Para a Força dos Jovens
Aceder à Sua Força — Agora e Sempre
Março de 2024


“Aceder à Sua Força — Agora e Sempre”, Para a Força dos Jovens, mar. 2024.

Força em Todas as Ocasiões

Aceder à Sua Força — Agora e Sempre

És digno da força e da ajuda de Jesus Cristo.

Imagem
jovem num espinheiro

Ilustração de Alex Nabaum

Imagina que estás a passear pela floresta e encontras um menino que tropeçou, caiu e ficou enrolado no meio de uns galhos mortos. Um dos galhos é muito pesado para que ele o levante sozinho.

Vais ajudá-lo? Ou sentaste primeiro para decidir se ele merece a tua ajuda?

Claro que ajudas! A ideia de reteres a tua ajuda até que o menino a mereça pode até parecer-te absurda. E, no entanto, pensamos assim sobre nós mesmos — só que, neste caso, somos nós a criança necessitada.

Tu Tens Valor para Ser Salvo

Não importa a tua idade, és uma criança em comparação com o Pai Celestial e com Jesus Cristo. (De facto, és um filho literal do Pai Celestial). E a tua força — física, emocional, espiritual ou mental — não é nada comparada à d’Eles. A maioria de nós entende bem esse conceito. Mas, quando por qualquer motivo tropeçamos, sentimos muitas vezes que não podemos pedir ajuda até sermos merecedores dela. Isso simplesmente não é verdade.

O Presidente Dieter F. Uchtdorf, na altura Segundo Conselheiro da Primeira Presidência, falou certa vez sobre a parábola da ovelha perdida em Lucas 15.

“Será que as ovelhas precisam saber como usar um complicado sextante para calcular as suas coordenadas?” — perguntou ele. “Será que precisam de ser [capaz] de usar um GPS para definir a sua posição? Será que precisam ter a capacidade de criar uma aplicação para pedir socorro? Será que as ovelhas precisam do endosso de um patrocinador antes que o Bom Pastor vá resgatá-las?

Não. Certamente que não! As ovelhas são dignas do resgate divino simplesmente por serem amadas pelo Bom Pastor.

Para mim, de todas as escrituras, a parábola da ovelha perdida é uma das passagens mais repletas de esperança.”1

Cada um de nós pode perder-se por muitas razões diferentes. E para cada um de nós, a ajuda divina já pode estar à nossa procura.

Imagem
a mão do Senhor a estender-se para a mão do jovem no espinheiro

A Ajuda Está Sempre Disponível

A ajuda está disponível para nós não apenas quando pecamos, mas também quando estamos a viver da melhor forma que podemos. O Elder David A. Bednar do Quórum dos Doze Apóstolos ensinou:

“Pergunto-me se deixamos de reconhecer plenamente esse aspeto fortalecedor da Expiação nas nossas vidas e erroneamente acreditamos que devemos carregar a nossa carga sozinhos — por pura coragem, força de vontade e disciplina e com [as] nossas capacidades obviamente limitadas.

Uma coisa é saber que Jesus Cristo veio à Terra para morrer por nós. Mas também precisamos ser gratos pelo facto do Senhor desejar, por intermédio da Sua Expiação e pelo poder do Espírito Santo, vivificar-nos — não apenas para nos guiar, mas também para nos fortalecer e curar”.2

És digno da Sua ajuda! Não importa o caminho que percorreste recentemente, Jesus Cristo está pronto para percorrer a próxima etapa contigo.

Imagem
o jovem e Jesus Cristo a saírem juntos dos galhos espinhosos

Notas

  1. Dieter F. Uchtdorf, “Ele Vai Colocar Você sobre os Ombros e Carregá-lo para Casa”, conferência geral de abril de 2016 (Ensign ou Liahona, mai. 2016, p. 102).

  2. David A. Bednar, conferência geral de abril de 2014 (Ensign ou Liahona, mai. 2014, p. 89).