar-se, e com razão, como é que um homem, de qualquer idade, pode saber o que as mães precisam. É uma pergunta válida. Os homens não sabem tudo, mas podemos aprender algumas lições por revelação de Deus. E também podemos aprender muito através da observação, quando aproveitamos a oportunidade de procurar a ajuda do Espírito para compreender o que observamos.

Eu tenho observado a Kathleen Johnson Eyring, ao longo dos 57 anos em que somos casamos. Ela é a mãe de quatro meninos e duas meninas. Até à data, ela aceitou o chamado para ser uma influência materna para mais de cem membros da família direta e para outras centenas mais, que ela adotou no seu coração de mãe.

Lembram-se da descrição perfeita do Presidente Nelson da missão divina da mulher, inclusive a sua missão de ser mãe: “Como mãe, professora ou Santa que nutre, ela molda o barro vivo à forma das suas esperanças. Em parceria com Deus, a sua missão divina é ajudar espíritos a viver e elevar almas. Esta é a medida da sua criação”.5

Tanto quanto posso discernir, a minha esposa Kathleen seguiu este encargo, dado às filhas do nosso Pai. Parece-me que a chave está nas palavras “ela molda o barro vivo à forma das suas esperanças… em parceria com Deus”. Ela não forçou. Ela moldou. Ela tinha um molde para as suas esperanças, com o qual tentou moldar aqueles que amava e cuidava. O molde era o evangelho de Jesus Cristo — como pude constatar, ao longo dos anos, através da observação em espírito de oração.

Tornar-se uma mulher do convénio, em parceria com Deus, é como as grandiosas e ternas filhas de Deus sempre amaram, lideraram e ministraram, servindo de todas as formas e em qualquer lugar que Ele tenha preparado para elas. Prometo que encontrarão alegria na vossa jornada rumo ao vosso lar celestial, se regressarem a Ele como filhas de Deus que cumprem os seus convénios.

Testifico que Deus, o Pai, vive e Ele ama-vos. Ele responderá às vossas orações. O Seu Filho Amado lidera, em cada detalhe, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O Presidente Russell M. Nelson é o Seu profeta vivo. E Joseph Smith viu e falou com Deus, o Pai, e Jesus Cristo, num bosque em Palmyra, Nova Iorque. Eu sei que isto é verdade. Também testifico que Jesus Cristo é vosso Salvador; Ele ama-vos. E através da Sua Expiação, podem ser purificadas e erguidas aos mais elevados e sagrados chamados que virão ao vosso encontro. Disto testifico no sagrado nome de Jesus Cristo. Amém.