Para a Força dos Jovens
Quando é que Irei Deixar de Sentir Culpa e Vergonha?
Março de 2024


“Quando é que Irei Deixar de Sentir Culpa e Vergonha?”, Para a Força dos Jovens, mar. 2024.

Força para Superar o Pecado

Quando é que Irei Deixar de Sentir Culpa e Vergonha?

Às vezes, pode parecer mais fácil sentires-te sem esperança em relação a ti próprio do que sentires o amor que o Salvador tem por ti, mas, tal como Néfi sabia, não tem de ser assim.

Imagem
Néfi a escrever nas placas

Quando fazes algo de errado, podes ter pensamentos a pairar na tua mente de que és um fracasso. De que devias ter sido mais esperto. Que não mereces ser amado.

Lá no fundo, sabes que nenhuma dessas coisas é verdade. Aprendeste sobre o teu valor como filho ou filha de Deus e sabes que o arrependimento é real e possível. Mas mesmo assim, depois de pecares ou cometeres um erro, podes ser tentado a punires-te mais do que qualquer outra pessoa o faria, com pensamentos de culpa e vergonha.

Por vezes, até mesmo alguns dos nossos personagens favoritos das escrituras se sentiram assim.

Até Néfi?

Depois de escrever sobre o falecimento do seu pai, Néfi escreveu: “Não obstante, apesar da grande bondade do Senhor, mostrando-me [as] suas grandes e maravilhosas obras, [o] meu coração exclama: Oh! Que homem miserável sou! Sim, [o] meu coração entristece-se por causa da minha carne; [a] minha alma angustia-se por causa das minhas iniquidades. Estou cercado por causa das tentações e pecados que tão facilmente me envolvem! E quando desejo alegrar-me, [o] meu coração geme por causa dos meus pecados; não obstante, sei em quem confiei” (2 Néfi 4:17–19).

É de Néfi que estamos a falar! A mesma pessoa que resgatou as placas de latão de Labão, que do nada fez um arco no deserto e que construiu um navio sem nunca antes ter construído nenhum. Ele tinha um testemunho da bondade do Senhor; mesmo assim, sentia-se inadequado por causa dos seus pecados e fraquezas.

Então o que nos compete a nós fazer? Se o nosso herói do Livro de Mórmon se debateu com sentimentos de culpa e inadequação, o que podemos fazer quando sentirmos o mesmo?

A Chave É Focarmo-nos em Jesus Cristo

A história de Néfi não ficou por aqui. A chave para Néfi foi mudar o foco de si mesmo para Jesus Cristo.

Enquanto Néfi se lamenta, ele diz: “No entanto, sei em quem confiei. [O] meu Deus tem sido o meu apoio” (2 Néfi 4:19–20).

Após essa mudança de mentalidade, o nosso herói das escrituras já não está mais focado na angústia que sente pelos seus erros. Em vez disso, ele alegra-se no seu Salvador! Néfi diz: “Regozija-te, ó meu coração; e clama ao Senhor, dizendo: Ó Senhor, [louvar-te-ei] para sempre! Sim, a minha alma regozijar-se-á em ti, meu Deus e rocha da minha salvação” (2 Néfi 4:30).

Tal como Néfi, podes encontrar misericórdia, perdão e paz através de Jesus Cristo. Podes sentir que não podes dar graça a ti próprio, mas há Alguém que o fará. O Elder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “A graça de Cristo [oferece-nos] não apenas a salvação da tristeza, do pecado e da morte, mas também a salvação da nossa própria [e] insistente autocrítica”.1

Então, quando te sentires tão em baixo, que não consegues ver uma maneira de superar os teus pecados e erros, sabe que o Pai Celestial e Jesus Cristo nunca te deixaram de amar. Foca-te no teu Salvador, e Ele pode ajudar-te a superar os teus pecados e a tua culpa.

Nota

  1. Jeffrey R. Holland, conferência geral de out. de 2017 (Ensign ou Liahona, nov. 2017, p. 41).